Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 47
  • O design e a valorização de produtos, territórios e identidades
    Publication . Costa, Jacinta Casimiro da
    O presente artigo aborda a relação atual entre o design, os contextos locais, as suas comunidades, a criação popular, a autocriação, o artesanato, os produtos autóctones, e a valorização e sustentabilidade territorial e social. Presentemente os fatores considerados como secundários como, o “valor de estima, os factores emotivos, estéticos e psicológicos, a qualidade percebida, o conceito de terroir” (como reconhecimento da comunidade e do território onde se produz) como refere Dijon de Moraes (2009), contidos em muitas destas produções são factores determinantes e diferenciais competitivos para o desenvolvimento de novas tipologias de produtos industriais Neste trabalho evidencia-se a importância do design neste processo imergindo a complexidade do âmbito desta área atualmente.
  • Vozes do berço: memórias de uma vivência
    Publication . Lopes, Ana Suzete (Ed.); Lema, Filipe (Ed.); Costa, Jacinta Casimiro da (Ed.)
    A antologia de poesia de alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) nasceu de uma vontade de unir e promover a li- teratura no seio da comunidade estudantil do Instituto, e de um sonho pessoal, que possa contribuir para uma sociedade mais consciente, inclusiva e próxima da leitura. Somos alunos do IPB, de países e continentes diferentes, e falantes da língua portuguesa, inglesa, crioula e espanhola, mas foi a escrita que nos uniu neste projeto. Conseguimos escritos de estudantes de Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Índia, Cabo Verde, Espanha e Paraguai. Li algures que devemos amar a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos estão em vias de extinção. Em Bra- gança, tem-se dito que os amigos são para sempre. Aqui também o aluno vai e as suas obras ficam. Nós, os autores deste livro, criamos a nossa oportunidade, fomos atrás dela e demos vida ao primeiro volume da antologia de alunos deste Instituto, ao qual atribuímos o título de “Vozes do Berço – memórias de uma vivência”, onde, com um desejo de alegria e muita satisfação, vos apresentamos a nossa escrita. Como mentor, promotor e coordenador deste projeto, de- safio a que me propus, desafiei os autores e aqueles que não puderam participar neste 1o volume do projeto, o qual agradeço profundamente por terem aceitado o desafio. Acho que a minha loucura combinou perfeitamente com a de todos vós (poetisas e poetas) desta edição.
  • Pedra de Sal
    Publication . Costa, Carlos Casimiro da; Costa, Jacinta Casimiro da
    Mobile architecture in all its variety - a lively collection of mobile, portable, and movable structures of all kinds. Celebrate mobile architecture in all its forms with this visual ode to life on the move. Ranging from quirky to sensible and from rustic to deluxe, featured projects include houseboats, huts, and tricked-out caravans, alongside disaster shelters, wearable structures, and futuristic prototypes. This compactly designed package features more than 250 colour photographs and a smart, engaging layout that will appeal to anyone who appreciates the power of good design. Reusing cast-off kitchen storage units to form the base of their mobile baby care unit, designers and parents Jacinta and Carlos Casimiro da Costa created 25 Pedra de Sal. The diminutive mobile unit reconfigures components from a child’s bike and incorporates disused tubing, spare wheels, and acrylic sheet and an old car mirror. The combined result is a new brightly coloured crib that includes built-in storage for baby clothes, bedding and care products and as well as an nappy changer drawer. Resourcefully designed and built by the Costas for their two children, the mobile unit is the coolest crib around.
  • Outros olhares
    Publication . Botelho, Sara Bento; Gonçalves, Ricardo L.R.; Costa, Carlos Casimiro da; Costa, Jacinta Casimiro da; Silva, Olívia da; Garrido, Nelson; Cruz, Bruno Carreira; Leite, Sofia Ferreira; Leite, José Pedro; Marques, Horácio Tomé
    Confluência artística no Museu Abade Pedrosa em Santo Tirso com a instalação do grupo 4 Pontos constituído por Carlos Casimiro da Costa, Jacinta Casimiro da Costa, Sara Bento Botelho e Ricardo Gonçalves com os fotógrafos Nelson Garrido; Olívia da Silva, Bruno Cruz e curadoria de Horácio Marques
  • Fait-diverre
    Publication . Costa, Carlos Casimiro da; Costa, Jacinta Casimiro da
    A obra ‘Fait-diverre’ é uma metáfora da democracia. Um artefacto que a dramatiza expondo as suas fragilidades e que propõe o alcance do sentar, através da chegada ao poder, associado a um telhado de vidro ou neste caso a um assento de vidro. O desenho desta obra parte da reinterpretação do cartaz de 1974 da autoria de Sérgio Guimarães, com a criança, a arma e o cravo da revolução e que faz parte de uma seleção “A Vida Portuguesa” para comemorar o 25 de Abril. Através da reconfiguração de uma cadeira metálica semiabandonada reconvertendo a função do seu assento numa jarra de vidro que recebe um cravo, agora mais desbotado e que necessita de suporte de vida, coloca-se em causa a conduta do ser e sacraliza-se o momento da revolução e da liberdade de Abril. Esta homenagem à democracia, coloca em causa o seu abuso, a sua transparência ou credibilidade, assim como o seu modo e função. Sentimos neste objeto a fragilidade que testemunha a democracia e a ênfase do alcance associado ao ato ‘maquínico’ do querer sentar sobre qualquer matéria. Assume-se também como um tributo ao ‘saber fazer’, experienciando a ‘manualidade’ da exploração do vidro e da sua plasticidade criando uma atmosfera única de criação. Tem também um duplo significado criando um jogo de palavras entre um facto ou assunto pouco importante e algo que é feito de vidro.
  • Espectro do design periférico popular português: um legado para o desenvolvimento sustentável
    Publication . Costa, Jacinta Casimiro da
    As zonas periféricas de Portugal apresentam características diferenciadoras comparativamente ao contexto urbano. Pautam por terem comunidades circunscritas de especificidades únicas sendo atualmente determinadas pela perda de centralidade das atividades agrícolas, enfrentando cenários de mudança e perda identitária. Pela sua ‘limitação’ económica e social de meios, têm ainda a descoberto um legado educacional e pedagógico circunscrito numa tangibilidade de práticas e conhecimentos no encontro com a ‘ecologia do artificial’. O designer não pode ficar alheio deste alcance, devendo para isso procurar nas periferias os caminhos e os legados que possam repercutir dentro da sociedade civil, não só uma valorização do território associada a uma correspondência específica no desenvolvimento de produtos e costumes que melhorem as condições de vida das populações locais, mas também uma herança fundacional para as gerações futuras. A sociedade atual necessita desta reaproximação, procurando nesses testemunhos únicos e informais que convergem com a etnologia e a antropologia, a sugestão e o desafio de modelos e utopias que confluam com as ideias de sustentabilidade, globalidade e localidade. A intenção da investigação em design que se pretende desenvolver é estabelecer e avaliar a probabilidade de criar ‘novos’ cenários com base no estudo destes legados civilizacionais populares e agir no desenvolvimento económico. Enuncia-se que estas expressões criativas humildes da identidade nacional que tendem a desaparecer com o tempo e são parte integrante de um legado fundamental de pluralidade e de autenticação, podem influenciar o desenvolvimento de produtos e práticas sustentáveis. Pretende-se neste estudo a sua análise e documentação e posteriormente estabelecer parcerias com profissionais e estudantes das diferentes áreas emergentes do design para analisar a pesquisa realizada, propondo não apenas a abordagem projetual, mas a definição estratégica de novos cenários sustentáveis que resultem em benefícios económicos e sociais para as comunidades. Entende-se que este estudo não deve ficar circunscrito, mas deve ser entendido como um instrumento nacional | global de pesquisa. Para a sua documentação será criado um portal, como processo vivo de inspiração para futuros estudos, processos, aplicações, planos de ensino que permitirá estabelecer e contribuir para uma herança cultural futura e uma consequente valorização do território.
  • Don't Bang My Kytchen: Don't Bang Ukraine Dnipro Kytchen's
    Publication . Costa, Carlos Casimiro da; Costa, Jacinta Casimiro da
    This poster for the IPB is being published today, as a memorial to all, who at this sad moment remember this past year. But also to alert everyone, special emphasis to students from the University and Polytechnic,…that although we are here, so far away from this weird diabolic mechanism,... kitchens in Dnipro and elsewhere in Ukraine continue to be destroyed and set on fire. This doll (Nancy – a doll without boots – memorising Nancy Sinatra) and this ‘slightly rusty’ pistol, were found once again among the elements while we make our field of potatoes, onions and beans (family agricuture)…, opening a visual depicting door to another story and another poster. This time Nancy was found in one of the terrible images from war in Ukraine, precisely in Dnipro. She prepares herself a shoot hearted-emoji, capturing the essence of the destroyer's surprised look of that little person. Thus, hoping, that this shot will bring peace of mind and clamour waking up his own hordes.
  • As tecnologias no ensino do design
    Publication . Costa, Carlos Casimiro da; Costa, Jacinta Casimiro da
    Atualmente vive-se numa sociedade de informação e de conhecimento. Cada vez mais é pelo uso de tecnologia que se concretizam importantes trocas de informações e comunicações, a partir das quais a sociedade moderna se constitui como uma complexa comunidade que se movimenta à procura de mais conhecimento. São analisadas novas formas de agir para procurar responder a cenários emergentes e que se enquadrem com as mais recentes inovações tecnológicas, e possibilitem aplicações cada vez mais sofisticadas, tendo por objetivo permitir e facilitar o acesso a recursos de todo o tipo, independentemente da sua natureza ou localização física. Isto reflete-se em áreas tão distintas como o comércio, a medicina, a economia, e até mesmo nas próprias relações interpessoais. No ensino superior são igualmente colocados desafios, no sentido da modernização, eficácia e flexibilidade dos processos educativos, procurando-se a sua democratização com a globalização do saber, através da exploração das potencialidades das novas tecnologias, com a quebra de fronteiras espácio-temporais, oferecendo igualdade na oportunidade de aprender, anulando barreiras culturais, sociais, políticas, religiosas e económicas. A inclusão de uma diversidade de soluções tecnológicas que permitem o ajuste à situação de aprendizagem, ao objeto de estudo, à natureza do grupo e ao tipo de trabalho a realizar bem como a possibilidade de maximizar o desempenho são hoje apresentados como desafios pedagógicos para alunos e professores. Neste artigo, expõem-se considerações teóricas sobre a utilização de tecnologias na educação escolar e apresentam-se experiências de aprendizagem realizadas no Ensino Superior na área do Design com o recurso a tecnologias de desenho digital para a concretização de propostas de trabalhos práticas tendo como objetivo analisar o impacto da sua utilização nomeadamente na criatividade, realização dos projetos e autonomia dos alunos.
  • Retorno
    Publication . Costa, Carlos Casimiro da; Costa, Jacinta Casimiro da
    A obra explora a ideia de um retorno enquanto regresso à natureza, na procura ininterrupta de um pensar que cruze ciclos e ritos, num objeto que se edifica e que reconfigura o espaço num organismo vivo. Constrói-se, não sobre a ideia de eternidade mas, sob um processo visível e ‘metamorfósico’ da vivência dos autores numa aldeia de Trás-os-Montes, que os envolve num processo amplo e significativo das suas vidas. A influência desta experiência, marcada pelo território, conduz esta peça para uma linguagem onde se expressa a ideia de transferência e do significado dos ciclos produtivos. Ao espectador é proposto ser um elemento agregado à obra no momento de observação do trabalho pela experiência de um objeto de sentar, concebido em madeira de Negrilhos, que o eleva desabrigado sobre as árvores que o norteiam. Enquanto sobe e se posiciona nesta cadeira vertical, tem a oportunidade de liberar sua alma, colocando as sementes da próxima estação nas suas mãos. Este lugar sentado é uma oportunidade de ver cada vez mais longe, à espera da sombra de uma árvore colocando-nos num espelho celeste, confinando o nosso corpo, a nossa pele em um processo de metamorfose: pequenos e humilhados. Edificou-se um caminho, configurou-se um espaço, num exercício que procura o diálogo entre o natural e o construído, tateando os limites duma obra efémera. Depois vem o silêncio (sem e com) retorno.
  • Textile Languages: Substance
    Publication . Costa, Jacinta Casimiro da; Costa, Carlos Casimiro da
    The Degree in Art and Design of the School of Education in the Polytechnic Institute of Bragança (IPB) in Portugal is already a 40-year reference training over time, developing projects of cultural and artistic scope that involve the continuous participation of students and teachers, endorsing a proximal and continuous interconnection as a strategy of cultural development. These structural actions intersect territorial aspects of Trás-os-Montes region with its natural and ethnographic unique dimension and the sustainable emphasis on inclusion, multicultural values and citizen participation. The textiles study is available in different formative dimensions and has been an incessant connection structure between cultures and territorial geographies for its universality creating dynamic and interdisciplinary laboratory spaces where different working approaches are connected. Thus, proposing multiple dialogues between Design, Visual Arts and textile culture, the exercises proposed to the students focus on the exploration of textile languages and their symbolic, material and expressive potential where memories (individual and collective identities) are embodied and materialised in inner and outer identity projects.