ESA - Dissertações de Mestrado Alunos
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESA - Dissertações de Mestrado Alunos por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Agrárias::Ciências Veterinárias"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Controlo reprodutivo e inseminação artificial cervical com sémen refrigerado em ovelhas da Raça Churra Galega Bragançana. Efeitos da dose de eCG e do tempo de preservação do sémen diluídoPublication . Meireles, Samanta Aparecida; Valentim, Ramiro; Silva, Daiane MoreiraEste trabalho teve como principal objetivo estudar os efeitos de duas doses diferentes de eCG (500 UI vs. 400 UI) no controlo reprodutivo e do tempo de preservação do sémen diluído refrigerado (3 dias, 2 dias, 1 dia, 0 dias) sobre a taxa de fertilidade pós-inseminação artificial cervical de ovelhas da raça Churra Galega Bragançana (CGB). Este trabalho teve início no dia 1 abril de 2024 e envolveu 79 ovelhas e 2 carneiros da raça CGB. Antes da aplicação dos tratamentos hormonais procedeu-se à recolha de amostras de sangue, para posterior avaliação do estado fisiológico inicial das ovelhas estudadas. No dia 11 de abril, todas as ovelhas receberam uma esponja vaginal impregnada com acetato de fluorogestona (FGA) e uma administração de 100 g de Cloprostenol. Seis dias depois removeram-se as esponjas vaginais. Na mesma altura, a 40 ovelhas foram administradas 400 UI de Gonadotropina Coriónica equina (eCG) e às restantes 39 ovelhas foram administradas 500 UI da mesma hormona. Os ejaculados foram recolhidos por eletroejaculação, 3, 2 e 1 dia antes e no dia da inseminação artificial (IA). As análises seminais foram realizadas com o auxílio de um sistema CASA (Computer Assisted Sperm Analysis) da Minitube. O sémen recolhido 3, 2, 1 dia antes da IA foram preservados a 5°C. O sémen recolhido no dia da IA foi preservado a 15°C até ao momento da IA. Cada dose seminal continha cerca de 200 x 106 espermatozóides (SPZ). A IA foi realizada 55 horas depois da administração de eCG. O diagnóstico de gestação foi realizado 41 dias pós-IA. Quando se deu início a este trabalho, as ovelhas estavam todas cíclicas. Os carneiros dadores de sémen afetaram a taxa de fertilidade (A: 83,3% vs. B: 95,3%). Quarenta e um dias pós-IA, 89,9% das ovelhas estavam gestantes. As ovelhas tratadas com 400 UI de eCG apresentaram uma taxa de fertilidade superior à das tratadas com 500 UI (400 UI: 95,0% vs. 500 UI: 84,6%). O tempo de refrigeração também condicionou a taxa de fertilidade. Esta foi menor quando foi utilizado sémen recolhido 3 dias antes e no dia da IA (D-3: 85,7% vs. D-2: 100% vs. D-1: 100% vs. Do: 72,2%). Na maioria das ovelhas, o sémen foi depositado no cérvix (98,7%) e o refluxo cervical ou não existiu ou foi ligeiro (Sem: 46,8% vs. Ligeiro: 53,2%). O refluxo cervical ligeiro não influenciou a taxa de fertilidade (Sem: 94,6% vs. Ligeiro: 87,8%).
- Estudo da infeção por parasitas gastrointestinais e pulmonares em caprinos da raça preta de montesinhoPublication . Reck, Luisa; Rodrigues, Filipa T.; Castro, Marina; Macedo, Vicente de PauloA infecção por parasitas gastrointestinais e pulmonares é uma das principais limitações ao bem-estar e produção dos caprinos da raça Preta de Montesinho em Portugal. Entre os parasitas mais prevalentes, destacam-se os nemátodes gastrointestinais e pulmonares. Esses parasitas comprometem a saúde e reduzem a produtividade dos animais. O principal objetivo deste estudo foi monitorar as infecções por helmintes e protozoários gastrointestinais e pulmonares em caprinos da Quinta da Santa Apolonia da Escola Superior do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), por meio de análises coprológicas mensais, quantificando ovos e oocistos fecais (OPG) ao longo do ano. Também foi realizada uma avaliação comparativa entre diferentes técnicas de diagnóstico parasitológico. Foram utilizadas as técnicas de McMaster, Mini-FLOTAC, sedimentação espontânea e Baermann modificada. O método Mini-FLOTAC demonstrou maior sensibilidade na deteção de infecções causadas por ovos do tipo tricostrongilídeo, enquanto o Mini-FLOTAC e McMaster apresentaram desempenho semelhante para a deteção de Eimeria spp. Os resultados indicaram picos de eliminação de ovos de tricostrongilídeos nos meses de novembro, dezembro e abril, de acordo com a técnica Mini-FLOTAC. Para Eimeria spp., o maior pico foi observado em fevereiro, segundo o método de McMaster. A análise estatística evidenciou variações mensais na carga parasitária. Este estudo contribui para a compreensão da dinâmica das parasitoses gastrointestinais e pulmonares em caprinos, e oferece uma avaliação comparativa das metodologias coprológicas, apoiando o desenvolvimento de estratégias de controlo mais eficazes e sustentáveis para os sistemas extensivos de criação caprina.
- Relações entre o gradiente de temperatura da superfície escrotal e a temperatura do ar, o tamanho dos testículos e a produção de sémen de carneiros da raça Churra Galega Bragançana durante o outonoPublication . Carvalho, Ana Rita Soares da Costa; Valentim, Ramiro; Quintas, HelderOs principais objetivos deste estudo foram: avaliar a relação entre o perímetro escrotal, a temperatura do ar e o gradiente de temperatura da superfície escrotal com as características seminais de carneiros da raça Churra Galega Bragançana durante o outono. Para o efeito foram utilizados 6 carneiros adultos desta raça. A temperatura do ar foi medida com recurso a um termómetro. O gradiente de temperatura da superfície escrotal foi medido com o auxílio de uma câmara térmica e o perímetro escrotal com uma fita métrica metálica. Os ejaculados recolhidos foram avaliados quanto ao volume de ejaculado, à concentração espermática, à concentração do ejaculado, à motilidade espermática e à percentagem de espermatozóides normais. Tendo em conta o gradiente da temperatura da superfície escrotal, os carneiros foram divididos em três grupos: grupo 1 (≤ 5,4°C) , grupo 2 (5,5-6,4°C) e grupo 3 (≥ 6,5°C). No que concerne ao perímetro escrotal, os carneiros foram divididos em 2 grupos: grupo 1 (< 30 cm) e grupo 2 (≥ 30 cm).
