ESE - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESE - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- Literacia digital dos professores do ensino secundário: estudo de caso em Cabo VerdePublication . Tino, Constantino Lopes Tavares Garcia; Gonçalves, Bruno F.A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de adaptação no campo educacional, evidenciando a relevância das competências digitais dos professores. O ensino remoto emergencial expôs tanto as deficiências quanto as oportunidades na preparação dos docentes para o uso de tecnologias. Diante desse cenário, os educadores tiveram que desenvolver novas competências digitais para assegurar a continuidade das aulas e manter o envolvimento dos alunos. O presente estudo tem como finalidade: analisar o sistema educativo cabo-verdiano, analisar as TIC na educação cabo-verdiana, examinar os principais recursos educativos existentes online, verificar as soluções propostas pela DNE e implementadas na Escola Secundária Manuel Lopes (ESML) e analisar o impacto do uso de RED fornecidos pela DNE na ESML. A pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos, utilizando o Google Formspara coletar dados entre os professores da Escola Secundária Manuel Lopes (ESML), além de entrevistas com representantes da DNE e da administração da escola. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação docente mais robusta, alinhada ao sistema educativo, com maior apoio na escolha de Recursos Educativos Digitais (RED), melhor acesso a ferramentas e internet, além de um incentivo governamental mais eficaz.
- Sistema de gestão do cadastro predial em Cabo VerdePublication . Fernandes, Maria de Fátima Jesus Rocha; Gonçalves, Bruno F.O Sistema de Gestão de Cadastro Predial surge como uma necessidade incontestável no cenário contemporâneo de desenvolvimento territorial. Cabo Verde, inserido nesse contexto, não pode ignorar essa necessidade do conhecimento de seu território. A demanda por um sistema de gestão de cadastro predial que abranja todas as suas ilhas reflete essa abordagem. Isso significa que não se trata apenas de criar um cadastro predial simples, mas, sim de estabelecer um sistema que possa atender a diversas finalidades e necessidades, incluindo a gestão eficiente do território e a garantia da segurança jurídica nas transações imobiliárias. O sistema de gestão de cadastro é a base de todas as informações relativas à propriedade, as terras e aos ativos territoriais. Tradicionalmente, essa gestão envolve uma variedade de sistemas fragmentados, frequentemente desvinculados entre si e operando isoladamente. Nos últimos anos, comprovamos uma mudança profunda no cenário da gestão territorial e no maneio de informações relacionadas à propriedade e ao território. A transformação digital tem sido um suporte relevante para um novo paradigma da gestão cadastral, centrado na integração, interoperabilidade de sistemas e adoção de novas tecnologias. Nesse contexto, a implementação do cadastro predial, seguido de criação de um sistema de gestão, constitui um instrumento basilar para o planeamento e gestão socioeconômico sustentável do território
