Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Conexões Humanitárias: Línguas e Carreiras que Transformam Uma experiência na UC de Francês V na ESE de BragançaPublication . Alves, Ana M.; Gonçalves, Adorinda; Brasil, André Antônio Martins; Magalhães, Pedro; Castro, Marília; Ana M.No âmbito da UC Francês 5, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre Organizações Não Governamentais (ONG), criando pequenas campanhas e respondendo aum questionário sobre as suas aprendizagens no contexto da Educação para o desenvolvimento (ED). A experiência visou desenvolver competências interculturais e éticas nos estudantes, promovendo pensamento crítico, cooperação e participação cívica ativa na área humanitária. Destacou-se a importância do envolvimento na melhoria das condições de vida de populações vulneráveis e a necessidade de uma formação que combine habilidades técnicas, culturais e interpessoais com um forte compromisso ético. O inquérito confirmou que profissionais de Línguas para Relações Internacionais (LPRI) podem destacar-se no setor humanitário, graças à sua capacidade de comunicação eficaz, do seu conhecimento das dinâmicas globais e do seu domínio de línguas estrangeiras. O processo e os resultados desta iniciativa foram partilhados e discutidos no Núcleo de Aprendizagem em ED da Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Bragança, e desta partilha resultou a construção de um poster que tem como objetivo sistematizar as aprendizagens e proceder à disseminação de práticas educativas transformadoras na comunidade educativa.
- V Jornadas Internacionais de Tunas (JiT25): livro de resumosPublication . Pais, Clarisse; Gonçalves, Bruno F.; Gonçalves, VítorDecorreram dos dias 21 a 23 de Março de 2025 no Instituto Politécnico de Bragança as V Jornadas Internacionais de Tunas, cujo tema principal foi o futuro das Tunas num mundo em constante transformação.
- A velhice na perspetiva do género: diferentes olharesPublication . Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel RussoA adoção de uma perspetiva de género, embora essencial para uma melhor compreensão da velhice e do processo de envelhecimento, é uma temática ainda pouco investigada. Este estudo, qualitativo e exploratório, teve como objetivos: analisar as semelhanças e as diferenças na autopercepção da velhice e do processo de envelhecimento em função do género e identificar as estratégias e os recursos adotados para um envelhecimento bem-sucedido. Para tal realizaram-se entrevistas semiestruturadas, administradas individualmente a cada pessoa idosa. Participaram quatro casais heterossexuais, com idades dos 70 aos 85 anos, não institucionalizados e residentes no norte de Portugal. Todos reconheceram as mudanças físicas e biológicas que surgem com a idade. Não obstante, predominaram autoperceções positivas e negativas acerca velhice, respetivamente, nos homens e nas mulheres. Prevaleceu uma conceção da mulher idosa como protetora e cuidadora da família, enquanto face ao homem idoso emergiram, sobretudo, características socialmente valorizadas. A maioria dos homens e das mulheres salientou o envolvimento em atividades significativas, destacando as crenças positivas e existência de objetivos realistas e pessoais como estratégias para um envelhecimento bem-sucedido. Reportaram igualmente o papel de agência da pessoa idosa e da diversidade de recursos comunitários enquanto elementos organizadores das rotinas. Os dados apelam para a complexidade das imagens da velhice e para a necessidade de reformulação dos estereótipos etários e sexistas que perpetuam a desigualdade social entre mulheres e homens idosos.