Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 33
  • Profesores y escuelas: la imagen social de los profesores de la enseñanza básica en Portugal
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    El presente trabajo ha buscado evidenciar los factores que desafían la profesionalidad docente y que influyen en la imagen social de la profesión, teniendo en referencia la situación de los profesores de la enseñanza básica en el Portugal contemporáneo. Se ha tentado entender en qué medida las transformaciones sociales se han reflejado en la escuela portuguesa y en el paradigma de desempeño de los profesores. Para qué nuevos papeles, nuevas responsabilidades, nuevas relaciones sociales, ¿son convocados? ¿Qué cambios se verifican al nivel de la concepción de la profesión, de su imagen pública y de las condiciones de ejercicio profesional? Estas cuestiones, centradas en el desenmascaramiento del ethos de la profesión e imagen social, motivaron este estudio desarrollado alrededor de los principales problemas, dilemas y desafíos éticos de la profesión, destacando aún los fenómenos de reconocimiento y visibilidad social, considerando las percepciones de los propios docentes y la percepción de otros actores de la esfera pública.
  • As nossas escolas do 1º Ciclo: o que foram : o que são
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    Investigação realizada no âmbito do Programa de Doutoramento em Teoria e História da Educação e na qual procurámos reflectir sobre a arquitectura escolar das Escolas de 1º CEB do concelho de Bragança, tentando perceber o que foram e como evoluiram ao longo de décadas. De forma breve, analisamos algumas escolas de Castilla e León no sentido de compreender as diferenças existentes entre os espaços escolares de Espanha e Portugal
  • Ser professor: uma (pre)ocupação legislativa?
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Lopes, Maria Azevedo de
    O objetivo desta comunicação centrou-se na análise das recomendações produzidas pelo Conselho Nacional de Educação sobre a condição docente e as políticas educativas, publicadas em dezembro de 2016.
  • Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    o presente estudo que agora se publica foi realizado nos anos lectivos de 1997/ /98 e 1998/99 e faz parte da dissertação de mestrado, apresentado no ano de 2000. na Universidade Portucalense, com a orientação do Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho. da Universidade de Letras do Porto. O mesmo, pretendia anaJisar os problemas de desenvolvimento da identidade profissional dos professores da educação pré-escolar e do 1.0 ciclo do ensino básico que trabalham em contextos geográficos marcados pelo isolamento. Neste sentido, a nossa pesquisa terá como universo de análise os professores e educadores que exercem a sua actividade profissional no distrito de Bragança. A questão que se nos colocou foi a de saber como pode o professor que trabalha em contextos marcados pelo isolamento processar toda a infonnação, permanecer actuaJizado, desenvolver laços de colegialidade e ensinar a aprender a fazer face à incerteza, à complexidade do presente e à imprevisibilidade do futuro? Na tentativa de responder a estas preocupações procuraremos averiguar, em que medida o isolamento geográfico afecta o processo de desenvolvimento da identidade profissional, atendendo à necessidade de construção de uma escola capaz de responder aos imperativos de uma educação para todos e durante toda a vida, tal como é preconizado pela UNESCO nas suas recomendações sobre a educação do Séc. XXI. Assim, vamos evidenciar as especificidades do distrito de Bragança. Tentaremos analisar a situação profissional dos educadores de infância e professores do 1.0 ciclo que trabalham neste distrito, valorizando os seguintes aspectos: condições de trabalho e percepção pessoal em relação à profissão/carreira docente.
  • Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa
    Publication . Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana
    Com este trabalho, pretendeu-se refletir acerca dos contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter», da convivência entre o aluno e o professor na sala de aula, bem como aferir a importância da interação e participação dos diferentes atores do processo educativo.
  • Ensinar: Tarefa de Mulheres?
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    Neste texto pretende-se reflectir a feminização da profissão docente dedicando especial atenção ao caso do nordeste transmontano. Procurámos perceber se esta realidade será perceptível noutros contextos geográficos, nomeadamente na Alemanhã. Nesse sentido, questionámos: Será a profissão professor uma profissão de mulheres? Que razões justificam que uma profissão exercida no feminino seja liderada no masculino?
  • Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria; Alves, Celina Hirondina
    Este trabalho pretendeu compreender os motivos pelos quais existem «crianças de rua», identificando as razões sociais e familiares que estão subjacentes a estas situações.
  • Um olhar reflexivo ao filme «DIVERTI DAMENTE»
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    Este trabalho pretendeu utilizar o cinema como recurso pedagógico no sentido de refletir sobre a importância das emoções, considerando que elas moldam a forma como somos e as nossas prioridades de vida.
  • Memórias da vida de professor em Moçambique: (Re)construção de uma narrativa
    Publication . Bonifácio, Evangelina
    Este texto pretende revisitar a vida e as memórias de um professor que lecionou em Moçambique, entre os anos de 1966-1975. A principal intencionalidade consubstanciou-se na tentativa de recolher informação, testemunhada de viva voz, bem como obter elementos que possibilitassem interpretar as semelhanças ou contrastes entre a realidade da Escola portuguesa e moçambicana, durante o período colonial.
  • Being a teacher in a time of pandemic
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Carvalho, Luísa; Marchão, Amélia; Ratero, Álvaro Nieto; Rebola, Fernando
    This study was conducted in the context of the COVID-19 pandemic and, more specifically, within the research project ‘Teaching and Learning in Times of COVID-19: Teachers’ and Students’ Perceptions in Cross-border Regions’. This study—conducted in Portugal—intended to diagnose the perceptions of basic education teachers and students regarding distance learning (D@L), considering a wide range of variables. This study was developed based on a multi-perspective approach, and data were collected via questionnaire surveys with open- and close-ended questions. In this study, we only intend to understand teachers’ perceptions and, more specifically, issues pertaining to teaching professionalism. The results reflect teachers’ perceptions of the transformations and challenges of D@L, the affirmation and recognition, and the ethical and deontological issues associated with the teaching profession following the educational changes imposed by the pandemic. More concretely, they suggest that D@L was accompanied by transformations or challenges that led to the reconfiguration of teaching and learning processes and contributed to the professional development of the study participants. However, the response trends differed because D@L has enabled the affirmation and social recognition of the teaching profession and raises ethical and deontological questions regarding the participants’ professionalism.