Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 155
  • Avaliação do estado nutricional em adultos internados em ULDM da região norte de Portugal
    Publication . Cunha, Daisy; Nunes, Ana; Pais, Diana; Fernandes, António; Ferro-Lebres, Vera
    Este estudo teve por objetivo avaliar o Estado Nutricional de pacientes internados em Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM). Para o efeito, foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal que envolveu 14 ULDM da Região Norte de Portugal, no qual participaram 265 indivíduos – 147 do género feminino (55,5%) e 118 (44,5%) do género masculino. A média de idades foi 75,5 anos. Foram aplicados dois questionários: o Mini Nutritional Assessment (MNA), da Nestlé Nutrition Institute, para determinar o estado nutricional dos indivíduos; e um segundo questionário, elaborado pelos autores, para avaliar parâmetros relativos à alimentação fornecida ao utente, assim como o tempo de internamento. Os resultados revelaram que 59% dos indivíduos estavam desnutridos, 34,9% estavam em risco de desnutrição e 6,1% apresentavam um estado nutricional normal. Constatou-se ainda que o género, as patologias, a textura da dieta e a suplementação nutricional têm uma influência estatisticamente significativa no Estado Nutricional, uma vez que p-value < 0,05. Por sua vez, a idade e a composição nutricional não influenciam o Estado Nutricional, pois p-value > 0,05. Conclui-se, por isso, que a maioria dos indivíduos internados nas ULDM estavam desnutridos.
  • Olive oil consumption confers protective effects on maternal-fetal outcomes: A systematic review of the evidence
    Publication . Cortez-Ribeiro, Anna Carolina; Meireles, Manuela; Ferro-Lebres, Vera; Almeida-de-Souza, Juliana
    Because of the maternal diet's importance, numerous studies have examined the effects of olive oil on pregnancy outcomes. This study provides a systematic review that evaluates the evidence between olive oil consumption and maternal-fetal outcomes. We hypothesized that olive oil reduced the risk of adverse pregnancy complications. We searched Web of Science, Scopus, PubMed, and Biblioteca Virtual em Saúde electronic databases (October and November 2021). The keywords used were pregnancy, olive oil, and pregnancy outcomes. This review included all the available studies in English and Portuguese. The exclusion criteria were (1) unrelated to olive oil consumption, (2) other outcomes, and (3) animal studies. The review included 9 articles (6 experimental and 3 observational). In the maternal outcome studies (n = 6), a higher olive oil consumption was associated with a lower prevalence of gestational diabetes mellitus, preeclampsia, and cardiovascular risk. In the fetal outcome studies (n = 8), olive oil consumption was associated with a lower risk for small- or large-for-gestational-age infants. Olive oil consumption confers protective effects on pregnancy outcomes; however, further studies are needed that are specifically designed for the impact of olive oil consumption on maternal-fetal outcomes.
  • Nutritional and physical activity knowledge association with body fat in adolescents
    Publication . Ribeiro, José Carlos; Ferro-Lebres, Vera; Silva, Gustavo Gonçalves; Mota, Jorge; Moreira, Pedro
    Knowledge enhancement hás been referred as a mean to improve nutrition and physical activity, and reduce obesity. This work aimed to identify the difference ofnutrition and physical activity knowledge according to body fat and physical activity leveis in adolescents. Methods: This study vvas a cross sectional analysis involving 734 adolescents. Body fat was detennined using electric bioimpedance, and physical activity was assessed by accelerometer. Adolescents were divided in groups according to physical activity leveis (high versus low) aiid body fat (overfat veisus non-overfat). Thcy were then divided into four groups: "high physical activity/ non-overfat"; "high physical activity/ overfat"; "low physical activity/ non-overfat"; and "lowphysical activity/ overfat". Nutrition and Physical knowledge was assessed by questionnaires. Results: Body tat percentage exposed 30.8 % overfatí obcsc adolescents, and daily moderate to vigoroiis physical activity lasted in average 47.9 (SD=27. 49) minutes. High physical activity adolescents presented higher physical activity knowledge (p=. 044) and the low physical activity/overfat group scored fhe worst on experts' nutritional recommendations knowledge.
  • O consumo alimentar dos adolescentes na companhia da família e de outros indivíduos
    Publication . Azevedo, Ana Alexandra; Sousa, Marisa; Gonçalves, Patrícia Dinis; Fernandes, António; Ferro-Lebres, Vera
    Este trabalho tem como objetivo verificar se existem diferenças significativas no consumo alimentar dos adolescentes nas diversas refeições tendo em consideração se a refeição é feita em família ou com outros indivíduos. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, analítico e transversal numa escola secundária do Norte de Portugal envolvendo uma amostra de 67 adolescentes com idades entre os 11 e os 19 anos. Foram recolhidas medidas antropométricas (peso e altura) e, posteriormente, calculado o índice de massa corporal (IMC). Foi entregue um diário alimentar de autopreenchimento a cada adolescente, com os seguintes dados: refeição/hora, local, companhia, alimento, quantidades e observações. Este só seria considerado válido se tivesse informação de dois dias úteis e um de fim de semana. A análise estatística foi realizada no software SPSS 22.0 recorrendo ao teste T-Student e Mann- Whitney-Wilcoxon ao nível de significância de 5%. Registaram-se diferenças, estatisticamente, significativas na ingestão de gorduras polinsaturadas, hidratos de carbono totais, proteína total e proteína de alto valor biológico, quando as refeições dos adolescentes eram feitas em contexto familiar. As refeições em família foram propensas ao desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, quando comparadas com as refeições realizadas com outros indivíduos.
  • Youth Healthy Eating Index em adolescentes portugueses
    Publication . Marçal, André; Pinheiro, Daniela; Chacim, Débora; Fernandes, António; Ferro-Lebres, Vera
    O Youth Healthy Eating Index (YHEI) permite avaliar a qualidade da dieta em populações de adolescentes. Este trabalho de investigação teve por objetivo verificar se o Score do YHEI varia segundo o sexo, idade e ciclo de estudos numa amostra de adolescentes da região NUTIII-Tâmega e Sousa. Para isso, foi desenvolvido um estudo transversal quantitativo e analítico. A recolha de dados realizou-se recorrendo ao uso de um diário alimentar de 3 dias complementado com um questionário. Foi estudada uma amostra constituída por 45 adolescentes. Para tratar os dados recorreu-se ao software estatístico SPSS versão 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). O score do YHEI variou entre 28,3 e 66 e o seu valor médio foi de 43,68 (± 8,63) em 100 pontos possíveis. Relativamente à comparação do score total calculado tendo em conta variáveis sociodemográficas, não se verificaram variações significativas segundo o sexo, a idade e o ciclo de estudos. Após uma análise critério a critério, verificaram-se diferenças, estatisticamente, significativas em dois critérios do YHEI, nomeadamente, consumo de manteigas e margarinas (p-value = 0,040) e consumo de fruta (p-value = 0,040) quando se tiveram em conta o sexo e a idade, respetivamente. Dada a pontuação do score do YHEI conclui-se que os hábitos alimentares dos adolescentes estudados deveriam ser alvo de melhoria.
  • Processos de cocriação e colaboração no projeto Demola através da plataforma Miro
    Publication . Costa, Juliana; Gonçalves, Vitor; Ferro-Lebres, Vera
    No âmbito do projeto Co-creation Portugal – Link me up, o Instituto Politécnico de Bragança, na vanguarda do espírito criativo, inovador e empreendedor e, particularmente, da cocriação, no ano de 2017, aderiu à plataforma finlandesa Demola Global, de forma a contribuir para uma melhor conexão entre a formação académica e a resolução de desafios projetados com as entidades públicas ou privadas. Através de casos reais de problemas, os estudantes em conjunto com as empresas passam pelo processo de cocriação, com o apoio de um facilitador, para encontrar uma solução viável a ser projetada para o seu mercado. Como primeiro passo do processo de cocriação formam-se equipas multidisciplinares, que ao longo de dez a doze semanas devem através de reuniões presenciais e/ou por videoconferência e da plataforma colaborativa Miro resolver o desafio proposto. Para tal, durante essas semanas é desenvolvido o processo Demola que pode ser descrito em três fases principais: (i) Fase da descoberta; (ii) fase da ideação e prototipagem; e (iii) fase da refinação e entrega do produto final. Para tal, são usadas diferentes ferramentas de geração de ideias, de análise de problemas e de design thinking que levem ao desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores. Na fase da descoberta, as primeiras quatro semanas do projeto são voltadas ao diagnóstico e compreensão do problema (ferramentas tais como os mapas mentais, as árvores do problema e a análise PESTLE são as mais comuns). Através da plataforma Miro, com uso de ferramentas recomendadas, os estudantes são desafiados a desenvolverem o pensamento crítico e o espírito de equipa para cumprir os desafios propostos desta fase. De seguida, a fase de ideação serve também para permitir às empresas uma auto e hétero avaliação sobre seus processos de forma a se reposicionarem dentro do mercado. Para esta fase usam-se, essencialmente, os modelos de brainwriting, de design research e de diagrama de afinidades, incluindo os esboços das primeiras soluções através de protótipos de baixa fidelidade. Na fase final do projeto, na refinação, a equipa deve apresentar um protótipo de alta fideladidade com a resolução do desafio ou problema. Em todas as fases de colaboração do projeto, a plataforma Miro permite o uso colaborativo de modelos, através da criação de um quadro interativo e colaborativo que permite a sua edição, para além de criar murais para colocação de notas, trabalho por videoconferência e a apresentação dos mesmos online, entre outras funcionalidades. No âmbito deste estudo de caso, apresenta-se uma reflexão sobre quatro participações no Projeto Demola por uma estudante investigadora (entre 2019 a 2022), com o uso de dados primários (experiências no projeto) e secundários, obtidos através das bases bibliométricas Scopus e WoS, assim como consulta nos portais Demola, IPB e Miro. A análise deste processo permitiu-nos concluir que: (i) O uso da plataforma Miro, no contexto do Projeto Demola, é uma mais- valia para o desenvolvimento do trabalho em equipa, contribuindo para a literacia digital dos estudantes e parceiros. (ii) A plataforma Miro permite que as equipas não estejam dependentes das reuniões presenciais, uma vez que, por si só, permite acompanhar o trabalho dos elementos da equipa e, destes, com o(s) facilitadores ou responsável(is) da empresa parceira. (iii) As tecnologias digitais mostraram a sua importância ao nível de processos de cocriação, ainda mais num contexto pandémico como o que vivenciamos nos últimos anos.
  • Report 1: building a technologically informed information and communication network in europe
    Publication . Looy, Anne de; Liddell, Judith; Maramba, Inocencio; Moreira, Ana Catarina; Zwickert, Elina; Borrego, Rute; Corish, Clare; Keyzer, Willem de; Ferro-Lebres, Vera; Räss-Hunziker, Andrea; Storcksdieck, Stefan; Troiano, Erisilia
    This report represents an extraordinary and unique exchange of information across Europe through the creation of a website and learning how to use technology more effectively. Over the three-year period the capabilities conducted as part the EU funded Thematic Network „Dietitians Implementing Education and Training Standards‟ in Europe (DIETS) are presented here. The number of users registered to access the intranet (password-protected) section of the website grew rapidly from 0 at launch to 965 by the end of the third year. A great deal of learning and change to practice has resulted as well as closer engagement between HEIs and their dietetic departments across Europe. This Network of HEIs and their dietetic colleagues will endure long after the DIETS Network has finished its work, largely due to the enhanced ITC capabilities. The ultimate benefit to the dietetic profession, their education and lifelong learning and their contribution to nutritional health in Europe will continue to unfold
  • Housing and employment situation, body mass index and dietary habits of heroin addicts in methadone maintenance treatment
    Publication . Alves, Daniela; Costa, Ana Filipa; Custódio, Daniela; Natário, Liliana; Ferro-Lebres, Vera; Andrade, Fernando
    Forty-nine heroin addicts in methadone maintenance treatment were evaluated with the aim of studying the anthropometric, nutritional and sociodemographic characteristics of these individuals. The BMI of heroin addicts who live with their spouse/partner is significantly higher compared with other housing situations. Most of the heroin addicts evaluated do not consume the minimum servings of fruits, vegetables and grains recommended by the food pyramid, and their consumption of sweets is high. This study reinforced the need for intervention programmes specifically designed to correct the poor nutritional status and diet of drug users, while considering this to be a major public health issue.
  • Associação entre nível educacional e adequação nutricional de adolescentes
    Publication . Esteves, Raquel; Moreira, Pedro; Silva, Gustavo Gonçalves; Ferro-Lebres, Vera; Ribeiro, José Carlos
    Nos últimos anos têm-se acentuado as desigualdades socioeconómicas na distribuição da saúde, na prevalência de obesidade e na qualidade dos hábitos alimentares. Uma das variáveis usadas na avaliação do estatuto socioeconómico de adolescentes é o nível educacional (NE) dos progenitores, principalmente da mãe. Tem-se mostrado que adolescentes cujas mães têm um maior NE possuem uma alimentação nutricionalmente mais adequada. OBJETIVOS: Relacionar a adequação nutricional da alimentação de adolescentes com a educação parental. METODOLOGIA: Foram avaliados 179 adolescentes (100 raparigas) de uma amostra inicial de 302 estudantes da qual foram selecionados aqueles que reportaram adequadamente a sua ingestão (avaliado por métodos padrão). Os estudantes têm idades entre os 12 eos 19 anos; 82,1 % dos indivíduos apresentam índice de Massa Corporal (IMO) normal, 17,3% apresentam excesso de peso e ainda 0,6% têm obesidade (classificação de Gole). O NE parental foi avaliado sm 3 escalões, tendo em conta o grau de escolaridade: baixo (até ao 9° ano), médio (do 10° ao 12.° ano) e alto (mais do que o 12.° ano). Usaram-se diários alimentares de 3 dias (2 de semana e 1 de fim de semana) para avaliar o consumo alimentar, a partir dos quais foi calculada a média de Ingestão de cada nutriente e construído um score de adequação de 22 nutrientes. As associações foram estudadas através de um modelo de regressão GLM univariada, considerando-se a idade, sexo, IMO e ingestão energética como variáveis confundidoras. Utilizou-se o software SPSS 21.0. RESULTADOS: O score de adequação nutricional criado varia entre O (nenhum nutriente com ingestão adequada) e 22 (todos os nutrientes com Ingestão adequada). Na amostra em estudo, as raparigas classiflcaram-se neste score com uma média de 12, 77±1, 98 (mínimo 7 e máximo 18) e os rapazes obtiveram uma média de 13,84±2,33 nutrientes adequados (mínimo 10 e máximo '9). Analisando estes resultados consoante o NE materno verifica-se que adolescentes cujas mães têm um NE mais elevado têm uma adequação nutricional significativamente superior (13, 84±2, 25) à dos seus colegas cujas mães têm NE baixo (12, 66±1,95; p=0,012) ou médio (12, 86±2,11; p=0,032). Quando esta análise é efetuada para o NE paterno não são encontradas diferenças significativas. CONCLUSÕES: Existe uma relação positiva entre o NE materno, mas não paterno, e a adequação nutricional da alimentação de adolescentes.