Loading...
119 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 119
- Relatório geotécnico - GRAW MUSH - ENG. - Benlhevai – Vila FlorPublication . Paula, António Miguel; Morais, HermíniaRequerido pela empresa GRAW MUSH - ENG., procedeu-se à realização de seis ensaios com Penetrómetro Dinâmico Superpesado DPSH (Dynamic Penetration Super-Heavy), para a caracterização geotécnica no local de implantação da “Empreitada do Centro de Compostagem na Unidade de Benlhevai-Vila Flor”, em Benlhevai - Vila Flor”
- Revisão de projeto de execução recuperação do armazém 43 do IVDP - Instituto dos vinhos do Douro e PortoPublication . Vaz, António Jorge Ferreira; Versos, Luisa Genésio Simão; Braz-César, Manuel; Paula, António Miguel; Bessa, Rogério; Pizarro, Luis Manuel Montenegro; Silva, Joaquim Tavares; Correia, LuísO presente estudo, visa a revisão do Projecto de Execução (Entrega 3 – Janeiro de 2015), designado por “Recuperação do Armazém 43 do IVDP” localizado na Rua Ferreirinha, Peso da Régua e cujo requerente é a organização IVDP - INSTITUTO DOS VINHOS DO DOURO E PORTO.
- A constitutive model for describing the tensile response of woven polyethylene terephthalate geogrids after damagePublication . Lombardi, Giovani; Pinho-Lopes, Margarida; Paula, António Miguel; Pereira, Antonio BastosA constitutive model was used to describe the tensile response of two woven Polyethylene Terephthalate (PET) geogrids, before and after mechanical damage. The model parameters of undamaged and damaged specimens were estimated via numerical regressions of test results. For each sample, the experimental and fitted tensile strengths were statistically compared using hypothesis tests. For each geogrid, tensile load-strain curves of damaged samples were drawn by applying scaling factors to the plot of the undamaged sample. The curve fittings resulted in high R-2 values for undamaged and damaged specimens of the geogrids. For most samples, there was no significant mean difference between the experimental and fitted tensile strength. The model allowed us to describe the load-strain curve of a geogrid from its tensile properties: & epsilon;(max), T-max and J(i). Regardless of the type of damage (in laboratory or in situ), the model was able to describe the load-strain curves of damaged samples using data from undamaged samples and scaling factors.
- Avaliação da fiabilidade dos ensaios de laboratório na previsão da danificação durante a instalação in situ de geossintéticosPublication . Pinho-Lopes, Margarida; Lopes, Maria de Lurdes; Paula, António MiguelEste trabalho apresenta o efeito da danificação durante a instalação no comportamento à tracção de três tipos diferentes de geossintéticos. A danificação é induzida nos geossintéticos por dois procedimentos: ensaios in situ e ensaios laboratoriais, executados de acordo com a ENV ISO 10722-1. São descritas as propriedades dos solos e dos geossintéticos. Nos ensaios in situ são usados dois tipos de solos compactados com duas energia diferentes para estudar a influência da danificação durante a instalação do tipo de geossintético e do tipo de solo, bem como a energia de compactação. os ensaios laboratoriais de danificação durante a instalação foram executados com três agregados diferentes, dois naturais e um sintético. Os resultados dos ensaios in situ e laboratoriais são comparados para avaliar a fiabilidade dos ensaios de laboratório na previsão da danificação induzida in situ. concluiu-se que a estrutura do geossintético, a dimensão das partículas do solo e a sua angulosidade, bem como a energia de compactação têm grande influência na danificação induzida in situ. Os resultados dos ensaios laboratoriais evidenciaram grande influência da estrutura do geossintético e da angulosidade das partículas de solo. Finalmente, constatou-se que a fiabilidade dos ensaios laboratoriais na previsão da danificação durante a instalação in situ, depende do tipo de geossintético e do tipo de solo confinante.
- Avaliação e capacidade resistente do solo de fundaçãoPublication . Paula, António Miguel; Morais, HermíniaRequerido pela AMTQT - Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, procedeu-se à realização de três ensaios com Penetrómetro Dinâmico Superpesado DPSH (Dynamic Penetration Super-Heavy), ensaios de caracterização da compactação “in-situ” e poços de prospeção geotécnica para identificação e caracterização geotécnica no local de implantação da futura construção do “Edifício de Apoio ao Campo Desportivo da Reginorde - Balneários”.
- Determinação de coeficientes de segurança a usar no dimensionamento de geotêxteisPublication . Carneiro, José Ricardo; Rosete, Ana; Paula, António Miguel; Pinho-Lopes, Margarida; Almeida, Paulo Joaquim; Lopes, Maria de LurdesNas suas aplicações, os geossintéticos podem estar expostos a vários agentes de degradação capazes de afetar negativamente o seu desempenho a curto e a longo prazo. Os tipos de degradação mais comuns incluem: a danificação durante a instalação (DDI), a ação de cargas estáticas (fluência), fenómenos de abrasão, ação de espécies químicas existentes nos solos (soluções ácidas e/ou alcalinas, contaminantes químicos), termo-oxidação, ação de agentes atmosféricos (radiação solar e outros agentes climatéricos) e ação de agentes biológicos.
- Avaliação e capacidade de carga da plataforma de um aterroPublication . Paula, António Miguel; Minhoto, Manuel; Morais, HermíniaRequerido pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, procedeu-se à realização de cinco ensaios com Penetrómetro Dinâmico Superpesado DPSH (Dynamic Penetration Super-Heavy), caracterização do solo do aterro e ensaios de controlo de compactação em laboratório e no campo, realizados num aterro junto a Travanca, com a finalidade de caracterizar e identificar a capacidade de suporte de um aterro com vista à “Construção de Edifício destinado a Interface Intermodal e Envolvente”
- Relatório técnico - Patologias estruturais/geotécnicas num logradouro de uma moradia unifamiliar - BragançaPublication . Paula, António Miguel; Braz-César, ManuelO presente relatório pretende dar resposta a um pedido solicitado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, no dia 09 de maio de 2022, para a realização de um “Relatório Técnico” relativo a avaliação das patologias estruturais/geotécnicas num logradouro de uma moradia unifamiliar. O edifício em estudo está situado na Rua Eng. João Rodrigues n.35, 5300-252 Bragança no distrito de Bragança
- Análise e verificação de placas de ligação em treliças de madeira por diferentes metodologiasPublication . Pinto, Nadine Martelozo; Braz-César, Manuel; Paula, António Miguel; Góes, JorgeNas treliças de madeira (Figura 1a) os elementos conectados por placas metálicas necessitam ter suficiente capacidade resistente nas juntas de ligação entre os elementos de madeira, ver (Figura 1b), EN1995-1-1 [1]. Para tal é necessário obter os esforços em cada linha de junta, função dos esforços transferidos por cada elemento de madeira ao nó de ligação.
- Avaliação e capacidade resistente do solo de fundação - CMV - Quartel da GNR de ArgozeloPublication . Paula, António Miguel; Morais, HermíniaRequerido pelo Câmara Municipal de Vimioso, procedeu-se à realização de dois ensaios com Penetrómetro Dinâmico Superpesado DPSH (Dynamic Penetration Super-Heavy), ensaios de caracterização da compactação “in-situ” e dois poços de prospeção geotécnica para identificação e caracterização geotécnica no local de implantação do “Quartel da GNR de Argozelo - Argozelo.”