ESE - Dissertações de Mestrado Alunos
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESE - Dissertações de Mestrado Alunos por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "10:Reduzir as Desigualdades"
A mostrar 1 - 10 de 22
Resultados por página
Opções de ordenação
- Análise e Intervenção em Apoio e Aconselhamento na Formação e Preparação para a Educação Inclusiva de Professores do Departamento de Expressões num Agrupamento de Escolas na Região de BragançaPublication . Anjos, Tatiana Filipa Soares Dos; Conceição, Carla Isabel Pedroso de Lima da; Santos, Artur Jorge Baptista dosO presente relatório do estágio profissionalizante apresenta, de forma reflexiva e contextualizada, a experiência e os desafios no âmbito da prática profissional do Educador Social, no desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto escolar, com professores do Departamento de Expressões e alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE). O estudo centrou-se na análise da formação e da preparação percecionada por professores do Departamento de Expressões do local de estágio, em relação às necessidades específicas dos alunos, de forma a identificar, explorando conhecimentos e necessidades formativas, as perceções e práticas pedagógicas, de acordo com os normativos legais em vigor no que concerne à educação inclusiva. O estágio assumiu, assim, uma mais-valia como evidência, e teste, daquilo que o Educador Social pode contribuir para e na Educação Inclusiva, dentro do seu perfil profissional e atendendo a uma especialização na área. Além dos contributos de conhecimentos compreensivos e exploratórios sobre os professores do departamento das expressões (música, educação física e educação visual) e a suas perceções face à educação inclusiva. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Inicialmente através da realização de uma revisão sistemática da literatura e análise documental de currículos e formação inicial de professores. E, por fim, de modo a complementar e fundamentar resultados iniciais, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três professores do Departamento de Expressões. Os resultados indicam uma falta de formação inicial e contínua dos professores de Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica e de Educação Física, bem como revelam escassez de recursos humanos e materiais. Apesar destas lacunas significativas, estes professores apresentaram atitudes positivas em relação à inclusão de alunos com NEE. A análise dos dados obtidos, através da revisão sistemática da literatura e das entrevistas semi-estruturadas, permitiu identificar fragilidades ao nível dos conhecimentos específicos e da adaptação de práticas pedagógicas em alunos com NEE. Com base nos dados e conclusões obtidas, revela-se a necessidade de repensar e estudar em maior profundidade a formação inicial dos professores destes grupos, de modo a responder de forma mais eficaz às exigências da Educação Inclusiva.
- Avaliação em Educação Pré-escolar: Conceções dos Profissionais do distrito de Água Grande de São Tomé e PríncipePublication . Quaresma, Vayrsa Coelho da Trindade; Mesquita, Cristina; Fernandes, Esmael Patrício NascimentoA avaliação na educação pré-escolar assume um papel central no acompanhamento do desenvolvimento das crianças, orientando as práticas pedagógicas dos educadores e auxiliares. Ela é predominantemente formativa e recorre a metodologias e instrumentos diversificados que, de forma integrada, constroem documentação sobre o progresso da criança e a qualidade da intervenção educativa. Em São Tomé e Príncipe, a educação pré-escolar, tutelada pelo Estado, é um direito universal, obrigatório e gratuito para crianças dos 4 aos 5 anos. O presente estudo, procurou compreender no geral, as conceções e práticas dos profissionais da educação pré-escolar, sobre a avaliação das crianças que se desenvolvem em contexto de jardins de infância do Distrito de Água Grande, maior distrito na densidade populacional de São Tomé e Príncipe. Com base nos resultados, foi proposto melhorias para o desenvolvimento deste processo considerando abordagens pedagógicas diversas. A investigação adotou uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através da análise documental, aplicação de inquéritos por questionário e realização de entrevistas, envolvendo 114 profissionais de 14 jardins de infância. Os resultados evidenciaram que, embora os profissionais demonstrem conhecimento teórico sobre o processo de avaliação, persistem lacunas significativas nas práticas, nomeadamente na frequência, metodologias, instrumentos utilizados e finalidades atribuídas à avaliação. Verificou-se também a ausência de uma linha de pensamento comum entre os profissionais, associada a desafios como a insuficiência de formação específica, deficientes condições de trabalho, desvalorização profissional e fragilidades nos programas de formação inicial e contínua. Face a estes resultados, propõe-se que futuros estudos aprofundem temáticas como: o impacto da avaliação de desempenho nas práticas pedagógicas, a relação entre formação educativa e qualidade do ensino, a articulação entre teoria e prática na avaliação, o papel da supervisão pedagógica e as lacunas e sinergias nas estruturas de coordenação, orientação e supervisão.
- Barreiras percebidas para a prática de atividade física: um estudo comparativo entre os estudantes do ensino secundário e ensino superiorPublication . Carvalho, António Luís Magalhães; Vasques, Catarina; Magalhães, PedroA prática regular de atividade física proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental. No entanto, esta continua a ser insuficiente entre os jovens, sobretudo na transição do ensino secundário para o ensino superior. O presente estudo teve como objetivo caracterizar e comparar as barreiras percebidas à prática regular de AF por estudantes do ensino secundário e do ensino superior. Para identificar essas barreiras, aplicou-se o questionário ABEF – Autorrelato das Barreiras para a Prática de Educação Física a 411 alunos (127 alunos do Ensino Secundário e 284 estudantes do Ensino Superior). Os principais resultados desta investigação indicam que os estudantes do ensino superior percecionam um maior número de barreiras, destacando-se o Fator 1: Imagem corporal/Ansiedade física social e o Fator 2: Fadiga/Preguiça. Na comparação entre sexos, verificou-se que o sexo feminino apresenta mais barreiras em comparação com o sexo masculino, particularmente nos mesmos fatores. A identificação dos fatores percecionados como barreiras à prática regular de AF permite não só a sua superação, mediante a adoção de estilos de vida mais ativos, como também contribui para a implementação de programas de promoção da atividade física mais eficazes e direcionados às necessidades específicas dos diferentes grupos populacionais.
- O desenvolvimento de competências sociais com crianças em idade escolar: a intervenção do educador socialPublication . Ramalho, Tânia Sofia Rego; Ribeiro, Maria do CéuEste estudo de natureza qualitativa reflete sobre o contributo da intervenção do Educador Social para o desenvolvimento de competências sociais em crianças em idade escolar. O enquadramento teórico baseia-se em perspetivas socioculturais e desenvolvimentistas de autores como Vygotsky, Piaget, Montessori e Bronfenbrenner. A investigação centrou-se na análise de sete atividades socioeducativas realizadas em contexto não formal, numa associação de solidariedade social no norte de Portugal. Estas atividades tiveram como intencionalidade educativa: (i) analisar as perceções das crianças sobre competências sociais; (ii) implementar e avaliar o impacto de atividades promotoras dessas competências e (iii) refletir sobre a relevância da intervenção do Educador Social em contextos não formais e o seu contributo para o desenvolvimento de competências sociais. A recolha de dados realizou através de registos em grelhas de observação, registos das "voz da criança” e “reflexões da investigadora”. Os resultados demonstram que as atividades realizadas em contextos não formais, quando planeadas intencionalmente e acompanhados por técnicos qualificados, favorecem significativamente o desenvolvimento de competências sociais. Estes ambientes promovem experiências educativas marcantes, inclusivas e de grande valor para o desenvolvimento global da criança. Conclui-se que a integração de metodologias participativas e práticas inovadoras nestes contextos potencia a autonomia, o respeito mútuo e a resiliência das crianças, fornecendo-lhes ferramentas essenciais para a sua plena integração e participação social. Este trabalho realça a importância e o reconhecimento do Educador Social enquanto agente de formação e as potencialidades dos contextos não formais enquanto espaços privilegiados na formação holística da criança.
- Desenvolvimento Profissional em Meios Isolados: o Caso dos educadores de infância e auxiliares pedagógicos em São Tomé e PríncipePublication . Adriano, Esmiralda Calonga; Mesquita, Cristina; Fernandes, Esmael Patrício NascimentoA presente dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Inovação em Educação explora os desafios enfrentados por educadores de infância e auxiliares pedagógicos que exercem a sua atividade em contextos rurais e isolados de São Tomé e Príncipe, com foco no distrito de Mé-Zóchi. A investigação parte do reconhecimento de que as condições geográficas, materiais e formativas nestas zonas podem comprometer a qualidade do ambiente educativo e o desenvolvimento das crianças. Adotando uma abordagem metodológica qualitativa de cariz exploratório, o estudo teve como objetivo principal identificar os constrangimentos materiais, formativos e contextuais, analisar o seu impacto no ambiente educativo e nas práticas pedagógicas, compreender as estratégias de resposta dos profissionais, e propor recomendações para a melhoria das condições e práticas. A recolha de dados foi realizada através de um questionário estruturado aplicado a uma amostra intencional de 20 profissionais (80% feminino), com idades predominantemente entre 41-45 anos e experiência profissional consolidada (25% com 6-10 anos, e 40% com mais de 16 anos de experiência). Os dados foram processados com o auxílio da ferramenta Pandas e analisados tematicamente. Os resultados revelam um quadro complexo, onde a precariedade das infraestruturas e a escassez de materiais pedagógicos são problemas sistémicos. Verificou-se que as barreiras de acesso à formação contínua (distância, transporte e financiamento) são significativas, exacerbando o isolamento profissional e limitando a troca de experiências e o crescimento colaborativo. A perceção de uma insuficiência no apoio institucional e na supervisão pedagógica aponta para uma necessidade urgente de intervenção. Contudo, os profissionais demonstram um forte desejo de apoio e uma clara consciência das necessidades de melhoria, recorrendo a estratégias de resiliência e laços comunitários.
- Os Efeitos do Treino Intervalado de Alta Intensidade na Aptidão Física, Composição Corporal e Qualidade de Vida de IdososPublication . Djau, Braima; Monteiro, A.M.O envelhecimento populacional está associado a alterações fisiológicas e funcionais que comprometem a composição corporal, a aptidão física e a qualidade de vida dos idosos. O exercício físico tem sido amplamente recomendado como estratégia não farmacológica para mitigar tais efeitos, embora persistam divergências quanto à modalidade mais eficaz para cada objetivo e população. Nesse contexto, o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) surge como alternativa promissora por combinar eficiência temporal e estímulos fisiológicos de elevada magnitude. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um programa de HIIT sobre a composição corporal, a aptidão funcional e a qualidade de vida em idosos. Trata-se de um ensaio clínico controlado, com 30 semanas de duração, envolvendo idosos distribuídos em grupo experimental (HIIT) e grupo controlo. O protocolo do HIIT foi realizado três vezes por semana, utilizando exercícios com peso corporal, halteres, kettlebells e step, em séries intervaladas de alta intensidade intercaladas por períodos de recuperação ativa. As avaliações incluíram: bioimpedância elétrica (composição corporal), bateria de Rikli e Jones (aptidão funcional) e WHOQOL-bref (qualidade de vida). Os resultados demonstraram reduções significativas no percentual de gordura corporal (p < 0,001) e na gordura visceral (p = 0,03), bem como aumentos no percentual de água corporal (p = 0,004) no grupo experimental em comparação ao controlo. Na aptidão funcional, o HIIT promoveu ganhos relevantes em capacidade aeróbia (p < 0,001), força de membros inferiores (p < 0,001) e flexibilidade (p < 0,001), superando o grupo controlo. Em relação à qualidade de vida, foram identificadas interações significativas nos domínios físico (p < 0,001), psicológico (p < 0,001) e meio ambiente (p < 0,001), indicando impacto positivo do HIIT. Conclui-se que o HIIT, realizado com recursos simples e supervisionado, constitui uma estratégia eficaz e viável para melhorar parâmetros de composição corporal, aptidão funcional e qualidade de vida em idosos, configurando-se como alternativa prática para a promoção da saúde nessa população.
- A Influência do Design Instrucional na Criação de Cursos Online por Mulheres EmpreendedorasPublication . Rosa, Helen Renata de Almeida Lima; Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Bruno F.Esta dissertação investiga o Design Instrucional como suporte essencial para a criação de cursos online, analisando sua aplicabilidade no planeamento, desenvolvimento e implementação de conteúdos educacionais. O estudo busca demonstrar como essa abordagem pode otimizar a estruturação dos cursos, tornando-os mais eficazes e alinhados às necessidades dos alunos e aos objetivos educacionais. Para isso, a pesquisa examina o levantamento de necessidades na produção de conteúdos, a organização pedagógica dos cursos, estratégias de ensino práticas e o uso de tecnologias educacionais. O estudo adota uma abordagem quantitativa, focada em mulheres empreendedoras com experiência na produção de conteúdo digital, mas que ainda não utilizam o design instrucional em seus cursos. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois de uma formação específica sobre o tema. Os resultados indicam que a adoção do design instrucional contribui para a estruturação mais eficiente dos cursos online, impactando diretamente a experiência de aprendizagem. Além disso, evidenciou-se a necessidade de popularizar essa metodologia para ampliar o acesso e a aplicação dessa abordagem entre mulheres empreendedoras. Os resultados reforçam a importância do design instrucional para o desenvolvimento de cursos online, proporcionando uma visão abrangente e multidisciplinar na construção de estratégias educacionais inovadoras. Com base nos resultados, são apresentadas recomendações para a estruturação de cursos mais eficazes, considerando a jornada do aluno, a escolha das plataformas de aprendizagem e a criação de materiais didáticos diversificados.
- A Inteligência Artificial como Instrumento para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Estudo de Caso em Cabo VerdePublication . Pires, Djamila Delgado; Gonçalves, Bruno F.; Mesquita, ElzaEm Cabo Verde, a tecnologia digital tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante no domínio da educação. Nos últimos anos, foram desenvolvidas diversas iniciativas com o intuito de integrar as tecnologias digitais no currículo, contribuindo, assim, para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, a presente investigação centra-se na seguinte questão: Que inovações pode a Inteligência Artificial (IA) introduzir no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em Cabo Verde? Para dar resposta a esta problemática, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar o potencial da IA na personalização do processo de ensino-aprendizagem; (ii) compreender o contributo da IA para a aquisição de conhecimentos pelos estudantes; (iii) identificar ferramentas de IA passíveis de serem utilizadas na dinamização do processo de ensino-aprendizagem; e (iv) explorar aplicações da IA no âmbito da avaliação e do feedback aos estudantes. A metodologia adotada seguiu uma abordagem mista, de natureza qualitativa e quantitativa, recorrendo-se, como instrumento de recolha de dados, ao inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a integração da IA no ensino superior cabo-verdiano constitui ainda uma temática emergente. Verifica-se, contudo, um potencial significativo da IA na personalização do processo educativo, ajustando-o às necessidades individuais dos estudantes, reforçando a necessidade de aprofundar as investigações e de um maior compromisso institucional para promover uma implementação ética e eficaz dessas tecnologias no sistema de ensino superior de Cabo Verde, em particular, por parte das entidades governamentais com responsabilidade na tutela da Educação.
- O Modelo Híbrido de Ensino-aprendizagem: o caso do curso de Mestrado em TIC na Educação e Formação do IPBPublication . Mendonça, Felisberto Gomes; Gonçalves, VítorNas últimas décadas, o avanço tecnológico tem impulsionado profundas transformações nos modelos didático-pedagógicos, com destaque para o modelo de ensino-aprendizagem híbrido (b-learning). Esta modalidade, que conjuga tanto componentes presenciais quanto online, tem vindo a ganhar relevância nos contextos académicos, sobretudo em virtude da pandemia de COVID-19, como alternativa estratégica, adaptando-se às exigências da sociedade, bem como orientando-se para o desenvolvimento de competências técnico-científicas essenciais no século XXI. Foi neste sentido que surgiu o interesse pelo presente estudo, investigando o seu impacto da sua implementação no curso de Mestrado em TIC na Educação e Formação do IPB, visando avaliar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a satisfação dos estudantes, em relação ao mesmo. Através de um estudo de caso, com uma amostra de 22 inquiridos, procedeu-se à recolha de dados qualitativos e quantitativos mediante entrevistas e questionários, posteriormente submetidos a uma análise rigorosa, recorrendo aos softwares WebQDA e SPSS, respetivamente. Realizou-se, igualmente, uma revisão sistemática da literatura referente ao tema em estudo, com recurso ao aplicativo Web Rayyan, fundamentando assim, o referencial teórico. Os resultados alcançados mostraram claramente que este modelo de ensino-aprendizagem ofereceu uma maior flexibilidade e acessibilidade aos estudantes, tendo alcançado uma avaliação positiva no seio da comunidade académica, participante do estudo. Não obstante, identificaram-se áreas de melhoria, nomeadamente no que tange ao suporte técnico, à calendarização e equilíbrio entre as sessões online e presenciais, à formação tecnológica contínua dos docentes, ao apoio técnico aos alunos, e à inovação tecnológica e pedagógica, entre outras. Conclui-se que o modelo híbrido foi eficiente, no contexto do curso estudado, porém requer aperfeiçoamentos contínuos, a fim de tornar a experiência dos estudantes mais satisfatória e a aprendizagem muito mais significativa.
- Mulheres e meninas vítimas de tráfico de seres humanos: a perspetiva dos técnicos sobre estratégias de intervençãoPublication . Talhas, Cátia Clementina; Bergano, SofiaO Tráfico de Seres Humanos diz respeito ao aliciamento através de mentiras e falsas promessas, seguido do recrutamento e transporte para fins de exploração (laboral, sexual, mendicidade, entre outras). Este crime é bastante recorrente a nível mundial e está associado diretamente à pobreza, à ambição, às desigualdades sociais e à precariedade. A pergunta de investigação que está na base deste estudo é “Quais são as perceções dos técnicos que acompanham mulheres e meninas vítimas de Tráfico de Seres Humanos quanto aos desafios e estratégias no processo de intervenção?” e, os objetivos delineados a partir desta pretendem: (i) conhecer as experiências dos técnicos, (ii) identificar os principais obstáculos no acompanhamento às vítimas e (iii) compreender as estratégias utilizadas na resposta a mulheres e meninas vítimas deste crime. A metodologia usada para concretizar os propósitos desta investigação foi a abordagem de cariz qualitativo, especificamente o Estudo Descritivo, realizado a partir de 6 entrevistas semiestruturadas dirigidas a técnicos/profissionais que trabalham com mulheres e meninas vítimas de Tráfico de Seres Humanos. Após a realização das entrevistas os resultados obtidos foram de encontro aos objetivos anteriormente definidos e denotou-se que as principais limitações sentidas pelos técnicos que trabalham com vítimas de Tráfico de Seres Humanos se prendem com obstáculos estruturais e os desafios mais ressaltados foram a precariedade laboral ou insegurança quanto à continuidade dos projetos nos quais trabalham.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
