Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Avaliação da fiabilidade dos ensaios de laboratório na previsão da danificação durante a instalação in situ de geossintéticos

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
SPG_108_2006.pdf7.56 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Este trabalho apresenta o efeito da danificação durante a instalação no comportamento à tracção de três tipos diferentes de geossintéticos. A danificação é induzida nos geossintéticos por dois procedimentos: ensaios in situ e ensaios laboratoriais, executados de acordo com a ENV ISO 10722-1. São descritas as propriedades dos solos e dos geossintéticos. Nos ensaios in situ são usados dois tipos de solos compactados com duas energia diferentes para estudar a influência da danificação durante a instalação do tipo de geossintético e do tipo de solo, bem como a energia de compactação. os ensaios laboratoriais de danificação durante a instalação foram executados com três agregados diferentes, dois naturais e um sintético. Os resultados dos ensaios in situ e laboratoriais são comparados para avaliar a fiabilidade dos ensaios de laboratório na previsão da danificação induzida in situ. concluiu-se que a estrutura do geossintético, a dimensão das partículas do solo e a sua angulosidade, bem como a energia de compactação têm grande influência na danificação induzida in situ. Os resultados dos ensaios laboratoriais evidenciaram grande influência da estrutura do geossintético e da angulosidade das partículas de solo. Finalmente, constatou-se que a fiabilidade dos ensaios laboratoriais na previsão da danificação durante a instalação in situ, depende do tipo de geossintético e do tipo de solo confinante.

Descrição

Palavras-chave

Geossintéticos Danificação durante a instalação Ensaios de laboratório

Contexto Educativo

Citação

Lopes, Margarida P.; Lopes, M. Lurdes; Paula, António Miguel (2006). Evaluation of the reliability of the laboratory tests on the anticipation of in situ damage during instalation of geosynthetics. Geotecnia. p.175-195.

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia

Licença CC