Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 20
  • Welfy smart controller - BGI - MIT
    Publication . Matos, Paulo; Plasencia, Paula; Alves, Rui; Peixoto, José
    A technology that is completely autonomous, intelligent, auto adaptable and simple to use, to control environment variables according to routines and preferences of the each individual or group of individuals. A solution to control HVAC systems based on radiators and convectors, that uses this technology joined with a large set of optimizations, that turn Welfy Controllers unbeatable in the advantages and benefits offered to customers. Promoting the highest levels of energy savings for HVAC systems. Reconciling the irreconcilable, joinning the superlative of comfort environment with the superlative of energy efficiency, in an eco-efficient and simple to use technology.
  • Aprendizagem baseada em soluções efetivas
    Publication . Matos, Paulo; Alves, Rui; Gonçalves, José
    Os autores apresentam a Aprendizagem Baseada em Soluções Efetivas que deriva da Aprendizagem Baseada em Projeto, mas aplicada a problemas reais com objetivo de contruir soluções efetivas. A enfase é colocada na efetividade no pressuposto que incentiva a um maior envolvimento e comprometimento por parte dos alunos, assegurando um contexto que se pretende mais aliciante e próximo do que será a realidade profissional dos alunos. A efetividade é aferida pelas funcionalidades consideradas essenciais à plena utilização e resolução do problema, mas também pela viabilidade da aplicação ser efetivamente utilizada, sem que seja necessário a continuidade do envolvimento dos alunos. As evidências empíricas apontam um claro aumento da aquisição de competências, do número de aprovados e das classificações. Permitiu também definir um posicionamento estratégico de cooperação com a comunidade envolvente, em que todas as partes beneficiam (formandos, docentes, instituição de ensino, entidades locais e regionais e empregadores).
  • A solution to prevent and minimize the consequences of accidents with farm tractors in the context of mountainous regions with low population density
    Publication . Alves, Rui; Matos, Paulo
    Farm tractors have become a key part of daily routine agriculture, converting complex and time-consuming tasks into tasks that are easier to perform and less dependent on human labor, contributing directly to increasing the economic value generated by this activity sector, either by increasing the productivity or by making certain agricultural crops viable, which otherwise would not be sustainable. However, despite all the advantages, accidents with this type of equipment are common, often with critical and sometimes fatal consequences. The evolution of safety requirements of these machines has occurred at a good level; however, a significant part of the agricultural tractors in use are older models that do not have such solutions. Even in the new models, which contain such solutions, these are not always correctly used, and it is even common that they are turned off or simply not used at all. It is therefore natural that accidents continue to occur, a situation that is aggravated by other factors. Lack of situational awareness of the operators, which can result from advanced age, inadequate training, reduced sensitivity/respect for safety rules, or working on irregular terrain like mountainous areas, contribute to high-risk contexts that end in the loss of human life. The consequences of such accidents are clearly aggravated by the time it takes to assist the victims—either because accidents are simply not identified/reported immediately, or by the time it takes to locate and provide help to the victims. This is a scenario that is more common in mountainous regions and regions with low population density. The current paper, using NB-IoT, a set of sensors, and a web application, presents a conceptual toolset conceived to prevent accidents and minimize consequences (human and material) that can be applied to old and new farm tractors. The development was carried out taking the characterization of the farmers and the land in the region in which the authors’ research institution is located into account, which has the highest rate of fatal accidents with agricultural tractors in the country; it is a region of mountainous with a very low population density.
  • Smart Coach
    Publication . Gonçalves, Luís Fernando Silva; Pina, Tony; Matos, Paulo; Alves, Rui; Plasencia, Paula
    O computador foi criado como ferramenta de trabalho, mas atualmente é também uma fonte de lazer, e nem sempre é fácil gerir o tempo que dedicamos a um e a outro. E é muito comum que o tempo de lazer, tenha implicações sobre a nossa produtividade. Situação que é particularmente crítica para as empresas cujos colaboradores trabalham maioritariamente com o computador. Facilmente se gasta uma ou mais horas por dia a consultar as redes sociais, ver e responder a emails pessoais, ou até mesmo em atividades que podem colocar a reputação da empresa em causa. O impacto no rendimento não é de forma alguma negligenciável, 40 minutos diários de distração correspondem ao mês de férias do trabalhador. Mas não é só um problema monetário, é um problema de produtividade, que pode colocar em causa o cumprimento de prazos, a relação com os clientes, entre muitas outras coisas. Atualmente, a alternativa passa por soluções que condicionem o acesso a determinados recursos - mas nem sempre possíveis de aplicar - pois o mesmo computador/internet que promove lazer, consiste no posto de trabalho. Outras soluções existem, que em vez de impedir o acesso, fazem o rastreio de tudo o que o colaborador faz e reportam isso à entidade patronal - desde os sites que o colaborador consulta, até aos emails que recebe ou envia. Mas aqui colocam-se problemas graves de violação da privacidade, cada vez mais protegida e valorizada por todos nós. A Aresta Binária tem vindo a trabalhar numa solução que em vez de controlar, ajuda a gerir e a tornar o tempo de trabalho mais produtivo, de forma salutar e com o maior respeito pela privacidade. Solução esta só possível com recurso a soluções inovadoras de inteligência artificial, que permitem caracterizar os padrões de comportamento por tipo de atividade profissional e assim classificar o que é tempo efetivo de trabalho e tempo gasto em atividades de lazer. No âmbito deste projeto têm trabalhado vários alunos e docentes do IPB, nomeadamente na componente de recolha dos dados que resultam da interação entre utilizador e computador, um deles realizado para ambiente Windows [1] e um segundo para ambiente Linux [2]. O trabalho foi continuado pelos autores, focando agora no tratamento dos dados, nomeadamente na recolha, segmentação e contextualização no sentido de permitir que a análise se faça por tipo de aplicação software - utilizado pelo colaborador. É ainda de referir que este projeto foi submetido para financiamento a um projeto I&DT em Cooperação do PT2020, numa parceria entre a Aresta Binária (promotor principal) e o IPB.
  • Pin2Give – portal promocional e de back-office para fornecedores
    Publication . Paulo, Fábio; Matos, Paulo; Alves, Rui
    Pin2Give é um assistente inteligente de gestão de compromissos que envolve o congratular ou ofertar a terceiros - como acontece em aniversários e demais datas comemorativas. Tendo em conta as características do evento, a relação entre o utilizador e a pessoa a congratular, a Pin2Give sugere a forma de congratulação (meio e conteúdo) ou faz a sugestão de possíveis ofertas que podem ser adquiridas através da própria aplicação. A minha participação no projeto Pin2Give está focada numa nova vertente que visa dar representação institucional do Pin2Give na web e suportar algumas das estratégias de promoção da plataforma.
  • Smart productivity coach
    Publication . Gonçalves, Luís Fernando Silva; Pina, Tony; Alves, Rui; Matos, Paulo; Plasencia, Paula
    O computador e a internet podem ser ferramentas de trabalho mas também de lazer, e nem sempre é fácil gerir o tempo que se dedica a cada uma das partes, o que por vezes influencia o nosso rendimento e produtividade. O Smart Productivity Coach (SPC) pretende ser um sistema inteligente e autónomo de promoção da produtividade para colaboradores cujas funções sejam maioritariamente desempenhadas com recurso ao computador e à internet. O sistema deve ser capaz de identificar perfis padrão de trabalho efetivo a partir do conhecimento coletivo dos dados recolhidos da iteração dos utilizadores com o computador. Pela comparação do perfil específico de cada indivíduo com o perfil padrão da sua área de atividade, pretende-se identificar o que são períodos efetivos de trabalho e o que não são. Informação que permite calcular métricas de produtividade relativas e absolutas; mas também implementar mecanismos de supervisão contínua que, por um lado, alertem para situações mais graves, e, por outro, incentivem e promovam melhores condições de produtividade.
  • clOpenCLip - Estendendo aplicações heterogéneas a ambientes distribuí­dos de forma transparente
    Publication . Alves, Rui Alexandre Coelho; Rufino, José
    Em sistemas computacionais heterogéneos co-existem dispositivos de computação de diferentes arquiteturas, além da principal (hospedeira). Para tirar partido dessa variedade, com o objetivo de acelerar a sua execução, as aplicações desdobram-se em componentes de código destinados aos diferentes dispositivos disponíveis. Um dos principais modelos de programação deste tipo de aplicações é o OpenCL, modelo aberto e independente, dos fabricantes de hardware. No modelo aplicacional original do OpenCL, uma “aplicação heterogénea” arranca num certo nó hospedeiro, podendo recorrer aos vários dispositivos de computação locais. No entanto, o modelo não permite utilizar dispositivos de outros nós, ainda que interligados em rede com o nó de arranque. O clOpenCLip (cluster OpenCL sobre IP), apresentado neste poster, pretende resolver este problema. O objetivo deste trabalho é a construção de uma solução que possibilite o uso dos múltiplos dispositivos de computação disponíveis num ambiente distribuído, por parte de aplicações que seguem o modelo OpenCL, utilizando comunicação baseada em TCP/IP, e de forma completamente transparente, ou seja, compatível com aplicações OpenCL já pré-compiladas. A agregação dos vários dispositivos de computação disponíveis em ambiente distribuído foi realizada através de um conjunto de serviços que intermedeiam a submissão de pedidos de clientes remotos aos dispositivos co-localizados com os serviços, sendo toda a comunicação cliente-servidor baseada em sockets BSD (sobre UDP ou TCP). Nos clientes, um novo driver OpenCL expõe todos os dispositivos remotos disponíveis e fornece às aplicações a transparência necessária para a exploração desses dispositivos. No estágio atual de desenvolvimento, o clOpenCLip foi já validado com recurso a um conjunto diversificado de benchmarks OpenCL, que permitiram por à prova a estabilidade da implementação e aferir o impacto da comunicação no desempenho. Os objetivos iniciais estão praticamente atingidos, uma vez que já é possível a execução de funções OpenCL em sistemas remotos. Além disso, um grande número de primitivas OpenCL 1.2 já está abrangida no clOpenCLip, o que aumenta o seu potencial de uso. Apesar disso, e de toda a validação já feita através de um vasto conjunto de benchmarks OpenCL, ainda existem aspetos que é necessário considerar: validar a robustez da troca de mensagens quando o protocolo de comunicação escolhido é o UDP; tentar alargar a 100% o grau de cobertura da especificação OpenCL1.2; optimizar o código produzido, de forma a minimizar o mais possível o impacto da comunicação em rede e do processamento das mensagens trocadas; realizar benchmarks com vários clientes interagindo com os mesmos serviços, para validar a robustez destes e estudar a sua escalabilidade.
  • Remote execution of OpenCL and SYCL applications via rOpenCL
    Publication . Alves, Rui; Rutin, José
    With the increasing computational demands of modern applications, heterogeneous systems continue to have an important role in accelerating computationally intensive tasks, a trend confirmed by the most recent HPC architectures. Efficiently exploiting these systems implies the use of specific programming paradigms, such as the classic OpenCL model, or modern single-source alternatives, like SYCL. However, the original execution model of these approaches does not provision for the use of coprocessors other than those directly attached to the host system where the heterogeneous application starts. Over time, several solutions emerged to cope with this limitation, both at the hardware and software level, allowing to exploit remote/distributed co-processors. In this paper, a representative set of seminal OpenCL API Forwarders is revisited and their performance compared with rOpenCL (a recently introduced platform of the same kind), using the classical matrix multiplication case study. In addition, given the importance of SYCL, which has been steadily gaining traction, this paper also exploits the potential of rOpenCL in supporting SYCL applications that use remote accelerators. To that end, another set of benchmarks is used, with both OpenCL and SYCL implementations, allowing not only to gather insight into the performance trade-offs of local versus remote (via rOpenCL) execution, but also about the current performance differential between the two programming models.
  • Pin2Give – portal promocional e de back-office para fornecedores
    Publication . Paulo, Fábio; Matos, Paulo; Alves, Rui
    A Pin2Give é um assistente inteligente de gestão de compromissos que envolve o congratular ou ofertar a terceiros - como acontece em aniversários e demais datas comemorativas. Tendo em conta as características do evento, a relação entre o utilizador e a pessoa a congratular, a Pin2Give sugere a forma de congratulação (meio e conteúdo) ou faz a sugestão de possíveis ofertas que podem ser adquiridas através da própria aplicação. A minha participação no projeto Pin2Give está focada numa nova vertente que visa dar representação institucional do Pin2Give na web e suportar algumas das estratégias de promoção da plataforma.
  • eSmallFarmer: improving of rural agriculture
    Publication . Camelo, Diogo; Ascensão, João Filipe Fernandes; Alves, Rui; Matos, Paulo
    The introduction of concepts such as IoT or cloud computing is increasingly common nowadays, in different sectors of activity where the agricultural sector is not an exception. The use of drones for pesticide application in pest control, or even the use of sensor networks to control the growth of crops, are quite common in the context of Agriculture 4.0. However, this technological advance does not happen at the same speed in remote regions where traditional agriculture is still dominant. These differences even contribute to increasing the gap between urban regions, where modernized agriculture predominates, and rural areas, are still strongly rooted in traditional agriculture. In addition to these technological differences, there are still major differences regarding access to market outlets, where the pandemic COVID-19 further aggravated the situation. Given the measures to contain the pandemic, which has resulted in the closure of virtually all services (for example, butchers and small markets), many of the small producers have been left without their only means of disposal, which has contributed strongly to the weakening of small agriculture. To mitigate the differences between the rural and urban areas, but also to mitigate the negative impacts caused by the pandemic COVID-19, the need for new livestock/business models was raised to create conditions to allow producers, in regions with low population density, access markets that until now were impossible. This paper presents a viable business model that contributes to reduce the differences between urban and rural environments, as well as, mitigate the economic impact of the COVID-19 pandemic in this sector.