Browsing by Issue Date, starting with "1989"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Estudos de avaliação da qualidade e da composição de carcaças de de ovinos das raças Churras Bragançana, Mondegueira e da Terra QuentePublication . Teixeira, Alfredo; Azevedo, JorgeDo grupo étnico Churro de ovinos, do Norte do País, foram escolhidas as raças mais representativas (Churra Galega Bragançana, Churra Mondegueira e Churra da Terra Quente), bem como alguns cruzados (Bragançana com Milchschaf, Bragançana e Mondegueira com Merina Precoce, Bragançana com Suffolk, Bragançana x Milchschaf com Merina Precoce e Churra da Terra Quente com Scottish Blackface) para base de vários estudos de avaliação da qualidade de carcaças, além de outros parâmetros produtivos.
- Turismo em áreas protegidasPublication . Genésio, LuísaO P.N.M. constitui só por si um pólo de atracção turística e recreativa de incontestável valor, devido as características estéticas da sua paisagem - Ordem, Grandeza e Diversidade; aos seus valores humanos e culturais. A paisagem é vulnerável. É necessário determinar a sua capacidade de carga de forma a harmonizar a economia com a ecologia e a preservar os valores atrás apontados. , Todas as intervenções humanas na paisagem provocam alterações mais ou menos grandes, raramente indiferentes. Estas alterações desequilibram o sistema paisagístico e introduzem discrepâncias (perdas de energia) que obrigam ao uso de mecanismos correctivos. A actividade turística terá de se conformar com os planos de ordenamento e gestão de áreas protegidas para se garantir às gerações vindouras o usufruto da Natureza.
- A note on the use of a lumbar joint as a predictor of body fat depots in Aragonesa ewes with different body confition scoresPublication . Delfa, Rafael; Teixeira, Alfredo; Colomer-Rocher, F.The lumbar joint, which is handled to assess body condition scores, was taken from 52 adult Rasa Aragonesa ewes with body condition scores between 1·5 and 4·5 and dissected into muscle, bone, subcutaneous and intermuscular fat. The subcutaneous fat in the lumbar joint was highly correlated with total fat in the body (r=0·97), confirming the value of this region for assessing body condition in Rasa Aragonesa ewes.
- Resultados produtivos de um rebanho explorado no NE de PortugalPublication . Teixeira, AlfredoSão analisados os dado produtivos de um rebanho de ovinos dos grupos étnicos Churro Galego Bragançano c Churro Mondegueiro c dum grupo de fêmeas cruzadas Scotllsh Blackface x Bragançano, explorados num sistema extensivo no NE de Ponugal. No período de 19R6/R7 o grupo de fêmeas cruzadas foi colocado à cobrição com um carneiro da taça Suffolk; a fertilidade foi de 77% c a prolificidade de 1.1 c os borregos tiveram um crescimento médio diário de 190 g/dia desde do nascimento até ao desmame c de 309 gl dia desde o desmame ao abate. Os núcleos de ovelhas Bragançano c Mondegueiro foram sujeitas a duas épocas de cobrição. Na primeira ( 15 de Junho a 15 de Julho) a fertilidade foi de 91% c 86%, c a prolificidade de 1.45 e 1,63, respectivamente. Na segunda época de cobrição (15 de Dezembro a 15 de Janeiro) a fertilidade foi de 74 e 76% c a prolificidade de 1,61 e 1.76, respectivamente para os núcleos Bragançano e Mondegueiro. Os borregos resultantes da primeira época de cobrição apresentaram um aumento médio diário no período do nascimento ao desmame de :!.74 g/d ia, significativamente superior (P<-0001) ao apresentado pelos borregos resultantes da segunda época de cobrição, que foi de 235 g/dia. Para o mesmo período de crescimento os borregos Suffolk x Bragançano tiveram um aumento médio diário 53 g/dia superior (P<-0,01) aos Mondeguciros. No entanto foram os borregos machos nascidos de pano simples c do grupo Suffolk x Bragançano, os que apresentaram um crescimento significativamente superior (P<-0,01) a qualquer um dos outros grupos (368.5 g/dia). Em média os borregos nascidos de pano gemelar cresceram 104 g/dia menos (P<-0001) que os borregos resultantes de pano simples. Durante o período do nascimento ao desmame, o sexo foi um factor que não afectou o crescimento. No período de crescimento desde o desmame ao abate, foram igualmente os borregos da época de cobrição de IS de Junho a IS de Julho, os que apresentaram um crescimento 110,4 g/dia significativamente maior (P<-0.0001) ao dos borregos fruto da época de cobrição de 15 de Dezembro a 15 de Janeiro Por outro lado os borregos de pano simples tiveram um crescimento 66 g/dia superior (P<-0,01) aos borregos de parto gemelar e os machos 50 g/dia superior (P<-0,01) às fêmeas. Neste período de crescimento e à semelhança do período anterior foram os borregos Suffolk x Bragançano que cresceram significativamente mais (P<-0001) que os Mondegueiro. sendo os crescimentos verificados de 278,5 c 191,8 g/dia, respectivamente. Os resultados sugerem que a época de cobrição de 15 de Junho a 15 de Julho apresentou melhores parâmetros produtivos que a época de 15 de Dezembro a 15 de Janeiro.
- Effect of ethanol on the growth of lactic acid bacteria from winePublication . Estevinho, Leticia M.; Loureiro, Virgílio; Mendes-Faia, ArleteThe effect of ethanol on the growth of lactic acid bacteria isolated from wine was studied in different strains classified under the genera Leuconostoc (A, B), Pediococus (C) and Lactobacillus (D). A factorial analysis was used to study eight ethanol concentrations (0, 2, 4, 6, 8, lO, 12 and 14%) under three different pH values (3.5, 4.0, 4.5).
- Produção de lã em Trás-os-MontesPublication . Azevedo, Jorge; Valentim, RamiroEste trabalho, que se enquadra no Projecto de “Melhoramento da Produção Ovina”, da Componente de Investigação Agrícola Aplicada, do Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes, tem como principal objectivo estudar algumas das propriedades têxteis da lá produzida nesta região do País. Depois de se chamar a atenção sobre o desconhecimento generalizado da produção lanar no Nordeste Transmontano, bem como da sua contribuição para a produção nacional nos últimos tempos, procede-se a uma referência especial relativa aos factores tecnológicos da produção lanar, que são desconhecidos da grande maioria dos produtores transmontanos. O seu conteúdo inclui, ainda, uma descrição sumária da localização e principais características têxteis (referidas na bibliografia mais recente) das raças estudadas e que são a Churra Galega Bragançana, a Churra da Terra Quente e a Churra Mondegueira. Os animais estudados encontravam-se localizados em Milhão (raça Churra Galega Bragançana), Valpereiro (raça Churra da Terra Quente) e Foz Côa (raça Churra Mondegueira), divididos em dois rebanhos (em 1987, os dois rebanhos de Valpereiro foram fundidos num só) – o Testemunha e o Melhorado. No rebanho Testemunha manteve-se o sistema de exploração tradicional (com excepção da aplicação de medidas profiláticas), enquanto no Melhorado se aplicaram as medidas preconizadas no Projecto e que são a utilização de pastagens semeadas com cercas, bebedouros, medidas profiláticas e administração de blocos de sais minerais. No presente trabalho, estuda-se para além da produção lanar média e de algumas características têxteis da lã produzida (ao nível do lombo e da espádua), tais como o comprimento, o ondulado e o diâmetro, por rebanho e por raça, a possível correlação entre estes três últimos parâmetros. Estuda-se também e sempre que possível, a acção de alguns factores, nomeadamente, a idade do animal e o facto de se tratar ou não da primeira tosquia, sobre todos os parâmetros atrás referidos.
- Efeito do etanol no crescimento de bactérias lácticasPublication . Estevinho, Leticia M.Na primeira pane deste trabalho estudámos o efeito do etanol no crescimento das bactérias lácticas isoladas dos vinhos pertencentes aos géneros Leuconotoc, Pediococcus e Lactobacillus inoculados em meio complexo (TGB), com diferentes doses de etanol para vários níveis de pH. Verificámos que o pH e a concentração em etanol do meio de cultura afectavam significativamente a taxa específica de crescimento, o teor de glicose consumido, a absorvância final, a duração da fase lag e o coeficiente de rendimento em biomassa. No género LeuconoSloc a contribuição do etanol na variação de todos os parâmetros referidos foi superior à do pH, ao contrário do que aconteceu nos géneros Lactobacillus e Pediococcus.
- A descontinuidade entre a escrita e a oralidade na aprendizagemPublication . Iturra, RaulDizia já Durkheim (1922) que educar envolvia uma geração de adultos que sabe, outra de jovens que aprende e um processo entre eles. É este processo que é problemático: os conteúdos e as formas em que acontece definem-se conforme conjunturas que dão os limites do que se ensina e como se ensina. As variadas formas de ensinar que acontecem de cultura para cultura., bem como dentro de uma sociedade em épocas históricas diferentes, são uma prova da proposta anterior. Mas, talvez, o que é variável na processo educativo é o seu próprio objecto e o entendimento dele por parte de geração de adultos e da geração de jovens. Uma sociedade jamais é homogénea, embora o processo educativo tenha por objectivo homogeneizar em algumas delas; as sociedades, pode talvez dizer-se, pensam que numa altura da vida dos seus jovens podem pô-los todos no mesmo nível do saber, enquanto noutras especializam-nos segundo as funções que definem o sistema classificatório das pessoas. Ao mesmo tempo pode dizer-se que, se este fenómeno classificatório existe, há também conhecimentos diversificados que coexistem com ele nas sociedades hierárquicas, enquanto que as que conservam a sua memória histórica por meio de anotar pela escrita a sua experiência, acabam por ter épocas diversas cuja coexistência permite que as suas instituições ensinem conteúdos diversos. À frase de Durkheim talvez se possa contrapor a conversa que tinha eu e um dos meus colaboradores com uma rapariga reputadamente má para a aprendizagem escolar, numa aldeia que estudo em Portugal: Fernanda- perguntámos- se a 5 retirarmos 3 quanto fica? A questão foi colocada em português de criança e local, pelo meu colaborador, mas mesmo assim não foi entendida.
- Relationships between fat depots and body condition score or tail fatness in Rasa Aragonesa breedPublication . Teixeira, Alfredo; Delfa, Rafael; Colomer-Rocher, F.The relationships between body fat depots and body condition score (BCS) were determined in 52 adult Rasa Aragonesa ewes aged 10 (s.d. 2) years and ranging in BCS from 1-5 to 4•5. BCS of each ewe was assessed by three people. the repeatability within individual being 90"/0 and between individuals 80%. The ewes were weighed before slaughter. After slaughter the omental mesenteric kidney and pelvic fat were separated and weighed. The fat of the left side of the carcass was separated into subcutaneous and intermuscular depots. The relationship between live weight and BCS was semilogarithmic and those between fat depots and BCS were logarithmic. Regression analysis was also used to describe the relationships between the various fat depots and BCS or live weight Of the variation in total fat weight. proportionately 0•90 was accounted for by variations in BCS while 0•84 was accounted for by variations in live weight. For individual fat depots proportionately 0•86 to 0•90 of the variation was accounted for by variation in BCS and 0•69 to 0-79 by variation in live weight. BCS was a better predictor than live weight of the weight of both total body fat and the individual fat depots. A curvilinear regression between BCS and live weight showed that the increases in live weight for a unit change in BCS was 7, 10, 12 and 16 kg for each one point increase ill BCS from 1 to 5 respectively. The tail fat depot (tail fatness score) •Was assessed in the same ewes by score on a three-point scale. Of the variation in the weight of individual fat depots proportionately 0•79 to 0•86 was accounted for by variation in tail fatness score. Thus the tail fatness score could be used as an additional method of assessing body condition in the Aragonesa breed.