ESA - Artigos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESA - Artigos em Proceedings Não Indexados à WoS/Scopus by Title
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- A ação socioeducativa no âmbito dos cuidados gerontológicos profissionaisPublication . Pereira, Fernando A.; Caria, TelmoEsta comunicação enquadrar-se-ia em várias linhas temáticas deste encontro. Isto deve-se ao caráter altamente interdisciplinar das questões relacionados com os idosos e com o envelhecimento. Todavia, pensamos que se enquadra melhor no subtema: “La acción socioeducativa en el ámbito de la salud”. Temos como objetivo discutir o processo de prestação de cuidados gerontológicos profissionais e a forma como estes cuidados se constituem como intervenções socioeducativas. Verificamos que o processo de prestação de cuidados gerontológicos profissionais a idosos configura uma verdadeira ação socioeducativa. O cuidado é co construído na interação cuidador/pessoa cuidada, exige a invocação e mobilização de diferentes áreas do conhecimento científico e do conhecimento empírico. Paralelamente, essa interação é referenciada por princípios fundamentais da gerontologia, traduz-se na execução de competências práticas profissionais específicas as quais estão imbuídas de atitudes e aptidões que configuram situações de saber-ser, saber-estar e de saber-fazer, que são referenciais construtores de uma identidade e de uma cultura profissional. A importância do tema é resultado do processo de envelhecimento populacional verificado nas sociedades ocidentais e muito particularmente na sociedade europeia. Na atualidade a proporção de idosos atinge valores próximos dos 20% em muitos países da EU, incluindo Portugal, sendo igualmente previsível que esses valores se aproximem dos 30% no ano 2050 (Giannakouris, 2008). Esta problemática tem, entre outros, contornos políticos, económicos, culturais, psicossociais, médicos e humanos. Sendo igualmente certo que das culturas que valorizam e respeitam os idosos pela sua sabedoria, às culturas e ritmos de vida ocidentais que reservam aos idosos o estatuto de improdutivos e de inúteis, todas elas enfrentam a necessidade de cuidar dos seus idosos.
- Alfabetização matemática e suas consequências na aprendizagem de conceitos relacionados com análise de custosPublication . Oliveira, Rosélia Souza de; Miranda, Luísa; Morais, CarlosCom esta investigação, realizada com estudantes do Curso de Tecnólogos em Gestão de Cooperativas e Agroindústria de uma instituição de ensino superior brasileira, procurou-se identificar lacunas nos conhecimentos dos estudantes, com ênfase para as lacunas em matemática que condicionam a aprendizagem de conceitos da disciplina de análise de custos, bem como experimentar estratégias para ultrapassar essas lacunas. Foram utilizadas metodologias ativas de aprendizagem com destaque para a aprendizagem baseada em projetos. A metodologia utilizada na investigação assume uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, por permitir, através de uma perspetiva de avaliação formativa, analisar e apreciar com profundidade os impactos e as possibilidades da problemática e das suas implicações no processo. Participaram no estudo 32 estudantes, os quais forneceram dados para esta investigação, obtidos através da utilização de diversos instrumentos de recolha de dados, entre os quais, relatos e avaliações dos estudantes, questionários e entrevistas. Os resultados apresentados são essencialmente provenientes de questionários. No tratamento e análise de dados privilegiou-se uma abordagem descritiva e interpretativa. Dos resultados obtidos salienta-se que as principais lacunas dos estudantes incidem na ausência de conhecimentos associados à matemática. Esta investigação revela-se de grande importância por permitir identificar causas de insucesso numa disciplina associadas a outra disciplina diferente, alertando para a importância que deve ser dada à interdisciplinaridade e às metodologias ativas de aprendizagem.
- Análise social das profissões em trabalho técnico-intelectual. Metodologias para o estudo das profissões e dos saberes profissionaisPublication . Pereira, Fernando A.O nosso objectivo é fazer uma breve reflexão de diferentes estudos sobre a análise das culturas e das identidades profissionais. No processo de construção identitária é dado destaque à investigação etnográfica, como forma mais eficaz para aceder a compreenção profunda das práticas profissionais em contexto de trabalho e da forma como estas marcam a profissionalidade.
- Aptidão maternal, estimativa da produção de leite em vacas de raça MirandesaPublication . Sousa, Fernando Ruivo de; Rego, Francisco; Roquete, CarlosA produção de leite em 17 vacas de raça mirandesa foi estimada através da diferença de pesos antes e depois de os vitelos mamarem, de 20 em 20 dias entre 0 parto e os 140 dias de lactação. A produção media estimada ate aos 140 dias foi de 1188±72.33 Kg. A curva de lactação determinada foi y= 10.11- 0.142x-0.062x2, com r2=.97 A quantidade de leite estimado para 0 aumento de 1 Kg de P.V. foi de 13.4, 11.9, e 8.8 respectivamente para os 60, 100 e 140 dias de lactação. Verificou-se também que 0 sexo e peso ao nascimento dos vitelos, cor e nQ de lactação das vacas não influenciam de forma significativa, quer a quantidade de leite produzido, quer a evolução de peso vivo ou os acréscimos diários de peso. A melhor correlação obtida foi entre a produção de leite e a evolução de peso vivo com p<0.05 aos 40 dias e p<0.01 entre os 60 e 140 dias.
- Cadeia de valor e o sistema de comercialização de castanha da Terra Fria TransmontanaPublication . Matos, Alda; Gerry, ChrisApós a derrocada do sector agrícola que viu o valor das importações aumentar com a adesão de Portugal à União Europeia, bem como a estagnação continuada dos rendimentos agrícolas, a castanha foi o produto que, ao contrário dos outros produtos agrícolas, viu o seu preço (e o consumo) aumentar por todo o mundo, passando de “produto de sobrevivência” das populações rurais a “produto de valor acrescentado qualidade”. O aumento da área de plantio, da produção, das exportações, da qualidade e a tendência global para o aumento do consumo deste fruto, foram, entre outros, aspectos a considerar no estudo desenvolvido sobre a cadeia de valor e o sistema de comercialização da mais importante região portuguesa na produção de castanha, nomeadamente a Terra Fria Transmontana. Identificar e distribuir os agentes por vários elos da cadeia de valor, perceber como agem os actores nos distintos elos do sistema de comercialização identificando os problemas comuns e analisar as mais-valias geradas/retidas em cada elo, são, pois, os objectivos desta pesquisa. Pela consulta de fontes documentais e não documentais (entrevistas aos principais agentes de comercialização) e pela adequação da técnica SWOT1 à fileira, concluímos que, na complexa engrenagem do sistema de comercialização de castanha, os agentes se distribuem por vários elos da cadeia de valor incorporando diferentes serviços e funções – desde os produtores, ajuntadores, armazenistas-exportadores (onde se incorporam também as unidades de transformação), “magusteiros” aos “agentes de controlo no destino”. O valor acrescentado obtido internamente é mais comercial do que industrial, onde, em adição aos processos de graduação e desinfecção, se verifica ainda o descasque e a congelação da castanha. Para além destas operações, não ocorre mais nenhuma transformação física da castanha, à qual, mais nenhum valor de laboração é atribuído.
- Caracterização sensorial de queijo da cabra transmontano DOP com cura extra longa – Avaliação PreliminarPublication . Gomes, Sandra; Mendonça, Álvaro; Neto, Inácio; Sousa, Fernando Ruivo de; Loforte, Yara; Carvalho, Marta Vacas deAvaliação de características sensoriais em queijo de cabra transmontano com cura extra longa com idades de 2, 7 e 12 meses, com recurso a um painel de 7 provadores peritos. Visualmente observou-se que todos os queijos apresentaram forma regular, com a percepção de que oleosidade na crosta e a consistência aumentou com a idade. A pasta dos queijos apresentou-se fechada, com um número reduzido de olhos. A cor acentuouse ligeiramente com a idade. A friabilidade foi mais expressiva nos queijos com maior tempo de cura. Não se percepcionaram diferenças estatísticas significativas no sabor salgado e picante. Os sabores ácido e amargo não foram intensos mas registaram-se variações perceptíveis entre tempos de cura. A apreciação global das amostras não mostrou diferenças estatísticas significativas entre os diferentes tempos de maturação o que consubstancia a manutenção da identidade do queijo.
- A carne de bovino dos Açores - vias para o seu desenvolvimentoPublication . Sousa, Fernando Ruivo de; Fragata, AntónioA IGP “Carne dos Açores” está inscrita no registo europeu das denominações de origem e indicações geográficas desde 2003 mas não tem ainda presença no mercado. O presente artigo destina-se a contribuir para o esclarecimento das vias de desenvolvimento da indicação geográfica protegida “Carne dos Açores” (IGP). No tratamento da informação recolhida nas nove ilhas da Região Autónoma dos Açores usou-se a análise SWOT, que é um instrumento muito utilizado em “iniciativas de comercialização” para avaliar as principais forças, fraquezas, oportunidades e riscos de um dado produto ou fileira. No artigo é realizado um diagnóstico de situação, baseado nas observações realizadas no terreno e à luz dos conhecimentos actuais sobre a qualidade da carne, são apresentadas propostas relativas às alterações a introduzir no actual caderno de especificações da IGP e, por fim, são expostas propostas e sugestões para uma nova governação da "Carne dos Açores".
- Characterization of collagen and fatty acid composition of “Carne Mirandesa-PDO” vealPublication . Galvão, Lurdes; Moreira, Olga; Bessa, Rui; Alves, S.P.; Sousa, Fernando Ruivo de; Ribeiro, José Ramalho; Alves, VirgílioThe objective of this study was to evaluate chemical parameters related to meat quality, contributing to a better characterization of “Carne Mirandesa-PDO” veal. This study was made in three farms, from the Northeast region of Portugal (PG, FA1 and FA2), where calves were raised permanently indoors, nurse from their dams overnight, and fed with hay and concentrate made with local ingredients and soybean meal. Twenty five calves were slaughtered at 7 months old. Twenty four hours after slaughter, samples were collected from four different muscles: longissimus dorsi (LD), semimembranosus (SM), gluteus biceps femoris (GB) and triceps brachii caput longum (TBL), vacuum packaged and freeze-dried. Determinations of crude protein (CP), ether extract (EE), collagen and fatty acid were made. Collagen, CP and EE were significantly (p<0.001) affected by muscle type. Fatty acid composition was mostly affected by farm and by muscle type. The SM muscle was poor in saturated fatty acids (14:0, 15:0, 16:0, 17:0 and 18:0) and richer in polyunsaturated fatty acids than the other muscles. The ratio between n-3 and n-6 PUFA observed in this study are close to the usually found for pasture fed animals indicating the healthy value of “Carne-Mirandesa PDO” veal.
- A comercialização da castanhaPublication . Matos, Alda(...) quanto essa abençoada arvore se desfaz em beneficios para o homem! Quer dos seus fructos quer da sua madeira, ella distilla perenne riqueza: “pinga” sempre! (...) mas só mais tarde eu conheci que as suas “pingas”, juntas, produziam grossa chuva de oiro na minha província (Magalhães, 1910:184). À semelhança daquela época, actualmente, a comercialização da castanha vem representando uma das principais receitas das explorações agrícolas do Interior Norte de Portugal. O objectivo subjacente a esta comunicação é o de distinguir um dos recursos endógenos vegetais de excepcional importância, sobretudo no Nordeste Transmontano – a castanha – e sua comercialização. Averiguou-se o perfil do agricultor, bem como os aspectos relacionados com a produção, a concentração e a comercialização do fruto. Isto foi possível não só mediante a análise de dados oficiais, como também, através do contacto directo com os actores intervenientes na fileira. Os aumentos na área e correlativos incrementos da produção da castanha portuguesa, a denominação de origem, o peso das exportações nacionais, o valor comercial intrínseco às espécies monospérmicas transmontanas, a mudança dos hábitos alimentares europeus (que cada vez mais incluem a castanha na sua gastronomia) a ecologia, entre outras potencialidades, justificam plenamente um olhar sobre a fileira da castanha e sua cadeia de valor. Na complexa engrenagem do sistema de comercialização de castanha, os agentes distribuem-se por vários elos da cadeia de valor, incorporando diferentes serviços e funções. Os produtores adoptam entre si múltiplas estratégias na venda da castanha, permanecendo nesta fase, sob a dependência de diversos tipos de intermediários. Os ajuntadores concentram localmente a produção para a venderem por grosso aos armazenistas-exportadores. Estes, distribuem a castanha por lotes de diferentes variedades e calibres e executam o tratamento do fruto (limpeza e desinfestação) para posterior distribuição no mercado interno e externo. Os magusteiros (retalhistas) compram o fruto a granel ao produtor, a fim de o distribuírem no mercado nacional a outros retalhistas de menor dimensão. Os agentes de controlo no destino, residentes essencialmente no Brasil, França, Itália e Espanha, recebem a castanha dos armazenistas e distribuem-na no país de destino. O valor acrescentado obtido com a castanha em Portugal é mais comercial do que industrial. Existe uma preocupação mínima com a transformação da castanha – onde, em adição aos processos de graduação e desinfestação mencionados, se verifica apenas em duas agro-indústrias, o descasque, a despela e a congelação da castanha. Para além destas operações, não ocorre mais nenhuma transformação física do fruto, ao qual, mais nenhum valor de laboração é atribuído. Concluiu-se que, para além dos problemas fitossanitários do castanheiro, da carência de um cadastro, do défice em mão-de-obra, bem como a inexistência de iniciativas associativas por parte dos agricultores, os constrangimentos no elo produtivo poderiam ser atenuados, pela transposição da barreira do individualismo e pela constituição de organismos associativos coesos, por forma a permitirem o aumento do valor acrescentado da castanha na origem. A distribuição de benefícios ao longo da cadeia de valor pouco tem conduzido ao desenvolvimento e diversificação das actividades do agricultor, que poderia integrar, embora de forma limitada, os elos comerciais e industriais que se situam a jusante. As acções a desenvolver no seio da fileira poderiam passar, pois, por uma mudança de atitudes, de modo a gerar consensos entre os vários elos da cadeia de valor, visando sobretudo a selecção das variedades de castanha a produzir (regionais ou normalização dos calibres), os tratamentos a efectuar (via química ou via húmida), a redução da especulação e a dinamização do associativismo.
- Constrangimentos à valorização de produtos agrícolas tradicionais: o caso da castanha de VinhaisPublication . Matos, Alda; Jesus, Lúcia de; Gerry, ChrisEste trabalho insere-se num projecto de investigação subordinado ao tema Identificação, Avaliação, Priorização e Valorização das Potencialidades Agrárias de Trás-os-Montes e Alto Douro (TMAD) financiado pelo Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PAMAF) executado para a Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) pelo Departamento de Economia e Sociologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), durante o período de 1998- -2001. O objectivo subjacente a esta comunicação é o de relevar um dos recursos endógenos de grande importância, a produção de castanha, num dos concelhos em estudo, o concelho de Vinhais. Averiguou-se qual o perfil do agricultor, bem como os aspectos relacionados com a produção, a concentração e a comercialização do fruto. Isto foi possível não só mediante a análise de dados oficiais mas também através do contacto directo com actores intervenientes na fileira. Concluiu-se que para além dos problemas fitossanitários (alastramento da doença da tinta e do cancro) a região (e concelho de Vinhais) tem um grande défice em mão-de- -obra, bem como uma carência em iniciativas associativas por parte dos agricultores, situação que resulta numa distribuição de benefícios ao longo da cadeia de valor que pouco conduz ao desenvolvimento e diversificação das suas actividades.
