Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança   Instituto Politécnico de Bragança

Biblioteca Digital do IPB >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão >
Mecânica Aplicada >
DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10198/1795

Título: Análise estrutural de um veículo motorizado para deficiente motor
Autor: Mesquita, L.M.R.
Fonseca, E.M.M.
Castro, G.
Issue Date: 2000
Citação: Mesquita, L.M.R.; Fonseca, E.M.M.; Castro, G. (2000) - Análise estrutural de um veículo motorizado para deficiente motor. In 3rd User Conference Cosmos/M for Spain and Portugal. Bilbau.
Resumo: Actualmente é tão elevado o nível de exigência da sociedade de consumo no que diz respeito a todos os bens, que todos os produtos têm que satisfazer uma vasta gama de requisitos. No que diz respeito ao mercado automóvel, o que se pretende é que este tenha o mínimo de consumo de combustível, seja confortável, consiga atingir um elevado patamar de velocidade, possuindo assim um perfil aerodinâmico que minimize o coeficiente de arrasto. Dado o destino especifico deste veículo, o principal requisito a ter em conta, do ponto de vista estrutural, é o factor peso total. Este factor torna-se o mais importante, pelas razões obvias que arrasta consigo, necessidade de motores com menos cilindrada para atingir um mesmo patamar de velocidade e como seria de esperar, redução do consumo de combustível. Para se obter uma redução no peso total de um veículo automóvel é necessário que todos os componentes que o constituem estejam a funcionar no limite das suas capacidades mas que, no entanto, garantam uma total segurança para todos os ocupantes. Existem essencialmente dois métodos para se avaliar o comportamento deste tipo de estruturas: o método dos elementos finitos e o baseado em testes experimentais. Neste trabalho utilizou-se o método dos elementos finitos para o projecto e análise da estrutura, através da utilização do COSMOS/M. Efectuaram-se várias análises atendendo às várias hipóteses de carregamento no veículo de forma a estabelecer uma solução possível para a execução do protótipo.
URI: http://hdl.handle.net/10198/1795
Appears in Collections:DMA - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI/Scopus

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rep Paper 01.PDF931,24 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 


© Instituto Politécnico de Bragança - Biblioteca Digital - Feedback - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia