Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 88
  • Termalismo sénior: qualidade de vida e qualidade do sono
    Publication . Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria; Alves, Maria José; Ramos, Olga Moura
    O termalismo esteve sempre associado a tratamentos de saúde, com função curativa, baseados em recursos naturais. Em Portugal, existe legislação que define termalismo, como o uso da água mineral natural e outros meios complementares para fins de prevenção, terapêutica, reabilitação ou bem-estar. A qualidade do sono assume um papel preponderante na regulação e restauração das funções biológicas dos indivíduos, tendo um impacto significativo na qualidade de vida. Ao nível cognitivo e neurológico, a qualidade do sono interfere com a capacidade de processamento das emoções, o que pode levar a alterações do humor e do comportamento.
  • Relação de ajuda em contexto prisional
    Publication . Certo, Ana; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    A qualidade de saúde por vezes é deficitária e os comportamentos de risco são elevados, não só pelo meio de onde derivam os reclusos, mas também pelo meio prisional onde estão inseridos. Torna-se imperativo que os profissionais de saúde consigam colmatar os comportamentos de risco, promovendo a qualidade de vida.
  • Diabetes literacy among higher education students
    Publication . Neto, Alexandra; Pinheiro, Marco; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    Literacy in diabetes appears to be one of the key tools to combat the increasing prevalence of this chronic disease that has grown exponentially over the years and globally at national level. This study aimed to evaluate the level of literacy in diabetes among students and provide guidelines for proposing an intervention project among this community. The specific objectives were: validate the Diabetes Knowledge Questionnaire (DKQ); and relate the levels of knowledge about diabetes with the socio-demographic and clinical variables. The sample comprises 432 higher education students who replied to the questionnaire in the period between February 15 and March 18, 2016. It was found that the DKQ (Sousa, 2003) that evaluates the knowledge of people about diabetes and its treatment seems to be acceptable for the general population and the two-dimensional model obtained from the confirmatory factor analysis revealed good levels of adjustment (CMIN/ DF=1.645, CFI=0.983, NFI=0.959, TLI=0.979, PCFI=0.803, RMSEA=0.039). The results showed a low level of literacy about diabetes and that there is a need for investment in community education projects to increase literacy about diabetes.
  • Alcoholism and coping strategies among IPB students
    Publication . Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José; Noné, Ana Rita
    This study aimed to assess the alcohol consumption habits and the different coping strategies of a group of students from the Instituto Politécnico de Bragança - IPB (Polytechnic Institute of Bragança) with a sample made out of 126 of its students (n=126). For this study, which is descriptive-correlational and transversal, a socio-demographic questionnaire, the AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test, Cunha 2002) and the Brief COPE questionnaire (Ribeiro, P. & Rodrigues, A. 2004) were used as evaluation instruments. Findings were that the majority of young students stated they do not have significant life problems, that they have good social supports and they do not consume alcohol in an inadequate way. Similarly, the coping strategies that they indicate as most frequent seem also to be the most adaptive, which may help to explain the fact that most do not perceive significant current problems and do not resort to alcohol in an inadequate way.
  • Literacia em competências humanísticas no contexto de cuidados paliativos: revisão integrativa
    Publication . Baptista, Gorete; Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José
    A dignidade no fim de vida é um tema de grande relevância na avaliação da qualidade dos cuidados. É imperativo que os profissionais que trabalham em cuidados paliativos sejam detentores de competências humanísticas. Destacamos como Teorias norteadoras da nossa pesquisa a Teoria do cuidado integral e a Teoria humanística do cuidado, as quais enfatizam a importância de compreender o paciente como um ser humano único e holístico, indo além das necessidades físicas para abordar as dimensões emocionais, sociais e espirituais.
  • Qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre. Resultados preliminares
    Publication . Azevedo, Ana; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria
    No decorrer da gravidez acontecem transformações biológicas, sociais e pessoais que exigem da mulher uma preparação física, social e psicológica para vivenciar com qualidade de vida (Qdv) esta etápa. Será que os desconfortos causados por todas estas alterações influenciam a perceção de qualidade de vida da grávida sem patologia no terceiro trimestre de gravidez? Este é um tema ainda pouco estudado, e por essa razão consideramos importante a análise desta temática. Com o objetivo de avaliar a qualidade de vida da grávida, no terceiro trimestre de gravidez desenvolvemos um estudo descritivo e exploratório, ainda em curso, realizado numa amostra de grávidas, no terceiro trimestre, inscritas nas consultas de obstetricia da Unidade Local de Saúde do Nordeste, aprovado pela Comissão de Ética do referido hospital. Avaliou-se a história obstétrica e a caraterização sociodemográfica das grávidas, através de um questionário de auto preenchimento elaborado para o efeito. Para a avaliação da Qdv usamos a escala WHOQOL-Bref (versão em Português de Portugal do instrumento abreviado de avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde),o qual está dividido em quatro sub-dominios (Físico; Psicológico; Relações Sociais e Ambiente) e uma faceta geral de Qdv. A recolha de informação foi realizada no mês de abril de 2013. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente recorrendo ao programa Statistical Package for Social Sciences versão 21. A amostra constituída por 34 grávidas, apresentava idades entre 23 e 41 anos, 73,5 % residiam na cidade, 44,1 % eram licenciadas, 70,6 % estavam empregadas, a média da idade gestacional foi 34,3 semanas, 55,9 % eram primigestas, 23,5 % não planearam a gravidez, 5,9 % com patologia prévia à gravidez e 14,7% com patologia decorrente da gravidez. A média de consultas realizadas foi 10,21. Os resultados da aplicação da escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente significativa em todos os seus subdomínios. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre ,773 nos subdomínios físico e psicológico; no subdomínio social ,767 e ,829 no subdomínio meio ambiente.
  • Terceiro trimestre de gravidez: conhecimento para o nascimento: resultados preliminares
    Publication . Azevedo, Ana; Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria
    A gravidez é entendida pelos investigadores como uma fase de intensa aprendizagem. Os Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna e Obstétrica em Portugal nos cursos de preparação para o nascimento acompanham a grávida e ministram-lhe a formação adequada que lhes permita vivenciar de forma equilibrada e saudável este período da sua vida. No mês de outubro de 2012 a Mesa do Colegio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (MCEESMO) da Ordem dos Enfermeiros, emitiu uma recomendação que sugere que os cursos de preparação para o nascimento devem integrar uma componente teorica que aborda os temas: trabalho de parto; analgesia de parto; aleitamento materno; puerpério; cuidados ao recem nascido; recolha de células estaminais e sexualidade na gravidez e puerpério. Investigar o conhecimento das grávidas no terceiro trimestre de gravidez relativamente a algumas temáticas recomendadas pela Mesa do Colegio da Especialidade é o nosso objetivo. Este estudo, descritivo e exploratório, é um recorte de um projeto de investigação, em curso, intitulado “Qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre” realizado com uma amostra de grávidas, que frequentam o curso de preparação para o nascimento, inscritas nas consultas de obstetricia da Unidade Local de Saúde do Nordeste, e aprovado pela Comissão de Ética do referido hospital. Inquirimos à cerca do conhecimento das grávidas relativo a algumas temáticas que a MCEESMO recomenda como devendo englobar a componente teórica dos cursos de preparação para o nascimento (Recomendação nº 2/2012), assim como quem lhe transmitiu esse conhecimento. Avaliou-se a história obstétrica e algumas variáveis relativas à caraterização sociodemográfica das grávidas, através de um questionário de auto preenchimento elaborado para o efeito. A recolha de informação foi realizada no mês de abril de 2013. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente recorrendo ao programa Statistical Package for Social Sciences. A amostra de 21 gravidas, com idades entre 25 e 41 anos, 81,0 % a residir na cidade, 42,9 % licenciadas, a média da idade gestacional 34,52 semanas, 81,0 % primigestas, planearam a gravidez 81,0 %. A média de consultas realizadas é de 11,43 e a média de aulas de preparação para o nascimento assistidas é de 7,14. No que concerne ao conhecimento, as gravidas da amostra afirmam ter conhecimento, 76,2% sobre sexualidade na gravidez, 85,7% sobre analgesia de parto, 90,5% acerca dos sinais e sintomas de início de trabalho de parto, 85,7% sobre os benefícios do aleitamento materno e 90,5% sobre cuidados ao recém-nascido. Quando inquiridas acerca de quem lhes transmitiu esse conhecimento (enfermeiro, médico ou outro) o enfermeiro destaca-se em todos os temas.
  • Felicidade, ansiedade, depressão e stress em bombeiros portugueses
    Publication . Afonso, Nadine; Galvão, Ana Maria; Pinheiro, Marco; Gomes, Maria José
    Sabe-se que , devido à natureza do seu trabalho, os bombeiros , estão expostos a situações adversas, assim como a eventos potencialmente traumáticos, sendo considerados um grupo de risco. Objetivo: Objetivou-se estudar o nível de ansiedade, depressão e stress, bem como da felicidade,; a relação entre a ansiedade, depressão e stress na felicidade; e a relação entre a autopercepção de felicidade e o nível de felicidade avaliada. Métodos: Estudo transversal, descritivo, correlacional e inferencial, numa amostra de 312 bombeiros de 18 corporações de Trás-os-Montes. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário com questões socioprofissionais, a Escala Sobre a Felicidade (ESAF) e, a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Resultados: Da análise de resultados , verificaram-se; níveis baixos de ansiedade,depressão e stress, níveis de felicidade elevados; correlações positivas entre as dimensões ansiedade,depressão e stress e uma correlação negativa entre estas três dimensões e o nível de felicidade. A relação entre a autopercepção de felicidade e o nível de felicidade medida, mostra que os indivíduos que responderam considerarem-se felizes, apresentaram um nível de felicidade superior comparativamente àqueles que responderam não se considerarem felizes. Conclusões: Os bombeiros da amostra apresentam níveis de ansiedade, depressão e stress normais,de acordo com a classificação dos autores da escala EADS e níveis de felicidade elevados.
  • Saúde mental e distúrbios do sono em estudantes do ensino superior
    Publication . Galvão, Ana Maria; Pinheiro, Marco; Gomes, Maria José; Ala, Sílvia Maria Fernandes
    Conhecer os hábitos de sono e repouso, bem como as práticas de sono recomendadas e a consequência da falta de repouso a nível dos comportamentos, das aprendizagens e do desenvolvimento dos jovens, mas também do seu impacto no desempenho, é um assunto cada vez mais premente. Os comportamentos de risco, nomeadamente os consumos de substâncias psicoativas, as problemáticas da ansiedade, depressão e risco suicidário e lesões autoinfligidas, entre outras, emergem e requerem intervenções específicas ao nível da avaliação e do tratamento. As perturbações do sono têm consequências cognitivas e no equilíbrio metabólico dos jovens e a melhoria da literacia sobre os hábitos de sono e repouso promove a sua adequação ao longo do seu percurso académico. Objetivou-se avaliar a saúde mental (níveis de ansiedade, depressão e stress) e a qualidade do sono dos estudantes do ensino superior.
  • Mental health and sleep-vigil disturbances in high school students: sleep hygiene consultation
    Publication . Galvão, Ana Maria; Gomes, Maria José; Pinheiro, Marco; Ala, Sílvia Maria Fernandes
    Sleep disturbance has consequences on cognitive level as well as on the metabolic balance of youth. The improvement of literacy levels on sleep habits and rest promotes their suitability. This study aimed to evaluate the mental health levels (anxiety, depression and stress) and sleep quality of higher education students through a descriptive and correlational study, quantitative and transversal in nature, on a non-probabilistic and by convenience sample of 510 higher education students. The Pittsburgh Sleep Quality Index and the Depression, Anxiety and Stress Scale were used. Among the results we underline a poor quality of sleep in most of the sample as well as a statistically significant correlation between sleep quality and mental health in the analysed aspects, noting also the statistically significant poorer quality of sleep among female students and higher levels of depression and anxiety among male students. We conclude that the Sleep Hygiene Consultations performed by the clinical office of the Polytechnic Institute of Bragança, are appropriate and timely to improve the literacy levels about sleep and rest habits, and to promote its fitness in the course of academic activities, contributing to a healthy development with less risk of anxiety, depression, stress and other risk behaviours.