ESSa - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSa - Artigos em Revistas Não Indexados à WoS/Scopus by Title
Now showing 1 - 10 of 207
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem autónoma do enfermeiro na dorPublication . Azevedo, Ana; Maia, Isabel; Pedro, João; Ribeiro, Jorge; Barbosa, Marta AndreiaA dor é um fenómeno complexo, uma realidade com um grau de abstracção e indefinição sujeita a constantes transformações, que pode interferir nas vertentes biofisiológicas, bioquímicas, psicossociais, comportamentais e morais das pessoas. É, portanto, difícil de definir. No entanto, esta dificuldade não deve, em momento algum, interferir na sua valorização, compreensão e, consequentemente, seu controlo. O controlo da dor é um desafio que deverá estar presente no dia-a-dia de qualquer profissional de saúde e que, «pode e deve ser tratada, com perspectivas de êxito proporcionais ao entendimento que dela temos e fazemos, à adequação e preparação científica dos serviçose profissionais de saúde envolvidos e ao manejo judicioso de todos os recursos, técnicos e humanos disponíveis» (Direcção Geral de Saúde, 2001).
- Aceitação positiva da doença crónica pelo indivíduo hemodialisadoPublication . Baptista, Gorete; Carvalho, GuilherminaWe developed a descriptive exploratory study, a sample of 150 patients on chronic hemodialysis, 62% men, and average age 52.7 years and most for more than a year in such treatment. There were statistically significant correlations (p <0.05) between acceptance of illness and variables: gender, educational background, professional group, professional status, economic status and distance from the treatment site. Overall, our results lead us to understanding the importance of interpersonal factors and hemodialysis how permit or not, dealing with the problems positively. In experiencing their illness and treatment, the individual is faced with existential problems and need to find solutions to alleviate the suffering, redefining goals and finding a new meaning to your life, which is, accepting his new status as a man‘s disease.
- Acidentes de trabalho nas instituições de saúde do distrito de BragançaPublication . Martins, MatildeO tipo de actividade profissional e as condições em que é desempenhada constituem factores determinantes do risco para a Saúde os trabalhadores. As últimas estatísticas do DRHS sobre acidentes de trabalho nas instituições de saúde, apontam para um aumento da incidência de acidentes e, consequentemente, para o aumento do absentismo laboral e dos encargos que lhe são inerentes. Com o objectivo de obter elementos necessários a uma correcta análise dos acidentes de trabalho nas instituições de saúde do distrito de Bragança, no período de 1996 a 2001, nomeadamente identificação das características do acidentado e do próprio acidente, desenhamos um estudo retrospectivo, a partir da análise dos registos dos inquéritos sobre acidentes de trabalho do DRHS, referente a 223 trabalhadores. Os resultados revelaram um aumento progressivo da incidência dos acidentes de trabalho. O grupo profissional responsável pelo maior número de acidentes foi o dos enfermeiros (45,3%), o grupo etário mais acidentado foi entre os 45-49 anos, relativamente ao tempo de serviço, o maior número de acidentes aconteceu em pessoas com mais de 10 anos de serviço (64,12%), e a principal causa de acidente foi a picada de agulha (36,3%). Os factores que contribuíram significativamente (p<0,000) para acidente com baixa, influenciando a média de dias perdidos, foram a idade superior a 45 anos, o baixo nível habilitacional, o desempenhar tarefa em horário fixo, os acidentes por quedas e as lesões músculo-esqueléticas. Os Odds Ratios e respectivos IC a 95% demonstraram que os trabalhadores com lesões músculo-esqueléticas apresentam um risco maior de ter acidente com baixa (OR=18,113; IC=7,786-42,135). O possuir habilitações superiores ao 12º ano e o praticar horário por turnos revelaram-se factores protectores (OR=0,325 e OR=0,451 respectivamente).
- Adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por covid-19Publication . Anastácio, Zélia; Cramês, Luísa; Antão, Celestesta investigação pretendeu caraterizar a capacidade de adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores e educadores-de-infância no primeiro período de confinamento devido à COVID-19, bem como averiguar a influência de fatores individuais e socioprofissionais nessas competências pessoais.Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com uma metodología mista de análise de dados.Aplicou-se um questionário misto, com umas questões fechadas e outras abertas, on-line, incluindo a escalaWong and Law Emotional Intelligence Scalepreviamente validada para a população adulta Portuguesa, assimcomo várias questões de caracterização sociodemográfica e outras relacionadas com a percepção de adaptação dos professores ao ensino à distância. A amostra incluiu um total de 302 professores/educadores (245 mulheres, 57 homens), predominando os grupos etários 41-50 (43.7%) e 51-60 anos (38.1%) e o nível de ensino secun-dário (27.8%). A dimensão de competência emocional em que os professores/educadores registaram média mais baixa foi regulação das emoções (M=3.21). Para trabalhar à distância salientaram-se dificuldades relacionadas com o domínio das tecnologias, os alunos e os métodos de ensino. Sem diferenças significativas em função do nível de ensino, notou-se dificuldade de regulação de emoções em todos os grupos, concluindo-se que esta problemática tendeu a afetar globalmente todos os professores/educadores
- Adaptação para a língua portuguesa do questionário KEZKAK: instrumento de medida dos factores de stresse dos estudantes de enfermagem na prática clínicaPublication . Barroso, Isabel; Vilela, Idalina; Rainho, Conceição; Correia, Teresa I.G.; Antunes, CristinaO objectivo do presente estudo é adaptar para a língua portuguesa, de Portugal, o questionário KEZKAK. Na versão original é um questionário bilingue (Castelhano/ Basco), constituído por 41 itens, cujo objectivo é medir os factores de stresse que apresentam o estudantes de enfermagem na prática clínica. Metodologia: O questionário foi traduzido com a ajuda de peritos que falam fluentemente castelhano e posteriormente foi enviado para um dos autores para esclarecimento de alguns itens e autorização para a tradução sugerida. Aplicaram-se 330 questionários a estudantes do curso de licenciatura em enfermagem de quatro escolas de enfermagem do norte de Portugal. Discussão: O questionário traduzido apresenta elevada consistência interna (α de Cronbach = 0,93). A análise factorial evidenciou nove factores que têm uma boa consistência interna e explicam 65,54 % da variância total. Conclusão: O questionário KEZKAK, na versão traduzida para o português e em consonância com a versão original, é um instrumento útil para medir os factores de stresse dos estudantes de enfermagem na prática clínica.
- Adaptação portuguesa da escala de solidão social e emocional (SELSA-S)Publication . Fernandes, Hélder; Neto, FélixApresenta-se no presente trabalho a avaliação psicométrica inicial da adaptação da SELSA-S de DiTommaso, Brannen e Best (2004) para a população portuguesa. Foram efectuados dois estudos. O primeiro estudo foi feito com 183 estudantes do ensino superior com uma média de idade de 21.63 anos (DP=3.43). Conjuntamente com a escala SELSA-S foram administradas outras escalas para avaliar a solidão global, a timidez, a sociabilidade, os sintomas psicológicos, a satisfação com a vida e a auto-estima. Tal como a versão original inglesa, a análise factorial extraiu três factores correspondentes às escalas de solidão social, solidão familiar e solidão romântica. As três escalas da SELSA-S revelaram uma elevada consistência interna. Os resultados apoiam a validade concorrente e convergente da SELSA-S. O segundo estudo foi feito com 179 idosos com uma média de idade de 73.05 anos (DP=6.95). A esta amostra foram administradas as escalas SELSA-S e a UCLA-R, bem como questões sociodemográficas e a avaliação subjectiva da saúde. Em prol da validade externa da SELSA-S verificou-se que a solidão social expressa pelos idosos de uma aldeia não comunitária era maior do que a expressa pelos idosos residentes numa aldeia comunitária (Rio de Onor). Os elementos apresentados salientam as qualidades psicométricas da SELSA-S, bem como a sua utilidade para a investigação.
- Adaptation and validation of the portuguese version of the provider attitudes towards planned home birth (PAPHB) ScalePublication . Galera-Barbero, Trinidad Maria; Aguilera-Manrique, Gabriel; Correia, Teresa I.G.; Fernandes, HélderMaternity health care professionals' attitudes on the option of home birth can influence the choices and decisions women and their partners make about place of birth. Midwives are particularly influential in this space. The study outlined in this paper aimed to translate and validate the Provider Attitudes towards Planned Home Birth (PAPHB) scale questionnaire for use in the Portuguese maternity context. Methods: A total of 118 Portuguese midwives were selected through intentional sampling. The procedure was divided into two phases. In the first phase, a triple translation from the original language into Portuguese and a cross-cultural adaptation of the Provider Attitudes towards Planned Home Birth (PAPHB) scale were carried out, obtaining three versions of the same questionnaire. The second phase consisted of the validation of the questionnaire, for which the Provider Attitudes towards Planned Home Birth (PAPHB) scale was submitted to a panel of 20 experts and to a pilo
- Adhesión de los pacientes con insuficiencia renal crónica a la dietaPublication . Anes, Eugénia; Vicente de Castro, FlorêncioEste estudio, describe y evalúa la adhesión a la dieta en pacientes con insuficiencia renal crónica en diálisis. Se trata de un trabajo no-experimental, analítico y transversal desarrollado en una muestra de 263 pacientes en diálisis en el Noreste Transmontano en Portugal. Se utilizó una medida específica de la adhesión a la dieta, RAAQ. De los participantes, la mayoría son hombres (58,9%), el 64,3% están casadas, viven solos el 16%, y el 86,7% están jubilados y tienen un nivel de estúdios de educación general básica o menos el 96,7%. La edad de los sujetos de la muestra oscila entre 19 y 88 años. Los ingresos económicos del 43,9%. están por debajo de _ 400. El tipo más común de tratamiento es la hemodiálisis (95,1%). Tratamiento en períodos de tiempo de 8 días a 25 años. Muchos tienen otras enfermedades asociadas (56,7%), la diabetes es la más aducida (29%). Para los parámetros bioquímicos y antropométricos de peso se utilizaron marcadores de potasio (K) e interdiálisis. Los valores de potasio se encuentran entre 1 y 9.2 mEq / L. Los rangos de peso en interdiálisis entre cero y 5,7 kg. Se ha demostrado un impacto negativo de algunos datos sociodemográficos y clínicos en el nivel de adhesión a la dieta.
- Adolescência: sexualidade, biologia, sensualidade e amor!...Publication . Brás, Manuel AlbertoElegemos, como tema central a sexualidade na adolescência, pela importância que a mesma, representa no desenvolvimento dos jovens adolescentes, na exacta medida em que é um dos domínios, em que de forma muito vincada, se encontram entrelaçados aspectos de ordem biológica, psicológica e sócio-cultural, cuja influência é determinante de atitudes e comportamentos, referindo-se ao modo como cada um se relaciona consigo e com os outros, na procura de amor e intimidade. A sexualidade, faz parte integrante da vida e da identidade pessoal, assim uma sexualidade harmoniosa e satisfatória, passa a ser uma valência fundamental no moderno conceito de saúde. Não fazendo realmente sentido, conceber hoje, um estado de completo bem-estar físico, psíquico e social sem uma vida sexual gratificante.
- Os adolescentes e a sexualidade: assuntos da procura dos cuidados de saúde primáriosPublication . Brás, Manuel Alberto; Anes, Eugénia; Praça, Maria Isabel Fernandes; Brás, Maria de FátimaProcuramos conhecer as questões colocadas pelos adolescentes aos enfermeiros dos cuidados de saúde primários, no sentido de facilitar a tomada de decisão e intervenção ao nível de uma sexualidade saudável. Desenvolvemos, um estudo descritivo, exploratório e transversal, em 1735 enfermeiros de 226 Centros de Saúde, das 18 Sub-regiões de Saúde e 2 Secretarias Regionais da Madeira e Açores. Dos 1735 participantes no nosso estudo (93,3%) dos enfermeiros inquiridos são do sexo feminino, e (6,7%) são do sexo masculino. A idade varia entre 22 e 68 anos, com uma moda de 39 anos, média de 37,3 anos e um desvio padrão de 9,2. A maioria vivem em meio urbano (54,1%) e em meio rural vivem 45,9%. Vivem no interior 46,3%, no litoral 46,2%, na ilha da Madeira 4,2% e na ilha dos Açores 3,3%. Os assuntos colocados com maior frequência são a contracepção (48,4%), as doenças sexualmente transmissíveis (21,7%) e a sexualidade (19,8%). Constatamos existir relação entre os assuntos colocados com maior frequência e as variáveis socio-demográficas a idade, o sexo e a zona de residência.