Browsing by Issue Date, starting with "2025-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Oral Contraceptive pill and psychoaffective effectsPublication . Coelho, André; Folga, Marta; Sousa, Simão; Nascimento, Luís; Taboada Costa, XavierBackground: Oral contraceptive pills (OCP’s) are widely used for fertility control, yet their potential psychoaffective impact is increasingly debated in clinical research (1). Studies show that users may experience increased negative effects and reduced emotional well-being compared to non-users (2). Experimental data further suggest that hormonal contraception can significantly lower general well-being in healthy women (3). Objective: To assess how the use of OCPs and age are associated with the expression of positive and negative psychoaffective effects. Methodology: A cross-sectional, observational, and descriptive-correlational study with a quantitative approach. The non-probabilistic convenience sample included 291 women (aged 18-44) residing in Northern Portugal. Data were collected through an online questionnaire, which included the scale Positive and Negative Affect Schedule (PANAS-SF). Considering the type of variables, statistical analyses included the Kolmogorov-Smirnov, t-student, and ANOVA tests (p ⩽ 0.05). Results: OCP users reported lower levels of positive affect (M=28.40; SD=8.83) compared to non-users (M=34.51; SD=9.07; p⩽ 0.001). Regarding negative affect, users showed higher levels (M=25.31; SD=10.42) than non-users (M=19.96; SD=7.55; p⩽ 0.001). No significant differences were observed between the age groups (p > 0.05). Conclusion: The findings suggest an association between OCP use and a less favourable emotional profile, regardless of age. This raises critical ethical and clinical concerns about the underestimation of the psycho-subjective effects of oral contraception. In this context, it would be pertinent to consider measures such as periodic psychological follow-up, regular emotional screening, and informative sessions involving mental health professionals.
- Improving Public Financial Management: International Comparisons of IPSAS-Oriented Accrual ReformsPublication . Nogueira, Sónia P.; D'Amore, Mariano; Jorge, Susana; Mattei, G.; Ordem dos Contabilistas CertificadosIn the last decades several countries across the world have been reforming their public sector accounting (PSA) systems to include accrual-based accounting and financial reporting, and in some even IPSAS. In the EU such reforms are particularly interesting, given the importance of harmonized PSA to sustain comparability between Member States’ financial condition and fiscal policies. Italy and Portugal are two countries interesting to compare, because despite similar administrative cultures and both with some experience with accrual accounting in the public sector, the recent trajectory towards adopting the IPSAS has been quite different in these countries: Portugal was front runner, while Italy is resisting to the PSA international harmonization process. This paper analyses the institutional arrangements that have been marking PSA reforms in the last decades in both countries, in order to understand whether and how they are affecting the current path towards IPSAS.
- A presunção de contrato de trabalho no âmbito de plataforma digital em Portugal: um desafio na era dos algoritmosPublication . Ferreira, Rui Miguel Zeferino; Iva Faria; Santos, Susana Ferreira dosObjetivo: No âmbito da Agenda do Trabalho Digno, o presente artigo pretende analisar criticamente o artigo 12.º-A ao Código do Trabalho português, aditado pela Lei n.º 13/2023, de 3 abril, com vista a contribuir para o debate jurídico, ainda incipiente nesta matéria, por força sua contemporaneidade. Metodologia: Utiliza-se o método dedutivo, através da pesquisa bibliográfica e artigos científicos sobre a temática. Resultados: Conclui-se que a presunção de contrato de trabalho surge como uma resposta aos desafios associados à economia digital, em particular, às novas formas de trabalho nas plataformas digitais. Contribuições: A pesquisa mostra-se relevante no atual contexto de revolução tecnológica, no qual a inteligência artificial e as plataformas digitais são uma das vertentes mais visíveis para compreender as alterações vivenciadas nas relações de trabalho, bem como na organização e estruturação empresarial. Contribui, ainda, para a definição do que deve ser considerado trabalho digno numa era da pós modernidade.
- A suplementação para o reforço do sistema imunitário após o início da pandemia por COVID-19Publication . Graça, Ânnia; Afonseca, Giovanni; Delgado, Levinior; Midões, Cristiana; Nascimento, LuísA Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 é uma doença aguda altamente contagiosa, caracterizada por pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), resposta híper inflamatória característica, dano vascular, microangiopatia, angiogénese e trombose generalizada. Suplementos alimentares são géneros alimentícios que tem a finalidade de complementar ou suplementar a dieta regular, por conterem fontes concentradas de determinados nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico e que geralmente são comercializados de forma doseadas e devem ser consumidos em quantidades reduzidas. Entretanto, uma melhoria na imunidade por meio de uma melhor nutrição veio a ser considerado um possível fator importante para reduzir o risco de infeção, progressão e gravidade da doença por covid-19. Objetivo: O objetivo deste projeto é caraterizar o consumo de suplementos para o reforço do sistema imunitário pré e pós início da pandemia por Covid-19, por parte dos alunos da Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-correlacional, onde se aplicou um inquérito online aos alunos da ESSa do IPB, matriculados no ano letivo 2021/2022, de ambos os géneros. Os dados foram recolhidos através de um questionário no google Forms e tratados no programa Excel. Resultados: Neste estudo verificou-se que em relação à sua situação perante o consumo dos suplementos alimentares para o reforço do sistema imunitário 43,8% (N=140) responderam que já consumiram, 43,8% (N=140) assumiu nunca ter consumido nenhum tipo de suplemento alimentar para o reforço do sistema imunitário e 12,5% (N=40) dos indivíduos responderam que consomem. De acordo com as respostas dos inquiridos, promover o fortalecimento sistema imunitário foi a principal razão para o consumo dos suplementos alimentares, prevalecendo com uma percentagem de 63,5%. Durante a pandemia por Covid-19 o consumo de suplementos alimentares por parte dos alunos da ESSa do IPB aumentou, uma vez que 71,7% dos indivíduos afirmaram que aumentou. Conclusão: Com esse estudo concluímos que a maioria dos indivíduos passaram a consumir ou aumentaram o consumo de suplementos alimentares com o intuito de reforçar o sistema imunitário e diminuir as chances de infeção pelo vírus da Covid-19.
- Vivências dos enfermeiros de um serviço de urgência na comunicação de más notícias à pessoa em situação crítica e famíliaPublication . Azevedo, Ana Patrícia Pinto de; Baptista, GoreteO presente relatório de estágio clínico foi desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Mestrado de Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto Politécnico de Bragança. Segundo o planeamento proposto, o relatório encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no decorrer dos locais de estágio e apresentar uma análise crítica e reflexiva dos cuidados de enfermagem realizados, como forma de aprimorar as competências gerais e específicas da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. A segunda parte, consiste num trabalho de investigação relacionado com a comunicação de más notícias, cujo objetivo é compreender as vivências dos enfermeiros relativamente à comunicação de más notícias à pessoa e família em situação crítica. Para este estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa fenomenológica, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas a enfermeiros que exercem funções num serviço de urgência de uma Unidade Local de Saúde da região Norte de Portugal. A amostra do presente estudo foi composta por 10 enfermeiros, que aceitaram participar no estudo de forma voluntária, utilizando um método de amostragem não probabilística por conveniência. A maioria da amostra corresponde ao sexo feminino, solteiros, com uma média de 38 anos de idade, com um tempo médio de experiência profissional de 15,2 anos e em contexto de urgência uma média de 12,2 anos de experiência profissional. Os resultados do presente estudo revelam que a formação em comunicação de más notícias, sobretudo através de métodos práticos como o role-play, é essencial para o desenvolvimento de competências técnicas e emocionais dos enfermeiros do SU. A utilização do protocolo SPIKES e a integração de uma abordagem centrada na pessoa são recomendadas para garantir uma comunicação ética, eficaz e adaptada às necessidades de cada PSC e familiares. Assim, é fundamental investir em formação estruturada e contínua, suportada por protocolos claros e por apoio emocional e institucional, promover a qualidade da comunicação e o bem-estar dos enfermeiros. O estágio clínico nos diferentes campos de aprendizagem, permitiu o desenvolvimento de competências necessárias para a prestação de cuidados à pessoa em situação crítica. As competências relacionadas com a comunicação de más notícias, são uma componente fundamental na prestação de cuidados à pessoa e à família a vivenciar processos de doença crítica. Ao longo deste percurso, foi possível prestar cuidados ao doente e à sua família durante o processo de doença, com enfoque na prestação de cuidados de enfermagem especializados, ajustados às necessidades do doente crítico e dos seus familiares.
- Efeito do extrato de própolis incorporado na qualidade do hambúrguer bovinoPublication . Souza, Beatriz Marchiore de; Estevinho, Letícia M.Foram realizadas análises microbiológicas (mesófilos totais, coliformes totais, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, esporos de clostrídios sulfito-redutores e Salmonella spp.) nos dias 0, 4, 8 e 12; físico-químicas (teores de proteína, gordura, umidade, cinzas e pH) nos dias 0 e 12; e sensoriais (cor, aroma, sabor, textura e impressão global). O extrato de própolis foi caracterizado quanto à composição química (fenóis totais, flavonoides e atividade antioxidante via DPPH) e qualidade microbiológica. Os resultados indicam as propriedades funcionais do extrato de própolis, evidenciadas pelos elevados teores de fenóis totais, flavonoides e elevada atividade antioxidante, associados à sua acção antimicrobiana. Na análise microbiológica dos hambúrgueres, verificou-se que as amostras contendo própolis inibiram os microrganismos avaliados, destacando-se a formulação F2 (2%), que se manteve isenta de esporos de clostrídios sulfito-redutores até ao 12.º dia e apresentou a menor contagem de microrganismos mesófilos totais, em comparação com a amostra controlo contendo ascorbato de sódio. As análises físico-químicas revelaram variações ligeiras nos teores de proteína, gordura, cinzas e pH entre as amostras, todas dentro dos padrões esperados. Observou-se uma tendência de redução da umidade nas formulações com própolis ao longo do tempo, particularmente na amostra F2; no entanto, essa diferença foi pouco expressiva. A análise sensorial indicou que os hambúrgueres com adição de extrato de própolis não foram bem aceites pelos consumidores, devido ao impacto negativo em atributos como o aroma e o sabor. Em todos os parâmetros avaliados, as amostras contendo própolis apresentaram um desempenho sensorial significativamente inferior às que continham aditivo sintético, verificando-se uma correlação negativa entre o aumento da concentração de própolis e a aceitação sensorial. Conclui-se que, apesar da comprovada eficácia do extrato de própolis na conservação e segurança microbiológica, a sua aplicação em hambúrgueres requer estratégias que minimizem os impactos sensoriais, nomeadamente através da microencapsulação. Investigações futuras deverão explorar a utilização do extrato de própolis noutros produtos cárneos, assim como o desenvolvimento de tecnologias que preservem a qualidade sensorial dos alimentos.
