Loading...
51 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 51
- Motivations for sustainability reporting a case study in a textile companyPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.The disclosure of information within the scope of corporate sustainability is particularly directed towards companies of public interest, a reason that is particularly pointed out for the low adherence rate and for considering that reporting practices within this scope are mostly voluntary. On the other hand, there are also those who argue that larger companies and those operating in activity sectors that are more sensitive to environmental and social issues tend to show greater awareness and concern for future generations. It is within this scope that this research is developed, although particularly directed towards answering the following question: what leads companies to disclose in the scope of sustainability and how do they do it? To answer this question, the research comprises a literature review and a case study, developed in a company of the textile sector. It was possible to conclude that, globally, there is a greater tendency to disclose in companies that are bigger and/or belong to activity sectors that are more sensitive to social and environmental issues. The results also allow presenting the textile industry as a paradigmatic example around sustainable development and reinforce the thesis that the activity sector presents itself as a motivational element to disclose in this context, regardless of size.
- Práticas de mensuração seguidas pelas empresas em Portugal para as propriedades de investimento: influência da auditoria externa e setor de atividade na opção pelo justo valorPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.; Semedo, WandilayA mensuração das propriedades de investimento pode assentar no modelo do custo ou do justo valor e o exercício desta opção encontra justificação na diversidade existente nos diferentes sistemas contabilísticos. È no quadro destas opções que se desenvolve este estudo que tem como objetivo compreender o que motiva as empresas a optarem pelo justo valor, em particular as do setor financeiro, e, adicionalmente, perceber como se comportam os seus auditores externos perante tal situação na medida em que em Portugal não há um mercado ativo para a valorização da propriedade imobiliária. Utilizánnos um conjunto de empresas e os resultados permitem concluir que as empresas do setor financeiro apresentam maior apetência para a utilização do justo valor, não obstante esta opção ter associado mais trabalho e um custo mais elevado e se traduzir numa valorização subjetiva, porque obtidos com recurso a critérios alternativos, mas que os auditores tendem a ignorar.
- Os impostos diferidos no balanço: estudo de casoPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.; Lopes, MaguiEste estudo desenvolve-se em tomo da problemática dos Impostos Diferidos (10), mais concretamente no "como" e "porquê" dos ID no balanço. O reconhecimento de ID faz-se depender do tipo de relação entre contabilidade e fiscalidade, mais concretamente da influência desta no momento da definição e seleção das políticas contabilísticas, pelo que a resposta ao porquê dos ID carece ser estuda numa dupla perspetiva, a normativa e a empírica. A investigação foi delineada a partir de um estudo de caso do tipo descritivo e explicativo, com base num conjunto de empresas especialmente selecionadas. O trabalho realizado permitiu concluir que os ID são justificados pêlos diferentes objetivos da contabilidade e fiscalidade e que os ID potencialmente identificados são em número muito superior aos efetivamente reconhecidos. Das empresas analisadas apenas sete reconheceram, no período observado, ID no balanço e destes, os Passivos por Impostos Diferidos (PID) surgem em maior número e com um peso relativo significativamente maior comparativamente aos Ativos por Impostos Diferidos (AID). Relativamente às razões que os originaram, os resultados mostram que os PID são justificados pêlos subsídios ao investimento e excedentes de revalorização enquanto os AID com prejuízos fiscais reportáveis, ajustamentos de transição de normativo e imparidades em clientes e inventários.
- Mensuração das propriedades de investimento: revisão de literatura e evidência sobre a relação da auditoria externa e setor de atividade na opção pelo justo valorPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.; Semedo, WandilayCom o fenómeno da globalização da economia surgiu a necessidade de aproximar os sistemas contabilísticos a nível mundial de forma a garantir a comparabilidade das demonstrações financeiras. Neste sentido, os organismos normalizadores adotaram o caminho da harmonização, traduzida na emissão de um conjunto de normas que, para serem acolhidas de forma abrangente, oferecem alternativas. No quadro das opções oferecidas pelas normas, este estudo procura conhecer as práticas de valorização seguidas pelas empresas portuguesas do PSI20 relativamente à mensuração das propriedades de investimento e, adicionalmente, identificar ou estabelecer algum tipo de relação entre a opção valorimétrica e a influência do auditor e do setor de atividade no exercício dessa opção. Os resultados apontam para um equilíbrio entre a opção pelo critério valorimétrico do custo e a do justo valor na valorização das propriedades de investimento e sugerem a existência de algum tipo de relação com o setor financeiro.
- Reflexão com base em influências históricas e alterações recentes ao nível da envolvente sobre os desafios que hoje se colocam à contabilidade e aos seus profissionais: fontes e evidência empíricaPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.Num momento em que a dimensão da sustentabilidade empresarial ganha uma importância relativa crescente e em que em face dos novos paradigmas, designadamente o tecnológico, parecem ameaçar o lado mais tradicional da profissão de contabilista, os desafios são grandes para a contabilidade e para o seu profissional. Neste âmbito, para além das competências específicas, deverá este profissional desenvolver e aprimorar competências transversas, que transcendam os conhecimentos da “contabilidade financeira” no seu sentido literal e de cumprimento estrito pelas obrigações imposta pela fiscalidade. Deverá antes atuar a um nível mais profissional e desenvolver trabalho diferenciado, capaz de lhe permitir fortalecer a sua imagem e ganhar o prestígio e a confiança do mercado. É neste âmbito que se realiza este estudo, que tem como principal objetivo desenvolver uma reflexão sobre os principais desafios que hoje se colocam à contabilidade e aos seus profissionais e, adicionalmente, perceber quais são as principais expetativas daqueles a quem estes profissionais prestam os seus serviços. Para lhe dar resposta, optou-se por uma metodologia qualitativa com recuso a um estudo de caso. Os principais resultados mostram que os profissionais inquiridos, não obstante reconhecerem que se vive um momento de viragem e muito marcado pela tecnologia, ainda não interiorizaram a mudança de paradigma, pelo que assumem as alterações ao normativo, contabilístico e fiscal, como um dos principais desafios, motivações e implicações para a profissão. Por sua vez, os clientes parecem estar também bastante satisfeitos com o trabalho que por estes vem sendo prestado.
- Processos de mudança no âmbito da sustentabilidade empresarial e os contributos dos detentores do capital: estudo de caso numa empresa do setor têxtilPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.; Antunes, EduardoFatores com impacto negativo no meio ambiente, como o uso excessivo de recursos naturais ou o aquecimento global, estão na base da adoção de medidas mais sustentáveis e amigas do ambiente. Um processo de mudança que não permite deixar ninguém de fora, nem pessoas nem empresas, e que foi ganhando relevância à medida que estas últimas foram percebendo que adotar o caminho da sustentabilidade se poderia traduzir em valor acrescentado. O setor têxtil, de onde nos chegam relatos de esforços nesse sentido, é disso exemplo, pelo que, no âmbito de uma análise e reflexão em torno dos principais conceitos da sustentabilidade, vamos procurar perceber o papel e contributos dos detentores do capital para a sustentabilidade empresarial com recurso a um estudo de caso exploratório na Sourcetextile, empresa que opera no setor têxtil. Os resultados encontrados indicam que a Sourcetextile apresenta uma conduta sustentável, com base nos três pilares da sustentabilidade, e que isto se deve às preocupações sociais e ambientais dos empresários, que vai criando como que uma espécie de tensão permanente entre os objetivos económicos e os ambientais e sociais, sem a qual a empresa apenas se preocuparia com os objetivos económicos.
- Análise crítico reflexiva sobre a influência das características da envolvente na hierarquia dos utilizadores da informação financeira: uma abordagem ao caso português a partir da teoria da contingênciaPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.A contabilidade, tomando por base o objectivo a que preside, existe para satisfazer necessidades de um grupo de utilizadores com interesses diversos e por vezes contraditórios. Mas se em teoria o seu objectivo é genérico e abstracto na prática parece não ser bem assim, na medida em que a evidência empírica disponível aponta para a necessidade de fazer opções. É, pois, dentro deste quadro que se realiza o presente trabalho, cujo objectivo é desenvolver uma análise crítica e reflexiva sobre a influência das características da envolvente, nomeadamente as da estrutura empresarial, na definição das políticas contabilísticas para responder a necessidades muito específicas que emergem da envolvente. A linha metodológica é qualitativa, assente numa reflexão teórica, e a técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. O trabalho realizado permitiu concluir que a preparação da informação financeira implica apreciações e opções, tornando-a muito dependente da envolvente onde as entidades actuam.
- The challenges of accounting and the role of social pressure in sustainability reporting a reflection from the main trendsPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.The most recent reporting proposals tend to consider information that is not eminently financial. A trend that has been encouraged since the awareness that the decision-making process should take into consideration environmental, social, and corporate governance factors and that has been helping companies internalize that their responsibilities to society go beyond their economic and legal obligations. A trend that would eventually lead different organizations to work hard to offer regulations capable of guiding the process of preparing and disclosing the required information, but which, by becoming mandatory only for certain types of companies, would end up including mostly voluntary reporting practices and with an information capacity clearly below expectations. It is in this context that this study is developed, with the main purpose of presenting a reflection on the main reporting trends, although particularly focused on corporate sustainability reporting, to identify challenges and the role that accounting and social pressure may be called upon to play. The results point to a low adherence and to the non-consolidation of the different proposals that have emerged, presenting the option for non-binding reporting practice as the main justification for the main criticisms and for the fact that, so far, a fully instituted reporting model has not been achieved at this level. Also allow us to anticipate that the main difficulty has to do with the little attention and concern that companies have dedicated to these matters, which will only be overcome as the market judge’s corporate performance at this level, benefiting investments with economically favorable expectations once their environmental and social impacts are weighed.
- Processes of change in the field of corporate sustainability and the contributions of the holders of capital: a case study in a company in the textile sectorPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.; Antunes, EduardoFactors with a negative impact on the environment, such as the excessive use of natural resources or global warming, are the basis for adopting more sustainable and environmentally friendly measures. A process of change that does not allow anyone to be left out, neither people nor companies, and that has gained relevance as the latter have come to realize that adopting the path of sustainability could translate into added value. The textile sector, from which reports of efforts in this direction come to us, is an example of this, so, within the scope of an analysis and reflection around the main concepts of sustainability, we will seek to understand the role and contributions of the holders of capital for sustainability. This study explores the role of capital holders in promoting sustainability in business through an exploratory case study conducted at Sourcetextile, a company operating in the textile sector. The results found indicate that Sourcetextile presents a sustainable behavior, based on the three pillars of sustainability, and that this is due to the social and environmental concerns of entrepreneurs, which creates a kind of permanent tension between economic and environmental objectives. and social, without which the company would only be concerned with economic objectives.
- Necessidade de adaptar e ajustar a IAS 41 ao sector agrícola portuguêsPublication . Pires, Amélia M.M.; Rodrigues, Fernando J.P.A.O sector agrícola, não obstante representar em Portugal uma parte com algum significado na formação do PIB e de já ter sido o principal sector da actividade económica do país, consequência da forma como sempre foram estruturadas as suas explorações e de nem sempre ter sido sensível aos sinais do mercado, nunca mereceu uma atenção especial no domínio da estruturação da sua informação financeira. Entrados no século XXI, num mundo globalizado e onde as questões relacionadas com a normalização da informação financeira estão na ordem do dia, os problemas relacionados com a discussão do tratamento contabilístico dos fenómenos ligados às actividades inseridas no sector agrícola reivindicam a necessidade da existência de um quadro normativo que favoreça o cumprimento dos objectivos e das características da informação financeira. É nessa medida que o nosso trabalho discute os critérios valorimétricos que devem ser adoptados para a mensuração dos factos patrimoniais no âmbito destas actividades, designadamente quanto ao reconhecimento e mensuração dos activos biológicos e dos produtos agrícolas, na base dos conceitos explicitados na IAS 41. Tomando como ponto de partida essa norma procuramos verificar em que condições é que pode ser adaptável a valorimetria proposta ao caso das empresas agrícolas portuguesas, distinguimos as condições de aplicação em face da estrutura e dimensão das unidades produtivas. Ao desenvolvermos esta abordagem relacionamo-la, também, com o tratamento contabilístico que deve ser dado aos activos biológicos, nas suas diferentes fases, e aos produtos agrícolas, tomando como referência o plano de contas inserto no POC. A especificidade do sector obriga-nos a considerar determinadas componentes dos custos e dos proveitos que deverão ter um tratamento dedicado, ou seja, e que tem a ver com os riscos associados à actividade agrícola (ordinários e extraordinários), os custos ambientais a jusante das explorações agrícolas, e, bem assim, a sua repercussão na formação dos resultados e os subsídios destinados ao apoio das actividades agrícolas, no seu sentido mais lato, nos quais distinguimos os diferentes tipos de subsídios existentes e do seu efeito ao nível do tratamento contabilístico que deverão ter.