Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10198/2050
Título: Variação da resistência do colo do fémur em função da idade, utilizando um modelo não linear de elementos finitos
Autor: Teixeira, Cristina
Fonseca, E.M.M.
Barreira, Luísa
Data: 2008
Citação: Teixeira, C.; Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa (2008) - Variação da resistência do colo do fémur em função da idade, utilizando um modelo não linear de elementos finitos. In 5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia. Maputo, Moçambique.
Resumo: Vários autores referem alterações da espessura do osso cortical da extremidade proximal do fémur bem como alterações das propriedades biomecânicas do osso cortical em função da idade. Com este trabalho pretende-se avaliar o impacto destas alterações na resistência da extremidade proximal do fémur aos carregamentos próprios de actividades quotidianas. Para isso utilizou-se uma tomografia computorizada e recorreu-se ao modelo de elementos finitos considerando o osso cortical como material com comportamento elasto-plástico. Os resultados obtidos permitem concluir que as alterações do osso cortical em função da idade podem ser determinantes no aumento do risco de fractura, realçando a importância de medidas preventivas que impeçam ou revertam estas alterações do osso cortical.
URI: http://hdl.handle.net/10198/2050
Aparece nas colecções:DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ACI13.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.