ESA - Dissertações de Mestrado Alunos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESA - Dissertações de Mestrado Alunos by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Agrárias::Agricultura, Silvicultura e Pescas"
Now showing 1 - 10 of 255
Results Per Page
Sort Options
- Abundance and diversity of the order Coleoptera in vineyards from different wine regions of PortugalPublication . Taranto, Luisa; Pereira, J.A.; Rodrigues, IsabelInsects of the order Coleoptera plays an essential role in managing and enhancing the sustainability of agricultural ecosystems by supporting relevant ecosystem services. Currently, they are the largest group of insects ever described and they are present in almost all agricultural environments. In vineyards, Coleoptera may occupy different ecological niches, highlighting the predatory action of some families against important vine pests. In this sense, the present study aimed to evaluate the abundance and diversity of Coleoptera’s families and species of Coccinellidae in the vine canopy and vegetation cover of vineyards from different Portuguese Wine Regions, namely, Bairrada, Beira Interior, Douro, Península de Setúbal, Trás-os-Montes, and Vinhos Verdes. For this, in 2019, on three different periods (July, September, and October), the vegetation cover of 36 vineyards scattered in the different wine regions were sampled. For each plot, 20 samples were collected, ten in the canopy and ten on the vegetation cover, using the sweeping technique. In total 2954 Coleoptera individuals were collected belonging to 36 families, among these, 315 were Coccinellidae grouped in 22 species. The most abundant families were Chrysomelidae, Coccinellidae and Latridiidae. For Coccinellidae species, the most observed ones were Scymnus apetzi, Scymnus interruptus and Coccinella septempunctata. Results points toward a higher abundance of Coleoptera families and Coccinellidae species at the Douro Region. Most specimens were concentrated in July and at the vegetation cover, for all the Wine Regions. Vegetation cover was found to have a great importance in Coleoptera and Coccinellidae refugee and performance shelter as a microhabitat within the vineyards. The diversity index of Coleoptera indicates a higher diversity in July at Douro grapevines. Also, for Coccinellidae species, the higher diversity in canopy and in vegetation cover was observed in July and September, respectively in the same region. Further studies on pests and natural enemies’ dynamics, the use of different variables and increase sampling dates should address non explained patterns in this study.
- Adubação com azoto, fósforo, potássio e boro num lameiro de Trás-os-MontesPublication . Insumbo, Crodinilson; Rodrigues, M.A.; Arrobas, MargaridaOs lameiros são a base da atividade pecuária na região de Trás-os-Montes através de pastoreio e corte de feno. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da fertilização de um lameiro na produção de matéria seca, no conteúdo em nutrientes na biomassa e na fertilidade do solo. O ensaio foi instalado na Primavera de 2013, tendo recebido anualmente o equivalente a 80 kg de azoto, 100 kg de potássio (K2O), 150 kg de fósforo (P2O5) e 3 kg de boro até à primavera de 2020. A aplicação de azoto aumentou significativamente a produção de matéria seca relativamente a qualquer um dos outros tratamentos. A testemunha não fertilizada originou valores significativamente mais baixos que os tratamentos que receberam fósforo, potássio ou boro. De uma maneira geral, a biomassa de um dado tratamento mostrou-se mais rica no nutriente aplicado nesse tratamento. A aplicação de fósforo, potássio e boro aumentaram a concentração desses nutrientes no solo. A matéria orgânica e o conteúdo em nutrientes no solo foram mais elevados na camada superficial, enquanto o pH se apresentou alcalino na camada superficial.
- Alternativas de sistemas de condução na casta loureiro (Vitis vinifera L.) com vista a uma viticultura sustentável na região dos vinhos verdesPublication . Pinheiro, Clara Daniela da Silva; Ribeiro, A.C.; Castro, Rogério Albino Neves deA sustentabilidade da produção de vinhos é definida pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) como a estratégia global que inclui todas as etapas do ciclo produtivo do vinho desde a produção das uvas. Consideram ainda a sustentabilidade económica das estruturas e territórios, da produção de produtos de qualidade, tendo em conta os requisitos de uma viticultura sustentável, riscos ambientais, produção segura, saúde do consumidor e valorização da herança histórica, cultural, ecológica e aspetos paisagísticos. Esta dissertação tem como objetivo principal o estudo de diferentes formas de condução da casta Loureiro (Vitis vinifera L.) com a finalidade de se proceder à total mecanização da vinha: desde a poda até à vindima. Definiram-se 3 blocos onde se realizou a poda das 4 diferentes formas de condução. As modalidades idealizadas são: Mecânica Alta, Mecânica com Arames, LYS e Mecânica sem Arames. Os resultados mostram que em termos da evolução dos estados fenológicos não se registaram diferenças entre as modalidades; as modalidades LYS e MSA foram as que obtiveram maior taxa de abrolhamento; a modalidade MCA obteve o maior IFP; no parâmetro mais importante, a produção a modalidade LYS foi aquela em que obtivemos a maior produção apesar de que nas outras modalidades, a produção ficou perto das 30 t/ha, bem acima dos limites de produção da região dos Vinhos Verdes. As modalidades apresentadas neste trabalho estão devidamente adaptadas para a total mecanização dos processos desde a poda até à vindima, sem perda de qualidade das uvas e do vinho. Apesar dos bons resultados, a modalidade sem arames vai ser alterada, devido à dificuldade de trabalho sentida durante o ensaio.
- Análise da influência de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em relação a qualidade do ar em zonas industriais – Estudo de caso em Bragança-PTPublication . Martins, Renata Kércia Moreira; Gonçalves, Artur; Feliciano, Manuel; Brianezi, DanielAs Soluções Baseadas na Natureza (SBN), definidas como ações inspiradas em sistemas naturais e que possuem a finalidade de promover os benefícios ecossistémicos, podem ser utilizadas como uma forma de mitigar os efeitos adversos gerados pela expansão e desenvolvimento das zonas industriais urbanas. Nesse sentido, esta pesquisa buscou analisar a influência das SBN, com foco nos efeitos da vegetação arbórea, da zona industrial de Bragança (PT), na absorção de carbono e na qualidade do ar, a partir de modelações e simulações microclimáticas em dois software, i-Tree e ENVI-met, podendo-se assim comparar o uso de ambas as ferramentas. A metodologia da pesquisa baseou-se na criação e simulação de três cenários: Cenário 0, que não incluiu a presença do elemento arbóreo; Cenário 1, correspondente à situação atual da área de estudo; e Cenário 2, que representa uma proposta de introdução de uma zona verde no local. Assim, a partir dos dados primários coletados em campo e dados secundários meteorológicos, foram realizadas simulações para o ano de 2022 e para o ano de 2052, a fim de se comparar os efeitos da vegetação ao longo do tempo. Os resultados obtidos comprovaram que a existência de vegetação arbórea em áreas industriais contribui para a absorção e armazenamento de CO2, assim como para a melhoria da qualidade do ar, em especial a amenização da temperatura e remoção de poluentes atmosféricos. Também se comprovou que quanto maior o grau de desenvolvimento da vegetação urbana, maiores os benefícios ecossistémicos alcançados. Em termos quantitativos, as simulações mostraram que a inserção de vegetação em zonas industriais pode duplicar a remoção de poluentes e a absorção de CO2 anual, e incrementar em aproximadamente 40% o armazenamento de CO2. Já em termos de fluxo de CO2, estima-se que a absorção de um determinado local pode alcançar um incremento de até 200%. Em relação ao uso dos dois software, constatou-se que a comparação direta dos resultados não é facilmente alcançável, pois enquanto o i-Tree fornece análises globais, anuais e mensais, a partir de uma interface mais simples e acessível, o ENVI-met permite a simulação horária de cada dia do ano a partir de um sistema mais complexo, robusto, fornecendo resultados mais detalhados. O uso de cada um deles dependerá do objetivo da pesquisa, sendo que ambos podem ser utilizados para mensuração dos benefícios da vegetação urbana.
- Análise de cálcio, potássio e sódio em águas naturais: sistema potenciométrico de multisensoresPublication . Guardezi, Jessica Sibila; Dias, L.G.; Mees, Juliana B.Os metais como cálcio, potássio e sódio, contribuem significativamente para a qualidade das águas e manutenção dos meios abíoticos. As concentrações desses iões em águas podem ser atribuídas devido ao acontecimento de lixiviação destes e outros elementos no solo, bem como de atividades antrópicas (resíduos industriais e/ou agrícolas). A diferença nas concentrações dadas por cada um dos processos, está relacionada com o quantitativo do impacto e a duração. Os iões cálcio, potássio e sódio devem estar presentes em água em concentrações ideais para suprir as necessidades do ser humano, porém águas contendo elevadas concentrações desses e outros metais podem causar danos à saúde humana. O cálcio bem como outros elementos são importantes para a manutenção da saúde humana, entretanto, a ingestão não controlada desses compostos podem afetar a saúde humana. Após o cálcio e fósforo, o potássio é o elemento encontrado em maiores concentrações no corpo humano, estando presente nos tecidos e orgãos, porém, se em altas concentrações pode causar problemas/falhas nos rins. DeZuane (1997) refere que o efeito do potássio em águas potáveis é insignificante para chegar a causar problemas na saúde humana. Já o sódio é considerado um elemento que deve ser controlado pois o consumo de elevadas quantidades pode desencadear falhas renais, circulatórias e problemas cardíacos. Os ambientes aquáticos são altamente heterogêneos e dinâmicos e, por isso, o desenvolvimento de ferramentas analíticas para a monitorização in-situ de ecossistemas aquáticos é importante para substituir as análises laboratoriais tradicionais baseadas em amostragens periódicas. Neste âmbito, o principal objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação de um sistema potenciométrico de multisensores, construído em laboratório, na análise simultânea de 3 iões metálicos (cálcio, potássio e sódio) em amostras de água naturais de diferentes origens (águas de rio, mar e potável da rede pública e comerciais). Para validar os resultados do sistema potenciométrico, as águas naturais foram também analisadas por técnicas analíticas de referência, a espectrofotometria de absorção atómica e de emissão atómica.
- Análise de variáveis de gestão ambiental em parques industriais - o caso de estudo da zona industrial de Mirandela, PortugalPublication . Ianela, Milena Clarindo; Gonçalves, Artur; Feliciano, Manuel; Corneli, Vanessa MedeirosO presente trabalho consistiu na aplicação da voltametria cíclica como ferramenta analítica para a discriminação de amostras de méis, com o objetivo de se estabelecer uma técnica rápida, simples e barata em estudos futuros de análise de qualidade e autenticidade de méis. Para este propósito, o estudo envolveu a construção de eléctrodos de trabalho compósitos de grafite sem e com a adição de nanopartículas (NiO) que foram testados no seu desempenho analítico e comparados com os eléctrodos de trabalho de platina e carbono vítreo (eléctrodos comerciais), usando voltametria cíclica. Estes testes envolveram a análise de uma solução redox, de reação reversível, e a discriminação de cinco amostras de mel comerciais (caracterizadas no seu perfil polínico e cor). O método estatístico multivariado para comparação do desempenho analítico de cada eléctrodo na discriminação dos 5 méis selecionado foi o método de análise discriminante dos mínimos quadrados parciais (PLS-DA). A implentação deste método foi o segundo propósito deste estudo, tendo-se estabelecido critérios para a seleção do melhor modelo e avaliação da robustez na previsão da classificação das amostras. Neste estudo testaram-se também pré-tratamentos dos voltamogramas cíclicos para otimizar os modelos de previsão (escalonamento, 1ª e 2ª derivadas). Os melhores modelos PLS-DA obtidos para os 4 eléctrodos testados mostraram resultados com sensibilidade e seletividade acima de 97%, indicando que apenas 1 amostra analisada no total de 40 análises (cada mel foi analisado 9 vezes) foi mal classificada nos modelos selecionados. O elétrodo de grafite foi o que permitiu obter o modelo PLS-DA mais simples (6 componentes) usando os dados originais dos voltamogramas cíclicos. Os resultados obtidos mostraram um cenário positivo para a análise voltamétrica cíclica, afirmando de que a mesma permite fazer a discriminação das amostras de mel e que poderá ser uma ferramenta adequada para a análise qualitativa deste produto.
- Análise do ciclo de vida da compostagem de Eichhornia Crassipes – Jacinto d’águaPublication . Paula, Marcella Gonçalves de; Gonçalves, Artur; Kreutz, CristianeEichhornia crassipes é uma planta aquática tipo erva pertence à família Pontederiaceae, nativa da América do Sul e popularmente conhecida como “jacinto d’água” ou “aguapé”. Encontrada nos cinco continentes, e em mais de 50 países esta invasora de lagos, lagoas e qualquer zonas úmidas formam rapidamente densos tapetes flutuantes, favorecendo a eutrofização. Devido a possibilidade desta espécie ser utilizada como adubo verde, sua compostagem é uma opção de combate. A compostagem gera impactos ambientais que necessitam ser mensurados. Portanto, o objetivo da presente dissertação é utilizar a análise de ciclo de vida como ferramenta para calcular os impactos gerados pela compostagem, realizada sob direcionamento do Projeto BioComp. 2.0, com o propósito de obter novos métodos de combate à invasora na Região Centro de Portugal. Para tal foi realizada uma análise cradle-to-gate utilizado a metodologia descrita na ISO 14040, fazendo uso do software GaBi profissional, analisando as seguintes categorias de impacto: Acidificação; Eutrofização; Depleção do ozônio estratosférico; Formação de foto-oxidantes; Potencial de aquecimento global, e; Potencial do global excluindo o carbono biogênico. Estas categorias foram analisadas utilizando o método CML 2001. Os resultados obtidos demonstraram que a colheita do jacinto é a etapa que influência mais categorias de impacto, devido ao elevado consumo de diesel, os transportes foram o segundo processo com maiores influências seguido pelo processo de compostagem. Os resultados indicaram que a compostagem é um destino ambientalmente correto, visto os malefícios que a invasora traz ao ambiente quando está no corpo d´água e por ser uma técnica que não irá dissemina-la. Estudos futuros com fronteiras de análise ampliados devem ser realizado para comprovar esse benefício.
- Análise do ciclo de vida da tração animal em três diferentes cenários de manejo florestalPublication . Sia, Nathalia Bordon Pironato; Gonçalves, Artur; Rodrigues, João Brandão; Kreutz, CristianeSabendo das crescentes preocupações ambientais no setor florestal, a utilização da tração animal é vista como um contributo mais favorável para o ambiente em comparação a tração mecânica. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o uso da tração animal em três diferentes cenários de manejo florestal por meio da análise de ciclo de vida, uma ferramenta de extrema importância para se estimar os impactos ambientais relacionados à um processo ou produto. Dados primários foram adotados de uma atividade prática realizada em campo e que serviu de base para a elaboração dos cenários de manejo florestal utilizando a tração animal, a tração mecânica e uma opção mista. A pesquisa revelou que a tração animal proporciona uma notável redução de 56% nas emissões de CO2 em comparação com a tração mecânica, devido à sua menor dependência de combustíveis fósseis. Os resultados estimam-se que o cenário com a tração animal e o cenário misto mecanizado-animal, contribuíram em menor quantidade para cinco, das seis categorias analisadas, e, o cenário que apresentou o melhor desempenho ambiental dentro do manejo florestal foi o de tração animal. Contudo, a tração animal apresenta desafios, como a dependência de animais e limitações na capacidade de carga. Para mitigar essas limitações, destaca-se a integração de um sistema misto, combinando tração animal e tratores, como uma abordagem equilibrada para reduzir os impactos ambientais. Além disso, enfatizamos a transição para o uso de biodiesel em máquinas florestais como uma estratégia eficaz na redução das emissões de gases de efeito estufa. Independentemente da escolha de abordagem, a gestão florestal sustentável continua sendo essencial.
- Análise do clima urbano da cidade de Bragança e a sua relação com as variáveis de morfologia urbana (2016-2019)Publication . Carvalho, Bernardo Brugger; Gonçalves, Artur; Ribeiro, A.C.; Ferreira, Eduardo NetoO clima urbano resulta da interação direta entre dois grupos de variáveis, as climáticas e antrópicas. O crescente desenvolvimento urbano, ao longo dos anos, com a verticalização das cidades, a impermeabilização do solo e a presença de atividades antrópicas acarretam uma maior libertação de calor e gases poluentes para o ambiente, fazendo com que o clima esteja cada vez mais suscetível a alterações. Desta forma, tais mudanças dão origem a um fenômeno denominado de Efeito de Ilha de Calor Urbano (EICU) que ocorre quando as temperaturas em zonas urbanas são mais elevadas que nas zonas rurais, e ao Efeito da Ilha de Frio, que ocorre quando a temperatura das zonas urbanas é mais baixa face às zonas rurais. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar os dados de temperatura das estações meteorológicas da cidade de Bragança, no período compreendido entre o outono de 2016 até o verão de 2019, e relacioná-los com indicadores de morfologia urbana, como o nível de ocupação do terreno, o Fator de Visão do Céu, a impermeabilização do solo, entre outros, analisando a relação da intensidade do EICU com a morfologia urbana da cidade. Os resultados mostram que o fenômeno do EICU ocorre em todas as zonas climáticas locais (ZCL) da cidade e em todas as estações do ano, com maior intensidade nas estações quentes (primavera e verão) e nas zonas climáticas que apresentam maiores valores de indicadores de morfologia, atingindo uma intensidade média de até 4ºC. Com relação aos indicadores de morfologia urbana e o EICU, através dos métodos estatísticos de Pearson e Kruskal – Wallis foi possível realizar análises entre os grupos de variáveis de morfologia urbana e as tipologias de Zonas Climáticas Locais (ZCL), estabelecendo algumas relações com o EICU. Desta forma, observou-se através do método de Pearson que os indicadores possuem forte correlação e proporcionalidade entre si. Além disso, partindo para a interação entre os indicadores de morfologia e o EICU, pôde-se constatar que a correlação mais forte e significante das variáveis com a intensidade máxima do EICU ocorre no verão e no inverno. Portanto, concluiu-se que as variáveis de morfologia urbana, traduzem diferentes padrões de interação com o clima urbano que apresentam alguma coerência na interpretação das ZCL e exercem influência na intensidade máxima do EICU, principalmente nas estações de temperaturas mais extremas, verão e inverno.
- Análise do potencial de conectividade dos espaços verdes do município de Bragança por meio de corredores ecológicos urbanosPublication . Almeida, Vinicius Chaves de; Cortez, José Paulo; Silva, Maria Madalena Santos daAlguns dos efeitos da Revolução Industrial do século XVIII como, o êxodo rural e o consequente aumento dos processos de urbanização, causaram um desequilíbrio territorial entre o balanço biofísico, o que trouxe consequências urbanísticas para as cidades. A necessidade de mitigação dessas implicações depende de um planeamento urbano sustentável, que considere a integração funcional da infraestrutura urbana com os serviços ecossistémicos prestados pelos espaços verdes. É a partir disso que o conceito de corredores ecológicos se faz necessário, como meio de devolver parte da ligação perdida pelos processos de expansão territorial. Logo, o objetivo deste trabalho consistiu em inventariar os espaços verdes da cidade de Bragança e as suas zonas periféricas, de modo a avaliar a conectividade entre a estrutura verde principal e as áreas adjacentes e permitir a definição de novas espaços verdes com vista à potenciação de corredores ecológicos. Por meio do uso das técnicas de sensoriamento remoto aplicadas ao software QGIS e os seus complementos, foi possível dimensionar os corredores ecológicos para a biodiversidade, a partir da seleção de áreas potenciais para incrementação das áreas verdes e consequente mitigação dos efeitos da fragmentação. O estudo demonstrou que há 12 hectares degradados as margens dos cursos de água que podem ser recuperados, bem como há a possibilidade de interligar os principais fragmentos verdes por meio da inclusão de 262 hectares estrategicamente distribuídos ao longo da área localizada no perímetro urbano de Bragança, o que representaria um aumento de 55,2% quando comparado a parcela de áreas verdes atualmente existentes.