Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Grandes obras para pequenos leitores: estética e ética na literatura portuguesa contemporânea de potencial receção infanto-juvenilPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Gomes, João; Santos, LídiaO projeto de investigação/ação, cujo resumo apresentamos, apesar de ainda não estar concluído, encontra-se em fase adiantada de execução. Na sua implementação, estabelecemos uma parceria com o Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, sendo este dinamizado pelos alunos do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Bragança, no âmbito das Unidades Curriculares (UCs): Literatura para a Infância e Expressão Dramática, tendo previsto como tempo de duração, o segundo semestre de 2016. O projeto tem por objetivo dar a conhecer aos alunos (futuros Educadores e Professores do 1.º Ciclo) obras escritas por autores de referência do panorama literário lusófono, que se distinguem na literatura para adultos, mas cuja qualidade do corpus textual de potencial receção infanto-juvenil, nos merece particular atenção. O nosso objetivo é proporcionar aos alunos do 2.º ano do Curso de Educação Básica trabalhar as obras, do ponto de vista literário e artístico, transformando os textos narrativos em textos dramáticos, que serão levados a cena, no mês de junho, em várias instituições escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Bragança. O Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal terá uma colaboração da maior importância, uma vez que ajudará a articular a vertente literária com a vertente estética/artística e fará o contacto com as instituições escolares, ministrando duas formações, essenciais aos alunos da ESEB, que lhes permitirão implementar o projeto. Este Serviço Educativo munirá os alunos da ESEB das ferramentas estéticoartísticas necessárias para que as dramatizações se possam concretizar. Pretendemos também dar a conhecer a escrita (estética) e as mensagens (ética) presentes nas obras supramencionadas, permitindo às crianças destinatárias expressar as suas opiniões e emoções, após as atividades desenvolvidas, através de uma variedade de registos que não se limite à leitura e exploração oral/escrita ou até mesmo gráfica em contexto de sala de aula. Para aferirmos resultados, além das observações levadas a cabo, bem como registos fotográficos e notas dos alunos da ESEB, escolhemos outros instrumentos de registo, nomeadamente, grelhas de registo e questões que permitirão aos alunos dinamizadores e aos supervisores verificar o cumprimento dos objetivos.
- Práticas dramáticas e competências essenciaisPublication . Gomes, JoãoAs práticas dramáticas estão hoje integradas no sistema educativo português fazendo parte integrante dos programas do ensino básico e pré-escolar. De natureza essencialmente humanista estas actividades foram muito influenciadas por especialistas do Quebeque, no Canadá, sobretudo uma linha de investigação que defendia que os modelos de formação neste domínio deveriami basear-se na articulação entre três modalidades de intervenção: a expressão-acção(mise en action), a dramatização e a teatralização. A legislação publicada no nosso país, a partir de 1986 com a Lei de Bases do Sistema Educativo, veio aperfeiçoar sucessivamente a integração das artes no sistema de ensino.
- Nonsteroidal anti-inflammatory drugs: use in higher education studentsPublication . Pereira, Olívia R.; Oliveira, Carolina; Pinho, Cíntia; Gomes, João; Eugénio, Lisa; Costa, Xavier TaboadaNonsteroidal anti-inflammatory drugs (NSAIDs) are one of the most consumed drugs worldwide, by different age groups. Objectives: The present study aimed to characterize the NSAIDs consumption in students of Polytechnic Institute of Bragança (IPB) . Methods: A desciptive and cross-sectional study was performed from september 2014 to june 2015, through application of a questionnaire to 563 students of IPB. The sample was composed by 67% female students and 33% male students with ages of 21,9±4.1 years and 62.3% consider their health as good. Results: This study showed an high prevalence of NSAIDS consumption in students of IPB (93.3%). The drug most reported was ibuprofen (95.8%), following by acetylsalicylic acid (39,0%), diclofenac and nimesulide (36,4 e 16,8 %, respectively). Pain and inflammation were main reasons for its consumption (76.4% and 55.8%, respectively) and the oral administration, the most used route of administration (99.4%). A high proportion of students assumes a correct use of NSAIDs, taking the drugs during or after a meal (89.0%) and during a period of time between one to five days (86.3%). It was reported a low rate of adverse events among students (95.0%) and the majority has considered the consumption of NSAID beneficial to health (59.6%). Conclusions:The present study contributes to knowledge of the profile of use of this group of drugs in young adults.
- O papel das atividades dramáticas na dimensão cultural da relação escola-famíliaPublication . Gomes, JoãoA integração das artes no contexto educativo, nomeadamente a expressão dramática e o teatro, contribui de forma significativa para a melhoria das interações entre os seus intervenientes criando um espaço de expressão/comunicação favorável à aquisição de conhecimentos, ao desenvolvimento individual e coletivo numa dinâmica de natureza cooperativa. Sendo uma área aberta à imaginação e criatividade pode desempenhar um papel fundamental na promoção da diversidade cultural, o que se reveste de particular importância quando se trata de aproximar a escola e a comunidade, habilitando os indivíduos a viver juntos e de forma comprometida a «vitalidade cívica local» (Conselho Nacional de Educação, 2007). A presente comunicação tem por base as experiências de formação em práticas dramáticas de alunos dos cursos de professores da ESE-IPB, do 1º ciclo do ensino básico, desenvolvido por nós no âmbito do doutoramento em Estudos Teatrais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2011), trabalho esse que se caracterizou por ser uma investigação qualitativa com a finalidade de compreender e interpretar este domínio de formação, através da forma como essa realidade foi entendida pelos intervenientes no estudo. Esse projeto de formação, caracterizado pela sua natureza teórico/prática, teve como objetivo essencial desenvolver competências pessoais e profissionais dos futuros professores, de acordo com o quadro teórico que sustenta essa intervenção no âmbito da «expressão-ação», «dramatização» e «teatralização», como opções pedagógicas que variam entre a valorização do processo ou a acentuação no produto artístico. As conclusões do nosso trabalho apontam no sentido de que a integração das artes no contexto educativo, designadamente a prática de atividades dramáticas, desempenha um papel essencial na melhoria da qualidade de ensino, influenciando significativamente a relação cultural entre a escola e a comunidade, que encontra neste domínio um recurso privilegiado.
- Interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência na licenciatura em Educação BásicaPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, João; Costa, Marco A.Nesta comunicação, apresentamos resultados de uma experiência implementada no 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) de uma instituição de Ensino Superior do Nordeste de Portugal, que teve como objetivos: (i) promover a articulação e a interdisciplinaridade entre duas unidades curriculares (UCs) desta licenciatura e, consecutivamente, o desenvolvimento de competências transversais a ambas, através de um trabalho conjunto dos estudantes e dos docentes envolvidos; (ii) perceber de que forma os alunos envolvidos avaliam este tipo de articulação entre diferentes unidades curriculares. Tendo por base a obra literária de potencial receção infantojuvenil de Richard Zimmler intitulada:“Maria e Danilo e o mágico perdido”, os alunos envolvidos, num primeiro momento leram, interpretaram e transformaram em texto dramático o texto narrativo original. Posteriormente, encenaram-no e apresentaram-no à comunidade. No final os alunos da LEB avaliaram a sua perceção desta experiência de articulação entre as UCs. Apresentamos os resultados preliminares, obtidos a partir dos dados analisados, resultantes das ações reflexivas, exploratórias, formativas e expressivas trabalhadas com os alunos diretamente envolvidos.
- Ao sabor do tempo: animação artística e educação em contextoPublication . Gomes, JoãoA animação artística desempenha um papel determinante na articulação entre educação, arte e património, facultando novas formas de aproximação entre os intervenientes, que se descobrem, desse modo, mais abertos à singularidade cultural, ao mesmo tempo que adotam uma postura mais ativa, consciente e interventiva na criação de uma “vitalidade cívica local”. A experiência desenvolvida no Museu Abade Baçal, em Bragança, pelos alunos do Mestrado em Animação Artística da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança, com a realização do projeto “Ao sabor do tempo”, será o ponto de partida para uma reflexão sobre práticas dramáticas e animação artística em contexto.
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professoresPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, JoãoEste trabalho insere-se no âmbito de um projeto de investigação que se centra em particular na importância do texto dramático nas práticas de educação literária, nas escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1.o CEB) e enquanto elemento que veicula valores. Neste contexto, consideramos, tendo por base resultados de estudos nossos realizados no ano letivo anterior com o texto narrativo, que o texto dramático e a sua dramatização se constituem como instrumentos pertinentes a utilizar na construção de valores em contexto escolar. Assim, num primeiro momento, são nossos objetivos: Perceber que valores são veiculados pelos textos selecionados e Identificar que valores os alunos do 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) percecionam nos mesmos textos. Para a sua concretização fizemos previamente uma escolha apurada de um corpus textual que consideramos reunir as caraterísticas necessárias para a dramatização pelos alunos da LEB, a saber: Árvores, verdes árvores, de Jaime Salazar Sampaio; História de um menino que cavalgou uma estrela para matar um dragão que trazia dentro de si, de José Ferraz Diogo e O Leão da Juba de Oiro, de José Ferraz Diogo. Uma vez selecionadas as obras, procedemos à sua análise nomeadamente no que respeita aos valores humanos nelas emergentes. Num segundo momento, apresentámos e discutimos, com os alunos do 2.o ano da LEB, a classificação de valores humanos. Convocámo-los, de seguida, para a leitura das respetivas obras e solicitámos a sua “reflexão” escrita acerca dos valores que consideram estarem presentes nas mesmas. Apresentamos, agora, resultados do trabalho desenvolvido até ao momento.
- Do sujeito como ator e protagonista da açãoPublication . Gomes, JoãoA obra de Augusto Boal tem uma dimensão alargada e diversificada de intervenção, que consideramos necessário situar, procurando referenciar o seu percurso com destaque para três domínios em particular que se nos afiguram essenciais: as práticas de teatro popular e a sua relação como trabalho de Paulo Freire; as relações com o psicodrama e o jogo como prática de formação.
- O papel das práticas dramáticas no desenvolvimento pessoal e profissionalPublication . Gomes, João; Cardoso, Carlos; Barret, GisèleA comunidade educativa está hoje em dia mais exposta no exercício da sua acção à complexidade do mundo actual o que requer, por parte dos professores em particular, o domínio de competências que respondam às exigências da vida escolar criando os meios necessários para preparar os seus educandos para os desafios do futuro. A integração das artes no contexto educativo, nomeadamente a expressão dramática e o teatro, pode contribuir para uma melhoria da relação entre os seus intervenientes criando um espaço de expressão e comunicação propício ao desenvolvimento individual e colectivo e um clima favorável à aquisição de conhecimentos. O presente trabalho tem por base as experiências de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em práticas dramáticas, através da metodologia de investigação-acção, caracterizada por ser uma investigação qualitativa com a finalidade de compreender e interpretar um contexto educativo, sustentada na forma como essa realidade foi entendida pelos intervenientes no estudo, e pretende ser um contributo para a melhoria do conhecimento neste domínio. O projecto de formação caracterizou-se pela sua natureza teórica e experimental tendo em vista o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos intervenientes, de acordo com o quadro teórico que sustenta essa intervenção utilizando as designações de «expressão dramática», «jogo dramático» e «arte dramática», como opções pedagógicas que variam entre a valorização do processo ou a acentuação no produto artístico.
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professoresPublication . Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Gomes, JoãoEste trabalho insere-se no âmbito de um projeto de investigação que se centra em particular na im- portância do texto dramático nas práticas de educação literária, nas escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1o CEB) e enquanto elemento que veicula valores. Neste contexto, consideramos, tendo por base resultados de estudos nossos realizados no ano letivo anterior com o texto narrativo, que o texto dramático e a sua dramatização se constituem como instrumentos pertinentes a utilizar na constru- ção de valores em contexto escolar. Assim, num primeiro momento, são nossos objetivos: Perceber que valores são veiculados pelos textos selecionados; Perceber que valores os alunos do 2.o ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) percecionam nos mesmos textos. Para a sua concretização zemos previamente uma escolha apurada de um corpus textual que consideramos reunir as carate- rísticas necessárias para a dramatização pelos alunos da LEB, a saber: Árvores, verdes árvores, de Jaime Salazar Sampaio, O Espanta-pardais, de Maria Rosa Colaço e O Leão da Juba de Oiro, de José Ferraz Diogo. Uma vez selecionadas as obras, procedemos à sua análise nomeadamente no que respeita aos valores humanos nelas emergentes. Num segundo momento, apresentámos e discutimos, com os alunos do 2.o ano da LEB, a classi cação de valores humanos. Convocámo-los, de seguida, para a leitura das respetivas obras e solicitámos a sua “re exão” escrita acerca dos valores que consideram estarem presentes nas mesmas. Apresentaremos, nesta comunicação, resultados prévios do trabalho desenvolvido até ao momento.