Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Composição química e propriedades antioxidantes de duas espécies silvestres de camomila do Nordeste de Portugal: camomila-alemã e camomila-romana.

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Rafaela 1.pdf227.93 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição química e as propriedades antioxidantes de duas espécies de camomila, camomila-alemã (Matricaria recutita) e camomila-romana (Chamaemelum nobile), de forma a comprovar a utilidade do seu uso na medicina tradicional. A composição química das duas espécies foi determinada através da quantificação em açúcares livres (HPLC-RI), ácidos gordos (GC-FID) e tocoferóis (HPLC-fluorescência). A atividade antioxidante foi avaliada através de quatro métodos diferentes: capacidade captadora de radicais DPPH (1,1-difenil-2-picril-hidrazilo), poder redutor, inibição da descoloração do β-caroteno e inibição da peroxidação lipídica em homogeneizados cerebrais de animais pelo ensaio TBARS (espécies reativas do ácido tiobarbitúrico). Assim sendo, este trabalho contribui para a caracterização química das espécies silvestres presentes na flora Transmontana, conferindo-lhe assim um valor acrescentado devido ao potencial antioxidante que apresentam.

Descrição

Palavras-chave

Contexto Educativo

Citação

Guimarães, Rafaela; Barros, Lillian; Carvalho, Ana Maria; Queiroz, Maria João R.P.; Ferreira, Isabel C.F.R. (2012). Composição química e propriedades antioxidantes de duas espécies silvestres de camomila do Nordeste de Portugal: camomila-alemã e camomila-romana. In 11º Encontro Nacional de Química dos Alimentos. Bragança. ISBN 978-972-745-141-8

Projetos de investigação

Projeto de investigaçãoVer mais

Unidades organizacionais

Fascículo