ESSa - Capítulos de Livros
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESSa - Capítulos de Livros por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Sociais"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Análise de provérbios à luz das teorias do envelhecimento. ?Publication . Antão, Celeste; Magalhães, Carlos Pires; Vicente de Castro, Florêncio; Anastácio, Zélia CaçadorO conceito de velhice e a forma como pensamos a velhice na sociedade antevê-se através da língua que utilizamos para nos referirmos a ela em forma de frases, alusões, provérbios, canções, contos, novelas, poemas, etc. Os termos associados à velhice anteveem a forma como as crianças, jovens e adultos se relacionam com as pessoas mais velhas (Vicente Castro et al., 1996). Para poder compreender a representação social da velhice é necessário, em primeiro lugar, delimitar o próprio conceito de velhice e, em segundo lugar, seria desejável conhecer o sistema de crenças e representações sociais que se formam ao longo do desenvolvimento humano em relação ao contexto sociocultural. A psicologia como ciência ajudanos a entender como uma ciência do comportamento, percebendo o comportamento como linguagem. Nesta linha de pensamento, o objeto da Psicologia é compreender, observar, traduzir, analisar, contrastar, comparar, interpretar cientificamente aquela linguagem, aquele comportamento, seja normal ou patológico, encontrar uma resposta científica à sua etiologia, desenvolvimento e significado, colocando esse conhecimento ao serviço da humanidade.
- Metodologías de enseñanza en salud frente a los retos demográficosPublication . Alves, Sara Elisa Brás; Pereira, Olívia R.; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues; Novo, André; Vaz, Josiana A.; Fernandes, Adília; Fernandes, HélderEl envejecimiento de la población representa un desafío considerable para los sistemas de salud, lo que exige importantes innovaciones en la formación de los profesionales del área. La innovación educativa en salud se presenta como una respuesta clave ante los desafíos demográficos de las sociedades con una población envejecida. Un tema central en aspectos relacionados con el envejecimiento poblacional es el edadismo y las maneras de combatirlo, mientras que las dinámicas demográficas y la necesidad de fortalecer la fuerza laboral continúan siendo prioridades clave. El enfoque en las necesidades particulares de los adultos mayores se ha consolidado como un elemento fundamental en los programas educativos de las profesiones de salud para asegurar que el personal sanitario esté adecuadamente preparado para afrontar los retos del envejecimiento de la población. Es crucial sensibilizar a los nuevos profesionales sobre la importancia de centrarse en intervenciones preventivas a lo largo de toda la vida, para evitar que el aumento de la longevidad venga acompañado de un mayor índice de enfermedades. Este capítulo analizará cómo la innovación en la educación en salud puede abordar el reto demográfico y sus implicaciones en la formación de profesionales de la salud calificados.
- Velhos e provérbios: sabedoria que ecoa no tempo. ?Publication . Antão, Celeste; Magalhães, Carlos Pires; Vicente de Castro, Florêncio; Anastácio, Zélia CaçadorO envelhecimento é hoje uma conquista do homem e da sociedade. O ser humano é a única espécie do planeta que subverte a própria natureza e é capaz de alterar a seleção natural de que falava Darwin. O homem é capaz de se organizar e evoluir ao longo do tempo, não só para sobreviver, mas também para aumentar a sua esperança de vida com qualidade (Vicente Castro, 2023). O envelhecimento é entendido como um processo natural acompanhado por vários desafios. Uma série de problemas podem surgir e reduzir a capacidade de as pessoas idosas realizarem as suas atividades da vida diária de forma independente, levando-as a depender de outras pessoas, em especial dos seus familiares. Misiaszek (2008) enfatiza que o processo biológico de envelhecimento resulta em diferentes problemas de saúde física e mental, incluindo perda de visão e audição, doenças cardiovasculares, deficiências físicas, distúrbios mentais, assim como perturbações músculoesqueléticas, neurológicas, gastrointestinais e endócrinas.
