ESE - Artigos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - Artigos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus by Title
Now showing 1 - 10 of 924
Results Per Page
Sort Options
- O 1.º Jardim-de-infância privado da cidade de Bragança – PortugalPublication . Castanheira, LuisO estudo que compõe o trabalho aqui apresentado sistematiza os resultados da investigação realizada sobre a história da 1a instituição particular de Educação Pré-escolar que surgiu em Bragança. A sua abertura foi no ano de 1956 durante o regime Salazarista, que influenciou profundamente a sociedade portuguesa que nunca se mobilizou para inscrever as questões educativas no centro das suas prioridades inadiáveis, senão a partir do final da década de 1960. A temporalidade em que decorre a análise das fontes empíricas sobre esta instituição estende-se, ao longo da segunda metade do século XX, mais precisamente durante o último período do Estado Novo e nos primeiros doze anos após o 25 de abril de 1974, períodos marcantes na sociedade portuguesa. Por um lado, moveram-me motivações pessoais e profissionais; por outro, a evidência, para mim cada vez mais tornada uma exigência, de que a História da Educação em Portugal ficará mais completa com a realização de estudos locais sobre educação em geral e a Educação de Infância em particular. Ao dar a conhecer todo o processo de criação e abertura de um jardim-de-infância privado num tempo onde ainda havia crianças não frequentavam a escola primária, é fundamental conhecer e valorizar a criação de instituições educativas em locais e tempos difíceis de o conseguir. Com este estudo procuro averiguar o espaço que a criança ocupou na sociedade do espaço em geral e nesta instituição em particular, na sociedade de Bragança. As principais fontes primárias em que me baseei consistem em material publicado: monografias e artigos de revistas pedagógicas, imprensa diária e periódica local (em especial o jornal Mensageiro de Bragança que se publica continuamente desde 1940),regional e nacional, legislação e por fim, mas não menos importante, algumas memórias de Educadoras de Infância, crianças que frequentaram esta instituição e o seu pessoal dirigente que trabalharam nesta instituição em estudo. Vale, portanto, ressaltar que é meu propósito, recriar a experiência desta instituição em Educação de Infância na cidade de Bragança e contribuir assim para uma formação mais completa e para uma melhor reflexão sobre a profissão de Educador de Infância. A história de uma instituição é um processo de investigação em que a instituição e a educação se articulam por ação dos sujeitos, situados num horizonte sócio-cultural que define a sua existência e o sentido de cada um face aos seus interesses, motivações e expetativas.
- 21st century education: progress or doom?Publication . Martins, CláudiaThe reflection on teaching methods is as old as the hills and it has encouraged the introduction of new strategies and methodological approaches, especially since the 17th century. A brief historical overview of the primary methods in language learning since then enables us to realise the underlying, persistent thought in educators’ minds of all times that there must be a more complete, more perfect approach to provide pupils and students with success. Every new method presents itself as the ultimate answer for the painstaking question: How can we reach students and teach them something worthy of their future? Method after method, approach after approach dethrones the previous, proclaiming to the winds that it is the panacea for all evils and that a new dawn in education is to rise. However, we have yet to see this bright future of education, even if this constant struggle has fuelled our will to continue searching. In the 1970s, it was the communicative approach; a couple of decades later, project- and task-based learning. From the beginning of the new millennium on, technology has again been hailed as the definitive response, that enlightened manner to get hold of students’ attention and lead them through avenues of budding success. It has been become fashionable to publicise surveys and case studies on the miracle advantages of using Twitter and similar technologies in the classroom, persuading us that we have finally found the answer. Nonetheless, various studies emphasise the harmful effects of the excessive use of screens, social networks and virtual reality. From our standpoint, this may be an attempt to use the same gadgets students do – and convince them that we are on the same side of the fence – though the truth is that we are no more than “another brick in the wall” and we often feel the bricks are tumbling down. Education may no longer be heading for progress but rather for doom. In our attempt to obey to the winds of change, we have perhaps neglected the importance of high standards and quality, content and practice, of the human contact to establish the liaison between knowledge and feelings. Bearing in mind these considerations, our aim is thus to reflect upon the future of education and where it might lead us.
- À flor dos livros: a literatura na educação emocional infantilPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Ferreira, Ana LuzGerir as emoções é compreender e ser capaz de as viver de forma saudável e deve ser trabalhado desde os primeiros anos de vida. Assim, família e escola devem desempenhar uma parceria ativa, no sentido de capacitar as crianças das ferramentas necessárias para a compreensão e gestão das suas emoções. Em nosso entender, e nesse âmbito, a literatura de potencial receção infantil tem um importante papel na formação da Criança, não só no que concerne ao domínio cognitivo, mas também sócio afetivo. É da competência dos adultos escolher as obras literárias que disponibilizam, sendo que os profissionais da educação têm um papel decisivo e devem ser conscientes da importância da sua escolha porque, um bom livro, mais que um objeto estético, é também um importante elemento no que concerne à educação emocional infantil. Respondendo às necessidades da Criança, além de facilitar o desenvolvimento da linguagem e da cognição, o livro (concretamente o álbum ilustrado) permite-lhe aumentar o conhecimento do mundo e estimula a sua criatividade e equilíbrio emocional. Com base num corpus textual selecionado e trabalhado na unidade curricular Literatura para a Infância, do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procuraremos evidenciar duas obras literárias de receção potencial infantil que, se trabalhadas em contexto escolar, permitem formar crianças cada vez mais conscientes das suas próprias emoções e respeitadoras das dos outros.
- Abordagem das questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem: perceção dos professoresPublication . Fernandes, Júlia Susana; Rodrigues, Maria JoséEste estudo insere-se num trabalho mais amplo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na sua globalidade, teve como base a consciencialização dos alunos para as questões ambientais e serviu também como um instrumento particularmente interessante para a intervenção didático-pedagógica, na medida em que estimulou o aluno a pensar sobre questões ambientais relacionadas com assuntos com os quais se depara na sua vida diária. Neste texto pretendemos evidenciar a perceção dos professores sobre a forma como encaram a abordagem das questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem. O estudo assenta numa metodologia de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a guiões de entrevistas que aplicamos a três professores cooperantes, um do 1.º CEB e dois do 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, respetivamente. Os resultados demonstraram que os professores têm presente que a promoção do sentido crítico acerca desta temática é fundamental para que haja progressos tanto a nível do ambiente como das aprendizagens realizadas no contexto educativo; os professores referiram que, por vezes, não trabalham tanto esta temática como o que gostariam, referindo o fator tempo como o principal constrangimento. Os resultados obtidos evidenciam que os professores mostram desagrado pelo facto destas questões não serem vistas como uma mais-valia no processo de ensinoaprendizagem, tanto ao nível da escola como da comunidade educativa. Concluímos, assim, que é necessário haver uma mudança nas práticas educativas e nas ações desenvolvidas, valorizando esta temática de forma a desenvolver a literacia ambiental dos alunos. É necessário prepará-los para uma cidadania ativa e para a sociedade em que estão inseridos, para terem consciência de como podem melhorar a sua vida e a dos indivíduos e, em particular, para a necessidade de compreenderem as dinâmicas do ambiente e adotarem comportamentos e atitudes de preservação do mesmo.
- A abordagem STEM em contexto educativo: conceções de educadores de infânciaPublication . Azevedo, Maria; Ribeiro, Cristiana; Pires, Manuel Vara; Mesquita, CristinaA investigação científica e as práticas em contexto de educação pré-escolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico têm acompanhado o impacto da utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem e têm revelado a sua elevada eficácia no dia a dia de crianças e jovens. Nesta linha de pensamento, a abordagem STEM tem vindo a ganhar espaço e reconhecimento, num mundo cada vez mais científico e tecnológico, e a revelar-se uma a contribuição relevante para a educação da atualidade. Integrado no projeto OleaChain - Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal, o presente estudo tem como objetivo principal recolher e analisar conceções dos educadores de infância de Portugal sobre o uso da abordagem STEM em contexto de jardim de infância. Caraterizado pela natureza qualitativa da investigação, o estudo faz uso de um questionário com questões abertas, construído no Microsoft Forms e distribuído por email, e é constituído por uma secção destinada à identificação dos participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e outra secção referente às conceções e práticas sobre STEM (com cinco questões de resposta aberta e uma de escolha). Para a análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo para a respetiva interpretação. Observa-se que os educadores de infância implicam, nas suas práticas, momentos de exploração de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (práticas STEM), mas tendem a não relacionar essas explorações, de forma explícita, diretamente com a abordagem STEM, pelo que se torna essencial que projetos, como o OleaChain, sejam desenvolvidos nos contextos educativos e contribuam para práticas mais inovadoras e mais próximas do dia a dia das crianças e jovens.
- Abordagens pedagógicas para ambientes onlinePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloAs tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas.
- Acção educativa: um projecto integrador em contextoPublication . Pereira, Ana; Mesquita, Elza; Prada, Filomena; Rodrigues, Maria JoséA presente comunicação pretende dar a conhecer o desenvolvimento de um projecto integrador em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com 22 crianças do 1.º ano de escolaridade. Para a sua implementação partiu-se do pressuposto de que as áreas disciplinares devem ser exploradas na pluralidade dos seus contextos e funções envolvendo a palavra como instrumento de expressão e dando forma a experiências individuais e colectivas. Este projecto veio confirmar que o conhecimento científico se constrói através de um processo de interacção da criança com os objectos do conhecimento, da partilha e da negociação de representações pessoais.
- Accelerometer-measured physical activity in Portuguese children from a rural area: a school-based cross-sectional studyPublication . Vasques, Catarina; Sampaio, Tatiana; Teixeira, José Eduardo; Ginja, Samuel; Magalhães, PedroYoung people are leading increasingly sedentary lives replacing physical activity with activities such as watching TV, internet surfing and video gaming. Of particular importance for physical activity promotion are schools where physical activity can be incorporated to improve student health outcomes and cognitive performance. The World Health Organization (WHO) recommends that children engage in at least 60 minutes per day of moderate to vigorous physical activity (MVPA) for children and adolescents (between 5-18 years of age). However, few children follow these recommendations. In Portugal, some data suggest that as few as 7% do so. Furthermore, most physical activity studies take place in urban areas, so little is known about how active children and adolescents are in more rural parts of the country. The Acti-Study is a collaboration between the Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) and Ulster University (UK) with the primary aim of assessing MVPA levels in students (age 10-16) from a high school in a rural town, in the Northeast of Portugal. Data collection will take place between September 2022 and January 2023, using a cross-sectional design. Students will receive a study pack containing information materials, a sociodemographic questionnaire and consent form for parental completion, and an assent form for student completion. Optionally, the questionnaire may be completed online. Participants will be informed that participation is voluntary and that they can withdraw at any time. Once children have returned the relevant documents completed and signed, they will be instructed to wear a hip-worn accelerometer (ActiGraph®, either GT3X or GT1M), on an elastic belt, for seven consecutive days (including weekend). Children who return their accelerometer will be rewarded with a 5€ voucher, and with a second one if they wore the accelerometer for a minimum of three days (at least 6h/day and at least one weekend). Data will be analysed through descriptive statistics, mostly in tables, divided by gender. With participant consent, data on anthropometric measures (height and weight), available through the school, will also be used. Primary analysis will consist of percentage of students who meet MVPA guidelines; secondary analyses will include exploring the relationship between sociodemographic variables (e.g., parental education) and MVPA, between parent-reported MVPA and accelerometer MVPA, and between accelerometer MVPA and anthropometric data. The results are expected to provide an understanding of the levels and factors associated with MVPA in rural Portugal, to allow comparison with other samples (e.g., from urban areas), to raise awareness to the problem and stimulate more physical activity initiatives. Study with ethics approval by Ulster University (REC/22/0060).
- Active learning strategies for hei sustainability: a characterizationPublication . Lopes, Rui Pedro; Mesquita, CristinaHigher Education has been facing several challenges in the last decades. The increase in the number of students, the evolution of technology, globalization, budget restrictions, among others, have been influencing how Higher Education Institutions fulfil their mission and stressing the importance of sustainability. Sustainability is not restricted to resource consumption and use, including also the educational process. Adequate, active, learning strategies have the potential to contribute to the teaching-learning process sustainability, developing the sense of responsibility, the need to respect and be respected, the effort to discuss and get to the best collective decision and the development of the students’ agency. Based on a systematic literature review, this paper focuses on the analysis of the contribution of active learning strategies on the sustainability of organizations, on how active pedagogical approaches can benefit the development of the students’ knowledge. The objective of this work is to identify active pedagogical methodologies and to categorize their use in higher education. In addition, it also aims to recognize their benefits, application contexts and the factors for their effective implementation. Five main databases and index services were used, namely, Scopus, Web of Science, IEEExplore, ACM Digital Library, and Google Scholar, searching for the terms “higher education", “active methodologies” and “active strategies”, from the last 10 years. A total of 139 were retrieved in the initial search. After eliminating repeated, inacceptable and out of scope papers, a total of 48 remained, which were subjected to content analysis. The papers were categorized and analysed, with a final summarization and triangulation to extract the results. From content analysis, a set of categories and sub-categories emerged, including the description of the authors’ concept of the active strategy, the students’ assessment, learning technologies and tools, and the learning outcomes. Most papers are consensual mentioning that active learning stimulates the student to critically think about what he is learning or what he is doing. The most frequent pedagogical methodology reveals a trend around collaborative learning and problem-based learning, with significant mentions of game-based learning, storytelling, participatory action research and other techniques. However, most authors also mention that there is a set of significant challenges in the implementation of the active learning strategies in the organization. Institutional support, professional development, curricula design and the use of supporting technologies are frequently mentioned. Sustainability is a concern that is seldom explicitly mentioned, although the authors reveal that using active technologies contribute to organize the students’ study time and their attitude regarding their role in the learning process. Overall, the contribution of the pedagogical methodologies for the sustainability of HEI has to be carefully planned, in articulation with all the actors, and that can contribute to reimagine the organization as a whole.
- Actividades desenvolvidas nas redes sociais por estudantes do ensino superiorPublication . Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Dias, PauloAs redes sociais constituem uma das formas mais efectivas das pessoas interagirem e se relacionarem. São utilizadas por milhões de pessoas em todo o mundo. Há razões muito distintas que levam as pessoas a aderir às redes sociais, a optar por uma determinada rede, bem como a desenvolver actividades nessas redes. Considerando a importância que os alunos atribuem às redes sociais e às potencialidades que lhes reconhecem, os principais motivos desta reflexão consistem em apreciar se os alunos e as alunas do ensino superior aderem às redes sociais por motivos idênticos, se desenvolvem actividades idênticas e se utilizam as mesmas redes sociais. Do estudo é possível inferir que há diferenças significativas entre os alunos e as alunas relativamente aos motivos de adesão às redes sociais associados ao apoio à aprendizagem e às actividades que desenvolvem associadas à consulta de informação e à disponibilização de conteúdos.