Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo teve como objetivo identificar os determinantes do desequilíbrio financeiro municipal, por forma a controlá-lo, evitando que contribua negativamente para o desequilíbrio financeiro nacional. Analisou a totalidade dos municípios portugueses durante o período de 2014 a 2016, através do teste às hipóteses de investigação, empiricamente formuladas, com o recurso ao modelo econométrico da regressão logística.
Os resultados obtidos mostraram que a população com menos de 15 anos e mais de 65 anos, a independência financeira, as transferências vindas da Administração Central e as despesas com investimento são menos propensas a situações de desequilíbrio financeiro municipal. A ideologia política, a existência de alternância política no executivo do Governo e os municípios com maiores receitas de capital e maiores despesas com pessoal constituem as variáveis explicativas do desequilíbrio financeiro municipal. Não se observa evidência estatística para as variáveis: dimensão da população, densidade populacional, localização, índice de poder de compra e forma de governação. Estas evidências contribuirão para que os responsáveis municipais definam políticas e medidas que reduzam o desequilíbrio financeiro.
Description
Keywords
Desequilíbrio financeiro Recuperação financeira Municípios Administração local
Pedagogical Context
Citation
Nogueira, Sónia P.; Basílio, Eva Cláudia Gomes da Costa; Ribeiro, Nuno A. (2019). Impacto de múltiplos fatores no desequilíbrio financeiro dos municípios portugueses. In II Congresso Internacional de Contabilidade Pública. Lisboa. p.1-34. ISBN 978-972-9171-94-9
Publisher
Ordem dos Contabilistas Certificados
