Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Educação >
Departamento de Ciências do Desporto e Educação Física >
DCDEF - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3249

Título: Efeito de um programa de intervenção de actividade física em crianças com excesso de peso. Um estudo em crianças do Nordeste de Portugal
Autor: Vasques, Catarina
Mota, P.
Correia, Teresa
Lopes, Vítor P.
Palavras-chave: Sobrepeso
Obesidade
Actividade física
Crianças
Issue Date: 2010
Editora: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano
Citação: Vasques, Catarina; Mota, P.; Correia, T.; Lopes, Vítor P. (2010) - Efeito de um programa de intervenção de actividade física em crianças com excesso de peso. Um estudo em crianças do Nordeste de Portugal. In Promoção da Saúde e Actividade Fisica: contributos para o Desenvolvimento Humano. Vila Real: UTAD, Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano. p. 144-152. ISBN 978-972-669-969-9.
Resumo: Objectivo: analisar as alterações na composição corporal de crianças e jovens com excesso de peso, após a intervenção de um programa de actividade física regular. Metodologia: a amostra foi constituída por 58 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. Ao longo do ano foram registados três momentos de avaliação das seguintes variáveis: peso e estatura, tendo sido calculado o índice de massa corporal (IMC), % de massa gorda (bioimpedância), bem como os valores das seguintes pregas subcutâneas: tricipital, subscapular, suprailíaca e geminal. Resultados: de acordo com os valores recolhidos no 1º momento de avaliação, utilizando os valores de corte de Cole, Bellizzi et tal. (2000), verificou-se que 50% das crianças apresentavam excesso de peso e 50% eram obesas. No 2º momento de avaliação, 12% dos sujeitos apresentavam valores normo-ponderais, 42% tinham excesso de peso e 46% eram obesos. Na última avaliação efectuada, o número de indivíduos com valores normo-ponderais foi de 17% e o número de sujeitos com sobrepeso e obesidade, foi de 33% e 50% respectivamente. Os valores médios da % de massa gorda e da soma das pregas subcutâneas decresceram ao longo dos três momentos de avaliação. Conclusões: verificou-se um efeito positivo do programa de actividade física regular, na redução da gordura corporal das crianças e jovens.
URI: http://hdl.handle.net/10198/3249
ISBN: 978-972-669-969-9
Appears in Collections:DCDEF - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Catarina(2010)Efeito de um programa.pdf566,56 kBAdobe PDFView/Open

Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


  © Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE