Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 115
  • A importância das conexões entre o quotidiano das crianças e os conteúdos lecionados
    Publication . Ribeiro, Maria do Céu; Pinto, Joana
    Este poster apresenta um projeto de intervenção e investigação, em desenvolvimento em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. A escola, historicamente, é o lugar, por excelência, da mediação do conhecimento sistemático, científico e como tal um palco de formação do individuo como um todo. É neste contexto que pretendemos levar a efeito este projeto, cujo público alvo são 23 crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde iremos lecionar nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Este visa compreender que conexões estabelecem as crianças entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano? Para orientar a investigação delineamos os seguintes objetivos: (i) Questionar as crianças sobre a relação que estabelecem entre o conteúdo lecionado e a sua aplicabilidade no dia-a-dia; (ii) Promover experiências de ensino-aprendizagem com recurso à representação ativa; (iii)Analisar o discurso das crianças para perceber que importância atribuem aos conteúdos lecionados e como os relacionam com as suas vivências diárias. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativa e de investigação sobre a prática. Os dados irão ser recolhidos através de notas de campo, efetuadas quando interpelarmos as crianças para explicarem que conexões estabelecem entre os conteúdos lecionados e a necessidade de dar respostas nas suas vivências diárias. Recorremos, igualmente, aos registos escritos apresentados sob forma de questões de aula, quer em Matemática quer em Ciências Naturais, registos fotográficos, registos de áudio e diários de bordo. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo. Os dados recolhidos serão apresentados no relatório final de pratica de ensino supervisionada.
  • A importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano
    Publication . Ribeiro, Maria do Céu; Pinto, Joana
    Esta comunicação apresenta um projeto de intervenção e investigação desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada. A escola, historicamente, é o lugar, por excelência, de mediação do conhecimento sistemático, científico e, como tal, um palco de formação do indivíduo como um todo. É neste contexto que surgiu a temática em estudo, cujo público-alvo foram 24 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo a intervenção efetuada nas diferentes áreas científicas do saber. Esta investigação decorreu na Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Requião, uma instituição da rede pública, integrante do Agrupamento de Escolas D. Maria II, situada na freguesia de Requião, na cidade de Vila Nova de Famalicão. No decurso da prática desenvolveram-se atividades alicerçadas nos interesses das crianças e na procura de resposta à seguinte questão-problema: Qual a importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano? Com o intuito de dar resposta a esta questão delinearam-se os seguintes objetivos: (i) Questionar as crianças sobre a relação que estabelecem entre o conteúdo lecionado e a sua aplicabilidade no dia a dia; (ii) Analisar o discurso das crianças para perceber que importância atribuem aos conteúdos lecionados e como os relacionam com as suas vivências diárias; (iii) Avaliar a importância da relação entre os conteúdos lecionados e o quotidiano das crianças. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativa e de investigação sobre a prática. Os dados foram recolhidos através de notas de campo, efetuadas quando interpelarmos as crianças para explicarem que conexões estabelecem entre os conteúdos lecionados e a necessidade de dar respostas nas suas vivências diárias. Recorreu-se, igualmente, aos registos escritos apresentados sob forma de narrativas, registos fotográficos, registos de áudio e diários de bordo. Para a análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que aquando da planificação da ação educativa devem constar estratégias que permitam às crianças a compreensão da utilidade dos conteúdos abordados em sala de aula na sua vida quotidiana. Por forma a responder à questão orientadora, tendo em conta os objetivos da investigação, pode-se afirmar que quando as crianças compreendem e estabelecem conexões entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano, apresentam-se mais motivadas e concomitantemente mais participativas, refletindo-se numa melhoria dos seus resultados escolares.
  • A habilidade empática do cuidador formal de uma pessoa idosa: um estudo exploratório
    Publication . Prada, Ana Raquel Russo; Novo, Rosa; Ribeiro, Maria do Céu; Oliveira, Joana Eduarda Fernandes
    Adotando a perspetiva multidimensional de Davis (1996), nesta investigação a empatia é entendida como a capacidade de compreender e perceber os estados emocionais do outro e, deste modo, de responder de forma afetiva e apropriada. Neste contexto, este estudo de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tem como objetivo analisar a habilidade empática de cuidadores formais de pessoas idosas em função das suas características sociodemográficas e profissionais. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário composto por itens sociodemográficos e profissionais, além da versão validada para a população portuguesa do Índice de Reatividade Interpessoal (Limpo et al., 2010). Colaboraram neste estudo 177 auxiliares de ação direta responsáveis pelo cuidado de pessoas idosas, na sua maioria mulheres (96,61%), casadas ou em união de facto (60,45%), com educação secundária completa (56,60%) e uma média etária de 46,54 anos. O tempo médio de experiência profissional foi de 10,15 anos. Os resultados indicaram que os níveis médios de empatia foram superiores à média teórica da escala, com os seguintes fatores em ordem decrescente: Preocupação Empática, Tomada de Perspetiva, Fantasia e Desconforto Pessoal. Importa salientar que estes valores não se diferenciaram em função da idade, do estado civil e do nível de escolaridade dos participantes. Constatou-se, porém, que os cuidadores com mais experiência e maior satisfação profissional apresentaram níveis mais elevados de empatia no fator Preocupação Empática, indicador de empatia afetiva. Além disso, aqueles que assinalaram maior satisfação profissional evidenciaram maiores níveis de empatia no fator Tomada de Perspetiva, indicador de empatia cognitiva. Infere-se dos dados obtidos a necessidade da continuidade relacional e institucional por parte dos cuidadores, e do investimento em programas que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades empáticas nestes profissionais, o que poderá ter um impacto significativo na melhoria dos serviços prestados e na qualidade de vida das pessoas idosas.
  • Habilidade empática do cuidador formal de uma pessoa idosa: um estudo exploratório
    Publication . Prada, Ana Raquel Russo; Novo, Rosa; Ribeiro, Maria do Céu; Oliveira, Joana
    Este estudo de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, tem como objetivo analisar a habilidade empática de auxiliares de ação direta de pessoas idosas em função das suas características sociodemográficas e profissionais. Para a recolha de dados foi utiizado um questionário composto por itens sociodemográficos e profissionais, além da versão validada para a população portuguesa do Índice de Reatividade Interpessoal. Colaboraram neste estudo 177 profissionais, na sua maioria mulheres (96,61%), casadas ou em união de facto (60,45%), com educação secundária completa (56,60%) e uma média etária de 46,54 anos. O tempo médio de experiência profissional foi de 10,15 anos. Os resultados indicaram que os níveis médios de empatia foram superiores à média teórica da escala, com os seguintes fatores em ordem decrescente: Preocupação Empática, Tomada de Perspetiva, Fantasia e Desconforto Pessoal. Importa salientar que estes valores não se diferenciaram em função da idade, do estado civil e do nível de escolaridade dos participantes. Constatou-se, porém, que os cuidadores com mais experiência e maior satisfação profissional apresentaram níveis mais elevados de empatia afetiva. Além disso, aqueles que assinalaram maior satisfação profissional evidenciaram maiores níveis de empatia cognitiva e afetiva. Infere-se dos dados obtidos a necessidade da continuidade relacional e institucional por parte dos cuidadores, e do investimento em programas que fortaleçam o desenvolvimento de habilidades empáticas nestes profissionais, o que poderá ter um impacto significativo na melhoria dos serviços prestados e na qualidade de vida das pessoas idosas.
  • Towards a Gender Sensitive Teacher Education: a research in Basic Education
    Publication . Queirós, Telma Maria Gonçalves; Ribeiro, Maria do Céu
    In the context of current social and educational policies, guided by values of citizenship and equal opportunities, it is crucial that teacher education develops social and ethics dimensions in the future professionals. However, inequalities persist in society, like those related to gender. Education and teacher education are promising fields for changing. The Bologna process has put new challenges and created new opportunities to higher education in order to rethink Initial Teacher Education (ITE). Simultaneously, demands for improvement issues about equity and gender in curriculum of teacher’s education have strengthened.This research represents an additional step in the interpretation of gender and its relation to ITE, once gender in teacher education is a relatively under research area. The lack of knowledge regarding an analysis of gender issues in ITE is, therefore, one of the starting points for this research. Elementary school teachers need to understand gender policies and how they impact on their teaching before they can begin to challenge these.Within this context, the main purposes of this study are: (i) to analyze whether gender issues are addressed in the study plans and modules of the Master Degree Programs (MDP) on 1st Cycle of Basic Education (CBE) in all public polytechnic institutes of Portugal; to know the student teachers perceptions about gender about gender sensitive teaching practices.To meet the main goals of this investigation, a qualitative methodological approach will be used, applying in-depth interviews and document analysis. The sample will consist of: i) the plans and modules of MDP of 1st CBE in all public portuguese polytechnic institutes; ii) the student teachers of one public polytechnic institute selected. Data will be analyzed independently by two researchers and their findings will be compared at a later stage. The procedures for analysis and discussion of the results will be followed by other researchers in order to promote a comparison with our beliefs, values and biases. It is our understanding that the results of this investigation will be important to make aware of the ways gender issues interfere in teacher education, revealing the absence of this issues in basic education programs. On the other hand enables the awareness and reflection about a set of meanings and practices in student teaching in elementary school regarding gender issues. Moreover, it also expected that the results will provide some insights that suggest crucial recommendations to the administrators of the courses of MDP regarding the importance of include gender issues in initial teacher training programs for an improved educational environment in elementary school classes.
  • As tecnologias com potencial transformador em contexto educativo: realidade ou utopia?
    Publication . Ribeiro, Maria do Céu; Oliveira, Sandra
    O presente estudo abrange aspetos relacionados com as diferentes áreas curriculares em contexto escolar e permite uma reflexão sobre os contributos da mudança de estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Num mundo tecnológico em que as crianças vivem, atualmente, motiválas em sala de aula torna-se cada vez mais difícil. Os manuais escolares, o caderno diário, o quadro preto e alguns materiais manipuláveis, quando utilizados em contexto educativo, por vezes não são muito motivadores. Aliado a este aspeto, verificam-se programas curriculares extensos, que dificultam a consolidação das aprendizagens. Atendendo a esta realidade, decidimos implementar um projeto desenhado para as diferentes áreas curriculares, cujas estratégias base de abordagem dos conteúdos assentamemtecnologias,nosentidodemotivarascriançasparaaaprendizagem.Asquestõesorientadoras do projeto são as seguintes: (i) Como motivar os alunos, sentindo-os envolvidos na(s) tarefa(s)?; e (ii) A que estratégia(s) recorrer, por forma a dar resposta à questão anterior, promovendo as aprendizagens e a autonomia em contexto educativo?. O público alvo são crianças a frequentar o 1.o Ciclo do Ensino Básico. Como instrumentos de recolha de dados recorremos a grelhas de registo de observação baseadas nos objetivos delineados para cada sessão de trabalho e a grelhas de avaliação mensal e semestral. Os dados recolhidos mostram uma maior motivação das crianças para as aprendizagens, sessão após sessão, com mais autonomia na concretização das tarefas, e com sucesso e melhoria dos resultados académicos nas provas de avaliação mensal e trimestral.
  • O olhar dos formandos sobre a sua ação educativa em prática de ensino supervisionada
    Publication . Ribeiro, Maria do Céu; Queirós, Telma Maria Gonçalves
    A formação inicial de professores é da competência das instituições de ensino superior, às quais são atribuídas funções para que a formação se desenvolva, por forma a dar resposta às exigências da escola e dos cidadãos que a integram. Neste enquadramento, a formação inicial constitui-se como uma etapa importante no processo de aprender a ensinar, porque promove e possibilita a construção do conhecimento profissional, mas também favorece o desenvolvimento de capacidades, disposições e atitudes com o objetivo de preparar os formandos para a realização eficaz da sua ação educativa em sala de aula. A imersão na prática pedagógica, em contexto de prática de ensino supervisionada, configura-se como um momento chave da formação do futuro professor, pelas experiências e vivências que proporciona, e pela singularidade do momento que permite uma transição mais suave com esta passagem de aluno a professor. O presente estudo centra-se na autoavaliação da ação educativa do formando em contexto de prática de ensino supervisionada. Este é desenvolvido com mestrandos da formação inicial de professores, onde se procura conhecer a perceção dos formandos sobre alguns aspetos da relação pedagógica, mais concretamente sobre a planificacão da aula centrada nos seus principais momentos, preparação e planificacão¸ao, início da aula, desenvolvimento da aula e final da aula. Como instrumento de recolha de dados, recorremos a um instrumento de auto-observação/reflexão que se constitui como uma check-list de competências e procedimentos de gestão de sala de aula, com uso de uma escala de três itens, referentes à ocorrência dos mesmos (Sim/Não/`As vezes). Este instrumento foi adaptado de Freire & Amado (2009). O estudo tem como público-alvo os formandos do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.o Ciclo de Ensino Básico e do mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. O estudo integra-se no paradigma qualitativo. Os resultados obtidos deixam transparecer algumas dificuldades na articulação entre os diferentes momentos da aula, sobretudo na organização temporal e no desenvolvimento da aula, com maior incidência no item vigilância e manutenção do ritmo da aula. No entanto, os itens perguntas e explicações e atividades e conteúdos também apresentam algumas fragilidades, que serão objeto de reflexão em contexto de seminário.
  • Mobility as a European educational area: the contribution of heritage diversity
    Publication . Castro, Marília; Ribeiro, Maria do Céu
    The globalisation of today's society has forced a rethink of the priorities of the educational plan and their relationship with universal values and with cultural and heritage values. Some decades later, the words of Jacques Delors, in his 1996 Report "Education: a treasure to be discovered", are still relevant, when he underlined the need for world citizens not to lose their roots, to recognise the richness of their traditions, to achieve a constructive adaptation, to evolve in a process of freedom, respecting difference and diversity, enhancing the construction of an individual educational project, in an inner, concentrated, calm and self-critical process. Thus, heritage education, accepted as transversal to the educational programmes, is assumed as indispensable to consolidate skills enabling a better relationship with the different cultures and their particular heritage expressions, in an awareness of the increased responsibility for these legacies, whose safeguarding, protection and preservation are sometimes threatened and unprotected. This educational model, with an orientation towards the development of a personality, enhances the integration of the individual in the community, consolidates his/her training and envisages individual and collective responsibility. The different educational mobility programmes that exist in higher education participate in this contribution, as one of the privileged responses. And if the mobility programmes suggest promoting a reflection on a European cultural identity, it is no less important that this mobility presents itself as a new form of learning and awareness of cultural diversity and heritage. Based on this premise, we propose to analyse how heritage diversity can be seen as an effective contribution to the construction of the european identity.
  • Formação de professores e educadores: o professor enquanto profissional de desenvolvimento humano
    Publication . Ribeiro, Maria do Céu
    Na organização desta mesa redonda, sob a nossa moderação, pretendemos dar continuidade às temáticas do primeiro e segundo INCTE em que a formação de professores se posicionou como tema central dos mesmos (Mesquita, Pires & Lopes (Eds.), 2016; Pires, Mesquita, Lopes, Santos, Cardoso, Sousa, Silva, & Teixeira (Eds.), 2017). A intencionalidade deste percurso centrou-se na preocupação e no questionamento, sempre presente, sobre a qualidade da formação de professores e educadores e sobre a qualidade da educação em geral. Da necessidade de questionamento, neste terceiro INCTE, evidenciamos a importância de refletir sobre algumas das perspetivas atuais sobre a dimensão emocional na docência, relacionada com o trabalho do professor/educador, como profissional do desenvolvimento humano. O trabalho docente tem uma forte componente emocional, é exercido em contextos educativos complexos, variados, sob a influência de múltiplos fatores que interagem entre si. O contexto educativo é um espaço muito próprio, onde se vivenciam experiências de ensino aprendizagem visando o sucesso educativo. Para que os ambientes sejam produtivos é importante que os intervenientes neste processo estejam motivados, desenvolvam atitudes positivas em relação a si e em relação ao grupo. A reflexividade que aqui enfatizamos orienta-se para o desenvolvimento das competências emocionais que se devem evidenciar na pessoa do professor. O professor é, acima de tudo, uma pessoa. Uma pessoa que pensa, sente e age. O aluno é, acima de tudo, uma pessoa. Uma pessoa que pensa, sente e age. “As pessoas são como diamantes, lapidam-se mutuamente” (Fernandes, 2008, p. 11). É deste lapidar que falamos quando nos referimos à reflexividade na e sobre a ação, pois onde há professores há alunos que fazem parte da essência de um processo, de um sistema de ensino e aprendizagem permanente e dinâmico. Como referem Sprinthall e Sprinthall (1993), “a qualidade da relação interpessoal entre o professor e os alunos tem, de facto, um impacto em muitas facetas da interação na sala de aula e em relação ao grau de aprendizagem do aluno” (p. 324). Neste sentido consideramos importante refletir, no INCTE 2018, sobre o desenvolvimento da literacia emocional dos professores e no modo como as emoções interferem na ação educativa do professor. Para corporizar esta reflexão convidamos os professores: Isabel Pimenta Freire, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal); Javier Murillo, da Universidade Autónoma de Madrid (Espanha); Luisa Panichi, da Universidade de Piza (Itália) e Paula Sismeiro Pereira, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Para enquadrar e dinamizar a discussão, foram lançadas quatro questões centrais
  • Educação não formal: perceções e potencialidades formativas
    Publication . Ribeiro, Maria do Céu; Castro, Marília
    O presente artigo centra-se na educação não formal e nas perceções e potencialidades identificadas pelos estudantes e orientadores institucionais nos contextos de educação não formal. Considerando as suas especificidades, quisemos saber que perceções têm os estudantes e os orientadores institucionais sobre as potencialidades formativas dos contextos não formais e qual o contributo das mesmas para a formação inicial do futuro educador/professor. Para orientar a resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: i) conhecer e analisar as perceções dos estudantes e orientadores institucionais sobre as potencialidades formativas reconhecidas nos espaços educativos não formais e ii) perceber qual o seu contributo para a formação inicial. Como instrumentos de recolha de dados recorremos ao inquérito por questionário, misto, para os estudantes e ao inquérito por questionário, questões abertas para os orientadores institucionais. Como técnica de análise de dados, recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo