Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- O perfil do visitante praticante de atividades de animação turística: o caso da região Alto Trás-os-MontesPublication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula OdeteO presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística do destino turístico Alto Trásos- Montes {ATM). Para o efeito, recorreu-se a dois tipos de análise : i) uma análise fatorial exploratória; ii) uma análise de clusters. Aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que praticaram alguma atividade de animação turístico e que se deslocaram à região ATM em 2013/2014. O perfil do grupo de visitantes que integram cada cluster foi definido em função dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos na análise fatorial, das atividades de animação turística praticadas e dos dados sociodemográficos. Pela análise dos resu ltados foram encontrados cinco segmentos, nomeadamente: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Este estudo proporciona uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo ao nível deste subsetor da atividade turística, uma requalificação ou adaptação da oferta existente.
- Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa NaturthoughtsPublication . Teixeira, Rute; Esteves, Elsa; Fernandes, Paula OdeteO presente trabalho de investigação tem como objetivo principal analisar a experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts (NTN). Para dar resposta ao mesmo, formularam-se cinco objetivos específicos: i) Identificar o perfil do praticante de percursos pedestres; ii) Avaliar o grau de satisfação com a prática da atividade; iii) Avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa; iv) Analisar a intenção comportamental do praticante face à experiência na prática da atividade; v) Identificar os percursos pedestres alternativos. Assim, optou-se por uma metodologia quantitativa com aplicação de um inquérito por questionário on-line, aos clientes da empresa Naturthoughts, de julho a agosto de 2017, obtendo-se 172 questionários válidos para o estudo. Aplicaram-se duas técnicas de análise dos dados - análise descritiva exploratória e análise fatorial exploratória. Utilizaram-se duas escalas de tipo Likert de cinco pontos, para avaliar a experiência turística com 14 indicadores - escala de concordância, e 10 serviços prestados pela NTN – escala de satisfação. Os inquiridos concordaram com 11 das 14 variáveis, apresentando valores acima dos 4 pontos, e apresentaram um grau de satisfação acima dos 4 pontos em todos os serviços prestados pela NTN. Dos resultados obtidos na análise fatorial, extraíram-se quatro fatores que explicam no seu total 69,5% da variância total: Fator I – ‘Ambiente e Segurança’; Fator II - ‘Acessibilidade’; Fator III - ‘Conforto’; Fator IV - ‘Viabilidade e Proximidade’. Com a presente investigação pretende-se contribuir para uma perceção do nível de satisfação dos praticantes de percursos pedestres da empresa NTN.
- Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-MontesPublication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula OdeteO presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais'; 'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'. Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.
- Experiência turística dos praticantes de percursos pedestresPublication . Teixeira, Rute; Esteves, Elsa; Fernandes, Paula OdeteO visitante de uma região explora o território, procura experiências através do contacto com os diversos recursos e atrações locais, e a prática de percursos pedestres pode contribuir para a experiência total vivenciada. Das entidades que oferecem percursos pedestres, destacam-se as empresas de animação turística, que têm como objetivo a exploração de atividades lúdicas, culturais, desportivas ou de lazer e contribuem para o desenvolvimento turístico de uma região. Neste contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar a experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa de animação turística Naturthoughts. Para tal, aplicou-se no período de julho a agosto de 2017, um inquérito por questionário via on-line, onde se pretendia analisar a ‘Satisfação com os serviços prestados pela empresa Naturthoughts’ e estudar a ‘Avaliação do percurso pedestre’. No total foram obtidas 172 respostas válidas para o estudo. Dos resultados obtidos pode concluir-se que o ‘ambiente agradável do percurso’ e o ‘ambiente atrativo do percurso’ são os fatores que os praticantes de percursos pedestres mais valorizaram. Quanto ao grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa, o ‘Profissionalismo do(s) técnico(s)’, a ‘Relação técnico-praticante’ e a ‘Segurança na prática do percurso’ registaram os níveis de satisfação mais elevados. Foram identificados quatro determinantes que influenciam a realização do percurso pedestre, a saber: ‘Ambiente e Segurança’; ‘Acessibilidade’; ‘Conforto’; ‘Viabilidade e Proximidade’. Concluiu-se que a experiência do praticante de percursos pedestres da Naturthoughts foi positiva, com intenções de recomendar e de praticar e experimentar outros percursos.
- Animação turística como fator implícito da procura turísticaPublication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla PintoO principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animação turística, como uma componente da oferta existente na região de Alto Trás-os-Montes, com as suas características únicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleição do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da temática da animação turística, a abordagem assenta na importância da animação turística, suas finalidades, modalidades, contribuição para o aumento das taxas de ocupação de uma região, o animador turístico e as empresas de animação turística.
- La contribución de la animación turistica en la elección y la experiencia turísticaPublication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula OdeteEl presente trabajo de investigación tiene como principal objetivo analizar la contribución de la animación turística como factor de elección del destino turístico Alto Trás-os- Montes (ATM), según la perspectiva del visitante. En este sentido, se optó por una metodología con abordaje cuantitativo, con la aplicación de cuestionarios. El estudio incluye un total de 536 visitantes nacionales y extranjeros que se desplazaron a la Región ATM en 2013/2014, con un error muestral final de 4.2% y un nivel de significancia de 5%. Para el tratamiento de los datos se utilizaron diversos procedimientos estadísticos como el análisis descriptivo exploratorio, el análisis factorial exploratorio, el análisis inferencial, el análisis de clusters, el uso de la matriz importancia-satisfacción y la aplicación del modelo probabilístico Logit. De los resultados obtenidos en el análisis factorial exploratorio se extrajeron cuatro factores motivacionales que explican el 60.87% de la variancia total, y cuatro factores de atracción que explican el 62% de la estructura de los datos. Con la aplicación del análisis de clusters se encontraron cinco segmentos. Por el posicionamiento de los Factores de Atracción en la matriz importancia versus satisfacción se concluye que las ‘atracciones naturales’, la ‘hospitalidad’ y la ‘simpatía de las personas’ son los factores que posicionan favorablemente la región como destino turístico. Las actividades de animación turística practicadas contribuyen positivamente con la experiencia turística, a pesar de no ser consideradas como un factor de elección.
- Modelos de eleição de um destino turístico: uma abordagem conceptualPublication . Esteves, Elsa Tavares; Cardoso, Carla Pinto; Fernandes, Paula OdeteO presente estudo tem por objectivo apresentar uma revisão conceptual dos estudos realizados na óptica de diversos investigadores referente à eleição de um destino e tendo em vista a sua aplicabilidade num modelo. Neste sentido, pretende-se, com esta abordagem conceptual, dar um contributo na definição metodológica de uma investigação em curso e que tem como objecto de estudo a região de Alto-Trás-os-Montes. O modelo econométrico a utilizar na investigação assenta no modelo Logit, com o intuito de analisar as variáveis mais significativas e que permitem explicar a eleição de um destino turístico. A análise Logit permite quantificar as percepções/sentimentos dos visitantes na forma de um conjunto de probabilidades condicionais que facultam uma ordem de classificação (Seddighi & Theocharous, 2002).
- A experiência turística dos praticantes de percursos pedestresPublication . Esteves, Elsa; Teixeira, Rute; Fernandes, Paula OdeteO presente estudo tem como objetivo principal analisar a experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts, localizada na cidade de Mirandela. Assim, adotou-se uma metodologia quantitativa com aplicação de um inquérito por questionário via on-line, aos clientes da Naturthoughts, de julho a agosto de 2017 e obtiveram-se 172 questionários válidos para o estudo. Aplicaram-se duas técnicas de análise de dados – uma análise descritiva exploratória e uma análise fatorial exploratória. Concluiu-se que o ‘ambiente agradável do percurso’ e o ‘ambiente atrativo do percurso’ são os fatores mais valorizados pelos praticantes. Dos serviços prestados pela empresa, o ’profissionalismo dos técnicos’, a ‘relação técnico-praticante’ e a ‘segurança na prática do percurso’ registaram os níveis de satisfação mais elevados. Dos resultados da análise fatorial identificaram-se quatro fatores: Fator I – Ambiente e segurança; Fator II – Acessibilidade; Fator III – Conforto; Fator IV – Viabilidade e proximidade. A experiência do praticante de percursos pedestres da Naturthoughts foi positiva, com intenções de recomendar e de praticar outros percursos alternativos, nomeadamente, percursos noturnos.
- Animação turística como fator de eleição e de atração de um destinoPublication . Esteves, Elsa Tavares; Cardoso, Carla Pinto; Fernandes, Paula OdeteO destino turístico é considerado como um conjunto de bens e serviços disponíveis num local e que se combinam por forma a proporcionar uma experiência ao visitante (Murphy, Pritchard & Smith, 2000). A sua eleição é influenciada por duas categorias de fatores, tendo em conta a perceção dos viajantes: os fatores push associados às motivações, necessidades e interesses individuais; e os fatores pull associados às características, atrações e atributos do próprio destino (Klenosky, 2002). As atrações são consideradas a principal razão da visita a um destino, proporcionando atividades e experiências e uma forma de recolha de informação sobre o consumo turístico (Richards, 2002). Complementarmente, a animação turística existente no destino “proporciona uma melhor forma de estar, física e psíquica, a um determinado grupo de pessoas, permitindo a sua participação num determinado conjunto de atividades” (Almeida, 2004, p. 24). Nesse sentido, encontra-se em curso uma investigação que tem por objetivo analisar o contributo da animação turística como fator de eleição e de atração da região Alto Trás-os-Montes
- Animação turística como fator de eleição de um destino – estudo exploratórioPublication . Esteves, Elsa Tavares; Fernandes, Paula Odete; Cardoso, Carla PintoO propósito do presente trabalho é apresentar e discutir os resultados de um estudo exploratório que foi desenvolvido no âmbito de um trabalho de investigação, cujo objetivo principal é analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino, ao nível da procura turística. Nesse sentido, o estudo exploratório teve a pretensão de construir o instrumento de recolha de dados, bem como a sua validação e determinação da fiabilidade, através do recurso ao Alpha de Cronbach. Para tal, inquiriram-se visitantes nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à região Alto Trás-os-Montes. Os constructos objeto de estudo foram os fatores de eleição do destino, os serviços prestados pela empresa de animação turística e os fatores de atração. Pelos resultados obtidos observou-se que o instrumento de recolha de dados construído foi validado e apresentou uma confiabilidade Alpha de Cronbach muito satisfatória, para cada constructo, o que permite a sua aplicabilidade.