ESE - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Na resenha de uma escola inclusiva: perspetivando a abordagem STEAM junto de um aluno com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusãoPublication . Matos, Ana Rosária; Vaz, Paula Marisa FortunatoA abordagem STEAM traz um olhar interdisciplinar para a interligação de diferentes áreas no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como finalidade apresentar um estudo de caso realizado numa escola de Portugal, com um aluno que usufrui de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, a partir de uma abordagem STEAM, numa perspectiva de inclusão de todos. Este estudo de caso teve como objetivos: intervir através da planificação e do desenvolvimento de atividades de apoio à aprendizagem tendo em conta o perfil do aluno; elaborar os respetivos recursos materiais; contribuir para a melhoria ao nível das suas aprendizagens e das dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação e cognição, garantindo o acesso ao currículo. Os resultados indicam que as intervenções realizadas conduziram ao desenvolvimento de competências ao nível da comunicação, do trabalho colaborativo, e da tomada de decisões.
- Relação cultura e educação sob o ponto de vista do ensino primárioPublication . Tivane, Geremias Chitafane; Bergano, Sofia; Cumbane, RuiO presente artigo propõe uma reflexão sobre as perceções dos professores e dos pais e/ou encarregados de educação sobre as repercussões culturais nas práticas educativas no ensino básico (1ª a 7ª classes) em Moçambique e particularmente na província de Sofala. O contexto social moçambicano é caracterizado por um vasto mosaico cultural e cada cultura é particular na forma de ser e estar, o que se concretiza em especificidades inerentes à educação familiar. Este trabalho surge da necessidade de compreensão do alcance das questões culturais nas práticas educativas escolares. O sistema educativo tem de ter em conta as práticas culturais, por serem portadoras de valores e por se afirmarem na relação escola-família como um espaço de mediação cultural. Para o efeito foi realizado um estudo exploratório de natureza quantitativa, tendo sido questionados 407 professores e 750 pais e/ou encarregados de educação. Os instrumentos de recolha de dados foram construídos para este estudo com o objetivo de caracterizar as perceções de pais e professores sobre a relação família-escola. Os resultados obtidos apontam para a compressão de que os pais e professores consideram que os fatores culturais influenciam a relação família-escola e a aprendizagem escolar, sobretudo nos primeiros anos de escolaridade, o que obriga o professor a promover a consideração da diversidade de valores para o bem da educação. Salienta-se ainda a relevância de uma abordagem multicultural e multilinguística na relação entre as escolas, enquanto organizações, os professores e os pais ou encarregados de educação.
- The lonely crossing of female immigration in PortugalPublication . Brasil, André Antônio Martins; Martins, Cristina; Moreira, Benilde; Rodrigues, Maria José; Bergano, SofiaThe number of women in migratory flows has increased considerably in recent years. The transformations resulting from this increase generate the need to understand these phenomena from a gender perspective. Considering this general premise, the focus of this article is female immigration in Portugal. Thus, our main objective is to understand how the process of female immigration in Portugal takes place, from its inception, in the face of a sudden break in national ties, to settling in portuguese society and the use of support networks that are satisfactory for the safety, integration and social inclusion. This article presents an analysis of the female immigration process in Portugal based on data collected through the Voices of Immigrant Women project. The methodological approach of this study is quantitative, and the data was collected by a questionnaire addressed exclusively to immigrant women living in Portugal, forming a non-probabilistic snowball sample of 62 immigrant women. According to the results obtained, the majority of the women surveyed indicated that they feel there are not enough personal and institutional solidarity networks that promote the integration and social inclusion of immigrant women. We can therefore conclude that we are dealing with a lonely and somewhat neglected migratory journey in women’s international displacement, which requires specific policies from a gender perspective.