Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Efeito do uso de microrganismos benéficos no desenvolvimento de azevémPublication . Santos, Renecleide; Miguez, Ana E.J.C.; Garcia, Ana R.; Fonseca, Felícia; Paz-González, Antonio; Figueiredo, Tomás de; Sarti, Gabriela C.A utilização de bactérias promotoras de crescimento vegetal pode ser uma alternativa sustentável e eficaz para os agroecossistemas, ao uso da fertilização química realizada tradicionalmente. Além de apresentarem benefícios à produtividade agrícola, auxiliam na conservação do solo, principalmente em regiões com fertilidade limitada e cobertura vegetal escassa. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de inoculantes à base de Azospirillum brasilense e Bacillus subtilis no desenvolvimento de Lolium perenne (azevém). Sementes de azevém foram inoculadas com a imersão em meio de cultura NFb líquido durante 30 minutos, contendo Bacillus (B), Azospirillum (A), Bacillus + Azospirillum (B+A), Bacillus + Azospirillum + Biochar (B+A+Bioch) e controlo (C), onde nada foi adicionado. As sementes foram subsequentemente semeadas em vasos contendo substrato comercial. Os parâmetros avaliados foram crescimento longitudinal das plântulas (“CL”, cm) e percentagem de cobertura (%Cob), medidos em dias alternados até o fim do ensaio. Também se avaliou biomassa aérea (BiomA, g) e radicular (“BiomR”, g), assim como carbono da respiração microbiana (mgC-CO2/100g solo), ao final do ensaio (21 dias). O CL apresentou padrões semelhantes para todos os tratamentos até à metade do ensaio. Entretanto, na última semana, o tratamento B+A+Bioch demonstrou um notável pico de crescimento, superando os demais tratamentos (C: 7,0 ± 0,3 cm; B: 7,1 ± 0,8 cm; A: 7,3 ± 0,5 cm; B+A: 7,5 ± 1,1 cm; B+A+Bioch: 10,1 ± 1,4 cm). O mesmo foi observado para %Cob e BiomA, em que o tratamento B+A+Bioch apresentou 19% a mais de cobertura relação ao controlo, bem como evidenciou um incremento em 38% na BiomA. No que se refere a BiomR, observou-se que o tratamento A originou um maior desenvolvimento radicular, seguido de B+A, B+A+Bioch e B, respetivamente. Em relação a respiração microbiana, todos os tratamentos mostraram concentrações de carbono superiores ao controlo, sendo que no tratamento B+A+Bioch o incremento foi de 74%. Os resultados obtidos evidenciaram que a inoculação com estirpes de Azospirillum e Bacillus foi eficaz para acelerar o desenvolvimento de azevém. O tratamento que envolveu a co-inoculação com biochar apresentou melhores resultados para a maioria dos parâmetros avaliados.
- Efeito de mobilizações com tração animal em propriedades físicas do soloPublication . Santos, Renecleide; Figueiredo, Tomás de; Fonseca, Felícia; Costa, Odair Vinhas; Pereira, Kayque; Rodrigues, João BrandãoO objetivo do estudo foi observar o efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do solo. O experimento foi realizado em fevereiro de 2018, numa área agrícola com restolho de milho, inserida na Quinta do Poulão, Bragança. A amostragem foi realizada imediatamente antes e depois das operações de preparo do solo. As alfaias utilizadas foram o escarificador, o arado de aivecas e a combinação de ambos, com modelos adequados para tração motorizada e para tração animal. As variáveis de estudo foram permeabilidade inicial (Ksi) e final (Ksf), densidade aparente (Dap), porosidade à 1h de drenagem (P1h), percentagem de humidade à 1h de drenagem (%H1h) e às 24h de drenagem (%H24h). Os resultados demonstraram que não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois tipos de tração; porém, foram identificadas diferenças significativas entre o momento de amostragem aquando da aplicação dos tratamentos, para as variáveis Ksi, Ksf, Dap, %H1h e %H24h. Dessa forma, a entrada das alfaias, tracionadas por maquinaria ou animal, exerceram mudanças no solo, principalmente em relação à retenção e ao movimento da água, afetando positivamente estes parâmetros. Isso aponta para a necessidade de estudos complementares, a longo prazo, para avaliar mais profundamente o efeito da tração animal nas propriedades do solo.
- Efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do soloPublication . Santos, Renecleide; Figueiredo, Tomás de; Fonseca, Felícia; Odair Del'Arco Vinhas, CostaA degradação do solo se refere aos processos que afetam a complexidade das suas propriedades, prejudicando as funções por ele desempenhadas e seu potencial de uso. Os desafios impostos pelas mudanças edafoclimáticas provocam impactos diretos no maneio das propriedades agrícolas, e afectam principalmente os pequenos agricultores por forçarem mudanças nos sistemas de produção. Apesar da marginalização do uso da tração animal nos países industrializados, resultante da modernização na agriculta, os animais permanecem sendo um recurso extremamente importante. Eles são uma alternativa sustentável para a agricultura, possuem baixo impacto ambiental e são uma possibilidade eminentemente viável em pequenas propriedades. O objetivo desse estudo foi observar o efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do solo. O experimento foi conduzido na Quinta do Poulão em 2018. Foram estudadas duas parcelas, uma se encontrava em pousio longo e a segunda com o cultivo de milho. As parcelas sofreram divisão temporal, sendo a amostragem realizada imediamente antes e depois das operações culturais. As alfaias utilizadas foram o escarificador, o arado e a combinação de ambos, separadas em dois grupos, para tração mecânica (grupo A) e para tração animal (grupo B). As variáveis de estudo foram permeabilidade, densidade aparente, capacidade máxima para água, capacidade de campo, porosidade total, macroporosidade, microporosidade e percentagem de elementos grosseiros. Os resultados demonstraram que não houve diferenças estatísticamente significativas entre os dois tipos de tração empregados na área do milho, exceto no caso da macroporosidade. Na área do pousio, a tração motorizada com o uso do arado obteve os melhores resultados em relação aos parâmetros avaliados, dado que a tração animal não teve potência para trabalhar o solo devido a impedimentos físicos. O uso do escarificador evidenciou os efeitos deletérios ocasionados pela sobreposição do tráfego com o trator, principalmente nos parâmetros relacionados com o movimento da água e compactação do solo.
- Características edáficas das áreas de olival do nordeste de Portugal: abordagem baseada em cartografia de solos e ocupação do soloPublication . Santos, Renecleide; Fonseca, Felícia; Royer, Ana Caroline; Paz González, Antonio; Hernández, Zulimar; Baptista, Paula; Figueiredo, Tomás deA oliveira é atualmente a cultura que ocupa a maior superfície agrícola em Portugal e a exploração dos seus frutos reveste-se de grande importância socioeconómica. Existe pouca informação disponível sobre as condições edáficas em áreas cultivadas com olivais no Nordeste de Portugal e como elas exercem influência na distribuição e desenvolvimento da cultura. Dessa forma, este estudo visa contribuir com a atualização da informação existente através da identificação das principais características edafoclimáticas das áreas olivícolas na Região. A informação de base para o estudo incluiu como fontes principais a Carta dos Solos e da Aptidão da Terra do NE Portugal, a Carta de Uso e Ocupação do Solo e a Carta Administrativa Oficial de Portugal. O olival cobre aproximadamente 105 mil ha no NE de Portugal e é a cultura que ocupa a maior área agrícola da Região. Os solos sob olivais são geralmente pouco profundos, pedregosos, ácidos e pobres em matéria orgânica, grande parte situando-se em terrenos declivosos. As oliveiras estão bem-adaptadas aos condicionalismos edafoclimáticos regionais, mas é necessário implementar práticas alternativas que promovam uma melhor gestão dos pomares, para o que é importante aprofundar o conhecimento dos solos das áreas de olival.
- Erosion control performance of improved soil management in olive groves: a field experimental study in NE PortugalPublication . Santos, Renecleide; Fonseca, Felícia; Baptista, Paula; Paz-González, Antonio; Figueiredo, Tomás deOlive groves rank among the cropping systems facing higher erosion risk in Mediterranean Europe. The adoption of erosion control soil management practices is key for reducing such risk and driving olive production towards sustainability. This field experimental study aimed to quantify the erosion control performance of improved soil management as compared to conventional soil management in olive groves of NE Portugal. The design aimed to compare the effects of introducing no-tillage (NT) to a conventionally managed (T) olive grove and those with complementing ground cover by adventitious species (NS) with a sown cover (S) and comprised four treatments: TNS (reference for conventional), TS, NTNS and NTS. Erosion microplots (4 m2) were installed (two per treatment), recording soil loss, runoff and ground cover in seven erosion events throughout one year. The best erosion control performance was found in NTNS (low-cost improved soil management treatment) with 50% and 85% reductions in soil loss, respectively, in the annual total and in erosion events following large precipitation periods. Plots with adventitious vegetation ground cover performed better in soil loss control than the sown ones. Converting to no-tillage, as compared to sowing herbaceous vegetation to increase ground cover, proved more performant and less hazardous for improving erosion control in olive groves.
- Efeito de mobilizações com tração animal em propriedades físicas do solo: um estudo experimental em Bragança, Nordeste de PortugalPublication . Santos, Renecleide; Figueiredo, Tomás de; Fonseca, Felícia; Costa, Odair VinhasA degradação do solo refere-se aos processos que afetam a complexidade das suas propriedades, prejudicando as funções por ele desempenhadas e seu potencial de uso. Os desafios impostos pelas mudanças edafoclimáticas provocam impactos diretos no maneio das explorações agrícolas, e afetam principalmente os pequenos agricultores por forçarem mudanças nos sistemas de produção. Apesar da marginalização do uso da tração animal nos países industrializados, resultante da modernização na agricultura, os animais permanecem sendo um recurso extremamente importante em alguns contextos produtivos, como é o caso das zonas de montanha. O objetivo deste estudo foi observar o efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do solo. O trabalho experimental foi conduzido na Quinta do Poulão (IPB, Bragança), em 2018. Foram estudadas duas parcelas, uma em pousio longo e a segunda com restolho do cultivo de milho. Realizou-se a amostragem do solo imediatamente antes e depois das operações culturais. Estas, efetuadas com tração mecânica e tração animal, utilizaram arado de aivecas, escarificador e ambos em sequência (6 subparcelas/tratamentos repetidos em cada parcela). Em cada uma destas, foram colhidas 4 amostras não perturbadas (0-5cm), em cilindros de 100 cm3, e 4 perturbadas (0-5, 5-10 e 10-20cm). As variáveis de estudo foram permeabilidade, densidade aparente, capacidade máxima para água, capacidade de campo, porosidade total, macroporosidade e microporosidade (0-5cm) e percentagem de elementos grosseiros (3 profundidades). O tratamento estatístico dos resultados incluiu ANOVA seguida da comparação de médias entre tratamentos (Teste de Tukey a 5% de probabilidade). Foi também feita uma análise de correlação para avaliar o sinal e o grau de ajustamento linear entre as variáveis estudadas. Os resultados demonstraram que não houve diferenças estatísticamente significativas entre os dois tipos de tração empregados na área do milho, exceto no caso da macroporosidade que não mostrou correlação com as demais variáveis. Na área de pousio, a tração motorizada com arado produziu os melhores resultados nos parâmetros avaliados, sendo que a tração animal não teve potência para operar devido à resistência física do solo à operação. Por outro lado, na mesma área, o uso do escarificador com tração motorizada evidenciou os efeitos que o tráfego com maquinaria agrícola pesada impõem no solo. O impacto da passagem do trator, que se sobrepôs à ação do escarificador, teve efeitos negativos na maioria dos parâmetros analisados, principalmente aqueles relacionados com o movimento e retenção da água no solo, evidenciando os aspectos deletérios da compactação superficial, que com recorrência, podem ser irrervesíveis.
- Características edáficas das áreas de olival do nordeste de Portugal: abordagem baseada em cartografia de solos e ocupação do soloPublication . Santos, Renecleide; Fonseca, Felícia; Royer, Ana Carolina; Hernández, Zulimar; Baptista, Paula; Figueiredo, Tomás deA oliveira é atualmente a cultura que ocupa a maior superfície agrícola em Portugal e a exploração dos seus frutos reveste-se de grande importância sócio-económica. Existe pouca informação disponível sobre as condições edáficas em áreas cultivadas com olivais no Nordeste de Portugal e como elas exercem influência na distribuição e desenvolvimento da cultura. Dessa forma, este estudo visa contribuir com a atualização da informação existente através da identificação das principais características edafoclimáticas das áreas olivícolas na Região. A informação de base para o estudo incluiu como fontes principais a Carta dos Solos e da Aptidão da Terra do NE Portugal, a Carta de Uso e Ocupação do Solo e a Carta Administrativa Oficial de Portugal. O olival cobre aproximadamente 105 mil ha no NE de Portugal e é a cultura que ocupa a maior área agrícola da Região. Os solos sob olivais são geralmente pouco profundos, pedregosos, ácidos e pobres em matéria orgânica, grande parte situando-se em terrenos declivosos. As oliveiras estão bem-adaptadas aos condicionalismos edafoclimáticos regionais, mas é necessário implementar práticas alternativas que promovam uma melhor gestão dos pomares, para o que é importante aprofundar o conhecimento dos solos das áreas de olival.
