Logo do repositório
 
Publicação

Efeito da dieta Mind na prevenção de declínios cognitivos

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
dc.contributor.authorDias, Mariana Aguiar
dc.contributor.authorPereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues
dc.date.accessioned2026-06-05T13:04:08Z
dc.date.available2026-06-05T13:04:08Z
dc.date.issued2026
dc.description.abstractO declínio cognitivo representa um processo progressivo que pode evoluir para quadros demenciais, constituindo um dos principais desafios do envelhecimento populacional. A Doença de Alzheimer, enquanto patologia neurodegenerativa irreversível, destaca se como a causa mais prevalente de demência. Objetivo: Analisar o efeito da Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay (MIND) na prevenção do declínio cognitivo. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura de acordo com as recomendações PRISMA. Foram utilizados os descritores “cognitive decline”, “Alzheimer´s Disease”, “Diet Mind” e as associações entre os mesmos. Foram, no total, selecionados 9 artigos de um total de 204 artigos encontrados na base de dados PubMed e publicados entre 2023 e 2026. Resultados: Dos artigos totais, 77,8% dos estudos incluíam apenas indivíduos idosos. Em 55,6% dos estudos, verificou-se uma relação direta entre a adesão à Dieta MIND e um menor risco de incidência de demência bem como de outros graus de declínios cognitivos. Em 22,2%, não se verificou associação direta entre a adesão à dieta MIND e o aparecimento dos sintomas de declínios cognitivos. Nos restantes 22,2% dos artigos, constatou-se que a adesão à dieta MIND associada a alterações do estilo de vida, nomeadamente a prática de exercícios físicos e mentais, retarda o declínio cognitivo. Conclusão: A adesão à Dieta MIND acaba por ser, segundo os resultados obtidos, uma aliada ao retardamento do aparecimento de doenças neurodegenerativas, incluindo a Doença de Alzheimer, reforçando a importância de intervenções nutricionais e comportamentais na preservação da função cognitiva ao longo do envelhecimento.por
dc.identifier.citationDias, Mariana Aguiar ; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues (2026). Efeito da dieta Mind na prevenção de declínios cognitivos. In VII Jornadas de Nutrição do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição. Bragança
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10198/36836
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDieta MIND
dc.subjectDeclinio cognitivo
dc.titleEfeito da dieta Mind na prevenção de declínios cognitivospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragança
oaire.citation.titleVII Jornadas da Licenciatura em Dietética e Nutrição do IPB
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePereira
person.givenNameAna Maria Geraldes Rodrigues
person.identifier.ciencia-id261B-FE1F-4B06
person.identifier.orcid0000-0002-8747-254X
person.identifier.scopus-author-id57199275973
relation.isAuthorOfPublication9929e785-ae16-4ccb-9dbc-18d991aacbf9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9929e785-ae16-4ccb-9dbc-18d991aacbf9

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Miniatura indisponível
Nome:
Efeito da Dieta MIND na Prevenção de Declínios Cognitivos.pdf
Tamanho:
4.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença
A mostrar 1 - 1 de 1
Miniatura indisponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.75 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: