Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Study of geosynthetics durability in order to obtain a better definition of their safety factors

Authors

Publications

Avaliação da fiabilidade dos ensaios de laboratório na previsão da danificação durante a instalação in situ de geossintéticos
Publication . Pinho-Lopes, Margarida; Lopes, Maria de Lurdes; Paula, António Miguel
Este trabalho apresenta o efeito da danificação durante a instalação no comportamento à tracção de três tipos diferentes de geossintéticos. A danificação é induzida nos geossintéticos por dois procedimentos: ensaios in situ e ensaios laboratoriais, executados de acordo com a ENV ISO 10722-1. São descritas as propriedades dos solos e dos geossintéticos. Nos ensaios in situ são usados dois tipos de solos compactados com duas energia diferentes para estudar a influência da danificação durante a instalação do tipo de geossintético e do tipo de solo, bem como a energia de compactação. os ensaios laboratoriais de danificação durante a instalação foram executados com três agregados diferentes, dois naturais e um sintético. Os resultados dos ensaios in situ e laboratoriais são comparados para avaliar a fiabilidade dos ensaios de laboratório na previsão da danificação induzida in situ. concluiu-se que a estrutura do geossintético, a dimensão das partículas do solo e a sua angulosidade, bem como a energia de compactação têm grande influência na danificação induzida in situ. Os resultados dos ensaios laboratoriais evidenciaram grande influência da estrutura do geossintético e da angulosidade das partículas de solo. Finalmente, constatou-se que a fiabilidade dos ensaios laboratoriais na previsão da danificação durante a instalação in situ, depende do tipo de geossintético e do tipo de solo confinante.
Danificação durante a instalação de geotêxteis não tecidos: análise laboratorial da influência do tipo de material granular e da energia de compactação
Publication . Paula, António Miguel; Silvano, Rui Pedro; Pinho-Lopes, Margarida; Lopes, Maria de Lurdes
A danificação durante a instalação (DDI) de geossintéticos tem sido alvo de estudos extensivos, sendo normalizada com a introdução da ENV ISO 10722-1 (1997) sob a forma de um ensaio de identificação para a simulação laboratorial da danificação. Foi estabelecido um programa de ensaios de modo a contribuir para a avaliação do efeito do material granular e da energia de compactação usados no ensaio. Realizaram-se ensaios de DDI laboratorial em diferentes geotêxteis não tecidos, mediante a utilização de dois materiais granulares e duas energias de compactação. A danificação induzida é caracterizada através da resistência à tracção, das amostras de geossintéticos intactos e danificados, e também através da observação da estrutura dos materiais recorrendo a microscopia electrónica de varrimento. Damage during installation of geosynthetics has been subjected to extended studies and became standardised with the introduction of ENV ISO 10722-1 (1997). A test program was established to study the influence of the granular material and of the compaction energy used in this standard. DDI laboratory tests were carried out on three non-woven geotextiles, using two different aggregates and two maximum load levels. The effect of the DDI induced was characterised by performing tensile tests and observations of the structure of the materials, using scanning electronic microscope, both on intact and damaged samples.
Avaliação laboratorial da danificação durante a instalação de geossintéticos. Influência do material de confinamento
Publication . Paula, António Miguel; Pinho-Lopes, Margarida; Lopes, Maria de Lurdes
A avaliação da conformidade destes materiais a essa danificação deve seguir as indicações da ENV 10772-1 (1997). O material granular confinante exigido nesta norma é sintético e os resultados obtidos temse revelado, em grande parte das situações, muito conservativo. Com o objectivo de contribuir para a definição de uma alternativa a esse material foi desenvolvido um programa de ensaios em que se utilizou dois materiais naturais de confinamento, com características granulométricas idênticas à do actualmente exigido, e diferentes tipos de geossintéticos. Os resultados do estudo são apresentados e analisados, sendo de seguida comparados com os obtidos utilizando o material previsto na ENV 10722-1(1997). Finalmente, são referidas as principais conclusões do estudo.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

POCI

Funding Award Number

POCTI/ECM/42822/2001

ID