EsACT - Provas Públicas de Avaliação de Competência Pedagógica e Técnico-Científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EsACT - Provas Públicas de Avaliação de Competência Pedagógica e Técnico-Científica by Issue Date
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A elasticidadePublication . Correia, Maria PatrocíniaO presente trabalho foi elaborado para efeitos da Lição que a docente se propôs apresentar nas Provas Públicas de avaliação de competência pedagógica e técnico-científica, cujo tema escolhido foi “Elasticidade”. O seu conteúdo, a metodologia e as fontes que lhe serviram de base são da sua inteira responsabilidade e são o resultado da investigação que foi efetuando ao longo de mais de duas décadas que leciona. Na lecionação da unidade curricular de microeconomia às diferentes licenciaturas no Instituto Politécnico de Bragança, foram percecionadas dificuldades evidenciadas pelos estudantes na apreensão de determinados conceitos. Este foi o motivo que impulsionou o desenvolvimento de técnicas e metodologias potenciadoras da transferência de conhecimento e de aprendizagem. A opção pela matéria específica das elasticidades, por contemplar ensinamentos que fazem parte da formação básica de qualquer gestor, assume-se como relevante.
- Publicidade e direitos do consumidorPublication . Couto, RuteA publicidade assume um papel determinante nas escolhas e decisões dos consumidores. Para além da dimensão concorrencial de diferenciação das empresas no mercado, e da vertente cultural na definição de estilos de vida e comportamentos sociais, é através da publicidade que se faz o primeiro contacto dos consumidores com os bens e serviços que pretendem adquirir. “Na prática, os bens são ‘pré-comprados’ através da publicidade”1 , o que só por si justifica uma reflexão em torno da relevância jurídica da publicidade nas relações de consumo. Pretendemos na presente lição abordar a temática da publicidade em articulação com a proteção do consumidor, com ênfase nos direitos do consumidor à informação, à qualidade dos bens e serviços de consumo e à proteção dos interesses económicos. Depois de algumas considerações genéricas sobre o regime jurídico da publicidade e os direitos do consumidor, iremos centrar-nos na função informativa da publicidade e na forma como tais informações se integram no contrato de consumo e constituem critério de conformidade contratual e de lealdade da prática comercial da empresa na sua relação com o consumidor.
- Qualidade de serviço em redes IPPublication . Gomes, João PedroEsta lição sobre “Qualidade de Serviço em Redes IP” está enquadrada no conteúdo programático da unidade curricular de Redes de Comunicação III, lecionada no 2.º semestre do 3.º ano da licenciatura em Informática e Comunicações, na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança. Um dos objetivos da licenciatura é a criação de profissionais na área das redes e dos sistemas de computadores. Os principais eixos de formação do curso são as redes e sistemas de computadores, as ciências da computação e os sistemas de informação, sendo o primeiro o mais representativo em termos de créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). Integradas no eixo de redes e sistemas de computação estão, entre outras, três unidades curriculares de Redes de Comunicação, lecionadas nos últimos três semestres da licenciatura e alinhadas de forma a proporcionar um encadear natural e complementar das temáticas abordadas. Em Redes de Comunicação I os alunos ficam a conhecer os fundamentos das redes de computadores, o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection), a arquitetura TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), e os dispositivos e protocolos de suporte às comunicações em redes de dados e na Internet. Em Redes de Comunicação II o foco são as redes locais e as tecnologias de comutação (switching). Em Redes de Comunicação III abordam-se as WAN (Wide Area Network) e as tecnologias de encaminhamento (routing), complementando-se com a segurança, a gestão de redes e a otimização do tráfego. É neste último tópico que esta lição se insere, tendo como objetivo promover a obtenção de um dos resultados da aprendizagem e competências estabelecidos na ficha da unidade curricular, a de “perceber a importância da qualidade de serviço numa rede e conhecer as técnicas de implementação” (Imagem 1 e Imagem 2).