Loading...
44 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 44
- A agricultura e o uso da terra na região de Alto Trás-os-MontesPublication . Rodrigues, OrlandoNum primeiro ponto, cruzando várias fontes de informação, faz-se uma avaliação genérica dos principais usos do solo na região norte, bem como da sua distribuição geográfica. Depois, numa segunda etapa, tomando a freguesia como unidade geográfica elementar de referência, identificam-se as diversas dinâmicas de relacionamento da sociedade com o território. Para o efeito, recorreu-se a informação sócio-económica secundária(recenseamentos agrícolas e demográficos) conjuntamente com outras fontes de informação sobre a ocupação do solo. Fez-se uma análise do tipo espacial, recorrendo a representações geográficas dos dados, de modo a evidenciar relações com os recursos naturais (em função da diversidade de condições naturais da região) e com as infra-estruturas(centros urbanos, principais eixos de comunicação). Por fim, num último ponto, estudam-se algumas freguesias com mais detalhe, faz-se uma análise da evolução da ocupação da terra ao longo do último meio século, do sistema fundiário e do modo como a sociedade se relaciona com o uso do território.
- Utilização do território e propriedade fundiáriaPublication . Rodrigues, OrlandoA tendência para uma descida relativa dos preços agrícolas, tem conduzido a uma previsão de abandono de extensas áreas agrícolas em zonas onde não se prevê que seja possível gerar ganhos de produtividade suficientemente elevados para compensar essa descida de preços. O imobilismo do mercado fundiário é frequentemente apontado como o principal factor que explica tal incapacidade, sobretudo em zonas sujeitas a condições naturais mais difíceis e, por isso, a menor produtividade da terra e/ou a custos de produção mais elevados. De facto, não constituindo a terra uma restrição, seria teoricamente possível sustentar uma elevada produtividade da mão-de-obra através de uma extensificação do uso da terra. O presente trabalho visa analisar a dimensão do fenómeno do abandono e a sua configuração territorial, bem como, explicar os mecanismos de resolução do conflito entre uso da terra e propriedade fundiária. É realizado um estudo que articula dados geográficos com dados sócio-económicos relativos aos agentes responsáveis pelo uso e apropriação do território. A dimensão temporal é tida em conta através de uma análise da evolução do uso da terra na segunda metade do século XX. A zona de estudo é constituída pela Terra Fria Transmontana, sendo parte do trabalho desenvolvido ao nível de uma aldeia. The trend for a relative fall of the agricultural prices has lead to a forecast of abandonment of extensive agricultural areas in zones where it is not foreseen to generate enough growth of productivity to compensate this fall of prices. The structure of the land property is often pointed as the main factor that explains such incapacity, mainly in zones with more difficult natural conditions and, therefore, with lesser land productivity and higher costs of production. In fact, not being the land a restriction, would be theoretically possible to support one high productivity of the work through an extensive use of the land. The present work aims to analyze the dimension of the abandonment issue and its territorial pattern, as well as, to explain the mechanisms of resolution of the conflict between use of the land and agrarian property. A study that uses both geographical and socio-economic data, concerning the agents responsible for the use and appropriation of the territory, is carried out. The time dimension is taken through an analysis of the evolution of the land use in the second half of the XX century. The study zone is constituted by the Terra Fria Transmontana region, being part of the work developed to the level of a village.
- Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-MontesPublication . Aguiar, José (Ed.); Rodrigues, Orlando (Ed.); Balsa, CarlosSeis anos volvidos sobre a publicação do livro Recursos Geológicos de Trás- -os-Montes – Passado, presente e perspetivas futuras o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) publica agora o livro Recursos Hídricos e Geológicos de Trás-os-Montes. Com este novo livro sobre a mesma temática o IPB pretende completar a divulgação dos principais recursos hídricos e geológicos da região trans- montana, dando agora maior destaque aos recursos hidrogeológicos, aos mi- nerais metálicos e às rochas ornamentais. A publicação deste livro insere-se na principal missão do IPB que é a cria- ção de novos saberes e a sua divulgação com vista à promoção e valorização dos recursos endógenos da região transmontana. A região de Trás-os-Montes possui uma grande abundância de recursos hí- dricos e hidrogeológicos que se materializa em inúmeras nascentes, mui- tas vezes de águas com mineralizações obtidas em grande profundidade, ao longo das grandes falhas que atravessam a região. Devido às propriedades terapêuticas conferidas pelas mineralizações, algumas destas águas são dis- ponibilizadas engarrafadas ou aproveitadas em termalismo de saúde e de bem-estar. De uma forma geral, os recursos hídricos subterrâneos são preciosos para a economia da região e para subsistência das suas populações. O estudo destes recursos é essencial para a sua correta exploração e gestão, de acordo com as boas práticas que garantam a sua qualidade e sustentabilidade. Estas impo- sições são ainda mais prementes no contexto atual das alterações climáticas, em que os períodos de seca prolongados são cada vez mais frequentes. Os estudos aqui apresentados constituem um contributo muito importante para o conhecimento dos recursos hídricos subterrâneos da região transmontana.
- Gestão da informação científica e repositórios: o caso da Biblioteca Digital do IPBPublication . Pais, Clarisse; Alves, Albano; Rodrigues, OrlandoOs repositórios institucionais são estruturas de apoio à investigação que promovem a integração, a partilha e o acesso aberto à produção científica realizada e produzida pela comunidade académica. São ainda um garante para a preservação da memória intelectual e da investigação aplicada de referência. Os repositórios institucionais revestem-se de uma importância cada vez maior para as instituições enquanto produtoras de ciência e de conhecimento. Servem como plataformas gestoras de informação e contribuem para uma maior visibilidade da instituição, dos autores e da própria produção científica. Acrescem ainda fatores organizacionais, como sejam o da preservação, integração e armazenamento da informação. Graças à tecnologia digital os repositórios podem ser interoperáveis com diversos sistemas. No caso da Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança, existe interoperabilidade com a plataforma de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente.
- Indicadores de avaliação da estrutura verde da cidade de BragançaPublication . Gonçalves, Artur; Carvalho, Ana Maria; Veloso, Maria Manuela Nunes; Miranda, C.; Rodrigues, Orlando; Nunes, Luís; Castro, João Paulo; Feliciano, ManuelNo âmbito do Projecto de Plano Verde da Cidade de Bragança e do Projecto POCI/AMB/59174/2004, a Escola Superior Agrária desenvolve um estudo que tem como elemento central de análise os espaços verdes urbanos. A relevância destes espaços reside na grande diversidade de funções de carácter ambiental, social/psicológico, urbanístico e económico que desempenham. O presente estudo teve por objectivo o desenvolvimento de um conjunto de indicadores que servem de base à análise de estrutura verde urbana da cidade de Bragança, considerando as componentes: vegetação, superfície, capitação, forma e distância. No seu conjunto, os indicadores desenvolvidos fornecem informações quantitativas sobre o estado dos espaços integrantes da estrutura verde urbana, podendo ser usados em apoio ao seu planeamento e gestão, e integrados na definição de cenários, que poderão ser desenvolvidos tendo em conta valores de referência e a comparação com os valores registados em outras realidades urbanas.
- Os incultos nas explorações agrícolasPublication . Rodrigues, OrlandoPartindo de dados primários recolhidos no projecto "Observatório das Dinâmicas e Bloqueios ao Desenvolvimento das Zonas Rurais da Região Norte" pretende-se neste documento analisar o fenómeno do abandono de terras agrícolas,em particular a sua evolução e incidência territorial e social. Assim, numa primeira fase, avalia-se a importância e extensão territorial do fenómeno. Recorre-se, nessa altura, a informação dos dois últimos recenseamentos agrícolas, com o objectivo de complementar a informação recolhida e de testar a sua concordância com o universo global da região. De seguida, tendo em conta os diferentes grupos sociais,organização das explorações e a sua distribuição geográfica, analisa-se a evolução temporal, a relação com o território, os motivos e as perspectivas futuras relativamente às terras agrícolas incultas.
- Os produtos de qualidade nas explorações agrícolasPublication . Rodrigues, OrlandoEste trabalho baseia-se em dados de um inquérito aos produtos de qualidade elaborado no âmbito do "Observatório das Dinâmicas e Bloqueios de Desenvolvimento das Zonas Rurais da Região Norte". Teve como objectivo fundamental avaliar em que medida a diferenciação dos produtos agrícolas pela qualidade e origem territorial constitui uma vantagem comparativa para as explorações da região. Neste trabalho começa-se por avaliar a importância dos produtos de qualidade nas explorações agrícolas inquiridas. Seguidamente analisam-se as formas de comercialização, o grau de satisfação ou de insatisfação dos produtores e, por último, os impactos nos resultados económicos.
- Esquema do modelo territorial: sistema biofísicoPublication . Rodrigues, Orlando (Coord.); Teixeira, Amílcar; Geraldes, Ana Maria; Aguiar, Carlos; Gonçalves, Dionísio; Fonseca, Fernando; Castro, João Paulo; Castro, José; Cortez, José Paulo; Figueiredo, Tomás deA Rede Ecológica Regional (RER) é uma das componentes fundamentais do sistema territorial, na medida em que traduz espacialmente as orientações estratégicas definidas quanto à Estrutura Regional de Protecção e Valorização Ambiental. Esta rede é compatível com o modelo territorial que se propõe para a região neste trabalho, e tem como objectivo assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento da Região, segundo as Opções Estratégicas definidas.
- Innovative contractual arrangement for land management of the commonsPublication . Rodrigues, Orlando; Aguiar, Carlos; Nobre, SílviaToday, there is growing recognition that land management needs to focus on the sustainable use of land and natural resources. Reducing the negative impact of the land use systems on the environment, economy and society is a central societal challenge. Often, in some peripheral or mountain regions, theoretically able to provide important environmental services, the regulatory framework of local communities or central states fails to shape resilient and sustainable land use systems (Blaikie and Brookfield, 2015). The urbanization of societies and the transformation of local communities, with loss of social regulation capacity, produced significant changes on land use systems. Consequently, the transformation of landscapes, produced by rural life styles evolution into urban like models, causes profound changes in the ecological functioning of the landscape and gradually results in a changing of spatial structure (Antrop, 2000). Progress in institutionalist’s research approaches has allowed a better comprehension of the structural components of many local resource use contexts (Healey, 2006). The extent of private decision-making is constrained by the formal legal framework, but also by informal institutional arrangements, with impact on property rights management. The capacity of the local communities to build effective institutional property rights management systems of the land is key issue on the persistence of resilient and sustainable natural resources use contexts (Penker, 2009). Property rights can be held at the individual or group level and, simultaneously, they might be protected at several extents, which allow a wide diversity of configurations. However, the persistence of effective land property rights management systems requires capable institutions to sustain their functionality. The problem often emerges because traditional institutions have not had the capacity to adapt themselves to global social systems change, particularly to demographic changes, and those regulatory systems collapsed. The challenge is how to define institutions that are more capable of responding to ecosystem dynamics and to social systems change. (Miranda, et alt 2006). In some cases, innovative community initiatives in sustainable land management, proved that are resilient solutions that can be managed by local communities. In this context is particular pertinent to analyze the different strategies that local communities develop to manage the common lands in this new context and also how they combine the common and private property land rights (Bromley et alt 1992, Tietenberg 2002). How to stimulate community initiatives in sustainable land management, it is a key issue (William et alt, 2016). In this work, we will discuss the findings from some case studies, which, combining collective use rights of the commons with an innovative contractual arrangement of private exploitation of some common lands, achieved a successful improvement of the community revenue, compared with other similar communities where the commons are in a semi-abandonment situation.
- Caracterização sócio-económicaPublication . Rodrigues, OrlandoNeste Capítulo faz-se uma caracterização da população do Parque Natural de Montesinho (PNM),das comunidades rurais que o integram, e das actividades económicas.