Browsing by Issue Date, starting with "1992"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Sementeiras antecipadas na cultura do girassolPublication . Rodrigues, M.A.Pretendeu- se avaliar o efeito da antecipação da data de sementeira (sementeiras em Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março), da densidade populacional (4, 6, 8 e 10 plantas.m-2) e cultivares (os híbridos SC-010, Enano, Vyp-70 e Florida 2000) na cultura do girassol. Estudou-se o efeito da temperatura e da antecipação da data de sementeira na emergência; da data de sementeira e densidade populacional na evolução fenológica; da data de sementeira , densidade populacional e cultivares nos componentes da produção. Encontraram-se diferenças significativas na percentagem de germinação para temperaturas inferiores a 7. 5 °C. A duração do período "germinação - emergência (50 %)" foi de 7 e 39 dias para as temperaturas 20 °C e 5 °C respectivamente. Não se encontraram diferenças significativas entre datas de sementeira na percentagem de germinação. A duração do ciclo da cultura foi de 181 e 129 dias até à maturação fisiológica para as sementeiras de Dezembro e Março respectivamente. A maior diferença ocorreu no período "emergência - dois pares de folhas" de 37 para 15 dias nas datas de sementeira referidas. Verificou-se haver interacção entre factores para o s componentes da produção, incluindo a produtividade final. Pelas combinações óptimas de factores encontradas parece ser conveniente aumentar a densidade populacional à medida que a sementeira vai sendo antecipada. À excepção do híbrido Vyp-70 todos os restantes deram origem a melhores resultados, para o peso seco total dos aquénios, com a sementeira de Janeiro. Verificou-se haver uma correlação linear entre o diâmetro dos capítulos e o peso seco total dos aquénios.
- Valorização do palácio do Marquês de Castelo Rodrigo: arranjos exterioresPublication . Genésio, LuísaCastelo Rodrigo surge a quem a visita no cimo de um cabeço, nos vastos territórios de Ribacôa, próximo do Rio Côa e da Ribª de Aguiar. Vetusta povoação, ainda cingida por alguns dos antigos cubelos e panos de muralha medieva, foi sede de Concelho desta extensa região agrícola. No princípio do séc. XVI, a cerca e o roqueiro receberam custosas reparações. Durante a dominação filipina, Castelo Rodrigo fruiu o triste privilégio de possuir, na própria alcáçova, o solar do denegrido Cristóvão de Moura, fatídico Conselheiro do Cardeal-rei e nefando agente de corrupção propiciadora das Cortes de Tomar. Por isso mesmo, logo após a rebelião de 1640, essa moradia entranhada no Castelo seria assaltada e reduzida a escombros. Este valor patrimonial encontra-se todo escalavrado, existindo alguns panos de muros, uma porta poderosa em ruínas, uns estranhos ergástulos atravancados de pedregulhos e destroços. Hoje a vila tem todo o ar de uma terra esquecida do resto do mundo, onde os relógios pararam há muito tempo. As ruelas toscamente empedradas, têm um estranho ar sonolento. Intervenções recentes na fisionomia antiga, criaram algumas notas dissonantes do conjunto. Contudo, Castelo Rodrigo é uma surpresa para o viajante, se este tiver a sorte de a visitar num dia soalheiro, de princípios de Março, na fase de fugitiva beleza das amendoeiras em flor.
- A importância alimentar da castanhaPublication . Choupina, Altino; Silva, Fátima H.Neste trabalho pretendemos caracterizar a castanha quanto a alguns aspectos da sua composição química e valor nutricional. Para além das análises clássicas na determinação da composição química e nutricional da castanha, rocorremos ao método polarimétrico de Lintner para a quantificação do amido e à cromatografia de filtração sobre gel para a determinação da relação amilose/amilopectina do amido. na composição química da castanha são de relçar os valores de vitamina C e de sais minerais, para além do teor em amido, e neste, da elevada relação amilose/amilopectina quando comparada com a mesma relação na maioria dos cerais.
- Congresso administração educacional e projecto educativo: guia do congressistaPublication . Instituto Politécnico de Bragança; Escola Superior de EducaçãoOs autores inventariam, classificam e apresentam, resumidamente, as comunicações apresentadas ao Congresso.
- Desenvolvimento motor. Indicadores bioculturais e somáticos do rendimento motor em crianças de 5/6 anosPublication . Lopes, Vitor P.Com este trabalho pretendemos avaliar a influência de alguns factores biológicos (somáticos) e do envolvimento na capacidade de rendimento motor em crianças de 5/6 anos de idade, e estudar a diferença entre sexos no rendimento motor em função das variáveis biológicas e do envolvimento. Depois de identificarmos algumas variáveis do envolvimento (21 variáveis) referidas na literatura como factores importantes do rendimento e desenvolvimento motor das crianças, procedemos à sua avaliação numa amostra de 181 crianças, 84 do sexo feminino com 6,118 anos e 97 do sexo masculino com 6,070 anos. Fez-se também a medição de algumas variáveis somáticas (peso, altura, diâmetros biacromial e bicristal, comprimento do membro superior, perímetros braquial e geminal e pregas adiposas: tricipital; subescapular; suprailíaca; abdominal e geminal). A avaliação do rendimento motor foi realizada através das tarefas: salto em comprimento com impulsão simultânea dos pés; lançamento da bola de ténis; corrida de velocidade (20m) e uma prova de equilíbrio estático. Através da análise da regressão múltipla com o método de selecção das variáveis passo a passo (setpwise regressions), tendo como variáveis dependentes o rendimento motor em cada habilidade testada e como variáveis independentes as variáveis somáticas e as variáveis do envolvimento, foram identificadas as variáveis que mais influenciam o rendimento motor das crianças. Com a intensão de analisar a influência das variáveis somáticas e do envolvimento na diferença entre os sexos foi usada a ANCOVA. Verificou-se que foram sobretudo as variáveis do envolvimento as que mais determinaram a variação dos resultados na generalidade das provas motoras, tendo sido, no entanto, as variáveis somáticas as que maior contribuição deram para a diferença entre os sexos no rendimento motor em que esta diferença existe.
- Structures foncières et pratiques patrimoniales dans la région de la Terra Fria Transmontana (Portugal)Publication . Rodrigues, OrlandoLa Terra Fria Transmontana, qui constitue l'espace objet de recherche, est une région de montagne, qui se caractérise par une structure économique avec un grand poids du secteur primaire et un faible poids du secteur secondaire, et par une structure démographique fortement marquée par des taux d'émigration élevés pendant les années 60. Face à l'évolution récente du cadre économique et social global, la stabilité des structures foncières est remarquable, et en nette contradiction avec les prévisions qui, tout au long de ce siècle, ont été faites. Pendant les années 50 et 60, la société portugaise, s'est caractérisée par la dominance du modèle de croissance économique par concentration industrielle urbaine, lequel a eu comme conséquence un exode massif de la population rurale. Plus récemment, ce modèle entre en crise et s'inverse, produisant au niveau de l'espace rural une tendance nette pour la diversification des sources de revenu des familles. Néanmoins, tout au long de cette évolution, la structure de la propriété foncière a manifestée une grande stabilité, malgré les limitations naturelles de la région pour la production agricole, et les grands coûts de production qui s'y vérifient par rapport à d'autres zones. En se plaçant dans une optique d'analyse dans le cadre de la sphère de la reproduction, on cherche à expliquer cette stabilité de la structure de la propriété foncière, par le biais de l'identification des pratiques productives agricoles et patrimoniales, et de leur insertion dans la logique plus globale des stratégies de reproduction des familles.
- A administração da educação primária entre 1926 e 1986: que participação dos professores?Publication . Ferreira, Henrique da Costa; Simões, João FormosinhoO autor analisa a estrutura e organização administrativa da administração da educação primária, tanto ao nível organizacional institucional como aos níveis intermédio e operacional. Estende esta análise a o processo de decisão e estruturação curricular. E, nas duas áreas, organizacional e curricular, analisa o processo de participação dos professores, e, bem assim, as formas dessa participação, na tomada de decisão, na gestão, na execução e na avaliação do processo organizacional-administrativo da Educação Primária.Como quadro teórico de análise, o autor utiliza a democracia participativa e a participação organizacional.
- D. Carlos: atirador de caçaPublication . Oliveira, Águedo deVão passados quase três lustros após a leitura pública do testamento do Doutor Artur Aguedo de Oliveira sem que os preceitos nele consignados tenham encontrado resposta que dê satisfação possível às últimas vontades do generoso espírito que presidiu à sua redacção a favor dos transmontanos do distrito de Bragança, sediando na cidade deste nome a Fundação OS NOSSOS LIVROS e em Macedo de Cavaleiros o que deveria ser o Infantário "Dona Júlia Águeda de Oliveira", preito filial cm memória de sua Mãe. Não é de estranhar que depois de morto se faça letra morta daquilo que representa a vontade expressa num testamento cerrado como este a que nos referimos. E assim também não é de estranhar que se registem faltas no cumprimento das últimas intenções testamentadas pelo Doutor Artur Águeda de Oliveira, porquanto mesmo em vida, teve certamente o desgosto de ver que aduladores de tempos idos lhe negavam colaboração para a publicação de um livro, como se consegue perceber através da seguinte troca de correspondência.
- Prediction and experimental-determination of sequence lenght distributions of segmented polyester-polyurethanesPublication . Dias, Rolando; Barreiro, M.F.; Costa, Mário RuiPrediction and experimental determination of sequence lenght distributions of segmented polyester-polyurethanes
- Reflectometry measurements of the m=1 satellite mode in L- and H-mode plamas in ASDEXPublication . Serra, F.; Manso, M.E.; Silva, A.; Matias, José; Wagner, F.; Zohm, H.; Kallenbach, A.; Varela, P.In ASDEX, with strong NB, heating, often a large central m=1, n=1 mode is observed on the SXR emission. For PNBI > 1 MW a mode rotating with the same frequency, the so-called`m=1 satellite`, is seen on the magnetic pick-up coils in the L and H-phases. Magnetic measurement s in the divertor chamber suggest that the satellite mode might be located outside the separatix, on open field lines reaching the diretor /1/. Here we present results from localized microave reflectrometric measurements. The time evolution of the satellite mode frequency is studied for plasmas with different qa and the mode localization is estimated, confirming that is shoud be close to but outside the separatrix. The central toroidal rotation velocities of the plasma can be inferred from the measured frenquencies of the satellite modes.