Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pimentel, Maria Helena

Search Results

Now showing 1 - 10 of 187
  • Nursing degree curriculum: differences and similarities between 15 european countries
    Publication . Antão, Celeste; Santos, Bruna; Santos, Nelson; Fernandes, Hélder; Barroso, Bárbara; Mǎrginean, Cristina Oana; Pimentel, Maria Helena
    This study explores the curriculum of Nursing Bachelor’s degrees across 15 European countries, aiming to describe nursing course curricula and admission requirements and to identify differences and similarities in the implementation of the Bologna Process. The research employs a qualitative and documentary methodology, analyzing curricula from selected higher education institutions involved in the Erasmus+ “Innovative Skills for Nurses” project. The findings reveal variations in the duration of training, with some countries adopting 3-year (180 ECTS) programs, while others require 4-year (240 ECTS) programs. Furthermore, discrepancies were found in the balance between theoretical and clinical education, as well as the availability of optional subjects. Countries with longer training programs tend to offer more consolidated practices and greater alignment with Bologna’s principles, fostering better professional outcomes. The study highlights the challenges posed by non-standardized training durations and their impact on mobility and employability of nursing professionals. These findings may inform future discussions on harmonizing nursing education across Europe to ensure consistency in quality and professional competencies.
  • Incidência e mortalidade por cancro do ânus relacionado com infeção por vírus do papiloma humano: análise comparativa no sul da europa
    Publication . Pimentel, Maria Helena; Mendes, Mafalda; Machado, Carolina; Teixeira, Cristina
    O vírus do papiloma humano (HPV) é o mais diagnosticado entre as doenças sexualmente transmissíveis e tem sido relacionado ao cancro do ânus, do colo do útero, da vagina, da vulva, do pénis e da orofaringe (SNS, 2022). A maioria de todos os cancros do ânus são induzidos por infeção persistente do Vírus do Papiloma Humano (Martel et al, 2017; Upadhyay et al, 2023). Objetivos: Quantificar a incidência e a mortalidade do cancro do ânus associado ao HPV nos homens e mulheres em quatro países da Sul Europa: Portugal, Espanha, Itália e Grécia; avaliar diferenças na incidência e mortalidade por cancro do ânus associado ao HPV, entre os países em estudo. Metodologia: Quantitativa, foram utilizados dados secundários obtidos através da plataforma desenvolvida pela “HPV Information Centre” (2020). A análise estatística foi realizada no WinPepi e aplicado o teste Fisher's exact. Para cada país, os dados foram analisados considerando a estratificação por género e por grupo etário, do ano 2020. A análise comparativa foi feita com recurso ao cálculo da razão padronizada de incidência (RPI) e razão padronizada de mortalidade (RPM). Para cada valor de RPI e RPM obteve-se o Intervalo de Confiança a 95% (IC95%). Resultados: Incidência, nos homens, em Portugal observou-se um RPI = 225 (IC 95% [133; 356]) no grupo etário 75-79 anos e um RPI = 233 (IC 95% [155; 337]) em idades =>80 anos. Nas mulheres em Itália o RPI varia entre 127 (IC 95% [111; 143]) no grupo etário =>80 anos e 147 (IC 95% [128; 167]) no grupo etário 65-74. Na Grécia, dos 65-74 anos, o RPI = 46 (IC 95% [23;82]). Mortalidade nas mulheres, em Espanha dos 75-79 anos observou-se um RPM = 38 e (IC 95% [12; 90]) e em idades => 80 anos um RPM = 41 (IC 95% [24; 64]). Em Itália em idades =>80 anos o RPM = 139 (IC 95% [112;168]). Conclusão: Portugal foi o país com maior incidência de cancro do ânus, no sexo masculino, no grupo etário com idade igual ou superior a 80 anos. Na Itália verificou-se uma mortalidade mais elevada, no sexo feminino, no grupo com idade igual ou superior a 80 anos.
  • Adesão à dieta em idosos em diálise
    Publication . Anes, Eugénia; Mata, Maria Augusta; Pimentel, Maria Helena
    O envelhecimento populacional constitui um dos determinantes que justificam o aumento do número de doentes em dialise (Kusumoto, Marques, Haas, Rodrigues; 2008).A insuficiência renal crónica emerge atualmente como uma epidemia em crescimento (Madeiro, Mechado, Bonfim, Braqueais & Lima; 2010). As limitações e complicações são de vária ordem. A adesão terapêutica constitui um determinante primário da efetividade do tratamento (Cramar, 1998; WHO, 2002). A repercussão positiva da adesão sobre o estado de saúde nos doentes em diálise inclui ganhos diretos relacionados com o menor uso dos serviços de saúde, menores gastos e ganhos indiretos relacionados com a melhor preservação da qualidade de vida em geral. O regime alimentar exige fortes restrições, implicando o seu incumprimento, nefastas implicações ao nível do estado de saúde do doente renal. Nesta investigação pretendemos avaliar o nível de adesão à dieta dos idosos em hemodiálise e verificar a sua relação com as variáveis sociodemográficas e clínicas. É um estudo não experimental, transversal e analítico. Desenvolvido numa amostra de 150 doentes em hemodiálise em cinco serviços de diálise do Norte de Portugal. A colheita de dados decorreu em 2007. O instrumento de colheita de dados utilizado para caracterização da população foi o RAAQ (Renal Adherence Attitudes Questionnaire), ao qual foram associadas questões sociodemográficas e clínicas. A amostra é constituída por 150 participantes, é maioritariamente masculina (58%), com idades compreendidas entre os 65 e os 88 anos. A grande maioria são viúvos (60%), com um nível de instrução e rendimentos muito baixos, com 39% de analfabetos e 32 de doentes com rendimentos abaixo de 250 euros. O tempo de tratamento varia entre seis meses e 20 anos. Cerca de 65% dos doentes afirma ser portador de outras doenças, sendo a diabetes a mais referida (49%). Todos os inquiridos referem complicações da doença. Foram encontradas diferenças entre os escores médios de adesão em relação à idade, ao tempo em diálise, doenças associadas e complicações com significância estatística em todas as dimensões do RAAQ.O doente idoso apresenta níveis de adesão superiores, quando comparado com a população geral em diálise (Anes,2011).
  • Cancro pediátrico: uma realidade regional e nacional
    Publication . Pimentel, Maria Helena; Antão, Celeste; Teixeira, Cristina
    O cancro pediátrico é raro e pode diferir do cancro dos adultos na forma como crescem e se disseminam, como são tratados e como respondem ao tratamento (Children Cancer Cause, 2021). Objetivos: (1)Quantificar a incidência de Cancro Pediátrico na região de Trás-os-Montes e Alto Douro (RTAD) entre 2014 e 2021 e comparar os dados de incidência regionais com os nacionais; (2)Quantificar a mortalidade por cancro pediátricoa na região de Trás-os-Montes e Alto Douro (RTAD), nos últimos 15 anos e comparar os dados de mortalidade regionais com os nacionais. Metodologia: Da base de dados regional da ULSNe obtiveram-se, para cada concelho da RTAD, os casos de neoplasia maligna, diagnosticados entre 2014 e 2021, nas faixas etárias 0-14 e 15-18 anos, agrupados em neoplasia hematológica (NH), do sistema nervoso (NSN) e outras (O) (ULSNe, 2022). Calcularam-se os valores de incidência (por 100.000 habitantes), para 8 anos no global da região, por concelho, considerando apenas os novos casos e as respetivas populações de acordo com o INE (2021). O mesmo procedimento para o território nacional (IARC; 2020; INE, 2021).
  • Innovative skills for nurses
    Publication . Antão, Celeste; Fernandes, Hélder; Pimentel, Maria Helena
    Enfermeiros Especialistas e Enfermeiros de Prática Avançada representam uma resposta à questão estrutural dos sistemas de saúde. Na Europa não há convergência em termos de currícula no ensino de enfermagem (ISN, 2022; Antão et al., 2023). Objetivos: (1) Propor um currículo comum para Enfermeiros Especialistas e Enfermeiros de Prática Avançada (2) Implementar metodologias de ensino inovadoras e recursos apropriados. Metodologia: Erasmus+ com os seguintes parceiros (ISNP, 2022): Universitatea de Medicina, Farmacie, Stinte si Tehnologie George Emil Palade din Tirgu Mures, Romania; Instituto Politécnico de Braganca, Portugal; Klaipedos Universitetas, Lithuania; Pixel – Associazione Culturale, Italy; Aristotelio Panepistimio Thessalonikis, Greece; GCS ES Rhena, France. Com as seguintes atividades: WP1 – Análise dos currículos europeus, WP2 -Grupo Think Tank (5 tomadores de decisão, 5 enfermeiros, 20 palestrantes e instrutores), WP3 -Avaliação do curso online (50 docentes e formadores; 50 enfermeiros), WP4 -Avaliação do repositório digital (50 docentes e formadores; 50 enfermeiros). Resultados: Os principais resultados incluem, criar (1) um Currículo comum inovador para a qualificação do Enfermeiro Especialista e do Enfermeiro de Prática Avançada; (2) um curso on-line com aplicação de modernas técnicas de ensino digital, o uso de técnicas de realidade virtual para qualificar Enfermeiro Especialista e Enfermeiro de Prática Avançada, (3) um repositório de cenários de aprendizagem digitais e virtuais baseados em realidade e desafios de diagnóstico de resolução de problemas para permitir o desenvolvimento de importantes habilidades práticas. Conclusão: Disponibilizar uma formação desta natureza contribuirá para o empoderamento dos enfermeiros num quadros de competências validadas por um conjunto de instituições de ensino internacionais de referência.
  • Doença de Parkinson: estudo epidemiológico de diagnósticos ativos no distrito de Bragança
    Publication . Fernandes, Adília; Magalhães, Carlos Pires; Mata, Maria Augusta; Pimentel, Maria Helena; Silvano, Maria
    A doença de Parkinson constitui uma das doenças neurodegenerativas mais frequentes e que, invariavelmente, vai afetar a qualidade de vida do doente e da família. Segundo a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (s/d) existem em Portugal entre 18 a 20 mil doentes de Parkinson, sendo que, as pessoas que vivem com a doença vão necessitar de um apoio continuado e de respostas sociais e de saúde que contribuam para a manutenção ou melhoria do seu bem-estar e da qualidade de vida individual e familiar. No âmbito do projeto NEUROQUALYFAM, submetido pela Universidade de Salamanca, tendo como parceiros: em Espanha, a Gerencia Regional de Salud de Castilla e León, a Agrupación estratégica innovadora (AEI) Clúster SIVI: Soluciones innovadoras para la vida independiente, a Deputación Provincial de Salamanca. Em Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento. Aprovado no “Programa de Cooperação Transfronteiriça, Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020”, com o código 0541_NEURO_QUALYFAM_6_E e, com o objetivo de conhecer a prevalência de diagnósticos ativos da Doença de Parkinson no distrito de Bragança desenvolveu-se o presente estudo. Estudo epidemiológico descritivo simples, com recurso a dados fornecidos pela Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE-EPE) relativos ao ano de 2019. No ano em questão existiam 659 diagnósticos ativos de Doença de Parkinson no distrito de Bragança, sendo mais prevalentes a partir dos 65 anos de idade e no sexo feminino. O concelho com maior prevalência de diagnósticos ativos foi o de Freixo de Espada à Cinta (1,33%) enquanto que os concelhos de Mirandela e Mogadouro foram os que registam menores valores (0,39% cada). No distrito verificou-se uma prevalência global de 0,53%. Enquanto doença neurodegenerativa, a doença de Parkinson está intimamente associada ao envelhecimento da população pelo que, sendo o distrito do Bragança marcado pelo envelhecimento demográfico, urge a implementação de medidas de apoio a doentes e famílias.
  • Resiliência e satisfação com o suporte social em estudantes do ensino superior
    Publication . Vara, Natália; Pimentel, Maria Helena; Fernandes, Adília; Queirós, Cristina
    Diferentes contextos de vida, nomeadamente o contexto académico no no ensino superior, expõe os jovens a exigências e riscos . Por isso, a sua resiliência é fundamental (Garcia, 2001). As dificuldades experienciadas podem desencadear problemas da ordem académica, de relacionamento interpessoal, de autonomia, de autoestima e de stresss tendo suporte social protetor (Bachi & Licinio, 2016; Ferreirta et al. ; 2004)
  • Programas de intervenção autárquica e envelhecimento bem-sucedido: efeitos na qualidade de vida
    Publication . Pimentel, Maria Helena; Fernandes, Hélder; Afonso, Carlos
    O Instituto Nacional de Estatística (INE, 2017) calculou, para o ano de 2016, um índice de envelhecimento de 150,9 para Portugal. O envelhecimento progressivo da população é um dos maiores desafios da agenda política nacional e internacional. Face a esta realidade as respostas para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida desta população têm aumentado. Objetivo: avaliar os efeitos dos programas de intervenção autárquica na promoção do envelhecimento bem-sucedido na perspetiva da Otimização Seletiva com Compensação e dos diferentes domínios da qualidade de vida. Métodos: 320 inscritos nos programas ‘Bragança Ativa’ e ‘Desporto Sénior em Meio Rural’. Selecionaram-se aleatoriamente 50 participantes a que se juntaram outros 50, através de critérios de estratificação de género e idade tendo por base o primeiro grupo, resultando um total de 100 participantes em duas sub-amostras: o grupo de referência (inscritos nas atividades sociais e recreativas promovidas pela autarquia) e o grupo de comparação (os que não participam em nenhuma das atividades). Aplicou-se, aos dois grupos, um inquérito para obter dados sociodemográficos, o questionário de Otimização Seletiva com Compensação (SOC) e a escala WHOQOL-Bref para avaliar a qualidade de vida.
  • Miosite vírica: um caso clínico
    Publication . Pimentel, Maria Helena; Cruz, João Ricardo Miranda da; Antão, Celeste
    Crs com 8 anos AP parto pré termo, internamento por baixo peso e icterícia Rinite e conjuntivite alérgica sensibilidade a gramíneas e hipersensibilidade à amoxicilina Observada no serviço de urgência por apresentar mialgias nos membros inferiores, com 24 horas de evolução e agravamento progressivo I ncapacidade total à locomoção e quadro de infeção respiratória com 5 dias de evolução, com alguns picos febris Dor à palpação dos gémeos bilateral Incapacidade de manter se de pé Assintomática em repouso Submetida a estudo analítico revelou ligeira leucopenia, monócitos aumentados, creatina de 0 6 mg/ dL porém a Creatinaquinase total ( muito elevada, 4060 U/L, tal como aumentada a TGO/ AST, 131 U/L, sem alteração de função renal
  • The academic background of gerontologists and client satisfaction in long-term residential care for older persons
    Publication . Falcão, Ana Rita; Pereira, Fernando A.; Pimentel, Maria Helena; Teixeira, Cristina; Rodrigues, Vítor
    In contemporary Western societies, the aging population poses new challenges both to the policies and to the support systems for older persons. In Portugal, where the phenomena have a major impact, a new professional profile, the gerontologist, has emerged. These professionals have an academic background that corresponds to the 1st cycle degree at Higher Schools and is specifically oriented to the care of older persons. This study aimed to analyze the performance of the gerontologist as a Long-term Residential Care (LRTC) manager in comparison to other professionals. A total of 160 older persons living in Portuguese LRTCs were questioned about their satisfaction in regard to the effectiveness of organization, environmental/structural factors, empathy with employees, occupational activities, and participation in the decision-making process. The client's satisfaction questionnaire covered 30 items, and each item was rated on a 5-point Likert scale. The older persons were classified as less satisfied or more satisfied according to the median value of the scale score. The older persons from LTRCs managed by a gerontologist are more likely to be more satisfied with provided care. This association was not explained by residents' characteristics nor by the older persons' circumstances as residents. These findings highlight the appropriateness of gerontologist skills in managing LTRCs.