ESE - Dissertações de Mestrado Alunos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - Dissertações de Mestrado Alunos by Subject "1.º CEB"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da competência escrita: a escrita como processo de reinvestimento de saberesPublication . Alves, Rafael Alexandre; Teixeira, Carlos; Martins, PaulaA escrita ocupa um lugar de destaque na sociedade, uma vez que, através desta partilhamos e recebemos informações sobre os mais diversos assuntos. Esta é uma das formas de comunicação mais antigas entre o homem e os acontecimentos que se desenrolam no mundo. A escola tem o papel de assegurar aos alunos o acesso a uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo estratégias que promovam a competência da escrita, por modo a ultrapassar barreiras e resolver problemas com que os alunos se defrontam aquando da elaboração de um texto. Neste enquadramento, surge a presente investigação que procura aprofundar a temática “Desenvolvimento da competência escrita: a escrita como processo de reinvestimento de saberes”, dando resposta aos seguintes objetivos: (i) planificar atividades de escrita que desenvolvam a competência compositiva; (ii) desenvolver nos alunos a capacidade de gerar diferentes possibilidades para a construção do texto, (iii) desenvolver a prática da escrita enquanto processo de construção de saberes e (iv) promover o relacionamento de conteúdos interdisciplinares. O presente estudo seguiu uma linha de cariz qualitativo focada, num primeiro momento, na revisão da literatura através de uma recolha e análise de dados de artigos científicos, livros e trabalhos universitários. Em termos de prática pedagógica, os dados foram recolhidos através de observação participante, usando notas de campo, diário de bordo, registos fotográficos e as produções dos alunos. Pretendese ainda, de uma forma sintética, apresentar as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Estas experiências de ensino e aprendizagem foram sustentadas numa pedagogia ativa e participativa, na qual, os alunos assumiram o principal papel de agentes construtores da sua aprendizagem.
- O Makerspace Como Ambiente Pedagógico Inovador no 1.º CEBPublication . Fernandes, Liliana Marisa da Costa; Meirinhos, ManuelO primeiro Ciclo do Ensino Básico é uma fase crítica no desenvolvimento das crianças, onde a aquisição de conhecimento e competências desempenham um papel fundamental. Nos últimos anos, os makerspaces surgiram como ambientes de aprendizagem inovadores, promovendo a criação prática, a experimentação e a exploração de tecnologias emergentes. O interesse crescente pelos makerspaces é evidenciado pela proliferação destes espaços em escolas, bibliotecas e outros espaços educativos, em todo o mundo, no entanto, apesar do crescente interesse, há uma carência de pesquisas aprofundadas sobre o seu impacto na aprendizagem das crianças em idade escolar. O presente estudo visou contribuir para preencher essa lacuna, investigando o papel e os efeitos dos makerspaces no processo de aprendizagem no 1.º CEB, sendo norteado pelos seguintes objetivos i) compreender a necessidade da emergência de uma escola de competências; ii) compreender a importância das novas propostas pedagógicas emergentes; iii) Compreender a importância da criação de makerspaces; iv) avaliar o impacto dos makerspaces no desenvolvimento de competências; v) verificar o impacto dos makerspaces na motivação das crianças do 1.º CEB para a aprendizagem. e vi) relacionar o envolvimento em makerspaces com o desempenho académico dos alunos. Após a revisão da literatura, seguiu-se uma parte prática, dividida em quatro fases, familiarização com o conceito makerspaces; aquisição, consolidação e aprofundamento de competências; obtenção de produtos a partir de projetos idealizados pelos alunos e, por fim, aferição da evolução dos alunos, através da triangulação dos dados recolhidos. No final deste estudo conseguimos estabelecer uma relação entre a abordagem maker e o aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem, bem como um incremento do seu sucesso académico. A aquisição das competências para o século XXI (Unesco, 2022) revelou-se em crescendo, com a realização das atividades propostas. Em suma, com a realização deste estudo conseguimos provar uma relação intrínseca entre a pedagogia maker e o sucesso académico dos alunos, com impacto relevante na aquisição das competências de autonomia, comunicação, colaboração, resolução de problemas, entre outras. Dada a pertinência do tema, este estudo poderá interessar a professores, entidades com responsabilidade na formação inicial de professores e decisores políticos que queiram integrar esta abordagem em futuras alterações curriculares.
- Prática de Ensino Supervisionada - Conexões matemáticas: centralidade para o desenvolvimento da ação pedagógicaPublication . Alves, Ângela Rita Pereira; Sanches, Angelina; Martins, CristinaMotivadas pela necessidade de enfrentar a relutância em relação à matemática, apresentamos o relatório intitulado "Conexões matemáticas: centralidade para o desenvolvimento da ação pedagógica" desenvolvido em três contextos educativos. A investigação é suportada pelo enquadramento teórico que passa por teorias de desenvolvimento cognitivo, que enfatizam a importância da aprendizagem ativa e social e por abordagens contemporâneas de educação matemática, que defendem a integração de matemática com outras áreas do conhecimento e com situações do mundo real para tornar a aprendizagem mais significativa e relevante para as crianças. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com recolha de dados em ambientes naturais, incluindo notas de campo, observação participante e registos fotográficos, analisando as interações e o desenvolvimento das crianças. A análise dos dados foi realizada de forma reflexiva, contemplando as fases de planificação, interação e reflexão. O estudo investigou o impacto das práticas pedagógicas na aprendizagem das crianças, com foco na questão: "Como desenvolver conexões de matemática com outras áreas do saber e com a realidade em contextos de pré-escolar e 1.º CEB?" Os objetivos incluíram: compreender a importância das conexões matemáticas; desenvolver estratégias para promovê-las; implementar atividades que desafiem as crianças a aplicar conceitos matemáticos de forma crítica e criativa em diferentes contextos e problemas do mundo real; avaliar o impacto das práticas pedagógicas na aprendizagem das crianças; e analisar os dados recolhidos nos três contextos de estágios à luz do enquadramento teórico. As experiências descritas e analisadas neste relatório evidenciam a importância de uma pedagogia lúdica, interativa, contextualizada e interdisciplinar, que conecta o conhecimento da área da matemática às experiências das crianças e à realidade. Ao enfatizar essas conexões, podemos fortalecer a relevância de uma pedagogia que prioriza o desenvolvimento holístico das crianças, preparando-as para os desafios e oportunidades do futuro. Além disso, destaca-se que aprender matemática desde cedo melhora as capacidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico.