Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/3725
Title: Actividade física em crianças e adolescentes avaliada por acelerometria. Diferenças entre grupos etários e género sexual.
Author: Lopes, Vítor P.
Vasques, Catarina
Ferreira, J.C.V.
Maia, José A.R.
Issue Date: 2006
Publisher: Lidel
Citation: Lopes, Vítor P.; Vasques, Catarina; Ferreira, J. C.V.; Maia, J. A. R. (2006) - Actividade física em crianças e adolescentes avaliada por acelerometria. Diferenças entre grupos etários e género sexual. In Actividade física, saúde e lazer: a infância e estilos de vida saudáveis. Lisboa: Lidel. p. 85-101. ISBN 978-972-757-423-0
Abstract: Existeum consenso generalizado, na comunidade científica, de que a actividade física (AF)tem efeitos benéficos sobre o estado de saúde individual. A infância e a adolescênciasão consideradas os períodos da vida mais adequados para a promoção e aquisição de hábitos de AF. A identificação de grupos com níveis distintos de AF é um aspectoimportante para os sistemas de vigilância e promoção da AP. O propósito desta investigação foi avaliar as diferenças entre géneros e grupos etários nos níveis de AF decrianças e adolescentes. A amostra incluiu 103 sujeitos (49 meninas e 54 meninos) agrupadosem três grupos: grupo 1 (6 a 11 anos de idade, 16 meninos e 16 meninas); grupo2 (12 a 15 anos de idade, 23 meninos, 25 meninas) e grupo 3 (16 a 18 anos de idade, 15 meninos e 8 meninas). A AF foi avaliada com o acelerómetro CSA 7164 durante 7 dias consecutivos. Através de um programa concebido para o efeito (Trost et a!., 2002) foram calculados os totais de minutos diários de AF moderada a vigorosa (AFM),vigorosa (AFV) e muito vigorosa (AFMV) e os períodos contínuos de 20, 10 e 5minutos de AFM e AFY. As diferenças entre os meninos e meninas e entre os grupos etários foram analisadas através do teste de Kruskal- Wallis. Foram encontradas diferençassignificativas na AFM, APV e AFMV entre os meninos e as meninas e entre os diferentes grupos etários, ocorrendo um decréscimo da AF ao longo da idade. No grupo 1 foram encontradas diferenças significativas entre os géneros apenas na AFY. No grupo 2 foram encontradas diferenças significativas entre os meninos e as meninas naAFM e na AFY. No grupo 3 foram encontradas diferenças entre os géneros na AFV e na AFMY. Em todos os casos os meninos eram mais activos do que as meninas.
URI: http://hdl.handle.net/10198/3725
ISBN: 978-972-757-423-0
Appears in Collections:DCDEF - Capítulos de Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.