ESE - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da ação de curta duração sobre bullying em contexto educativo: impacto na formação de professoresPublication . Sousa, Silvana; Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, VítorCada vez mais, o bullying torna-se um tópico importante de estudo na vida das crianças e dos jovens, especialmente nos últimos anos. Isso decorre do facto de esta problemática ter-se instalado de forma muito agressiva na vida dos alunos, pais e professores, tornando urgente a necessidade de controlo. Note-se que o bullying pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora, manifestando-se de diversas formas, desde violência física, verbal e psicológica até ao cyberbullying, através do computador e das redes sociais. Com base nesta problemática, considera-se importante estudar o bullying no contexto do ensino básico, uma vez que é fundamental colaborar no estudo e prevenção deste tema, especialmente em idades mais jovens. Este artigo expõe e analisa os resultados da investigação sobre a implementação de um MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) e de uma Ação de Curta Duração (ACD), destinados à formação de docentes sobre a temática do bullying. O estudo envolve a participação de 51 professores, divididos por sessões via Zoom, onde foram avaliadas a assimilação de conteúdos, a organização do curso e a relevância do MOOC. O artigo divide-se em três secções: conhecimento prévio, conhecimento adquirido e avaliação do funcionamento da ACD. Os resultados mostram a importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento profissional de professores, em particular no combate ao bullying nas escolas.
- Avaliação da Eficácia da Infraestrutura Digital na Comunicação Institucional: Desafios e Perspectivas na Administração Tributária de MoçambiquePublication . Rodolfo, Bruno Couto de Abreu; Gonçalves, Bruno F.; Freitas, VanusaEste artigo avalia a eficácia da infraestrutura digital da Administração Tributária de Moçambique (ATM) no apoio às operações de comunicação institucional, tanto internas quanto externas. Tendo como foco a avaliação da eficácia da infraestrutura digital na comunicação institucional da ATM, este estudo adota uma abordagem metodológica mista, que combina dados qualitativos e quantitativos. A análise baseia-se em entrevistas realizadas com funcionários da ATM e na aplicação de questionários a contribuintes nas cidades de Maputo, Beira e Nampula. Essa estratégia visa identificar os principais desafios enfrentados na integração tecnológica, nos fluxos comunicacionais e na prestação de serviços digitais, bem como levantar percepções e expectativas dos utilizadores em relação à modernização institucional. Os resultados revelam avanços consideráveis em plataformas de atendimento e gestão fiscal digital, mas também destacam desafios como a limitada interoperabilidade entre sistemas, desigualdades no acesso digital e lacunas na capacitação tecnológica do pessoal. As conclusões apontam para a necessidade de investimentos estratégicos em infraestrutura e formação para consolidar uma comunicação institucional mais eficiente e inclusiva.
- Competências Digitais dos Professores e Alunos: contributos para a compreensão no contexto MoçambicanoPublication . Molide, Saíde M.; Gonçalves, Bruno F.A pesquisa visa analisar como as competências digitais podem influenciar na mudança do perfil dos professores e alunos, de meros manipuladores de informação para intermediários dos processos educativos, e pretende-se compreender como as competências digitais são aplicadas no contexto educacional Moçambicano. De salientar que a pesquisa tem a seguinte questão de investigação: Quais Competências digitais dos professores e alunos e como elas podem contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem? Para a materialização da pesquisa pretendemos identificar e caracterizar as competências digitais adotadas para a concretização do processo de ensino-aprendizagem; determinar o nível de competências digitais dos professores; determinar o nível de competências digitais dos alunos. As respostas à questão de investigação serão conseguidas com suporte na metodologia qualitativa. Os resultados alcançados são positivos na medida em que as competências digitais trazem vantagens ao permitir e incentivar mudanças transformadoras no PEA, proporcionando práticas pedagógicas inventivas que promovem o desenvolvimento do pensamento crítico, do discernimento e da autonomia dos alunos.
- Fatores influenciadores na implementação do currículo local em Moçambique: um estudo realizado nas escolas da ZIP1 de MarrupaPublication . Alfredo, Afonso; Gonçalves, Bruno F.A pesquisa foi conduzida num contexto de profundas transformações políticas, sociais, económicas e culturais, destacando a dificuldade da educação moçambicana em implementar o currículo local nas escolas. A questão central do estudo foi compreender como os factores influenciadores contribuem para a implementação do currículo local. O objectivo geral foi identificar os factores que impactam esse processo, sendo desdobrado em quatro objectivos específicos: (i) Investigar as percepções sobre a relevância do currículo local; (ii) Identificar as estratégias adoptadas pelas escolas para superar os desafios de sua implementação; (iii) Avaliar o envolvimento da comunidade nesse processo; (iv) Analisar os obstáculos enfrentados pelos professores. A pesquisa adoptou o paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos por meio de observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados revelaram que, nas escolas da ZIP1 de Marrupa, apesar de sua previsão legal, o currículo local não está sendo efectivamente implementado. Os principais entraves identificados foram: ausência de seminários para capacitação de professores em metodologias e práticas específicas do CL; lacunas na definição de tarefas e responsabilidades dos factores influenciadores; falta de iniciativa e abertura por parte dos gestores escolares; ausência de divulgação do CL; e,uma cultura de pesquisa insuficiente entre os professores.Além disso, o currículo local em Moçambique é percebido mais como uma agenda política associada ao poder económico do que como um instrumento estruturante e organizacional. Como consequência, observa-se uma dificuldade em explorar as margens de autonomia no desenvolvimento curricular desse subsistema de ensino.Palavras-chave:currículo local; escolas; implementação; percepção; relevância. FACTORS INFLUENCING THE IMPLEMENTATION OF THE LOCAL CURRICULUM IN MOZAMBIQUE: A STUDY CARRIED OUT IN ZIP1 SCHOOLS IN MARRUPA1Doutorando em Inovação Educativa,FEC-UCM de Nampula (Moçambique).
- Na resenha de uma escola inclusiva: perspetivando a abordagem STEAM junto de um aluno com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusãoPublication . Matos, Ana Rosária; Vaz, Paula Marisa FortunatoA abordagem STEAM traz um olhar interdisciplinar para a interligação de diferentes áreas no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como finalidade apresentar um estudo de caso realizado numa escola de Portugal, com um aluno que usufrui de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, a partir de uma abordagem STEAM, numa perspectiva de inclusão de todos. Este estudo de caso teve como objetivos: intervir através da planificação e do desenvolvimento de atividades de apoio à aprendizagem tendo em conta o perfil do aluno; elaborar os respetivos recursos materiais; contribuir para a melhoria ao nível das suas aprendizagens e das dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação e cognição, garantindo o acesso ao currículo. Os resultados indicam que as intervenções realizadas conduziram ao desenvolvimento de competências ao nível da comunicação, do trabalho colaborativo, e da tomada de decisões.
- O Papel das Redes Sociais para a Aprendizagem e Interacção entre Alunos do Ensino SuperiorPublication . Sigaúque, Mateus Johane; Assane, Sadate Jafar; Gonçalves, Bruno F.As tecnologias digitais têm provocado mudanças profundas na educação, influenciando as formas de comunicação e interacção entre alunos e professores. O crescente uso das redes sociais, como Facebook, WhatsApp e Instagram, gera novas dinâmicas de aprendizagem, permitindo que os estudantes compartilhem conhecimentos e colaborem em um ambiente virtual. Este artigo analisa como essas ferramentas contribuem para a aprendizagem e interacção entre alunos em instituições de ensino superior, considerando tanto as oportunidades quanto os desafios actuais. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica, permitindo uma compreensão abrangente da temática. Os resultados revelam que o uso das redes sociais pelos universitários está em rápida ascensão, actuando como instrumentos que facilitam a conectividade e o acesso à informação. Entretanto, esses recursos também apresentam desafios, incluindo a propagação de informações falsas, questões de privacidade e segurança, além do risco de isolamento social entre os estudantes. Assim, o estudo enfatiza a importância de um uso equilibrado dessas ferramentas, explorando seus benefícios enquanto se precavê contra os impactos negativos, ao oferecer um entendimento mais claro sobre o papel das redes sociais no contexto educacional.
- Tecnologias digitais no ensino secundário em Cabo Verde: estudo de caso no Complexo Educativo Manoel António MartinsPublication . Vaz, Kevin Mendonça; Pires, Djamila Delgado; Gonçalves, Bruno F.O presente artigo investiga o impacto das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem em contexto do ensino secundário em Cabo Verde. Utilizando o método, estudo de caso e inquéritos por questionário foram definidos os seguintes objetivos específicos para responder a questão de investigação: (i) Identificar as competências digitais dos professores no século XXI; (ii) Verificar o nível de satisfação dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados por meio das tecnologias digitais e, (iii) Identificar os desafios enfrentados pelo país quanto às tecnologias digitais na educação. Os resultados indicam uma tendência para a integração das tecnologias educativas em Cabo Verde, tendo como uma das principais iniciativas, a distribuição de equipamentos tecnológicos e cobertura a rede de internet nas escolas. Todavia, persistem muitos desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a capacitação docente e desigualdade de acesso à internet.
- A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexãoPublication . Henriques, Paulo Jorge; Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, Bruno F.Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspectiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação no ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspectos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante.