Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação by Subject "1.º Ciclo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Que farei com este texto? A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoNo âmbito da unidade curricular Iniciação à prática profissional-2- IPP-2- cadeira do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal, que permite o contacto dos discentes com realidades educativas diversificadas, que englobam da Creche ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, os estudantes manifestaram necessidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o texto poético de potencial receção infantil, bem como de conhecer estratégias pedagógicas para o abordarem. Esta necessidade manifestou-se com particular acuidade nos estudantes que haviam frequentado o contexto educativo de 1.º Ciclo do ensino Básico, uma vez que nas diferentes instituições pertencentes a este ciclo, em que os mesmos estagiaram, esta era a modalidade textual menos valorizada e trabalhada. Cientes da importância e das especificidades linguísticas, semânticas e pragmáticas da Poesia, sustentados em autores que se têm debruçado sobre esse modo literário (Silva, 2018; Siméon, 2015), apresentamos alguns textos poéticos de potencial receção infantojuvenil, bem como algumas estratégias pedagógicas que, decerto, permitirão abordagens motivadoras e diversificadas para trabalhar esta modalidade textual e, sobretudo, permitirão aproximar afetivamente as crianças das suas particulares potencialidades fónicas, prosódicas e semânticas.
- Que farei com este texto? A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoNo âmbito da unidade curricular Iniciação à prática profissional-2- IPP-2-, cadeira do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal, que permite o contacto dos discentes com realidades educativas diversificadas, que englobam da Creche ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, os estudantes manifestaram necessidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o texto poético de potencial receção infantil, bem como de conhecer estratégias pedagógicas para o abordarem. Esta necessidade manifestou-se com particular acuidade nos estudantes que haviam frequentado o contexto educativo de 1.º Ciclo do ensino Básico, uma vez que nas diferentes instituições pertencentes a este ciclo, em que os mesmos estagiaram, esta era a modalidade textual menos valorizada e trabalhada. Cientes da importância e das especificidades linguísticas, semânticas e pragmáticas da Poesia, sustentados em autores que se têm debruçado sobre esse modo literário ( Silva, Siméon et al.), apresentamos alguns textos poéticos de potencial receção infantojuvenil, bem como algumas estratégias pedagógicas que, decerto, permitirão abordagens motivadoras e diversificadas para trabalhar esta modalidade textual e, sobretudo, permitirão aproximar afetivamente as crianças das suas particulares potencialidades fónicas, prosódicas e semânticas
- Reduzir o desperdício alimentar: aprender e sensibilizar através de um jogo onlinePublication . Linhares, Elisabete; Correia, MarisaO desperdício alimentar é hoje reconhecido como um dos principais problemas ambientais da sociedade consumista em que vivemos. Por este motivo, diversos esforços têm sido realizados, a nível nacional e internacional, para sensibilizar a população através de campanhas e da integração do tema em projetos escolares. As instituições de ensino superior formadoras de professores têm um papel fundamental no combate ao desperdício alimentar, que passa por dinamizar ações de sensibilização e conceber recursos pedagógicos de apoio aos professores. Aqui se relata o impacto de uma experiência de formação sobre o desperdício alimentar com recurso a um jogo online no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados obtidos a partir de um questionário, aplicado a 93 alunos e quatro professoras, permitiram verificar que o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos, o que reforça a continuidade da aposta neste tipo de recursos no campo da educação ambiental.