Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 5332
Results Per Page
Sort Options
- Representações da escola comunidade educativa em professores dos ensinos preparatório e secundárioPublication . Ferreira, Henrique da CostaO autor descreve as representações e expectativas dos professores das Escolas Preparatórias e Secundárias da cidade de Bragança face ao modelo de Escola Comunidade Educativa e face à autonomia da Escola
- O desafio da integração na CEE para a administração e para o administrador escolarPublication . Ferreira, Henrique da CostaO autor analisa as principais tendências decorrentes da integração de Portugal na CEE, e particularmente no domínio da administração da Educação.
- Congresso administração educacional e projecto educativo: guia do congressistaPublication . Instituto Politécnico de Bragança; Escola Superior de EducaçãoOs autores inventariam, classificam e apresentam, resumidamente, as comunicações apresentadas ao Congresso.
- Desenvolvimento motor. Indicadores bioculturais e somáticos do rendimento motor em crianças de 5/6 anosPublication . Lopes, Vitor P.Com este trabalho pretendemos avaliar a influência de alguns factores biológicos (somáticos) e do envolvimento na capacidade de rendimento motor em crianças de 5/6 anos de idade, e estudar a diferença entre sexos no rendimento motor em função das variáveis biológicas e do envolvimento. Depois de identificarmos algumas variáveis do envolvimento (21 variáveis) referidas na literatura como factores importantes do rendimento e desenvolvimento motor das crianças, procedemos à sua avaliação numa amostra de 181 crianças, 84 do sexo feminino com 6,118 anos e 97 do sexo masculino com 6,070 anos. Fez-se também a medição de algumas variáveis somáticas (peso, altura, diâmetros biacromial e bicristal, comprimento do membro superior, perímetros braquial e geminal e pregas adiposas: tricipital; subescapular; suprailíaca; abdominal e geminal). A avaliação do rendimento motor foi realizada através das tarefas: salto em comprimento com impulsão simultânea dos pés; lançamento da bola de ténis; corrida de velocidade (20m) e uma prova de equilíbrio estático. Através da análise da regressão múltipla com o método de selecção das variáveis passo a passo (setpwise regressions), tendo como variáveis dependentes o rendimento motor em cada habilidade testada e como variáveis independentes as variáveis somáticas e as variáveis do envolvimento, foram identificadas as variáveis que mais influenciam o rendimento motor das crianças. Com a intensão de analisar a influência das variáveis somáticas e do envolvimento na diferença entre os sexos foi usada a ANCOVA. Verificou-se que foram sobretudo as variáveis do envolvimento as que mais determinaram a variação dos resultados na generalidade das provas motoras, tendo sido, no entanto, as variáveis somáticas as que maior contribuição deram para a diferença entre os sexos no rendimento motor em que esta diferença existe.
- A administração da educação primária entre 1926 e 1986: que participação dos professores?Publication . Ferreira, Henrique da Costa; Simões, João FormosinhoO autor analisa a estrutura e organização administrativa da administração da educação primária, tanto ao nível organizacional institucional como aos níveis intermédio e operacional. Estende esta análise a o processo de decisão e estruturação curricular. E, nas duas áreas, organizacional e curricular, analisa o processo de participação dos professores, e, bem assim, as formas dessa participação, na tomada de decisão, na gestão, na execução e na avaliação do processo organizacional-administrativo da Educação Primária.Como quadro teórico de análise, o autor utiliza a democracia participativa e a participação organizacional.
- O estereótipo sexual no comportamento lúdico das crianças em idade pré-escolarPublication . Lopes, Vitor P.O objectivo deste estudo é fazer uma análise do estereótipo sexual no comportamento lúdico em crianças de 4 e 5 anos de idade com base em dados recolhidos através da observação sistemática, analisando-se também o espaço de jogo como factor influenciador do comportamento lúdico. A técnica estatística usada foi a ANOVA factorial e a prova t de Student. Os resultados indicam que sexo das crianças é um factor de grande influência nos tipos de jogo praticados. O jogo das meninas é menos activo do que o dos meninos. Verifica-se, também, uma clivagem na interacção dos dois sexos. É levantada a hipótese da acentuação das diferenças com o aumento da idade.
- Socialização primária e aproveitamento cognitivo dos alunos em ciências: um estudo comparativo com alunos do meio urbano e ruralPublication . Pires, Delmina; Morais, Ana Mariao presente estudo desenvolvido com Pais e alunos de uma escola Preparat6ria de Bragança, integra-se no Projecto ESSA (Estudos Sociol6gicos da Sala de Aula). Foi nosso objectivo estudar a influencia de alguns factores wciol6gicos do contexto pedag6gico familiar dos alunos da classe trabalhadora, nomeadamente a orientação de codificaçãao dos Pais, a prática pedagógica da família e as condições do espaço pedagógico familiar no seu aproveitamento cognitivo na escola. Pretendíamos perceber porque razão alguns alunos dos estratos sociais mais baixos têm sucesso, mesmo quando a escola exige realizações que implicam capacidades de elevado nível de abstracção e outros não têm esse sucesso. Para desenvolver este estudo, que pretende compreender a relação entre o contexto pedagógico familiar dos alunos da classe trabalhadora e o seu aproveitamento cognitivo, em Ciências da Natureza, recorremos à teoria de Bernstein, nomeadamente aos seus modelos de reprodução cultural e do discurso pedagógico, que nos serviram de base conceptual para a formulação das hipóteses que consideramos. Nessas hipóteses indicamos que o aproveitamento cognitivo dos alunos em Ciências da Natureza, especialmente nas capacidades cognitivas complexas, e uma consequência das condições do espaço pedagógico familiar, do tipo de orientação de codificação dos Pais e da prática pedagógica que os alunos aprendem a valorizar, na família, e segundo a qual são socializados. Bernstein defende que, nas sociedades de classes, de uma forma geral, a distribuição das orientações de codificação elaboradas ou restritas e criada e legitimada pela divisão social de trabalho do modo de produção e depois transferida para a família.
- Tecnologia hipermedia no ensino recorrente de adultos em tarefas de transferência e aplicação de informaçãoPublication . Morais, Carlos; Dias, PauloO presente estudo incidiu na avaliação quantitativa da influência da tecnologia hipermedia nos resultados de aprendizagem duma amostra de alunos do segundo ciclo do ensino recorrente de adultos, em tarefas de identificação e transferência/aplicação de informação no domínio da estatística. Neste estudo, salientaram-se algumas das dificuldades e necessidades dos adultos e referenciaram-se possíveis aspectos de utilização do computador no sentido de lhes dar resposta, nomeadamente, através da criação de ambientes educacionais que possam beneficiar das potencialidades da tecnologia hipermedia e que permitam conceber a aprendizagem como uma prática cognitiva. Na parte experimental do estudo intervieram dois grupos, tendo cada um participado em oito sessões de ensino/aprendizagem. As estratégias de ensino desenvolvidas tiveram como suporte informação apresentada: a um dos grupos numa aplicação informática baseada em tecnologia hipermedia; ao outro em material impresso. Não foram encontradas diferenças significativas entre os resultados de aprendizagem relativos às variáveis identificação e transferência/aplicação de informação dos sujeitos que utilizaram tecnologia hipermedia e aqueles que a não utilizaram. No entanto, após o processo de ensino/aprendizagem verificou-se acentuada evolução nos resultados globais de aprendizagem em ambos os grupos.
- Conceções de perímetro e de área e processos de resolução desenvolvidos pelos alunosPublication . Pires, Manuel VaraEste texto apresenta e discute alguns resultados de um estudo sobre conceções de perímetro e de área e os processos/abordagens de resolução desenvolvidos pelos alunos num contexto utilizando materiais concretos. A experiência decorreu, no início do ano letivo de 1993-94, numa turma do 6.º ano de escolaridade duma escola urbana do nordeste do país.
- A utilização de materiais na aprendizagem matemáticaPublication . Pires, Manuel VaraEste texto apresenta e discute os resultados de um questionário inserido num estudo - abordagem do perímetro e de área recorrendo à utilização de materiais concretos - desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade duma escola urbana do nordeste do país.