Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Bittencourt, Bernadete de Lourdes

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Inovação social no contexto da agricultura urbana em Florianópolis: o caso do centro de estudos e promoção da agricultura de grupo
    Publication . Ronconi, Luciana Francisco de Abreu; Bittencourt, Bernadete de Lourdes; Lopes, Gabriel Bertimes Di Bernardi
    Pesquisas internacionais revelam que alguns centros urbanos elaboraram estudos para projetar políticas regulatórias relacionadas à agricultura urbana, adotando legislação favorável e reconhecendo a importância da agricultura urbana. Este estudo analisou a inovação social no contexto da agricultura urbana em Florianópolis, utilizando o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro como objeto de estudo. O Cepagro, a partir de suas redes formadas por diferentes atores, tem colocado o tema da agricultura urbana em debate e contribuído para que importantes dispositivos legais promovam inovação social no território, articulando discussões e desenvolvido ações em torno do tema da agricultura urbana e segurança alimentar. Resultados do estudo qualitativo revelaram que a atuação do Cepagro constituiu importantes inovações sociais no território, articulando agricultura urbana, segurança alimentar e desenvolvimento comunitário, além de colaborar com a elaboração e implementação de políticas públicas para o setor e estar nos espaços de representação dos conselhos de políticas públicas da cidade.
  • A evolução das políticas de desenvolvimento rural com foco na inovação social - da criação da pac às smart villages
    Publication . Pereira, Ana Rita; Bittencourt, Bernadete de Lourdes
    Na tentativa de incrementar a produtividade agrícola e garantir segurança alimentar da Europa, devastada pela Segunda Guerra Mundial, foi criada a PAC, em 1962. Após sucessivos programas e reformas, os objetivos orientados para a inovação, em especial para a Inovação Social (IS), sustentabilidade ambiental e o uso das plataformas digitais fazem parte o conjunto de medidas que norteiam a Estratégia Europa 2020 e a PAC 2021-2017. Estes focam a resiliência e competitividade dos territórios como um propósito. Deste modo, o objetivo deste artigo é elencar um conjunto de programas e políticas e desenvolvimento rural que foram sendo levadas a cabo ao longo dos anos, com vista a solucionar desafios sociais das áreas rurais, bem como compreender de que forma a IS pode ajudar a dar-lhes resposta. Para além disto, focar-se-ão as metas da transição digital e a criação das Smart Villages como possíveis instrumentos de transformação social. Neste sentido, o desenvolvimento rural é um instrumento essencial para alcançar o objetivo de coesão territorial europeu e a IS pelos méritos que lhe são reconhecidos um aliado. Este artigo reconhecerá cronologicamente os avanços políticos e institucionais ligados ao desenvolvimento rural e o potencial da IS para os qualificar.
  • As matrículas de estudantes com altas habilidade e superdotação: eficácia da política pública?
    Publication . Kravicz, Daniel; Bittencourt, Bernadete de Lourdes; Rasoto, Vanessa Ishikawa
    O Brasil é um dos pioneiros na legislação e reconhecimento do fenômeno multifacetado das altas habilidades ou superdotação (AH/SD). Todavia, os dados de matrículas de estudantes AH/SD não refletem o pioneirismo, fato evidenciado pelo baixo índice de identificação e atendimento educacional. Destaca-se, assim, a emergência de estudos científicos sobre os resultados dessas políticas públicas. Assim, o objetivo do ensaio é, a partir dos dados do censo escolar da educação básica de 2011 até 2021, realizar uma análise descritiva e exploratória da eficiência da política pública do Município de Matinhos na identificação e atendimento dos estudantes AH/SD. Dentre os resultados, constata-se que a situação de Matinhos é semelhante às realidades estadual e nacional, face o baixo número de matrículas de estudantes AH/SD. Percebe-se, ainda, que o censo não realiza a distinção das matrículas na rede municipal e estadual, bem como que ambos os entes federativos não possuem diálogo institucional.
  • Sobredotação: o caso da governança municipal da educação brasileira e portuguesa
    Publication . Kravicz, Daniel; Bittencourt, Bernadete de Lourdes; Rasoto, Vanessa Ishikawa
    Foram estudadas as políticas públicas de educação e a governança destinados aos sobredotados, no Brasil e em Portugal. O objetivo do ensaio é, a partir de uma revisão bibliográfica, obter os mecanismos básicos de governança das políticas públicas destinados ao atendimento dos sobredotados. Dentre os resultados, constata-se que os municípios adotam políticas públicas diferentes, apesar das características centralizadoras do Brasil e Portugal. Conclui-se que a abordagem de governança são distintas e decorrentes das soluções locais para atendimento do fenômeno.
  • Análise do sistema de ensino brasileiro e português na sociedade do conhecimento
    Publication . Kravicz, Daniel; Bittencourt, Bernadete de Lourdes; Rasoto, Vanessa Ishikawa
    A sociedade do conhecimento carece de capital humano e o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimento. A proliferação da indústria exigiu que fosse formado um conjunto de trabalhadores aptos a exercerem atividades fabris de modo ordenado, disciplinado e servil. Assim, ao longo do tempo, os capitalistas entenderam que a eficiência da produção dependia da organização escolar e dos processos educativos. Desse modo, o objetivo do presente artigo é investigar a relação trabalho-escola, delinear o contexto econômico neoliberal e a organização dos sistemas de ensino do Brasil e de Portugal. Dentre os resultados constatou-se que o Brasil e Portugal oferecem doze anos de escolaridade e que dividem o ensino em básico, secundário e superior; o que reflete a necessidade de formação de trabalhadores para a sociedade de mercado. O Brasil oferece educação pré-escolar e educação básica, obrigatória e gratuita, dos 4 aos 17 anos de idade e Portugal oferta educação básica e obrigatória dos 6 aos 18 anos de idade, cessando a obrigatoriedade ao completar 12 anos de estudo ou aos 18 anos de idade. Em termos de educação de jovens e adultos o Brasil oferece ensino gratuito, algo não evidente na legislação portuguesa. Observou-se que a equivalência educacional possibilita matrículas de brasileiros no sistema de ensino português com flutuações migratórias ao longo dos anos e que existe a bifurcação encontrada no referencial teórico: ensino fundamental/básico voltado ao mínimo necessário para inserção no mercado de trabalho, com relação implícita, e ensino médio/secundário com relação direta ao trabalho.
  • Social innovation ecosystem - focus on public policy - a case study of the Aveiro Region, Portugal
    Publication . Pereira, Ana Rita; Bittencourt, Bernadete de Lourdes
    Social innovation has progressively occupied a prominence place in supranational, national, and increasingly regional and local political action. It is with this scenario by the literature review and research by national, regional, and local strategic documents that the profile of public policy support in the Aveiro Region (NUTSIII) is obtained. In the Central Region, the University of Aveiro and other entities has been working in partnership with the Regional and Local Authorities to promote the Social Innovation Ecosystem, however, without the expected intensity in the involvement and training of the local community.
  • Diáspora académica e política de internacionalização da UFPR
    Publication . Kravicz, Daniel; Bittencourt, Bernadete de Lourdes
    A internacionalização por meio de parceiras internacionais e colaborações científicas é uma alternativa estratégica para mobilização e aproveitamento da diáspora acadêmica. Em 2018 a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovou a Política de Internacionalização contendo estratégias e os fatores para a implementação e execução da política principalmente com o engajamento explícito com instituições estrangeiras de caráter tecnológico. Através de uma revisão da literatura referente a estratégia de internacionalização e estratégias de mobilização da diáspora, almeja-se obter os resultados da política de internacionalização da UTFPR em Portugal. Os dados secundários revelam que, aproximadamente, 266 alunos de pós-graduação aprovaram dissertações com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).