Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Praça, Lídia Galvão

Search Results

Now showing 1 - 10 of 20
  • A predisposição para o empreendedorismo e o perfil do empreendedor: um caso de estudo na perspetiva do estudante
    Publication . João, Manuel Raúl; Fernandes, Paula Odete; Praça, Lídia Galvão
    Os empreendedores possuem traços e caraterísticas de personalidade próprias, que os identificam e diferenciam uns dos outros, razão pela qual se têm realizado vários estudos com o objetivo de identificar caraterísticas comuns. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo, por um lado analisar a intenção empreendedora dos estudantes que frequentaram o sistema de ensino angolano, caso da província do Kuanza Sul, bem como identificar o perfil empreendedor dos mesmos. Para tal aplicou-se um inquérito por questionário a 655 estudantes. Assumiu-se um erro amostral de 3,51%, um nível de significância de 5%. Dos resultados obtidos pôde constatar-se que existe uma predisposição ao empreendedorismo por parte dos estudantes e quanto ao perfil do futuro empreendedor foram identificadas as dimensões autoconfiança, autodisciplina e independência.
  • Capacidade empreendedora dos estudantes: o caso da província do Kuanza Sul
    Publication . João, Manuel Raúl; Fernandes, Paula Odete; Praça, Lídia Galvão
    Vários têm sido os estudos que dão ênfase aos aspetos do ensino e da aprendizagem no desenvolvimento do espírito empresarial no sentido de transmitir e adequar conhecimentos, competências, atitudes e qualidades pessoais adequadas à faixa etária e ao nível dos estudantes. Nesta linha desenvolveu-se o presente estudo cujo principal objetivo pretendeu analisar a capacidade empreendedora dos estudantes que frequentaram o sistema de ensino angolano, caso da província do Kuanza Sul. Para tal aplicou-se um inquérito por questionário a 655 estudantes tendo-se assumido um erro amostral de 3,51%, um nível de significância de 5%. Dos resultados obtidos observou-se a existência de diferenças estatísticas por variável de caracterização sociodemográfica (sexo, sistema de ensino) relativamente à capacidade empreendedora. Verificou-se uma relação entre capacidade empreendedora e as dimensões independência, criatividade, motivação, autodisciplina, autoconfiança, capacidade de risco e a experiência empresarial familiar.
  • Economia circular - o amanhã da sustentabilidade
    Publication . Praça, Lídia Galvão; Azevedo, Júlio Nunes
    É consensual, um pouco por todo o mundo que a alteração de paradigma económico (linear para circular) é uma necessidade e um imperativo para um crescimento sustentável. Urge, por isso, promover a mudança do modelo tradicional, assente na recolha, produção e eliminação, para um modelo designado por circular, em que a eco-inovação tem um papel primordial. Analisar as principais ações da União Europeia (UE), com suporte legislativo que têm ocorrido neste contexto, bem como, o que se perspetiva no futuro, é um dos principais objetivos deste trabalho. Objetiva-se também, para melhor clarificação da temática em causa, analisar as contas nacionais do setor dos bens e serviços ambientais e apresentar alguns casos de sucesso de empresas portuguesas. É um trabalho exploratório, baseado em publicações da especialidade e em estatísticas da UE e do INE português.
  • O planeamento e controlo de produção como fator de competitividade no mercado empresarial português
    Publication . Praça, Lídia Galvão
    É reconhecido que a competitividade de um mercado pode advir de muitos fatores, que vão variando ao longo do tempo.
  • Discentes do género feminino no Ensino Superior em Portugal
    Publication . Praça, Lídia Galvão
    É reconhecido que tem ocorrido uma expansão generalizada do acesso ao ensino superior, na maioria dos países que compõem a União Europeia, no entanto a ritmos diferentes entre os vários estados membros. Portugal não é exceção, sobretudo nas últimas décadas, no entanto, a questão que se levanta é como esta abertura ao ensino superior tem ocorrido em função das diferentes áreas de estudo, do subsistema de ensino e do género. São por isso objetivos deste estudo, a evolução do Ensino Superior em Portugal, para os discentes do género feminino, por áreas de estudo e subsistema de ensino, relativamente à média dos estados membros da União Europeia.
  • Avaliação do desempenho de alguns sistemas de planeamento e controlo da produção em Portugal
    Publication . Praça, Lídia Galvão
    O objetivo fulcral deste trabalho é avaliar a performance de planeamento da produção, JIP, MRP, Kanban, OPT no caso português.
  • Cidades sustentáveis na Europa - contributo do setor dos transportes
    Publication . Azevedo, Júlio Nunes; Praça, Lídia Galvão
    Desde que a política ambiental da União Europeia teve início (meados da década de 70), tem sido orientada por programas de ação que estabelecem objetivos a concretizar num período de vários anos. O programa atual (Programa de Açâo da União Europeia para 2020 em matéria de Ambiente - PAA) é já o sétimo, teve início no final de 2013 e vai até 2020. Ajudar as cidades a tornarem-se mais sustentáveis é um dos objetivos deste programa. Através dele, a União Europeia tenta garantir que a maioria das cidades dos seus estados-membros estão a aplicar políticas para o planeamento e projeto urbano sustentável e a usar os fundos disponibilizados para esse fim. Essas políticas incluem novas abordagens para os transportes públicos urbanos e a mobilidade, na maioria das cidades. O objetivo deste trabalho é estudar as políticas de orientação da União Europeia para o setor dos transportes, dado que estes são responsáveis por cerca de um terço do consumo de energia e de um quinto das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na União Europeia, e é nas cidades que este efeito mais se faz sentir.
  • Eco-inovação e o paradigma da economia circular
    Publication . Praça, Lídia Galvão; Azevedo, Júlio Nunes
    This paper analyzes the problem of moving from the business model of linear economy to the circular economy model. It investigates the role of public policies in the implementation and development of eco-innovation in Portugal, as well as the main measures imposed by the European Union.
  • Inovação com impacto ambiental em Portugal
    Publication . Praça, Lídia Galvão
    O principal objetivo deste trabalho é analisar a evolução das empresas portuguesas no que se refere à adoção de práticas inovadoras, conducentes a benefícios ambientais. É dada ênfase ao conjunto de inovações que geram benefícios ambientais internamente, mas também àquelas cujo impacto é potencialmente obtido durante o consumo ou utilização de um bem ou serviço pelo consumidor final. Como complemento, o trabalho inclui ainda uma abordagem aos fatores determinantes da introdução de inovações com benefícios ambientais por parte das empresas portuguesas. Foi usada uma metodologia estatístico-descritiva, tendo por base as informações resultantes dos Inquéritos Comunitários à Inovação (Community Innovation Survey - CIS), que se realizam desde 1991-1992, com frequência bienal e obrigatoriamente em todos os Estados Membros da União Europeia. Foram considerados dados do CIS 2008, CIS 2014 e CIS 2020, por serem apenas estes, que desde então inquiriram as empresas no que concerne à introdução de algum produto, processo, método, conceito novo ou significativamente melhorado com algum dos seguintes benefícios ambientais: (i) Benefícios na empresa: redução do material usado ou da energia, por unidade produzida; redução de CO2 produzido pela empresa; substituição por materiais menos poluentes ou perigosos; redução da poluição sonora, do ar, da água ou do solo e reciclagem de resíduos, água ou materiais. (ii) Benefícios resultantes da utilização de um produto ou serviço após venda: redução do consumo de energia; redução da poluição sonora, do ar, da água ou do solo e melhoria da reciclagem do produto depois da sua utilização.