Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/3402
Título: Impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional do ensino superior agrário português
Autor: Fernandes, António
Ribeiro, Maria Isabel
Palavras-chave: Planeamento estratégico
Eficácia organizacional
Ensino Superior
Ciências agrárias
Regressão logística binária (modelo logit)
Data: 2007
Editora: Universidade da Beira Interior, Departamento de Gestão e Economia
Citação: Fernandes, A. e Ribeiro, M. (2007) - Impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional do ensino superior agrário português. In Livro de Actas do IX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial. Covilhã. ISBN 978-972-8790-76-9
Resumo: O estudo do impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo. O inquérito permitiu recolher informação acerca da forma como se processa o planeamento estratégico e acerca dos indicadores que permitem avaliar os três domínios de eficácia organizacional. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre algumas das variáveis independentes (fases do processo de planeamento estratégico) e a variável dependente (eficácia organizacional). Trata-se da definição de objectivos; da análise externa; do padrão de referência subjacente à selecção das alternativas estratégicas; e, do processo de orçamentação. Apesar de explicar a eficácia organizacional numa percentagem elevada (60,4%), este modelo surge amputado face ao modelo teórico proposto. Este facto é denunciador da falta de planeamento estratégico nas instituições portuguesas com ensino superior agrário.
O estudo do impacto elo processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo. O inquérito permitiu recolher informação acerca da forma como se processa o planeamento estratégico e acerca dos indicadores que permitem avaliar os três domínios de eficácia organizacional. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre algumas das variáveis independentes (fases do processo de planeamento estratégico) e a variável dependente (eficácia organizacional). Trata-se da definição de objectivos; da análise externa; do padrão de referência subjacente à seleção das alternativas estratégicas; e, do processo de orçamentação. Apesar ele explicar a eficácia organizacional numa percentagem e levada (60,4%), este modelo surge amputado face ao modelo teórico proposto. Este facto é denunciador da falta de planeamento estratégico nas instituições portuguesas com ensino superior agrário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10198/3402
ISBN: 978-972-8790-76-9
Aparece nas colecções:CSE - Resumos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
impacto do processo.pdf546,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.