Loading...
214 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 214
- The child’s voice in praxiological transformationPublication . Mesquita, CristinaThis study investigates the process of praxiological transformation developed in an early childhood institution. The main objectives of the study were defined around the reconstruction of children’s and educators’ images, hoping to create democratic participatory understandings of central actors that will develop a situated pedagogy of respect and learning (Oliveira-Formosinho, 2009). It undertakes deep dialogues with Childhood Association pedagogical approach for children learning and teachers’ development (Formosinho and Oliveira-Formosinho, 2008) as well as with Effective Early Learning Project (Bertram and Pascal, 2004) as reference for monitoring and evaluating quality coconstruction. This study is located in the qualitative paradigm (Guba and Linkoln, 2005; Dezin and Linkoln, 2006) and is being conducted through a single case study (Stake, 2005, 2007) in the context of an action-research process. The learning process were develop into a collaborative action that puts practitioners as subjects of the research and as participants, in a cooperative process of pedagogical mediation.This learning led the participants to reflect on the ethical issues involving its use. This has been a long and complex process that has had positive effects in the transformation of practices (staff development) and on children learning and participation. The reconceptualization of the image of the child has been key for their right to participate and a professional motivation for educators to change practices.
- High scope approach: learning through actionPublication . Mesquita, CristinaThis chapter analyzes the HighScope curriculum as a preschool pedagogical approach that offers kindergarten teachers a set of ideas and practices supported by the children development, as they value the action of their learning process (Hohmann & Weikart, 2007).
- Crónica de uma profissão mal amadaPublication . Mesquita, CristinaO calendário marcava o mês de Julho do ano de 1989. O ambiente era de festa, de orgulho e de expectativa. Ana, contente com o trabalho que havia desenvolvido ao longo dos três anos de formação, pensava no dia em que iria exercer funções como educadora de infância. Tinha já antecipadamente feito algumas opções queria ser educadora de infância da rede pública. Sabia que os caminhos poderiam ser sinuosos, mas estava decidida. A rede pública afigurava-se-lhe como mais justa e menos segregadora.
- Substantiation of the invisible: pedagogical documentation as professional development supportPublication . Mesquita, CristinaThis study started from a collaborative work developed with a group of educators, who work in an institution that welcomes children from 0 to 6 years. The educators, after participating in a seminar on documentation and evaluation in early childhood education, showed enthusiasm to learn how to document the children’s voice and experiences. This study analyses the processes of awareness that occurred over a two-year period of action and that revealed how pedagogical documentation can support educators to reconstruct the image they have of children and the reconfiguration of their practices, substantiating the invisible. The staff-based learning and development is conceptualized from an ecological socio-constructivist following the Pedagogy-in-Participation approach. This piece of research assumes that pedagogical documentation is a process that values the children’s voice and enables educators to reflect, favoring the reconstruction of their practices.
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumosPublication . Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro; Santos, Graça; Cardoso, Mário; Sousa, João Sérgio Carvalho; Silva, Elisabete Mendes; Teixeira, CarlosO II Encontro Internacional de Formação na Docência apresenta os seguintes objetivos: problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; debater propostas didáticas inovadoras na formação para a docência; refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. O Encontro está estruturado em quatro grandes eixos temáticos: Currículo e formação de educadores e professores (CFEP) Este eixo temático integra as questões do currículo, da inovação curricular e as novas perspetivas curriculares, no âmbito da formação inicial ou continuada de educadores e professores, incluindo a discussão de modelos e processos curriculares de diferente natureza e de trabalhos ou propostas de formação de educadores e professores, nos diversos contextos. Didática e formação de educadores e professores (DFEP) Este eixo temático integra aspetos dos diferentes saberes disciplinares em contexto escolar, abarcando a reflexão sobre os contributos da didática na formação de educadores e professores para uma construção progressiva de formas de compreender e agir conscientemente em situações educativas. Práticas educativas e supervisão pedagógica (PESP) Este eixo temático integra o desenvolvimento de práticas de formação de educadores e professores nas escolas, compreendendo a problematização dos papéis a desempenhar pelos diversos intervenientes, numa perspetiva de trabalho colaborativo e da construção de uma identidade profissional consciente, empenhada e responsável. Formação docente e educação para o desenvolvimento (FDED) Este eixo temático integra aspetos formativos do ensino e da aprendizagem relacionados com a promoção de uma cidadania global responsável, abrangendo a discussão de projetos e práticas educativas potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento.
- Desenvolvimento profissional: uma conceção para além do conceito de formação de professoresPublication . Mesquita, CristinaA formação de professores constitui-se como uma área complexa e multirreferencial, sustentada por bases teóricas provenientes de vários domínios (Oliveira-Formosinho, 2009). Esta linha conceptual induz a duas reflexões fundamentais sobre a formação de professores: em primeiro lugar, salienta-se a necessária consideração em torno dos processos através dos quais alguém se torna professor; e a segunda sobre os modos de ser professor, cujas orientações têm favorecido a definição de interessantes metáforas. Será esta linha de análise que se seguirá este texto, procurando salientar as lacunas e contributos que a formação de professores tem apresentado, quer a nível da formação inicial, quer ao nível da formação contínua, no sentido de compreender porque subsistem os modos de fazer transmissivos que continuam a caracterizar a acção pedagógica dos professores. Posteriormente realiza-se uma incursão pelo conceito de desenvolvimento profissional salientando as relações que se estabelecem entre desenvolvimento profissional dos professores, qualidade educativa e abordagens ecológico-reflexivas.
- A investigação com crianças: a exigência de uma ética fundada em direitosPublication . Mesquita, CristinaA reconceptualização da criança enquanto ator social, fez emergir, nas últimas décadas, várias reflexões em torno dos princípios e processos da investigação que as envolve (Bell, 2008; Christiensen & James, 2005; Morrow, 2012; Woodhead & Faulkner, 2005) Existe uma preocupação partilhada internacionalmente que reflete a importância de assegurar que a dignidade humana das crianças, os seus direitos e bem-estar sejam garantidos e respeitados em todas as investigações, independentemente do contexto. Importa, por isso, que os princípios éticos da investigação com crianças e a garantia dos seus direitos sejam assumidos não apenas como exigência da investigação, mas, sobretudo, como um imperativo moral. Este artigo evidencia os principios e processos éticos necessários na investigação com crianças, bem como a forma como os educadores de infância, devem garantir a salvaguarada dos direitos da criança no âmbito das investigações que as envolvem.
- As narrativas de aprendizagem nos relatórios finais da PESPublication . Mesquita, Cristina; Rodrigues, Maria José; Ribeiro, Maria do Céu; Lopes, Rui PedroA unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), organiza-se em duas componentes fundamentais: a realização do estágio profissional nos níveis de educação para os quais habilita e a elaboração de um relatório final. O relatório final de PES é um documento elaborado por cada formando que deverá refletir o seu percurso de formação, a atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios bem como os processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. O documento deve ainda incluir a dimensão investigativa sobre a ação educativa desenvolvida. Neste sentido, o relatório final constitui-se com um instrumento que permite múltiplas análises. O trabalho descrito neste artigo centra-se no estudo de 60 relatórios finais do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, realizados entre 2012 e julho de 2015, com o objetivo de analisar o tipo de experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas, as áreas de conteúdos e temas em que se enfocam, a abordagem pedagógica e os níveis de reflexão construídos pelos formandos. Metodologicamente, o estudo enquadra-se numa abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como técnicas associadas, devido ao elevado número de relatórios e, consequentemente, à quantidade de texto, o text-mining complementado com a análise de conteúdo para interpretar os processos reflexivos, as abordagens pedagógicas emergentes dos textos e as formas de avaliação utilizados. A interpretação e descrição dos resultados revela que os alunos descrevem e analisam experiências de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas de conteúdos, que valorizam estratégias diferenciadas e que os processos reflexivos se centram na descrição e análise das práticas, sem, no entanto, revelar um nível de pensamento crítico aprofundado. Percebe-se a progressiva introdução da investigação sobre as práticas ao longo dos anos em análise. Concluímos, apesar das fragilidades evidenciadas, que o relatório final se constitui como um instrumento fundamental no processo formativo dos alunos, pois possibilita o desenvolvimento de ferramentas de reflexão e de investigação sobre a prática educativa, essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores.
- (In)Preparação dos docentes face a novos desafios pedagógicosPublication . Lopes, Rui Pedro; Mesquita, CristinaO ensino superior em Portugal segue uma prática pedagógica conservadora, repetitiva. Cada nova geração de professores herda de seus professores a forma de ensinar, que persiste desde a ancestralidade do ensino superior. Numa perspectiva mecânica e descontextualizada, considera-se que a função do professor é ensinar. De acordo com esta visão simplista, os conhecimentos são colocados à disposição do aluno de forma transmissiva, muitas vezes desacompanhada de enquadramento prático e experimental. Assim, o professor baseia-se em diapositivos e, eventualmente, em exercícios práticos para que o aluno possa, apreender os conceitos, as relações e a prática do conhecimento adquirido. Esta postura acrítica faz com que esta prática perdure, não sendo equacionadas alternativas quer por comodidade, quer por desconhecimento, associado à lacuna de formação pedagógica, em particular, nas áreas técnicas. Este trabalho discute a perceção das dificuldades e limitações dos docentes relacionadas com a construção de uma prática pedagógica não convencional, que recorre a conceitos de jogos para incrementar a motivação dos alunos. Esta surge na unidade curricular de Gestão de Sistemas e de Redes do curso de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Bragança e procura substituir o sistema de avaliação tradicional por uma mecânica de níveis e pontuação associada. Adicionalmente, também inclui jogos educativos (role-playing games, jogos de cartas, jogos de tabuleiro) nas experiências de aprendizagem, dando a possibilidade de os alunos optarem pelo caminho mais adequado à sua própria forma de aprender.
- Case study n.º 9 on experiential education in kindergarden: Germinating SeedsPublication . Alves, Alice Cardoso Fontes Santos; Mesquita, Cristina; Rodrigues, Maria JoséScience activities provide opportunities for cooperation, negotiation, rules following, rights and duties understanding, group involvement learning, and education for citizenship. These are essential skills for critical thinking and to create, conscious, participatory and supportive autonomous citizens. The learning experiences developed in kindergarten constitute an excellent way to use procedures and skills such as: observing, recording, measuring, comparing, counting, describing, and interpreting. These skills are not exclusive of science; these are capabilities that enhance a holistic worldview. In this study we describe an experimental activity, in the scope of botany, associated with the conditions that allow seeds to grow. This subject is present in the everyday life of children and the discussion of these issues enables them to understand the world.