Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 35
  • Termalismo sénior: qualidade de vida e qualidade do sono
    Publication . Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Alves, Maria José; Ramos, Olga Moura
    O termalismo esteve sempre associado a tratamentos de saúde, com função curativa, baseados em recursos naturais. Em Portugal, existe legislação que define termalismo, como o uso da água mineral natural e outros meios complementares para fins de prevenção, terapêutica, reabilitação ou bem-estar. A qualidade do sono assume um papel preponderante na regulação e restauração das funções biológicas dos indivíduos, tendo um impacto significativo na qualidade de vida. Ao nível cognitivo e neurológico, a qualidade do sono interfere com a capacidade de processamento das emoções, o que pode levar a alterações do humor e do comportamento.
  • Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativa
    Publication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    A dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperativo que os profissionais que trabalham em cuidados paliativos sejam detentores de competências humanísticas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humanística do cuidado, as quais enfatizam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holístico, indo além das necessidades físicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais.
  • A espiritualidade enquanto técnica de enfrentamento em oncologia: revisão integrativa da literatura
    Publication . Oliveira, Sandra Daniela Gil; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria
    A dimensão da espiritualidade, no seio profissional e académico, continua envolta por uma certa negação, vergonha e incompreensão. Porém, a sua utilização como forma de enfrentamento da doença crónica tem sido alvo de grande interesse, especialmente no que concerne ao doente com cancro. Contudo, a sua verdadeira contribuição para estes doentes permanece muito vaga, podendo resultar na negligência da vertente biopsicossocioespiritual e, consequentemente, da dignidade enquanto Ser Humano
  • Saúde mental de residentes em contexto rural
    Publication . Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José; Ramos, Olga Moura
    A saúde mental positiva (SMP) diz respeito ao conjunto de caraterísticas psicossociais positivas (satisfação pessoal, atitude pró-social, autocontrolo, autonomia, resolução de problemas e habilidades de relação interpessoal) que, além de permitir à pessoa ter uma vida plena e harmónica consigo e com a sociedade, protegem-na face ao desenvolvimento da patologia. As pessoas desfrutam de uma SMP quando conseguem equilibrar o que esperam da vida e aquilo que recebem da mesma, disfrutando de um sentimento de felicidade.
  • Gamificação em saúde: epiware
    Publication . Anes, Eugénia; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    Organização Mundial da Saúde estima que 8 em cada 1000 pessoas em todo o mundo tenham epilepsia, e a prevalência desta doença em países em desenvolvimento é mais elevada quando comparada com a de países desenvolvidos. Embora a epilepsia seja uma das patologias . neurológicas mais prevalentes, ainda é cercada por preconceitos, estigma, falta de consciencialização e atitudes erróneas da população para com a doença. Estudantes universitários com epilepsia podem enfrentar desafios únicos no ambiente académico. Objetivos: mapear bibliografia sobre o estigma e atitudes dos estudantes do ensino superior sobre epilepsia e propor estratégias de gamificação de promoção da literacia em epilepsia.
  • O papel da liderança na satisfação profissional: um estudo empírico em enfermeiros na prática clínica em organizações de saúde
    Publication . Sá, José Alberto Fernandes Traila Monteiro de; Ramos, Olga Moura; Gomes, Jacinta Maria Alves Pisco; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    A literatura evidencia que os estilos de liderança formal podem ter influência no desempenho profissional e no alcance dos objetivos organizacionais. A liderança transformacional está associada à satisfação no trabalho, sendo que os líderes em enfermagem podem contribuir para a satisfação profissional através da demonstração de comportamentos inspiradores e motivadores (Specchia et al., 2021).
  • Qualidade de vida numa população adulta com Diabetes Mellitus
    Publication . Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José; Ramos, Olga Moura
    A diabetes Mellitus é uma doença crónica cuja prevalência tem aumentado ao longo dos anos. Esta patologia poderá ter impacto na qualidade de vida e nas atividades de vida diárias dos indivíduos. Caracterizar a população em estudo nas variáveis sociodemográficas e clínica; avaliar a qualidade de vida de adultos com diabetes
  • Processo de envelhecimento gratificante felicidade e afetividade
    Publication . Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    Pretende-se com este capítulo, refletir acerca do processo do envelhecimento gratificante, o qual inclui a satisfação com a vida, o bem estar geral, a felicidade e os afetos. O envelhecer é um processo dinâmico, progressivo e inevitável, ocorre de forma natural, gradual, previsível e irreversível, sendo comum a todos, porém não é homogéneo, provocando não só mudanças e transformações ao longo da vida, envolvendo também diferenciação, crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Nesta perspetiva multidimensional, o processo de envelhecer decorre da correlação de múltiplos processos de desenvolvimento, sendo influenciado por diversos fatores (biológicos, sociais e psicológicos) que interagem de modo constante. O conceito de envelhecimento gratificante é um termo por nós usado quando nos referimos ao processo de envelhecimento. Este conceito agrega a ideia do processo de envelhecer como uma experiência positiva, uma vida mais longa, acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. Esta ideia encontra sintonia no conceito de Envelhecimento Ativo, proposto pela Organização Mundial da Saúde, na década de 90, adotando o termo “envelhecimento ativo” para identificar o envelhecimento como um processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. O envelhecer de forma ativa e gratificante apoia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Com a emergência da Gerontologia, e enquanto docentes do curso de licenciatura em Gerontologia e do curso de mestrado em Envelhecimento Ativo, temos investigado aspetos positivos do envelhecimento saudável e gratificante e o potencial para o desenvolvimento de estratégias adaptativas bem-sucedidas. Parece-nos urgente olharmos para os mais velhos como sujeitos capazes de vivenciarem sentimentos de autorrealização e de felicidade. É baseado nesta premissa que orientamos a nossa prática pedagógica e a nossa prática clínica, enquanto especialistas em Psicogerontologia, refletindo-se a mesma na organização deste capítulo.
  • Satisfação profissional e intenção de turnover: um estudo em enfermeiros portugueses
    Publication . Ramos, Olga Moura; Sá, José Alberto Fernandes Traila Monteiro de; Gomes, Jacinta Maria Alves Pisco; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    O turnover em enfermagem concerne à tendência para o enfermeiro abandonar o local de trabalho, quer esta intenção resulte de vontade própria ou de estratégias organizacionais (Liu et al., 2023). A retenção de enfermeiros competentes, com elevada satisfação profissional e comprometidos com a organização é determinante para o crescimento e o sucesso das organizações de saúde (Kim & Kim, 2021)
  • Musicar + paliar = bem-estar: uma abordagem exploratória
    Publication . Alves, Vasco; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Baptista, Gorete
    O projeto tem por objetivo, promover a colaboração institucional no desenvolvimento de práticas comunitárias; o bem-estar dos doentes, família e profissionais; experiências de aprendizagem significativas fora do contexto educativo formal. Método, estudo exploratório, implementação de projeto num contexto sócio regional em matéria de “Música em Cuidados Paliativos”, metodologia de investigação-ação. A ação, decorrente de um protocolo de cooperação estabelecido entre uma instituição de ensino superior e uma unidade local de saúde, desenvolvido por estudantes do curso superior de Música numa unidade de Cuidados Paliativos. Resultados, sugerem de modo inequívoco que as atividades musicais performativas foram reconhecidas como sendo portadoras de benefícios mútuos, para a formação dos estudantes e para a humanização daquele ambiente hospitalar. Ficou evidenciado que os utentes, familiares e profissionais de saúde consideraram as iniciativas artísticas relacionadas a aspetos emocionais como a “Alegria” e “Prazer”.