Loading...
23 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 23
- Eficiência do investimentos versus qualidade da informação financeira: estudo para empresas cotadas em PortugalPublication . Rodrigues, Sara Cristina Gonçalves; Alves, Jorge; Moutinho, NunoO presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a Eficiência do Investimento (EI) e a Qualidade da Informação Financeira (QIF) de empresas cotadas em Portugal. É utilizada a metodologia de Ren (2016) para o contexto português e é encontrada evidência de uma relação positiva entre a EI e a QIF. Assim, verifica-se que uma melhor QIF ajuda a limitar o excesso de investimento (sobreinvestimento) das empresas e atenua o subinvestimento das mesmas, ou seja, a QIF está negativamente relacionada com o subinvestimento e com o sobreinvestimento.
- Entrepreneurial incentives among university students in Georgia and PortugalPublication . Taktakishvili, Tengiz; Charaia, Vakhtang; Moutinho, Nuno; Alves, JorgeThe study of entrepreneurial incentives among students is a highly relevant issue because it is of utmost importance for the economic development of the country to cultivate generations of entrepreneurs who will create high-value technological startups and contribute to the transformation of Georgia into a technological hub, a goal that we have been calling a priority for years. In recent years, there has been a tendency among young adults to show entrepreneurial initiative, although this is modest compared to what could truly change the image of the country. Funds and angel investors have emerged in the country, ready to invest in interesting business projects with global potential. In this process, the role of universities could be invaluable. The primary obstacle that Georgia's and Portugal's education systems are still facing is incorporating entrepreneurial skills into formal and vocational education. Scant is the rundown of colleges that have coordinated this new test in their educational programs.The region is characterized by precarious and unsystematic skill-based professional schooling, reflecting inadequate funding initiatives lacking sustainability. The article studies the factors influencing students' entrepreneurial incentives in Georgia and Portugal, identifies the interests and opportunities of Georgian and Portuguese university students in starting a business, and discusses the best foreign practices for encouraging students' entrepreneurial activity. The article reports a study, based on a survey, which identified the main facilitating and hindering factors that influence students' entrepreneurial incentives. The paper also analyzes the environment supporting students' entrepreneurial activities in Georgia and Portugal, discusses the possibilities of finding financing, and identifies the main obstacles that students face when starting a business.
- SimEmp: a game simulation in management teachingPublication . Alves, Jorge; Soares, Ricardo; Moutinho, Nuno; Pereira, João PauloA utilização de novas metodologias de ensino que acompanhem o desenvolvimento da sociedade e das tecnologias de informação e comunicação podem ser uma poderosa ferramenta no ensino da gestão. Neste trabalho é apresentado o Simulador Empresarial (SimEmp) que torna a aprendizagem mais fácil na obtenção de competências na área das ciências empresariais e, sob a forma de um jogo, permite simular o contexto real em que as empresas se inserem. Com a simulação os alunos obtêm conhecimentos e competências úteis para a sua formação, tendo a mesma potencial para melhorar a capacidade de os alunos reterem as aprendizagens.
- Relação entre resultados líquidos, fluxos de caixa operacionais e a qualidade da informação financeira: estudo para empresas portuguesasPublication . Lopes, Márcio Ricardo Oliveira dos Santos; Alves, Jorge; Moutinho, NunoO objetivo principal do presente trabalho é determinar, através de um modelo de regressão logística, se a probabilidade de as empresas apresentarem simultaneamente Resultados Líquidos do Período (RLP) e Fluxos de Caixa Operacionais (FCO) positivos, ou negativos, se deve à Qualidade da Informação Financeira (QIF). Os accruals discricionários, estimados com base no Modelo de Jones (1991), são utilizados como proxy da QIF. A amostra utilizada é constituída por 68.833 observações de empresas portuguesas para os anos de 2010 a 2015. Os resultados revelam que as empresas com melhor QIF tendem a apresentar RLP e FCO com o mesmo sinal. Daqui se pode concluir que a QIF é determinante da probabilidade de alinhamento dos RLP com os FCO.
- A metodologia PBL como facilitadora na obtenção de competências dos licenciados em contabilidadePublication . Delson, Rocha; Alves, Jorge; Moutinho, NunoO presente trabalho debruça-se sobre a importância da metodologia Problem-Based Learning (PBL) como facilitadora na obtenção de competências pelos alunos que se reflitam positivamente na sua aprovação no exame de acesso à profissão, num mais rápido ingresso no mercado de trabalho após a finalização do curso e num melhor desempenho profissional futuro. Assim, foi realizado um inquérito por questionário dirigido aos antigos alunos da Unidade Curricular (UC) de Projeto – Simulação Empresarial – do curso de Contabilidade do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Os resultados apresentados permitem concluir e validar que a metodologia PBL é considerada pelos antigos alunos do curso de Contabilidade do IPB como sendo facilitadora de aprovação no exame de acesso à profissão, bem como facilitadora de um ingresso mais rápido no mercado laboral. Todavia, não foi validada a hipóteses que induz a metodologia PBL como facilitadora de um melhor desempenho profissional dos diplomados em Contabilidade.
- A motivação dos alunos em contabilidade financeira: a importância da metodologia de ensinoPublication . Alves, Jorge; Moutinho, Nuno; Arreiol, CristinaO presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a motivação dos alunos nas unidades curriculares de Contabilidade Financeira I, onde se aplicou o método de ensino dito tradicional combinado com o método Problem-Based Learning, e de Contabilidade Financeira II, onde se utilizou apenas o método dito tradicional. Para efeito de avaliação da motivação, utilizou-se um inquérito por questionário adaptado de Tuan, Chin e Shieh (2005). Os resultados revelam uma motivação mais elevada dos alunos em Contabilidade Financeira I face a Contabilidade Financeira II, mas as diferenças apenas são estatisticamente significativas quando, para cada unidade curricular, se criam grupos em função da classificação obtida e da idade.
- SimEmp – a utilidade na adoção do PBL ao ensino da contabilidadePublication . Alves, Jorge; Moutinho, Nuno; Soares, RicardoAs exigências da profissão de Contabilista Certificado (CC) estão legalmente definidas e a profissão é reconhecida como sendo de utilidade pública. Os crescentes desafios a que estes profissionais estão sujeitos têm implicado novas exigências ao nível da formação, as quais se refletem na oferta formativa das Instituições de Ensino Superior (IES). Neste sentido, é apresentada a aplicação informática SimEmp, a qual possibilita uma abordagem do ensino da contabilidade focado no aluno e no “aprender fazendo”. Esta aplicação informática, com acesso via web, permite a utilização de metodologias de ensino ativas com base no Problem-Based Learning (PBL), sendo que os alunos simulam, como acontece já nesta e em outras áreas do conhecimento (e.g., Ribeiro, 2008; Almeida, Dias & Pinheiro, 2009), um determinado ambiente empresarial virtual previamente preparado para a aquisição das capacidades e competências que são exigidas aos profissionais atuais, a nível contabilístico, financeiro, fiscal e parafiscal. Acresce que outras características dos alunos são colocadas à prova, como sejam a forma como lidam com o stress, a gestão do tempo e o trabalho em equipa (e.g., Alves, Moutinho, Pires & Ribeiro, 2013; Fernandes, 2014).
- Eficiência do investimentos versus qualidade da informação financeira: estudo para empresas cotadas em PortugalPublication . Rodrigues, Sara Cristina Gonçalves; Alves, Jorge; Moutinho, NunoO presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a Eficiência do Investimento (EI) e a Qualidade da Informação Financeira (QIF) de empresas cotadas em Portugal. É utilizada a metodologia de Ren (2016) para o contexto português e é encontrada evidência de uma relação positiva entre a EI e a QIF. Assim, verifica-se que uma melhor QIF ajuda a limitar o excesso de investimento (sobreinvestimento) das empresas e atenua o subinvestimento das mesmas, ou seja, a QIF está negativamente relacionada com o subinvestimento e com o sobreinvestimento.
- Avaliação de desempenho financeiro de empresas de alojamento portuguesas usando o modelo FAHP-TOPSISPublication . Fonseca, Clara Margarida Lopes; Alves, Jorge; Moutinho, NunoObjetivo: Dada a importância do turismo na economia portuguesa, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar o desempenho financeiro de empresas de alojamento em Portugal. Metodologia: Com base em 3.364 empresas com dados disponíveis para o ano 2020 na base de dados Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI), é calculado um ranking financeiro das empresas. Para o efeito, é estruturado um modelo hierárquico de avaliação de desempenho financeiro baseado em critérios e subcritérios de liquidez, alavancagem, rendibilidade, crescimento e atividade. Cada um desses critérios e subcritérios são avaliados e ponderados por meio do modelo Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP). De seguida esses pesos são utilizados para classificar as empresas usando o Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). Originalidade: Tanto quanto se conhece, trata-se do primeiro estudo a aplicar a metodologia FAHP e TOPSIS para classificar empresas portuguesas de alojamento. Resultados: Com base na metodologia utilizada foi possível elaborar um ranking financeiro das empresas de alojamento em Portugal para o ano 2020. Implicações Práticas: O ranking financeiro das empresas de alojamento em Portugal será de utilidade para um conjunto diverso de stakeholders, nomeadamente investidores que pretendam alocar capital neste setor de atividade, bem como credores que procurem informação sobre a reputação destas empresas para a concessão de crédito. Limitações: A presente investigação tem como principal limitação o facto de ter recorrido a julgamentos para os indicadores financeiros de artigos relacionados, mas que estudam um setor de atividade diferente. Essa necessidade deveu-se ao facto de ainda estar em curso o questionário para apurar os julgamentos dos respetivos indicadores financeiros para o setor de atividade em estudo.
- A motivação dos alunos em simulação empresarial: análise de um ano lectivoPublication . Alves, Jorge; Moutinho, Nuno; Pires, Amélia M.M.; Ribeiro, Nuno A.Com o objectivo de avaliar a motivação dos alunos e de identificar os aspectos que tendem a explicar a motivação, elaborou-se um inquérito por questionário aos alunos de Projecto- Simulação Empresarial- do curso de Contabilidade no ano lectivo de 2011/2012 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Os resultados obtidos revelam uma elevada motivação por parte dos alunos ao longo da Unidade Curricular, tendo sido possível identificar um conjunto de aspectos influenciadores de uma motivação mais elevada, nomeadamente a “Importância na formação global de um licenciado em Contabilidade”, a “Consolidação de conhecimentos” e porque “Proporciona o desenvolvimento da capacidade de iniciativa”.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »