Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 27
  • Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças
    Publication . Ribeiro, Cristiana; Azevedo, Maria; Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara
    O projeto “OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal”, foi desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança, numa parceria entre todos os seus centros de investigação: CeDRI, CIMO, UNIAG e CIEB. O projeto surgiu pela necessidade de valorização dos produtos regionais (mais especificamente o azeite) e do olival tradicional e pretende estreitar parcerias entre as escolas e as empresas ligadas à fileira do olival. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade numa abordagem STEM, sendo responsável por promover, junto de jardins de infância e escolas de 1.o ciclo do ensino básico, o desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativas. Esta comunicação pretende, para além de dar a conhecer o projeto, apresentar e discutir uma proposta de experiência de ensino e aprendizagem, destinada a crianças dos 3 aos 10 anos, sobre a sequência do processo de transformação da azeitona em azeite, recorrendo a um robô. Esta experiência foi submetida a pré-teste com 26 crianças do 1.o ciclo do ensino básico, tendo sido recolhidas e analisadas as suas vozes e programações do robô, no sentido de proceder a eventuais adaptações para futuras utilizações. Esta comunicação reforça a necessidade de desenvolvimento de projetos que explorem práticas (mais) inovadoras e próximas do dia a dia das crianças.
  • Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa
    Publication . Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana
    Com este trabalho, pretendeu-se refletir acerca dos contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter», da convivência entre o aluno e o professor na sala de aula, bem como aferir a importância da interação e participação dos diferentes atores do processo educativo.
  • Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria; Alves, Celina Hirondina
    Este trabalho pretendeu compreender os motivos pelos quais existem «crianças de rua», identificando as razões sociais e familiares que estão subjacentes a estas situações.
  • A abordagem STEM em contexto educativo: conceções de educadores de infância
    Publication . Azevedo, Maria; Ribeiro, Cristiana; Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina
    A investigação científica e as práticas em contexto de educação pré-escolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico têm acompanhado o impacto da utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem e têm revelado a sua elevada eficácia no dia a dia de crianças e jovens. Nesta linha de pensamento, a abordagem STEM tem vindo a ganhar espaço e reconhecimento, num mundo cada vez mais científico e tecnológico, e a revelar-se uma a contribuição relevante para a educação da atualidade. Integrado no projeto “OleaChain - Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal”, o presente estudo tem como objetivo principal recolher e analisar conceções dos educadores de infância de Portugal sobre o uso da abordagem STEM em contexto de jardim de infância. Caraterizado pela natureza qualitativa da investigação, o estudo faz uso de um questionário com questões abertas, construído no Microsoft Forms e distribuído por email, e é constituído por uma secção destinada à identificação dos participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e outra secção referente às conceções e práticas sobre STEM (com cinco questões de resposta aberta e uma de escolha). Para a análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo para a respetiva interpretação. Observa-se que os educadores de infância implicam, nas suas práticas, momentos de exploração de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (práticas STEM), mas tendem a não relacionar essas explorações, de forma explícita, diretamente com a abordagem STEM, pelo que se torna essencial que projetos, como o “OleaChain”, sejam desenvolvidos nos contextos educativos e contribuam para práticas mais inovadoras e mais próximas do dia a dia das crianças e jovens.
  • Conceções de educadores sobre a emergência da sustentabilidade desde a infância
    Publication . Ribeiro, Cristiana; Azevedo, Maria; Rodrigues, Maria José; Mesquita, Cristina
    O mundo atual enfrenta diversos desafios económicos, sociais e ambientais, dimensões refletidas no tão almejado desenvolvimento sustentável (DS). Partindo destas preocupações e com intuito de promover políticas e comportamentos que satisfaçam as necessidades das gerações atuais, garantindo que as necessidades das gerações futuras não serão comprometidas, a Organização das Nações Unidas definiu dezassete objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Conscientes do papel muito importante dos contextos educativos para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos docentes, faz parte desses objetivos um conjunto de indicadores a serem explorados nos diferentes níveis de educação e de ensino. Incluído no projeto “OleaChain - Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal” que, além de outras ações, prevê o desenvolvimento de atividade de ensino e aprendizagem. Nesse âmbito, este estudo tem como objetivo recolher e analisar conceções de educadores de infância sobre o uso e a importância da sustentabilidade em contexto de jardim de infância. Esta investigação, seguindo uma linha de natureza qualitativa, utiliza para a recolha de dados um questionário de questões abertas, construído no Microsoft Forms e distribuído por email. É constituído por uma secção destinada à identificação dos participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e outra secção referente às conceções e práticas de sustentabilidade (com duas questões de escala de Likert e três questões de resposta aberta). Faz uso da análise de conteúdo para a interpretação dos resultados. Os dados evidenciam referências dos educadores de infância a ideias e práticas preocupadas com a sustentabilidade, que se traduzem por comportamentos diários e propostas de experiências de ensino e aprendizagem na sala de atividades, mas nem sempre é visível a devida importância que atribuem à sustentabilidade alimentar.
  • Portuguese national report on early years teachers conceptions and practices to assess and document childrens learning
    Publication . Mesquita, Cristina; Azevedo, Maria; Castanheira, Luis; Pinto, Ana Lúcia Jesus; Lopes, Rui Pedro
    This text examines early childhood education in Portugal, which is divided into two categories: Day Care for children aged 0-3 years and Preschool Education in Kindergartens for children aged 3-6 years. The study focuses on Preschool Education, which is part of the Portuguese educational sys- tem and emphasizes educational preparation for children. The Framework Law for Preschool Edu- cation sets goals for socio-emotional and intellectual development, education for citizenship, cor- recting social asymmetries, and equalizing opportunities. The study aims to understand kindergar- ten teacher knowledge beliefs and practices regarding children's assessment and pedagogical doc- umentation. Data were collected using an online questionnaire, distributed through social net- works, and made available on the website of the APEI. The data were processed and analyzed with the aid of the Pandas tool, revealing that most kindergarten teachers engage in weekly reflections with children regarding the collected learning evidence and believe that a digital application could facilitate the documentation process. The most common use of digital applications is to share pho- tos and/or videos and exchange messages with families. Kindergarten teachers use various meth- ods to collect data on children's activities, such as direct observation and conversation with chil- dren, photographic records, and analysis of children's work. Overall, the study sheds light on how kindergarten teachers perceive pedagogical documentation, its importance, and the challenges as- sociated with assessing children. It also highlights how digital applications can facilitate the docu- mentation process, making it easier to share learning evidence with parents and track children's development.
  • OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade e a inovação pedagógica
    Publication . Azevedo, Maria; Ribeiro, Cristiana; Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina; Rodrigues, Maria José
    O projeto OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal, está a ser desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança numa parceria entre o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) e os restantes centros de investigação da instituição (CeDRI, CIMO, UNIAG), e surgiu da necessidade de promover a valorização da região, nomeadamente do olival tradicional, bem como dos seus produtos, neste caso especifico o azeite. O CIEB assume o compromisso de trabalhar aspetos da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM junto das escolas básicas e dos jardins de infância, promovendo experiências de ensino e aprendizagem significativas. Esta comunicação visa divulgar e discutir o projeto, apresentando as suas dimensões principais. Pretende-se, entre outros propósitos, desenvolver e reforçar parcerias entre as escolas e as empresas ligadas à fileira do olival. O projeto suporta-se numa investigação de cariz qualitativo focada num estudo multicontexto, que se rege por uma linha construtivista, tendo consciência da relevância do papel dos docentes para o desenvolvimento dos conhecimentos, capacidades e atitudes das crianças. Os resultados assentam na construção de vários produtos, nomeadamente na realização de uma oficina de formação creditada sobre a temática em análise, proporcionando momentos de discussão e reflexão sobre as estratégias mais adequadas para atingir os objetivos traçados. Além disso, prevê-se a construção de uma brochura e dos respetivos Kits (conjunto de recursos) que permitirá aos educadores e professores introduzirem nas suas práticas experiências de ensino e aprendizagem numa perspetiva STEM e sustentabilidade. No decorrer do processo será elaborado um documentário sobre os processos de transformação da azeitona. Concluímos que o projeto pode constituir-se como uma mais-valia para práticas inovadoras e valorizadoras do papel ativo das crianças.
  • Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia
    Publication . Azevedo, Maria; Bonifácio, Evangelina; Madureira, Cristiana
    Com este trabalho pretendeu-se discutir e refletir conjuntamente acerca de eventuais dilemas éticos da profissão docente.
  • Felicidade no trabalho: relações ou ralações?
    Publication . Bonifácio, Evangelina; Azevedo, Maria
    Este texto é o resumo de uma comunicação que teve como finalidade refletir sobre a maneira como o trabalho pode influenciar a vida de uma pessoa. Através da leitura e análise documental de vários estudos que abordam a problemática do trabalho e felicidade, tentamos apresentar uma interpretação sobre as conexões dos diferentes tipos de relações estabelecidas nos locais de trabalho, bem como as suas possíveis implicações na vida pessoal e familiar e vice-versa.
  • Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Azevedo, Maria; Mesquita, Cristina
    Algumas abordagens pedagógicas realçam a importância de valorizar a criança como participante ativa na sua aprendizagem, reconhecendo as suas competências de interação e comunicação, de observação, questionamento e descoberta do mundo que as rodeia. Esta perspetiva encontra o seu fundamento em diversos autores, dos quais realçamos os contributos de Dewey e Bruner relativamente à aprendizagem participativa e experiencial. A criança, neste tipo de abordagens, é designada como investigadora, aprendendo com base no questionamento que faz e seguindo um procedimento investigativo formal. Além disso, outros estudos evidenciam que, quando a criança está envolvida, está a aprender. Estas linhas concetuais serviram de suporte a este estudo que analisa o impacto das estratégias pedagógicas promotoras da descoberta e da investigação no bem-estar e envolvimento das crianças em creche, educação pré-escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para tal foram desenvolvidas e implementadas experiências de ensino-aprendizagem em três contextos: em creche, com um grupo de bebés dos quatro aos doze meses, em EPE, com um grupo de crianças de três anos, e outro grupo de crianças do 1.º CEB, com nove anos. A ação desenvolvida focalizou-se no trabalho investigativo, analisando o bem-estar e o envolvimento das crianças, nas experiências de ensino-aprendizagem realizadas. A recolha de dados foi realizada através da observação, a partir da Escala de observação do bem-estar e da Ficha de Observação das Oportunidades Educativas e de acordo com os procedimentos descritos nos manuais SICS-ZICO de Ferre Laevers e no manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias de Bertram e Pascal, respetivamente. Da análise dos dados resulta que as crianças têm maiores níveis de envolvimento, questionam mais e interagem melhor quando implicadas em atividades que as impelem a agir, explorar e refletir. Salienta-se, ainda, que, se a criança estiver em ação, tem maior probabilidade de estar envolvida e, consequentemente, mais oportunidades de pensar e de aprender.