SDB - Comunicações a Conferências
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer SDB - Comunicações a Conferências por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "04:Educação de Qualidade"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- Ask the Data no Dados.IPBPublication . Alves, Adília; Pais, ClarisseO Instituto Politécnico de Bragança (IPB) mantém os seus dados de investigação na plataforma Dados.IPB (https://dados.ipb.pt). Os dados armazenados nesta plataforma abrangem diversas áreas de conhecimento e estão guardados em distintos formatos (ex: .xlsx, .docx, .pdf, .jpg, .tab). O Dataverse possui metadados que classificam os datasets e que permitem a recuperação dos mesmos e respetivos dados após a introdução, pelos utilizadores, de keywords em campos de pesquisa. Os resultados são obtidos com a execução de querys SQL sobre a base de dados Dataverse PostgreSQL. Mais recentemente é possível pesquisar na plataforma Dataverse utilizando, não só os metadados, mas também os próprios dados. A Inteligência Artificial é um componente em crescimento no ecossistema Dataverse, também na funcionalidade de pesquisa de informação nos dados armazenados nos datasets. A extensão Ask the Data (https://github.com/IQSS/askdataverse/tree/main/askthedata) é uma ferramenta externa ao Dataverse que permite fazer perguntas em linguagem natural sobre os dados contidos nas tabelas do Dataverse (dados tabulares, com extensão .tab). Um ficheiro .tab é um ficheiro de texto delimitado por tabulações, ou seja, é um formato de texto simples onde os valores são separados pelo carater de tabulação (\t). Estes ficheiros são frequentemente usados para armazenar e trocar dados estruturados, como folhas de cálculo, tabelas ou bases de dados. Ficheiros .tab são: leves, legíveis por humanos, compatíveis com várias plataformas, menos ambíguos do que .csv porque o texto pode ter vírgulas e não tem o carater '\t'. São, por isso, amplamente utilizados. O IPB instalou a extensão Ask the Data no Dataverse. Este Large Language Model analisa apenas o conteúdo dos dados tabulares e não a descrição do conjunto de dados ou quaisquer metadados. Depois de instalar esta extensão o IPB começou a desenvolver outra ferramenta externa ao Dataverse, Ask the Data2 utiliza o YOLO, que irá detetar objetos previamente definidos em imagens guardadas no Dataverse e responder a perguntas em linguagem natural.
- Programa de divulgação e formação do serviço OpenDMP PortAberta para elaboração de Planos de Gestão e Partilha de DadosPublication . Príncipe, Pedro; Rocha, Alexandre; Pais, ClarisseA Universidade do Minho (UMINHO) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB) disponibilizaram, no final de 2023, aos seus investigadores uma aplicação para elaboração de planos de gestão e partilha de dados (PGPD), integrado no projeto “PortaAberta”. Este sistema, baseado no software de código aberto OpenDMP / ARGOS, veio fornecer uma plataforma aberta para o planeamento da gestão de dados promovendo os princípios dos dados FAIR. É um serviço que está em uso pelos investigadores e estudantes do IPB e da UMINHO, que simplifica a gestão, validação, monitorização e manutenção de Planos de Gestão e Partilha de Dados. Permite a investigadores, estudantes de mestrado e doutoramento, orientadores e pessoal de apoio à investigação, criar PGPDs acionáveis que podem ser livremente permutados entre infraestruturas para a realização de aspetos específicos do processo de gestão de Dados de acordo com as intenções e o compromisso dos proprietários dos Dados. O ano de 2024, foi de aposta nas duas instituições na divulgação do serviço e apresentação das suas funcionalidades junto dos investigadores com a organização de um programa de suporte e formação, procurando promover a preparação de plano de gestão de dados como uma boa prática da gestão de dados de investigação. Este poster vai detalhar o programa de divulgação, apoio e formação da aplicação “OpenDMP.PortAberta”, os resultados alcançados, incluindo dados sobre os webinars realizados, número de utilizadores e avaliação da utilização do serviço. Com este sistema, disponível em https://opendmp.portaberta.pt, as comunidades da UMinho e IPB podem facilmente: i) criar planos de gestão de dados para um projeto de investigação, ii) associar a descrição do plano a requisitos do financiador; iii) partilhar o plano com colegas ou orientadores.
