Teses de Mestrado EsACT
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Teses de Mestrado EsACT by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 93
Results Per Page
Sort Options
- Guia de artesanato do Norte de PortugalPublication . Barros, Maria Antonieta Fernandes; Correia, RicardoO presente trabalho servirá de apoio aos turistas e visitantes, facilitando-lhes o acesso aos produtos artesanais que mantêm vivas as nossas seculares tradições. Foi neste sentido que, com este trabalho, procuramos ampliar a fonte de conhecimentos humanos, principalmente sobre a temática artesanato como produto turístico de excelência, para que este possa constituir uma fonte de informação no âmbito do Marketing Turístico, contribuindo, de forma cabal, para o aumento da sua procura gerando mais rendimento, de forma sustentável, beneficiando social e economicamente as comunidades. Lamenta-se que o Município do Porto não faça parte deste trabalho, dado não facultar qualquer informação sobre o artesanato aí desenvolvido, nem haver uma base de dados sobre possíveis artesãos que eventualmente possam desenvolver esta atividade. Considerando esta limitação, o presente estudo envolveu 85 Municípios dos 86 que constituem a Nuts II Norte.
- Análise do impacto económico dos eventos no concelho de Mirandela. Um contributo para a tomada de decisão na gestão dos eventosPublication . Fernandes, Amável S.; Nogueira, Sónia P.; Fernandes, Paula O.Os eventos assumem-se cada vez mais como uma das mais importantes estratégias utilizadas pelas entidades públicas e empresariais, de forma atrair um maior número de turistas. A presente dissertação pretendeu analisar o impacto económico dos eventos no concelho de Mirandela, com vista a um melhor contributo para a tomada de decisão na gestão dos eventos. Deste modo, realizou-se uma análise relativa aos eventos de maior relevo na região, de forma a identificar o perfil dos seus intervenientes, nomeadamente visitantes e expositores, assim como aferir o seu grau de satisfação e o impacto económico que estes representam para a região. Desta forma, para a realização deste estudo, foram aplicados inquéritos por questionário, aos expositores e visitantes, nos eventos selecionados: a Feira do Vinho e Morango, o Campeonato da Europa de Jet Ski e Aquabike e as Festas de Nossa Senhora do Amparo. A recolha dos dados decorreu no período de maio a agosto de 2016. A amostra foi constituída por 297 visitantes e 98 expositores. Neste estudo foi utilizada a análise descritiva e a análise inferencial, de forma a verificar as relações existentes entre as variáveis em análise. Os resultados obtidos mostraram que podemos comprovar que existe associação entre o tipo de evento e o local de residência dos visitantes, entre a situação profissional do visitante e o evento visitado, assim como a existência de diferentes níveis de satisfação de acordo com o evento. Constatou-se, também, a existência de relação entre o evento visitado e os gastos efetuados pelos visitantes.
- Grande Rota Mariana Trás-os-Montes - FátimaPublication . Teixeira, Betina; Carvalho, AidaO presente estudo tem como objetivo principal propor a criação da Grande Rota Mariana de Trás-os-Montes - Fátima, a qual terá início junto à Sé Catedral de Bragança e terminará no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Pretende-se que a Grande Rota venha a ser o principal caminho que os peregrinos percorrem até ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A «espinha dorsal» será entre as cidades de Bragança e Fátima, passando pelos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Meda, Trancoso, Celorico da Beira, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém. A ligação dos restantes municípios pertencentes à Diocese de Bragança-Miranda, deverá ser efetuada através da criação de Pequenas Rotas de acesso à Grande Rota. São objetivos específicos deste projeto de investigação a análise do estado da arte atual no contexto do turismo religioso, peregrinação, peregrino/turista religioso e devoção Mariana; compreender a importância do turismo religioso e da implementação de percursos pedestres para o desenvolvimento local e regional; identificar o itinerário percorrido atualmente e consequentemente propor um itinerário mais seguro para peregrinos e pedestrianistas. Os objetivos do projeto são alcançados com recursos a dois níveis de análise: fontes primárias e secundárias. Nas fontes primárias optou-se pela realização de entrevistas por questionário realizadas aos guias-peregrinos e peregrinos que se deslocam a pé ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo esta constituído a ferramenta utilizada na investigação empírica. Como fontes secundárias recorreu-se a bibliografia especializada acerca das temáticas da peregrinação, turismo religioso, peregrino e turista religioso, devoção mariana e pedestrianismo, bem como à identificação dos itinerários atuais e da proposta de Grande Rota com base em ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica que contribuíram como apport teórico deste projeto.
- Proposta de Desenvolvimento de uma Rota da Misericórdia em Trás-os-Montes e Alto DouroPublication . Ruivo, Nivea Freitas; Carvalho, AidaA Santa Casa da Misericórdia é uma instituição de cariz nacional, fundada pela Rainha D. Leonor e presente em Trás-os-Montes e Alto Douro desde o século XVI. A sua importância reflete-se no património que deixa como legado e que constitui o recurso para a criação de uma Rota Religiosa enquanto instrumento de dinamização do território. Este estudo teve como objetivos refletir sobre a presença histórica da Santa Casa da Misericórdia, bem como do seu património como testemunho cultural e identitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (NUTS III - Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes); proceder ao levantamento dos Bens patrimoniais e à sua georreferenciação através dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), conducentes à proposição de ações de apresentação e dinamização da Rota. Os objetivos foram concretizados recorrendo-se à fontes primárias, através da aplicação de um questionário e à fontes secundárias que consistem na pesquisa bibliográfica conducente à fundamentação teórica. Procedeu-se ao levantamento das Igrejas e Capelas da Misericórdia integrantes da área de estudo; efetuou-se o traçado dos itinerários componentes da Rota e foram propostas ações de dinamização que incluíam as vertentes da promoção e da interpretação.
- Relatório de Estágio efetuado em Kauno Kolegija da University of Applied SciencesPublication . Lage, Nuno Filipe Moreira; Cunha, Carlos R.; Tchasse, WilfredThis document pretends to expose in a direct and simple way, all the elaborated work by the author during his internship, being that one of the objectives of the internship is to expand the knowledge acquired during classes and being able to practise in a professional environment teaching methodologies and investigation. During the internship there was a promotion made about Portugal and Lithuania, through a blog, promoting the Erasmus experience. All steps were taken so that the author was a full time teacher of “Tourism services and infrastructures” class, giving a total of 4 hours a week of lecture. During the same period there was studies made among the students, for a presentation to the coordination of the school and all teachers, so that the targeted audience would be aware of problems found and opinions that these exchange students had. There were also classes given as a guest teacher to other students. A scientific article was elaborated about the motivational factors that motivate students to choose Kauno Kolegija and Lithuania as their destination of studies. These objectives were previously defined before for the approval of the internship.
- Tourism website analysis managed by the government entity – Mozambique case studyPublication . Bonjisse, Brito José; Morais, Elisabete PauloThe aim of the dissertation is to analyse Mozambican website and propose the implementation of improvements and solutions were necessary. Many studies have proposed new website evaluation frameworks and criteria, and this research understands and improves website evaluation based on models related to the tourism Websites. Through those five models, the research proposed a new model based on the previous models discussed in this dissertation. The paper includes chapters on literature review, analysis of Mozambique and Portugal, which will be a comparison of the websites of Portugal and Mozambique, and lastly is the swot analysis of Mozambique and Portugal websites. The research method used is the qualitative approach, which include use of journals, books, papers, interpreting different written data on the topic, and digital multiplataform (online library). Recommendation for improvement and steps towards problem solving will be put forward according to the findings of the research.
- Mecanismos de participação cívica em Portugal: o caso dos referendos locaisPublication . Magalhães, Rui Fernando Moreira; Rodrigues, Miguel; Costa, Cláudia S.O presente trabalho de investigação é balizado pela seguinte pergunta de investigação: quais os fatores que explicam ou motivam a apresentação de propostas de referendos locais em Portugal? É nosso objetivo verificar a influência da teoria da escolha pública e dos custos de transação políticos no comportamento dos políticos locais relativamente ao uso de mecanismos de participação cívica, em concreto, aos referendos locais. O escasso recurso a estes últimos está relacionado com critérios de racionalidade política ou de oportunismo político, para lá do interesse público? Não terão os eleitos locais receio das suas consequências políticas no caso de aprovação (ou não), sobretudo se a votação for no sentido oposto ao que defendem? Podem os resultados colocar em causa a sua reeleição? Os resultados apurados permitem aferir que a motivação para a apresentação de propostas de referendos locais não se deve nem à cultura política, nem aos custos de transação políticos. Esta investigação permite concluir que a apresentação de propostas de realização de referendos locais não tem correlação positiva com a população e com o rendimento das famílias nem com a competição política e, consequentemente, nem com os custos de transação políticos. Os resultados parecem escrutinar uma outra linha de investigação, a qual defende que o decisor político pode ser tentado a devolver a responsabilidade da decisão política para o cidadão através do recurso ao referendo local por uma questão de oportunismo político e com o claro intuito de não correr riscos políticos desnecessários, procurando depois posicionar-se para continuar a retirar dividendos políticos.
- Os determinantes do desequilíbrio financeiro dos municípios portuguesesPublication . Basílio, Eva Cláudia Gomes da Costa; Nogueira, Sónia P.; Ribeiro, Nuno A.O crescente desenvolvimento das competências dos municípios, não tem sido acompanhado de suficientes transferências vindas da Administração Central. Também as receitas municipais, na maioria dos casos, são insuficientes para fazer face às competências atribuídas aos municípios, confrontando-se com dificuldades financeiras, que, para as ultrapassar procuram encontrar outras formas de financiamento. A utilização desmedida destas outras formas de financiamento, leva ao excesso de dívida face à sua receita efetiva, traduzindo-se no incumprimento das responsabilidades municipais. O crescente aumento destas práticas leva a situações de desequilíbrio financeiro municipal. Os Governos locais, em concreto, os municípios estão sujeitos a contextos socioeconómicos, políticos e financeiros/orçamentais que, os pode levar a criar situações de desequilíbrio financeiro. Tais constrangimentos têm sido alvo de preocupação e debate público pelas entidades de direito, de forma a corrigir e atenuar os seus efeitos negativos diretos, na gestão financeira municipal, e indiretos, na gestão financeira ao nível do Governo nacional, com a intensão de obter o equilíbrio financeiro local. Apesar dos esforços legislativos, este é um problema que tem subsistido. A pesquisa empírica existente é escassa e não fornece ainda respostas concretas sobre as razões que justificam o desequilíbrio financeiro. Neste âmbito, o objetivo da investigação realizada resultou de um enquadramento teórico, com especial abordagem para o desequilíbrio financeiro municipal, nomeadamente o estudo sobre os determinantes do desequilíbrio financeiro municipal, bem como a celebração de contratos de saneamento e recuperação financeira municipal. Analisouse a totalidade dos municípios portugueses durante o período de 2014 a 2016, através do teste às hipóteses de investigação, empiricamente formuladas, com o recurso ao modelo econométrico da regressão logística. Os resultados obtidos mostraram que a população com menos de 15 anos e mais de 65 anos, a independência financeira, as transferências vindas da Administração Central e as despesas com investimento, são menos propensas a situações de desequilíbrio financeiro municipal. A ideologia política, a existência de alternância política no executivo do Governo e os municípios com maiores receitas de capital e maiores despesas com pessoal constituem as variáveis explicativas do desequilíbrio financeiro municipal. Não foi observada evidência estatística para as variáveis: dimensão da população, densidade populacional, localização, índice de poder de compra e forma de governação.
- O retomar da Common Assessment Framework: o impacto nos municípios portuguesesPublication . Negreiro, Carla Sofia Magalhães de Sousa; Costa, Cláudia S.; Fernandes, JoanaNos anos 80, a temática da qualidade passou a integrar as preocupações do setor público e Portugal não ficou alheio, assumindo a mudança de paradigma de Administração burocrática e centralizada para uma Administração prestadora de serviços, descentralizada e norteada pelos princípios da qualidade total. Entre as várias abordagens, destacou-se a utilização da Common Assessment Framework (CAF), um modelo europeu apto para avaliar o desempenho organizacional, tendo como referência os princípios da excelência e focalizado na melhoria contínua. Além de ser gratuito, é específico para o setor público e está implementado nas Autarquias Locais Portuguesas. Nesse sentido, importou analisar os resultados obtidos pelos municípios Portugueses utilizadores da CAF e apurar de que forma tais resultados e impactos subsequentes interagem e determinam a melhoria da qualidade das organizações, tendo por escopo final colaborar para uma nova abordagem teórica desta temática. Destarte, a questão de investigação a considerar foi: Qual o impacto da implementação da CAF na qualidade da prestação dos serviços públicos pelos municípios Portugueses? Deste modo, os principais objetivos gerais basearam-se na verificação: da eficácia da implementação do CAF; do nível de integração do modelo CAF (nove Critérios do modelo e oito Princípios de Excelência); dos resultados alcançados e dos impactos percebidos através da implementação da CAF; e da contribuição do modelo CAF na perceção da melhoria global da qualidade alcançada. A estratégia de investigação adotada tem subjacente um paradigma interpretativista, seguindo uma abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela qualidade nos municípios portugueses utilizadores da CAF (em 2018), adequadas para obter dados sobre a realidade da qualidade municipal. Neste enquadramento, e depois de aquilatar os impactos alcançados pelos municípios Portugueses através da implementação da CAF e a melhoria da qualidade alcançada no universo em análise, confirmando-se os pressupostos teóricos, foi possível concretizar os sete objetivos previamente formulados e executar a questão de investigação inicialmente gizada, porquanto a implementação da CAF tem impacto na qualidade da prestação dos serviços públicos pelos municípios Portugueses.
- A caça como fator de desenvolvimento turístico nos territórios de baixa densidade. O projeto: zona de caça municipal porca de murça: concelho de MurçaPublication . Marques, António Luís; Morais, Elisabete PauloOs Territórios de Baixa Densidade deparam-se com a necessidade de reestruturar as suas tradicionais atividades económicas, orientando-as muitas vezes para o turismo. A caça é uma das atividades com maior potencial económico nos territórios rurais. Pretende-se através do projeto | zona de caça municipal (zcm) porca de murça evidenciar como a gestão cinegética pode vocacionar a caça para o turismo. Pretende-se encontrar novas formas de abordar o mercado e de conquistar novos consumidores. A organização da oferta deste produto é fundamental. O setor da caça mudou e o caçador evoluiu para um consumidor mais exigente, com novas necessidades, que procura experiências para a vida. Perante esta realidade, deve-se encontar a melhor abordagem. Para isso, temos de conhecer bem este consumidor. Neste capítulo a tecnologia deve ter um papel importante ao nível dos conteúdos, formas de acesso e organização da oferta. Mas neste projeto não interessam apenas os praticantes da modalidade. Quere-se conquistar também aqueles que diretamente se relacionam com o caçador, a família e os amigos, oferecendo-lhes produtos diferenciados, que possam motiva-los a viajar para o mesmo destino e prolongar a sua estada. Perseguindo este objetivo, há uma questão que merece profunda reflecção: Como se pode tornar a caça num produto verdadeiramente orientado para o turismo e como pode atrair outros públicos? A resposta não é simples. Mas simples é a constatação do valor sócio-economico da caça para o país, e, muito particularmente para esta região.