Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 4229
Results Per Page
Sort Options
- 360º à volta da MúsicaPublication . Amaro, Eva Raquel Pinto; Castro, Maria Isabel Ribeiro deO presente documento insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, oferecido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Este trabalho visa apresentar uma análise detalhada do processo de implementação do projeto da abordagem musical intitulado “360º à volta da Música”, sob a temática contributos para o ensino articulado de dança. O projeto foi desenvolvido numa turma composta por 12 alunas, com idades entre 10 e 12 anos, dos 5.º e 6.º anos do ensino articulado de dança, numa escola do norte do país. A estrutura pedagógica do projeto fundamentou-se na Abordagem Orff-Schulwerk, e procurou desenvolver atividades e experiências musicais que atendessem às preferências do público-alvo, integrando-as de forma coerente com a dança. Por meio de questionários, observação direta e participação colaborativa, foi possível constatar que os conhecimentos musicais das alunas apresentaram progresso gradual ao longo da implementação das atividades. Acredita-se que projetos desta natureza têm o potencial de promover uma aprendizagem holística, mais alinhada às necessidades e interesses específicos do público-alvo, contribuindo para uma formação educativa interligada e significativa.
- 3@Mente - Desenvolvimento de softwarePublication . Soares, Edmilson V.; Pereira, Ana I.; Lima, JoséAs sociedades atuais, nomeadamente as ocidentais, estão envelhecidas. Em Portugal, as unidades de saúde familiar reflectem esta realidade tendo nas suas listas de utentes um grande número de idosos. A dissertação “3@Mente” tem como objetivo de otimizar os processos da gestão dos dados dos utentes ou dos idosos durante a utilização das ferramentas fornecidas pela empresa Addedsolutions, este processos compreende-se em monitorizar e acompanhar a capacidade cognitiva dos(as) idosos(as) nas instituições de apoio à terceira idade, em três funções da cognitivas: racionalizar,pensar, e resolver problemas, por meio das modalidades estimulantes da funções cognitivas. Devido a pandemia COVID-19 (coronavírus), os idosos entraram em um isolamento social, até mesmo a depressão, por isso addedsolutions, procura não somente fornecer uma ferramenta que estimular as funções cognitiva, e ao mesmo tempo quebra o paradigma de isolamento social, por meio de interação entre os idosos durante a utilização das ferramentas, com esta visão da empresa, a recolha de dados será realizada através de ferramentas sensorizadas ou pelo menos aplicadas a internet das coisas,e estes dados são transmitidos para um servidor, a qual armazena, e analisa, e gera um relatório semanal dos idosos de mais precisa de ajudas dos monitores, ou até mesmo solicitar a opinião médica.
- A Study of the determining factors in the adoption of electric vehicles by consumersPublication . Gonçalves, Miguel Francisco Pimenta; Vaz, Clara B.A crescente preocupação ambiental e o rápido avanço da tecnologia têm impulsionado significativamente a adoção de veículos elétricos (VEs) e híbridos plug-in, marcando um momento de transformação no setor dos transportes. Esta dissertação visa identificar os principais fatores que influenciam as decisões dos consumidores na adoção de veículos elétricos. O estudo baseia-se numa amostra de 297 inquiridos residentes em Portugal e recorre a uma abordagem quantitativa para analisar as suas percepções e comportamentos. Os resultados demonstram que a adoção de VEs é fortemente influenciada por factores financeiros, nomeadamente o elevado custo inicial de aquisição e a importância de incentivos governamentais, como subsídios e isenções fiscais. O acesso à infraestrutura de carregamento revelou-se igualmente um fator crítico, moldando a confiança dos consumidores na utilização destes veículos. Adicionalmente, características demográficas, como níveis de rendimento mais elevados e a residência em áreas urbanas, demonstraram ter um impacto significativo na probabilidade de adoção. Curiosamente, embora os benefícios ambientais dos VEs sejam amplamente reconhecidos, a sua influência nas decisões de compra revelou-se inferior à dos fatores financeiros e infraestruturais. Este estudo sublinha a necessidade de políticas públicas direcionadas e de investimentos estratégicos para ultrapassar as barreiras financeiras e logísticas enfrentadas pelos potenciais utilizadores de veículos elétricos. Ao melhorar a infraestrutura e oferecer incentivos bem estruturados, será possível acelerar a transição para um sistema de mobilidade mais sustentável e ambientalmente responsável.
- A taxa turística como instrumento de políticas públicas para a mitigação de externalidades: o caso do município de AlijóPublication . Carvalho, Luís Filipe Maneta; Martins, Márcio Ribeiro; Pinheiro, EduardoA presente dissertação aborda a criação de um regulamento municipal para a implementação de uma taxa turística no município de Alijó, enquadrado num contexto de falhas de mercado associadas à atividade turística. Reconhecendo o turismo como um setor económico essencial ao desenvolvimento regional, este estudo aborda as externalidades negativas geradas pelo aumento do turismo, que afetam o bem-estar das comunidades locais e comprometem a sustentabilidade dos destinos, enfatizando a implementação de políticas públicas para mitigar os efeitos negativos desta atividade. As taxas turísticas municipais, além de uma importante fonte de financiamento, são apresentadas como um instrumento eficaz de políticas públicas para internalizar o custo marginal externo produzido pelos turistas, segundo o princípio do utilizador pagador, uma vez que as externalidades negativas são geradoras de um custo marginal externo que recai sobre todos os agentes económicos afetados por essas externalidades negativas que introduzem uma divergência entre o custo marginal privado e o custo marginal social. A presente investigação assenta num estudo qualitativo, tratando-se de um estudo de caso que incide em particular no município de Alijó. Foi efetuada uma análise exploratória dos regulamentos das taxas turísticas municipais para determinação das variáveis a considerar na estrutura concetual criada e posteriormente uma análise sistemática e descritiva de todos os regulamentos de taxas turísticas em Portugal. A proposta de regulamento de taxas turísticas para o município de Alijó define a taxa de 2,00 € por noite, até ao máximo de sete noites por hóspede, conciliando o custo real apurado por dormida (5,19 €) e a manutenção da competitividade do território. A criação da taxa turística no município de Alijó, representa assim uma ação da administração local, como um instrumento estratégico para promover uma repartição justa de encargos públicos e um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
- Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de BragançaPublication . Fernandes, Andreia Filipa dos Santos; Fernandes, Paula O.; Alves, AlbanoUm dos principais problemas no ensino superior centra-se no desequilíbrio entre o número de entradas e o número de saídas dos estudantes, bem como a elevada taxa de abandono escolar (Breier, 2010; Paura & Arhipova, 2014). O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) não é alheio a estas problemáticas, já que nos últimos anos a taxa de abandono tem crescido, que se reflete no aumento da diferença entre o número de entradas e saídas. Neste sentido, pretende-se com o presente trabalho de investigação identificar os motivos de abandono escolar no Instituto Politécnico de Bragança e conhecer o reduzido número de diplomados do IPB, de 2013 a 2017. Esta análise incide nas 5 unidades orgânicas que integram o IPB, por ciclo de estudos e por ano curricular. Após esta análise pretende-se contribuir com a apresentação de políticas e planos de ação que combatam estas problemáticas. Deste modo, recolheu-se a informação de 3.535 estudantes, que se encontravam em situação de abandono escolar (a sua matrícula ou inscrição estavam anuladas), junto dos Serviços Académicos do IPB ou em situação de risco de abandono (estudantes em situação de interrupção nos estudos). Dos 3.535 foram selecionados para o presente estudo um total de 3.226 estudantes nacionais, tendo sido gerada uma amostra aleatória de 258 estudantes, que serviu de base para a recolha de informação relativa à identificação dos motivos de abandono escolar no IPB. A recolha desta última informação foi realizada por telefone no período entre março e maio de 2019. Os resultados obtidos revelam que os motivos que levaram os estudantes a abandonar o IPB foram: inserção no mercado de trabalho; incompatibilidade profissional; incompatibilidade de horário; insatisfação com o curso; estar longe de casa; notas baixas/rendimento; dificuldades económicas; problemas pessoais/familiares; dificuldades em realizar UC; transferência para outra universidade/instituto; desilusão com as matérias lecionadas; problemas de saúde/psicológicos; incompatibilidade familiar; curso não era 1.ª opção; dificuldade do curso; incompatibilidade com docente; má integração na instituição e mau relacionamento/integração com colegas. Constatou-se, ainda, uma relação inversa entre o número de faltas às UC e a média final de curso.
- Abandono escolar no ensino superior: levantamento das ocorrências no Instituto Politécnico de Bragança e análise dos fatores concorrentesPublication . Lopes, Marina; Pereira, Ana Paula Sismeiro; Vaz, Paula Marisa FortunatoEsta investigação, quantitativa, de caráter descritivo, desenvolveu-se em dois estudos: o primeiro estudo intitulado Caraterização do fenómeno do abandono escolar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e o segundo estudo - Caraterização das condições dos estudantes do IPB. O primeiro teve como objetivo geral: fazer o levantamento dos dados relativos ao abandono escolar no IPB, através da análise das matrículas anuladas pelos estudantes, que se desdobra no objetivo específico de analisar os motivos para o abandono enunciadas pelos estudantes que anulam as matrículas. O segundo estudo teve como objetivo geral: analisar a perceção dos estudantes inscritos acerca da sua condição no que respeita às dificuldades nos domínios alusivos às adversidades na entrada no ensino superior, bem como às dificuldades pessoais e aos seus recursos, e ainda acerca da disponibilidade destes para colaborar num projeto de voluntariado para prevenção do abandono escolar. O primeiro estudo envolveu 612 estudantes, 50,16% (n=307) do género feminino e 49,84% (n=305) do género masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 71 anos (aquando da anulação) e a média de idades igual a 25 anos. No segundo estudo participaram 825 estudantes sendo 58,91% (n=486) do género feminino e 41,09% (n=339) do género masculino. Utilizaram-se dois instrumentos de recolha de dados: a base de dados “Caracterização das anulações de matrícula dos alunos no Instituto Politécnico de Bragança no triénio de 2014 a 2016” e o questionário “Caracterização das Condições dos Alunos do IPB”. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir, no primeiro estudo: a) No triénio estudado (2014-2016) abandonaram o IPB 5,88% (n=612) dos 10415 estudantes que se encontravam matriculados; b) Durante o triénio estudado (2014-2016), a EsACT foi a escola com maior percentagem de anulações de matrícula (4,80%), c) O primeiro ano curricular é o ano em que se observa, sucessivamente (2014, 2015 e 2016), a percentagem mais alta de anulações de matrícula; d) Os principais motivos dos estudantes do IPB que anularam a sua matrícula no triénio 2014-2016 foram motivos pessoais (19,55%), profissionais (19,23%), dificuldades económicas (16,83%) e os motivos académicos (16,03%). No segundo estudo foi possível concluir: e) 47,40% dos estudantes respondentes tem conhecimento de entre uma e quatro situações de abandono do IPB; f) As adversidades na entrada no ensino superior são sentidas por mais de metade dos estudantes respondentes, havendo 63,05% de estudantes que referem sentir dificuldades no acesso a informação inerente à inscrição, matrícula e aos serviços de ação social, 50,19% dificuldades na orientação espacial dentro do campus aquando da entrada no IPB e 55,08% dificuldades no reconhecimento da cidade aquando da entrada no IPB; g) Mais de metade dos estudantes respondentes refere ter dificuldades a nível académico (73,49%), a nível pessoal e/ou interpessoal (64,18%) e em assegurar bens materiais (55,48%); h) 41% dos estudantes respondentes demonstraram interesse em participar num projeto de voluntariado no IPB; i) A maior parte dos estudantes que indicam ter dificuldades a diferentes níveis (72,91%) está disponível para colaborar em troca do apoio que gostaria de receber.
- Ablação da fibrilação auricular: perfil epidemiológico e fatores associados ao sucesso do tratamentoPublication . Vaz, Susete Maria Pereira de Matos Paula; Baptista, GoreteEste relatório reflete o percurso formativo desenvolvido com o objetivo major de adquirir as competências comuns e específicas inerentes ao exercício profissional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica. Foi promovida a capacidade de investigação, competência essencial no contexto da prática clínica sustentada na evidência científica. Essa vertente investigativa culminou na realização de um estudo que procurou analisar a relação entre variáveis sociodemográficas, clínicas e fatores de risco cardiovascular com o sucesso terapêutico, as complicações e o tempo de recidiva em doentes submetidos a ablação por fibrilhação auricular, numa unidade hospitalar localizada no Norte de Portugal. Objetivo: Descrever o percurso formativo ao longo dos diversos contextos de estágio e desenvolver uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas durante esses momentos de prática. Com a investigação pretendemos: caracterizar o perfil sociodemográfico de doentes submetidos à ablação da fibrilhação auricular, numa unidade hospitalar do Norte de Portugal; descrever os fatores de risco cardiovascular presentes na amostra; identificar as principais variáveis clínicas dos doentes submetidos à ablação; analisar a influência do tempo de espera para a realização da ablação nas complicações do tratamento; analisar a associação entre fatores de risco cardiovascular e o tempo de recidiva da fibrilhação auricular. Métodos: Desenvolvimento de competências através de três estágios clínicos centrados no cuidado ao doente crítico (Laboratório de Eletrofisiologia, Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva). Para o desenvolvimento da competência de investigação, realizou-se um estudo do tipo observacional, retrospetivo, descritivo e correlacional, numa amostra de 94 doentes que realizaram ablação por fibrilhação auricular, entre os anos de 2022 e 2023, numa Unidade Hospitalar situada no interior norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de uma grelha de registo estruturada, construída com base nas informações disponíveis na plataforma informática CardioBase, no impresso clínico específico utilizado para os doentes submetidos a ablação por fibrilhação auricular, na consulta do processo clinico, bem como no livro de registo do serviço de eletrofisiologia. Resultados: A amostra maioritariamente constituída por doentes com mais de 65 anos (43,6%) e do sexo masculino (60,6%), com uma média de idades de 63,04±7,56 anos. A maioria apresenta excesso de peso (45,7%) e um IMC médio de 28,00 kg/m². Entre os fatores de risco cardiovascular, destacam-se a hipertensão arterial (69,1%), dislipidémia (59,6%) e apneia do sono (34,0%), obesidade (31,9%), tabagismo (20,2%) e diabetes (18,1%). A maioria dos diagnósticos foi realizada através de eletrocardiograma (71,3%). O procedimento de ablação teve uma taxa de sucesso clínico de 100%. Apenas 3,2% dos doentes desenvolveram hematomas no local de acesso femoral. O tempo médio de espera pela ablação foi de 121 dias. Entre os casos com recidiva (n=7), esta ocorreu em média aos 453 dias após o procedimento. A recidiva de fibrilhação auricular ocorreu em 7,4% dos casos, com 92,6% dos doentes a manterem ritmo sinusal. Não se registaram evidências de significância estatística relativamente à influência do tempo de espera para a realização da ablação nas complicações do tratamento, nem à relação entre os fatores de risco cardiovascular e o tempo até à recidiva da fibrilhação auricular. Conclusão: Os estágios foram condição sine qua non para desenvolver as competências previstas para o enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Critica. Os resultados obtidos, do estudo de investigação, indicam uma elevada eficácia do procedimento de ablação na manutenção do ritmo sinusal ao longo do período de seguimento, com uma taxa reduzida de recidiva de fibrilhação auricular. Estes dados reforçam a relevância da ablação como uma opção terapêutica eficaz para o controlo da arritmia em doentes selecionados.
- Abordagem contingencial de fatores contextuais em relação ao uso de práticas de contabilidade de gestãoPublication . Leite, Akaísa; Fernandes, Paula O.; Leite, JoaquimO presente trabalho de investigação científica procurou atingir dois objetivos: (i) avaliar o uso das práticas de Contabilidade de Gestão e (ii) verificar hipóteses de relação entre cinco contingências (o nível da concorrência, a dimensão da organização, a diversidade de produtos, a importância da informação de custos para a tomada de decisões e a tecnologia avançada de produção) e o uso das práticas de Contabilidade de Gestão. As hipóteses de investigação do modelo de análise foram suportadas na Teoria da Contingência. O estudo incidiu sobre uma população de 512 empresas do setor têxtil e vestuário que fazem parte da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Os dados foram recolhidos em meados do ano 2014 através de um inquérito por questionário online enviado às empresas por correio eletrónico. Dos 512 questionários enviados ao total da população, foram obtidas 58 respostas válidas, correspondendo a uma taxa de resposta de 11,3%. Os resultados do estudo quantitativo evidenciaram que as práticas de Contabilidade de Gestão tradicional são mais utilizadas do que as práticas de Contabilidade de Gestão consideradas contemporâneas. No entanto, apesar do uso das práticas tradicionais prevalecerem, as empresas também utilizam práticas contemporâneas. Para além da interdependência verificada entre algumas das variáveis do modelo de análise, os resultados obtidos através do modelo de regressão linear múltipla permitiram concluir que a tecnologia avançada de produção influencia, de forma positiva e direta, o uso das práticas de Contabilidade de Gestão.
- Abordagem de cálculo do coeficiente de localização usado na avaliação patrimonial tributáriaPublication . Alves, Paulo Jorge Ferreira; Lopes, JorgeEsta dissertação aborda o cálculo do coeficiente de localização usado na avaliação patrimonial tributária, com especial incidência em zonas onde o mercado imobiliário é muito condicionado, deprimido ou nulo. Aborda-se o desenvolvimento de duas metodologias de cálculo, uma para zonas onde não existem valores de transações de imóveis, mas existem valores de arrendamento e a outra metodologia de cálculo para zonas onde não existem valores de transações, nem de arrendamento de imóveis. A metodologia adotada no estudo envolveu o recurso aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fazer a analise do setor de atividade imobiliária numa perspetiva nacional e regional, nomeadamente a evolução do parque habitacional, operações sobre prédios urbanos, evolução do número de contratos de compra e venda de prédios urbanos, o valor médio dos prédios transacionados em Portugal e os dados referentes ao inquérito à avaliação bancária na habitação. A pesquisa bibliográfica compreendeu, também, a revisão de literatura nacional e internacional relacionada com os métodos de avaliação imobiliária e os procedimentos utilizados nos diferentes segmentos de mercado, o estudo e análise do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, que é o quadro legal relacionado com a tributação do património imobiliário nacional. Uma análise comparativa do coeficiente de localização obtido pelo método de rendimento e pelo método de custo foi efetuada após a delimitação da zona objeto de estudo, a nível geográfico, demográfico, urbanístico e de mercado. A conclusão geral do estudo, com uma proposta de desenvolvimento futuro finaliza o trabalho. Este estudo sugere que o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo do coeficiente de localização usado na avaliação patrimonial tributária afigura-se fundamental, uma vez que é através deste coeficiente que se aproxima o valor da avaliação patrimonial tributária do valor efetivo de mercado dos imóveis.
- Abortamento espontâneo – um estudo epidemiológicoPublication . Borges, Amandina; Correia, Teresa I.G.As mulheres em idade fértil estão em risco de problemas relacionados com a gestação, os quais englobam o abortamento espontâneo. Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever o perfil epidemiológico de mulheres hospitalizadas por abortamento espontâneo, numa Unidade de Saúde do Nordeste de Portugal. Metodologia: Estudo observacional analítico retrospetivo, no período de 2010 a 2012, com uma amostra inicial de 165 mulheres resultando para análise final 122, após aplicação de critérios de inclusão, conseguida na base de dados do Sistema Informático Hospitalar. Foi definido como critério de inclusão todas as mulheres com o diagnóstico de abortamento espontâneo até 22 semanas e/ou feto pesando menos que 500 gr, registado no processo clinico e diagnosticado pelo médico e como critérios de exclusão: registo incompleto de dados, outro motivo de internamento e ausência de processo clínico. A informação foi obtida pela análise dos processos clínicos, nos dias úteis, entre as 9:00 e 17:00 horas, no mês de janeiro e fevereiro de 2013, no serviço de arquivo da instituição. Sucedeu-se a compilação dos dados para um guião, depois foram informatizados e tratados no programa SPSS. Foi obtido parecer favorável da Comissão de Ética. Resultados: A prevalência do abortamento aumenta com a idade das mulheres, incide nas urbanas (64,8%), casadas (75,4%), com escolaridade até ao 12º ano (68,9%), profissão remunerada (61,5%), com filhos (53,3%), sem abortamentos anteriores (75,4%), gestação inferior a 12 semanas (66,4%), fumadoras (21,3%), aceitando a gravidez (94,3%) e permanecem hospitalizadas um dia (86%). Quanto à forma clínica de abortamento, predominou a incompleta em 74% das mulheres. Mulheres com idade igual ou superior a 35 anos (OR=4,5; IC: 1,886-10,737; p=0,001), com mais de um filho (OR= 4,9761, IC: 859-13,318; p=0,001) e que foram submetidas a procedimento medicamentoso (OR= 5,371; IC95%: 1,582-18,242; p= 0,007) apresentam um risco de abortamento cerca de 5 vezes superior em relação às mulheres que não apresentam estas caraterísticas. Conclusões: A prevalência de abortamentos espontâneos das mulheres desta unidade de saúde sofreu variações nestes três anos. Mulheres mais velhas, com menor escolaridade, com mais de um filho e com recurso a procedimento medicamentoso são as que mais abortam.
